RESENHA: O verão que mudou minha vida, de Jenny Han


Olá Leitores (as), como estão? Hoje trago a vocês a resenha do livro O Verão que Mudou Minha Vida, da autora Jenny Han publicado pela Editora Intrínseca que se trata de Young Adult com uma premissa clichê totalmente envolvente e cativante. Por isso, os convido a conferir minha opinião completa sobre esta obra.

Foto: Skoob
Título: O Verão que Mudou Minha Vida
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 240
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance

SINOPSE

A vida de Isabel Conklin é marcada pelas férias de verão. As outras estações do ano são como um intervalo, dias que passam lentamente enquanto ela espera que o sol lhe traga de volta o que mais ama: o mar, descanso, diversão e, principalmente, Conrad e Jeremiah Fisher.Os garotos da família Fisher sempre estiveram ao lado de Belly em suas aventuras. Conrad éousado, sombrio, inteligente. Já Jeremiah, é confiável, engraçado, espontâneo. Mesmo sendo tão diferentes, os três constroem uma amizade que parece inabalável. Apenas parece...Tudo muda quando, em uma dessas férias, Conrad demonstra sentir algo por ela. O problema é que Jeremiah faz o mesmo. À medida que os anos passam, Belly sabe que precisará escolher entre os dois e encarar o inevitável: ela vai partir o coração de um deles.Na trilogia Verão, acompanhamos Belly dos 15 aos 24 anos. Em meio a descobertas e mudanças, ela se apaixona, se envolve em um triângulo amoroso, entra na universidade e descobre que amadurecer também significa tomar decisões difíceis. Primeiros romances jovens de Jenny Han, os três livros são agora relançados pela Intrínseca, com novas capas e traduções inéditas. (Skoob)


Desde que li o livro “Olho por Olho” dessa mesma autora escrito em parceria com a autora Siobhan Vivian, que descobri essa trilogia e logo incluí-la na minha lista de desejados. Porém só consegui adquirir essas obras após serem relançados pela Intrínseca com uma nova edição que está lindíssima e com um precinho super bacana.

“A verdade é que Susannah estava certa. Foi um verão realmente inesquecível. Foi o verão que mudou minha vida. Porque, pela primeira vez, eu me senti linda. A cada ano, eu sempre achava que o verão seria diferente, que minha vida ia mudar. Naquele, ela finalmente mudou. Porque eu mudei.” (pag.27)

O livro narra a história da personagem Belly (Isabel), que aos 15 para 16 anos esta indo passar mais um verão com sua mãe e seu irmão Steven na casa de praia de Susannah, mãe dos meninos Conrad e Jeremiah, o irmão mais novo. Desde que Belly ainda estava na barriga de sua mãe vem passando todos os verões nessa casa de praia e por isso tem muitas histórias para contar dessas épocas incríveis. Principalmente em relação ao fato de a medida que foi crescendo acabou se apaixonando por Conrad, no entanto ele não demonstra sentir nada por Belly apenas um afeto de irmãos. Porém, nesse verão Belly está diferente, cresceu e amadureceu e agora se parece com uma mulher fenomenal, bonita e cativante, e todos percebem isso. Dessa forma ela começa a se sentir mais segura para investir em si mesma, se aventurando em novas paixões. O que Belly não esperava e que este verão poderia realmente mudar sua vida.


“- Pensei que os caras gostassem de garotas indefesas. - E gostam. Mas eu prefiro garotas inteligentes e seguras.” (pag. 76)

Belly é uma adolescente e por isso ela acaba cometendo muitos erros. Houve momentos que agiu impulsivamente e foi infantil e em outras foi madura. Um ponto positivo é que vamos acompanhá-la  em várias fases de sua vida, mais especificamente dos seus 10 á aos 14 anos. Esses capítulos nos proporcionam uma visão maior do que aconteceu em outros verões e que os levaram a agir de tal maneira atualmente. Corand, Jeremiah e Steven são três personagens principais que tiveram papéis essenciais na trama. Já Taylor, uma personagem secundária e amiga de Belly, deixou a história ainda mais instigante, reveladora e divertida.


“Crescendo com Steven e passando todos os verões com Conrad e Jeremiah, vencer sempre tinha sido algo importante, e mais ainda porque eu era menina e ninguém esperava isso de mim. A vitória e ainda mais doce quando ninguém aposta em você.” (pag.117)

O livro “O Verão que Mudou minha Vida” se trata de uma história curta, por isso pode ser lida rapidamente. Até porque possui capítulos curtos, com bastante diálogos e com uma trama divertida. Essa obra traz um romance clichê envolvente, cativante e que aquece nossos corações. Porém não espere só isso, porque houveram momentos que me surpreendi totalmente com o desenvolvimento da trama. Principalmente o final que me deixou de coração partido, apesar de já ter suspeitado do que iria acontecer, mas ao mesmo tempo totalmente surpresa.

“Minha mãe não disse nada no dia seguinte, mas não precisou. Ela sabia muito bem me fazer sentir culpada sem precisar dizer uma palavra.” (pag.184)

A escrita da autora continua fluida, gostosa e super divertida. Em vários momentos me peguei sorrindo com o que era descrito nos diálogos, já que são várias cenas hilárias. Por isso é claro que estou louca para ler a continuação, que espero que seja tão cativante quanto esse primeiro livro. Sendo assim, super recomendo esta leitura a todos que assim como eu adoram um ótimo romance clichê. Tenho certeza de que não vão se arrepender. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este ou outro livro dessa autora? Se interessaram por esta obra? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda.


Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post

Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo