Resenha: livro "A Beleza é uma Ferida", Eka Kurniawan

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje venho comentar sobre a minha (não muito agradável) experiência de leitura com o livro "A Beleza é uma Ferida", escrito pelo indonésio Eka Kurniawan e publicado em 2017 pela Editora José Olympio, que faz parte do Grupo Editorial Record.

Resenha, livro, A-Beleza-é-uma-Ferida, Eka-Kurniawan, jose-olympio,editora, opiniao, critica, trechos, escritor-indonesia, fotos, capa, diagramação, realismo-mágico

 "Assim, ela passou o dia inteiro amarrada na cama, estuprada continuamente." (página 226)

 A obra pertence à corrente literária do realismo mágico (ou realismo fantástico), e segue o mesmo estilo de "Cem Anos de Solidão", do ganhador do Prêmio Nobel Gabriel García Márquez. Enquanto Gabriel García Márquez optou por contar a saga da família Buendía em Macondo, Eka Kurniawan conta sobre a família de Dewi Ayu em Halimunda, na Indonésia.

 A história começa quando a prostituta Dewi Ayu, enterrada há 21 anos, retorna à vida. Ela sai da sepultura e volta para casa, seu primeiro pensamento é na quarta filha que nasceu pouco antes de ela morrer. No decorrer da história, vamos descobrir como Dewi Ayu, uma jovem de uma rica família holandesa, se tornou prostituta, por qual motivo ela foi criada pelos avós e como foi a vida de cada uma de suas filhas; conhecemos também seus netos, casos e genros. Como pano de fundo, temos a história da Indonésia: a saída dos holandeses, guerras como a Segunda Guerra Mundial e conflitos internos entre nativos e estrangeiros, além da chegada das ideias comunistas e socialistas.

"- Pobre bebê - repetiu a parteira, saindo em busca de alguém que cuidasse dele.
 - Sim, pobre bebê - concordou Dewi Ayu, mexendo-se e revirando-se na cama. - Já fiz o possível para tentar matá-la. Devia ter engolido uma granada para detoná-la na barriga. Oh, minha pobre coitadinha - os pobres coitados, como os malfeitores, não morrem tão fácil." (página 10)

 Eu não posso dizer que "A Beleza é uma Ferida" é um livro ruim, pois ele é bem escrito. O que eu posso dizer é que, para mim, não foi uma leitura de que eu tenha gostado. Se eu pudesse voltar no tempo, teria pegado outro livro para ler, e não é uma obra que eu pretendo reler.

 Até na metade do livro eu tive muita vontade de abandonar a leitura. Sabe quando você está lendo e sente que aquelas palavras estão te fazendo mal? Não estão te trazendo nada de bom ou que faça valer a pena continuar? E não há prazer nenhum em passar por cada capítulo? Era assim que eu me sentia ao longo da leitura. A segunda metade do livro foi um pouco mais tolerável.

 Me incomodou demais ver tantas cenas de estupro e de violência. Era como se o único destino das personagens femininas fosse se submeter e abrir as pernas, enquanto os personagens masculinos, por piores que fossem, assassinos, estupradores, ainda eram vistos como homens poderosos. Dewi Ayu era uma prostituta, mas se tinha uma arma apontada para a cabeça ou não tinha a opção de recusar um cliente, estava sendo estuprada sim. Um homem mais velho, teoricamente apaixonado por uma garota que não correspondia aos seus sentimentos, achava certo se casar com ela e estuprá-la, na esperança de que um dia ela viesse a gostar dele. Uma menina inteligente e estudiosa tinha que ser casada logo para estar segura. Acreditem: um rapaz já adulto apaixonado por uma garota de oito anos é a coisa mais "pura" que vocês encontrarão nesse livro.

 "Essas lutas de porcos eram muito divertidas. Os ajaks que Shodancho ainda não domesticara realmente evidenciavam enorme ferocidade no confronto com os porcos do mato. Cada porco tinha de enfrentar cinco ou seis ajaks, o que, naturalmente, não era justo, mas todo mundo queria ter certeza de que o porco morreria - não queriam um combate, mas um massacre." (página 156, "ajaks" são um tipo de cães selvagens, o que esperar de uma população que considera entretenimento ver cachorros destroçando um porco vivo?)

 O fato de voltarmos no tempo para conhecer cada um dos personagens desde o seu nascimento, por exemplo, Shodancho, um dos desprezíveis genros de Dewi Ayu, além de ter muitos personagens, acabou deixando a história cansativa e lenta em alguns momentos. A parte histórica não ficou bem clara para mim em alguns pontos, e a origem da maldição para a família de Dewi Ayu foi algo que não me convenceu.

 "- Se é verdade que um cão estuprou a minha filha - disse -, então os cães realmente herdaram o comportamento cruel dos homens." (página 412)

Resenha, livro, A-Beleza-é-uma-Ferida, Eka-Kurniawan, jose-olympio,editora, opiniao, critica, trechos, escritor-indonesia, fotos, capa, diagramação, realismo-mágico
Resenha, livro, A-Beleza-é-uma-Ferida, Eka-Kurniawan, jose-olympio,editora, opiniao, critica, trechos, escritor-indonesia, fotos, capa, diagramação, realismo-mágico

 A capa tem uma textura meio aveludada, mais macia, na orelha está que a imagem de capa, além de uma rosa, traz uma cicatriz, para mim inicialmente parecia ser uma costura numa peça de couro. As páginas são amareladas e a diagramação é simples, com letras, margens e espaçamento de bom tamanho. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão.

 "- Não há maior maldição do que dar à luz fêmeas bonitas, num mundo de homens perversos como cães no cio." (página 11)

 Eu peguei o livro para ler por gostar de me aventurar por obras de autores de países diferentes, mas não fui muito feliz na minha escolha. Pode ter leitores que amem "A Beleza é uma Ferida"? É claro que sim! Mas não recomendo para leitores que se sintam incomodados com cenas de violência gratuita e estupro. Se quiserem conhecer o realismo mágico, recomendo mesmo "Cem Anos de Solidão".

 Detalhes: 462 páginas, ISBN-13: 9788503013055, Skoob. Onde comprar online: Saraiva, Submarino.

 Por hoje é só, me contem: já conheciam a obra ou o autor? Já pensaram em desistir de alguma leitura? Gostam de histórias ao estilo "Cem Anos de Solidão"?

Encerro o post convidando vocês para participar dos sorteios que estão rolando no blog, são muitos livros legais (tem Diário de uma escrava, Mundos Paralelos" e muito mais), clique aqui.

Me acompanhe nas redes sociais:

11 comentários

  1. Maria!
    Triste mesmo pegar um livro por tentar conhecer novos escritores de outros países e a leitura não dar certo, parece que perdemos tempo, né?
    Fiquei imaginando o tamanho da violência que a fez ter aversão a leitura.
    Não sei se irei ler, ando preferindo leituras mais alegres, mas de qualquer jeito, conhecer novos escritores é sempre bom, né?
    Bom final de semana!
    “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência mas à sua capacidade de adquirir experiência.” (George Bernard Shaw)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari! Esse tipo de livro desperta a minha curiosidade por se tratar de temas muito fortes, às vezes é bom por mostrar a realidade, mas também mexe com o meu psicológico e acaba deixando de ser uma leitura boa. Eu achei a história bem interessante e a sua resenha está ótima, eu espero ler esse livro um dia, porque eu fiquei curiosa em relação a escrita do autor. Bjss!

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?!? Nossa eu já tinha ouvido falar muito desse livro, e acho que assim como O Diário de uma Escrava, não é uma leitura para todas as pessoas.
    Existe um limite que cada um de nós suporta de maldade, e quando temos que lidar com ela na leitura é mais difícil ainda porque nosso cérebro é muito criativo né, então lemos a descrição e imediatamente imaginamos, te entendo completamente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu te entendo perfeitamente. Às vezes, encontramos livros que não funcionam com a gente de jeito nenhum. Provavelmente teria uma reação semelhante à sua por conta da forma como o tema é tratado. Livros com muita violência me deixam angustiada. Espero que você encontre outras leituras que te agradem mais e supere a experiência deste livro. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Acho que incomoda porque é uma realidade mais real do que realmente gostaríamos. O livro trás exatamente isso... a subestimação da mulher e isso é proposital para provocar. Talvez você não estivesse pronta para uma leitura mais madura, tem momentos da vida que alguns livros fazem mais sentido que outros. De um tempo e tente novamente daqui há alguns anos, vc verá que sua percepção terá mudado!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Triste que a leitura não tenha te agradado, eu gostaria de ler pelo mesmo motivo que você, para conhecer um autor indonésio, ainda tenho vontade de ler, mas só quando eu estiver preparada.

    ResponderExcluir
  7. Oiee, tudo bem? Nossa opinião sobre o livro é bem parecida. Solicitei pela sinopse incrível e capa maravilhosa, e acabei odiando o livro. A quantidade de cenas de estupro é simplesmente ridícula! A violência, a falta de punição pelos crimes. Me incomodou de um jeito indescritível e foi uma luta para conseguir chegar ao fim. Gostei muito da sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas as opiniões sobre ele são bem controversas, alguns amam e outros odeiam. Muito interessante seu ponto de vista e espero um dia ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria, sua linda, tudo bem?
    Eu agradeço a sua sinceridade, sabe, sou muito sensível. Essas cenas são fortes demais para mim, não me sentiria bem com a leitura também. Mas pela qualidade do livro, para aqueles que são mais fortes e não tão sensíveis, pode ser uma leitura imperdível, até pelo contexto histórico e cultural de um povo que é pouco retratado na literatura. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Eu não conhecia a obra nem o autor, primeira resenha que vejo é confesso que não fiquei muito animada. Assim como você, acredito que não é para mim. Mas vou repassar para meus amigos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Ola Mari lindona pelo visto a leitura não fluiu muito bem para você, que pena, devido a grande quantidade de cenas de violência esse seria um livro que não leria no momento, é uma carga emocional grande e mexe com o leitor. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo