RESENHA: Só Escute, de Sarah Dessen


Olá Leitores (as), como estão? Hoje trago a vocês a resenha do livro Só Escute, da autora Sarah Dessen publicado pela Editora Seguinte. Tenho esse livro já faz algum tempo, e ao participar da maratona literária Literatonando resolvi incluí-lo na minha TBR e posso dizer que esta foi uma leitura bastante agradável. Por isso, os convido a conferir minha opinião completa sobre esta obra. 

Foto: Skoob
Título: Só Escute
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Ano: 2017
Páginas: 347
Gênero: Literatura Estrangeira / Jovem Adulto / Ficção / Romance 

SINOPSE

Para encarar a verdade, você precisa estar disposta a ouvi-la.Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong.Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos.Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie? (Skoob)


Esta não é a minha primeira experiência com a escrita da autora, pois já havia lido o livro Os Bons Segredos e apesar de ter gostado da história a experiência não foi tão bacana quanto imaginava. Por isso quando iniciei a leitura da obra Só Escute estava com poucas expectativas, porém posso afirmar que me surpreendi totalmente, vejam só: 

“Eu estava começando a perceber que o desconhecido nem sempre era o que mais deveríamos temer. As pessoas que nos conhecem melhor podem ser mais perigosas, porque suas palavras e seus pensamentos podem não apenas ser assustadores, mas verdadeiros.” (pag.66)

Este livro narra a história da personagem Annabel, mais nova de três irmãs, desde criança trabalha como modelo, desfilando e fazendo comercial, por isso ela é bastante conhecida na cidade, principalmente entre as meninas mais jovens. Sua vida era aparentemente perfeita até o dia em que as coisas começaram a desmoronar. A mãe dela tem depressão, suas melhores amigas Clarke e Sophie deixaram de falar com ela, sua irmã do meio tem transtorno alimentar e ela passou por um momento terrível, no qual vem guardando esse segredo fielmente. E através dessas situações horríveis que ela passa a notar Owen, um garoto que tem a má fama de ser brigão, porém está sempre sozinho na escola com um fone de ouvido e um ipad que ele não larga nunca. No entanto após uma situação constrangedora entre Annabel e Sophie, Owen lhe oferece carona e é através dessa situação que ela começa a conhecê-lo através de uma perspectiva diferente do que ela imaginava, e isso a surpreende positivamente. Principalmente porque Owen é um cara sincero, respeitoso e que se abre facilmente para as pessoas, ao contrário de como Annabel pensa e age. Pois ela tenta a todo custo esconder a verdade das pessoas que ama, com a desculpa de que isso irá poupá-los de terem de lidar com o pior. Mais Owen vai mostrar para ela que está enganada e que a sinceridade também é uma opção.


“-Porque às vezes a verdade machuca - respondi.-É - ele concordou. - Mas a mentira também.” (pag.106)
Só Escute vem trazer uma história que vai mostrar como as aparências enganam. As pessoas pensavam que Annabel era a garota que tinha tudo, beleza, carisma, amigos, de modo que as meninas mais novas desejavam ser como ela. Mais a verdade era que as coisas mudaram e agora ela era só mais uma garota comum. Entretanto as coisas passam a melhorar depois que ela cria uma amizade com Owen, onde eles dividem o amor pela música e compartilham o que pensam de verdade sobre a vida. Eu gostei muito das personagens criadas pela autora, particularmente eu amei a irmã de Owen, Mallory uma garotinha super divertida.  As irmãs de Annabel também tiveram um papel essencial nessa história trazendo uma grande lição sobre relacionamento familiar. 

“Aquela era a questão: um dia, a diferença entre a luz e a escuridão fora simples. Uma era boa; a outra, ruim. Mas de repente as coisas não eram tão claras. A escuridão ainda era um mistério, algo escondido, que causava medo, mas eu passara a temer a luz também.” 

Este não é o tipo de livro que te emociona, mais é uma história que impacta o leitor, pelos seguintes temas retratados: abuso sexual, relacionamento familiar, transtorno alimentar, amizade, sinceridade e como as palavras, ou a falta delas podem trazem consequência positivas e/ou negativas para as pessoas de um modo geral. Por essa razão posso dizer que gostei muito dessa história, muito mais do que eu imaginava, e acabei me surpreendendo totalmente com essa trama. A única coisa que eu senti falta, foi de ter mais cenas de romance entre Owen e Annabel, porém o relacionamento amoroso entre eles não é ponto central dessa trama. O livro e narrado em primeira pessoa pela perspectiva de Annabel. 
“Não havia resposta rápida para aquela pergunta; como tantas outras, era uma história longa. Mas o que faz de qualquer história real é saber que alguém vai ouvi-la. E entendê-la.” (pag.338)

Os temas não são bem aprofundados, já que são abordados de forma leve, mas ao mesmo tempo reflexivo. Por isso ainda assim consegue passar uma mensagem tocante. Dessa forma, este livro vai te proporcionar uma leitura rápida, apesar de algumas cenas serem mais difíceis de serem digeridas pela carga emocional descrita. Portanto posso dizer que Sarah fez com ótimo trabalho nesse livro, por isso super recomendo a leitura dessa obra. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este ou outro livro dessa autora? Se interessaram por esta obra? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda.


Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post

Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo