Resenha: livro "Ruínas de Gelo", Kel Costa

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar minha experiência de leitura com o livro "Ruínas de Gelo: o confronto final", último volume da trilogia Fortaleza Negra, escrito pela Kel Costa e publicado em 2017 pela parceira Ler Editorial. Podem ficar tranquilos que tentarei evitar ao máximo os spoilers.

Resenha, livro, Ruínas-de-Gelo, Kel-Costa, Ler-Editorial, Fortaleza-Negra, capa, vampiros, quote, fantasia

 "- Sasha...
 - Vá à merda, sua voz maldita! - Gritei ao me virar na direção da entrada da caverna.
 Não havia nada ali, mas eu podia jurar que a voz era feminina e estava próxima. Eu já tinha assistido muito filme de terror para saber que não se deve seguir vozes do além." (página 218)

 Para quem não conhece a trilogia, ela se passa num futuro alternativo, pois, nos anos oitenta, os vampiros provaram que não eram lenda e revelaram-se aos humanos, passando a governar o planeta. Mais especificamente, eram os Mestres que governavam: os cinco irmãos e vampiros mais poderosos (por ordem de idade e poder: Klaus, Nikolai, Mikhail, Nadia e Vladimir). Os humanos conviviam bem com os vampiros, até surgirem os mitológicos (centauros e minotauros) que, ao contrário dos vampiros que só bebiam o sangue que era oferecido, matavam vampiros e humanos pelo simples prazer de matar.

 "Klaus sorrindo e me chamando de raio de sol só podia significar que eu estava prestes a apanhar. E muito." (página 95)

 Sasha, uma jovem de dezoito anos, foi morar com o pai, a mãe e o irmão mais novo na Fortaleza, onde ficava a Morada dos Mestres (espécie de palácio) no que conhecemos hoje como a Rússia. Lá, ela fez amizade com Lara e Kurt, além de ter se metido em muitas confusões que fizeram com que ela ficasse na mira dos Mestres (e dos mitológicos), mas que também chamasse a atenção de Mikhail, começando um relacionamento complicado com ele.

 "- Mikhail é contra essa ideia, mas você não tem muitas opções a não ser ir até Oymyakon. Está me entendendo? O que está acontecendo com você é muito mais sério do qualquer outra idiotice que já cometeu." (página 137, Klaus sempre tão gentil com a Sasha, só que não)

 E se não bastasse a dificuldade de se relacionar com um vampiro milenar, ser o objeto de ódio da rainha dos mitológicos e ter que tentar escapar da ira de Klaus a cada confusão em que se metia, algo muito estranho estava acontecendo com Sasha, algo que poderia ser fatal. Em "Ruínas de Gelo", Sasha terá que tomar decisões difíceis sobre o seu futuro, além de se envolver no confronto final que poderá livrar ou condenar de vez a humanidade e os vampiros à fúria dos mitológicos.

 "Será que o poderoso Klaus  salvará a pessoa que ajudou a salvá-lo?" (página 225)

 Se tem uma expressão que pode ser usada para definir "Ruínas de Gelo" seria "Parece que o jogo virou, não é mesmo?!". Sabe aquelas coisas que você só sonha como seria maravilhoso se acontecesse no livro? Pois é, em "Ruínas de Gelo" a gente vê alguns dos nossos sonhos mais mirabolantes sendo realizados!

 "- Não acredito que você está aqui fora! - Lara riu ao me soltar e avaliar atentamente cada centímetro da minha pele exposta. Seus olhos passaram pelas minhas queimaduras, mas não se detiveram ali. - Não perde uma catástrofe, não é mesmo?
 - Parece que eu sou mesmo um imã para confusões, como dizem as más línguas - encolhi os ombros e tentei dar um sorriso mais animadinho." (página 23)

 Gente! Temos a Sasha, pela primeira vez na vida, segurando a língua dentro da boca! Finalmente essa criatura pensa um pouquinho antes de agir (não que eu não gostasse do jeito impulsivo dela). Mas também, ela meio que foi forçada a isso, pois já no comecinho o Mikhail faz com que ela perceba que para ele, um vampiro que teve uma vida completamente diferente da dela, também é muito difícil se relacionar seriamente com uma humana. E o que foi o Mikhail apaixonado, gente?! Sendo fofo e carinhoso... Ai meu coração!

 "Era difícil acreditar, mas estava acontecendo diante de mim, meu maior pesadelo." (Klaus, página 224)

 Acho que só não gostei mais disso do que do Klaus pagando todos os pecados dele. A guinada que a vida do Klaus sofre é esplêndida. Sabe aquela vontade de gargalhar na cara de um personagem? Pois é, senti isso quando vi pelo que o todo poderoso Klaus passou. Mas a autora fez com que a gente pudesse conhecê-lo e compreendê-lo um pouco mais: ele sempre precisou ser o mais forte de todos, o líder de todos, ter tudo sempre sob controle... E para finalizar a seção sonho de princesa (espero estar usando a expressão no sentido certo), temos o Kurt realizando o seu sonho, outro momento em que fiquei maravilhosamente chocada, não acreditando no que estava lendo.

 "Pisei até o final do acelerador, tentando fazer com que aquela máquina imprestável funcionasse melhor. Era inacreditável que o automóvel fosse considerado uma das melhores invenções da humanidade. Mesmo os mais velozes ainda eram lentos demais para nós. Fazia com que eu me sentisse preso. Carros eram tão inúteis quanto telefones." (página 208, pra quê telefone se você pode simplesmente gritar dentro da cabeça das pessoas, né, Klaus?!)

 Eu amei "Ruínas de Gelo"! Acredito que a Kel não poderia ter dado um desfecho melhor para a trilogia. A escrita dela estava ótima. O ritmo da história foi muito bom. Os personagens me fizeram gostar ainda mais deles. As perguntas que eu tinha (comentei na última resenha sobre os deuses que criaram os vampiros) foram sanadas. Teve romance, teve ação, teve humor... Olhar para a vida da Sasha quando ela chegou na Fortaleza como uma adolescente despreocupada e ver o quanto ela mudou e cresceu é fascinante. E o mais legal é que ela e os demais personagens têm consciência do quanto evoluiram. Enfim, um livro cinco estrelas, uma trilogia cinco estrelas, uma história que eu super recomendo!

 "E isso me fez estremecer. Eu queria mesmo me fazer de isca para a rainha dos mitológicos?" (página 281)

Resenha, livro, Ruínas-de-Gelo, Kel-Costa, Ler-Editorial, Fortaleza-Negra, capa, vampiros, quote, fantasia
Resenha, livro, Ruínas-de-Gelo, Kel-Costa, Ler-Editorial, Fortaleza-Negra, capa, vampiros, quote, fantasia
Resenha, livro, Ruínas-de-Gelo, Kel-Costa, Ler-Editorial, Fortaleza-Negra, capa, vampiros, quote, fantasia
Resenha, livro, Ruínas de Gelo, Kel Costa, Ler Editorial, Fortaleza Negra, capa, vampiros, quote
Como a minha foto da contracapa do livro ficou horrível, peguei essa imagem lá na fan page para vocês verem o restante da cena da capa, com os demais mestres.
 A edição da Ler tem uma capa linda e que tem TUDO A VER com a história! Foi mais uma surpresa maravilhosa entender a cena da capa. As páginas são amareladas. A diagramação é boa, com letras, margens e espaçamento de bom tamanho. Tem um detalhe no início de cada capítulo (a narração é feita em primeira pessoa por mais de um personagem devidamente sinalizado no início de cada capítulo). Encontrei alguns erros de revisão.

 Detalhes: 372 páginas, ISBN-13: 9788568925478, Skoob fan page, site da autora. Onde comprar online: loja da editoraclique aqui para ver mais livros da Kel Costa na AmazonKel Costa na AmericanasKel Costa no Submarinocompare preços no Buscapé. Resenha do livro um: Fortaleza Negra, Resenha do livro dois: Tempestades de Sangue.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha. Me contem: já conheciam o livro, a trilogia ou a autora? Já leram livros onde os seus sonhos mais loucos se realizam?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

13 comentários

  1. Acho engraçado a forma como você descreve a história onde cita sobre a personagem ficar com a boca calada. Achei divertido e assim dá mais vontade de ler apesar de eu não ter tido vontade desde o primeiro, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, como vai?
    Eu não conheço essa trilogia, mas deu para perceber, apesar não saber nada sobre os livros anteriores, que esta deve ser uma história bem empolgante. Os elementos da trama me agradam bastante. Com certeza esta é uma leitura que eu faria se tivesse a oportunidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a trilogia, mas parece ser bem fluída, com uma literatura fantástica fascinante.
    Vou anotar a dica e torcer para ter a oportunidade de ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Lembro quando o primeiro livro foi lançado, mas não acompanhei e agora já temos tudo pronto. Acho as capas lindas e estou curiosa por toda a trama.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Não conhecia a trilogia, mas por amar fantasia (e fazer tempo que não leio nada de vampiros alem de Crepusculo, rs.), me interessei. Parece ser rica em detalhes e bem envolvente. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Ultimamente tenho lido muitas coisas positivas para essa trilogia, todos falando sobre o amadurecimento da protagonista e o desfecho sensacional da autora. Fiquei muito contente por a Sarah ter conseguido conter essa sua impulsividade, pois sei que era algo que reclamavam dos outros livros.
    Agora, como continuo a viver se não tenho essa trilogia?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Estou vendo tantas resenhas positivas do final dessa série que estou cogitando de verdade ler o primeiro volume, que se não me engano tenho na estante.
    É muito bom quando a autora finaliza a série de um jeito perfeito e bem amarrado, só é ruim ter que dar adeus aos personagens tão queridos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    adorei sua resenha, já havia lido umas três ou quatro desse livro e havia sentido vontade de conhecer a história mas seu texto me fez querer parar de perder tempo e correr para a leitura. Adorei sua empolgação e somando isso ao fato de que todas as resenhas que li até agora terem sido super positivas passei a crer que essa sem sombra de dúvidas é uma boa história.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mari

    Eu não sou muito chegada em fantasia e histórias envolvendo vampiros me deixaram meio saturada, sabe? Mas acho que é uma fase e vai passar.
    Que bom que a trilogia teve um desfecho digno. É tão bom quando as coisas que a gente quer acabam acontecendo, né?
    Não sei se leria um dia, mas só de ver seu entusiasmo achei legal!


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Eu particularmente tenho receios em ler fantasia, até porque já li alguns por esses tempos e to meio "saturado" desse universo fantástico.
    A premissa desse livro/saga não me pegou, e não sei se talvez eu leria...
    Mas sua resenha está ótima, a forma como você fala do livro...
    Parabéns <3

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Eu adoro livros de vampiros e sempre estou procurando algo para ler nesse estilo, até já ouvi falar nessa série, porém a oportunidade de lê-la nunca surgiu. Os comentários são geralmente muito bons e como boa fã desse estilo, espero ler algum dia. Entretanto, por agora não quero começar séries novas.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adoro a trilogia, recebi os 2 primeiros livros de um amigo.. e esperei pelo livro 3... Comprei ele a pouco tempo, assim que chegou li em apenas 1 dia, afinal, estava cheia de curiosidades.. O livro é incrível, eu só não achei o final, digamos, marcante como os outros dois últimos.. o desfecho da história é impecável não tenho do que reclamar, como a autora lidou com tantos fatos, como nossas dúvidas foram esclarecidas diante dos livros, aos poucos, mas foram.. Eu só esperava um pouco mais do final.. fora isso a trilogia é incrível e eu recomendo muito

    ResponderExcluir
  13. Adoro a trilogia, recebi os 2 primeiros livros de um amigo.. e esperei pelo livro 3... Comprei ele a pouco tempo, assim que chegou li em apenas 1 dia, afinal, estava cheia de curiosidades.. O livro é incrível, eu só não achei o final, digamos, marcante como os outros dois últimos.. o desfecho da história é impecável não tenho do que reclamar, como a autora lidou com tantos fatos, como nossas dúvidas foram esclarecidas diante dos livros, aos poucos, mas foram.. Eu só esperava um pouco mais do final.. fora isso a trilogia é incrível e eu recomendo muito

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo