Resenha: livro "Entre quatro paredes", B. A. Paris

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Entre quatro paredes", escrito pela B. A. Paris e publicado no Brasil em 2017 pela Editora Record.

Resenha: livro "Entre quatro paredes", B. A. Paris

 "Esther não sorri, por isso acho que ela está com um pé atrás. Mas não a culpo. Desde que se juntou ao nosso círculo de amizades um mês atrás, tenho certeza de que já disseram a ela inúmeras vezes que Grace Angel, esposa do brilhante advogado Jack Angel, é o exemplo perfeito de uma mulher que tem tudo: a casa perfeita, o marido perfeito, a vida perfeita. Se eu fosse Esther, também desconfiaria de mim." (página 08)

 A história é narrada por Grace, com capítulos intercalados entre o passado e o presente. Ela é uma mulher de trinta e dois anos, casada com Jack, um advogado especializado em casos de mulheres vítimas de violência. Nos jantares com os amigos, Grace e Jack parecem ser um casal perfeito, ela é a dona de casa impecável, cozinha esplendidamente bem, a casa dos dois é perfeita. Nem o fato de Grace ter uma irmã mais nova com Síndrome de Down abala a perfeição do casal, pois, antes do casamento, já ficou acordado que Millie iria morar com os dois assim que completasse dezoito anos e saísse do colégio interno onde estudava.

 "Não estou agitada por Jack ter saído, como costumo ficar, porque hoje estou alimentada. Certa vez, ele só voltou depois de três dias, quando eu estava prestes a comer o sabonete do banheiro." (página 84)

 Mas, entre quatro paredes, a vida de Grace é muito diferente do que parece, e tudo o que ela mais quer é que alguém desconfie do excesso de perfeição que é a sua vida, que alguém questione as grades na janela da casa ou o fato de Grace não ter celular nem um e-mail próprio e o motivo de ela não atender quando o telefone e a campainha de casa tocam, além das diversas desculpas que inventa para não comparecer em eventos.

 "Jack insistiu em escolher a casa sozinho, dizendo que era o meu presente de casamento, por isso a vi pela primeira vez quando voltamos da nossa lua de mel. Apesar de ele sempre dizer que era perfeita para nós, não entendi o que isso queria dizer até finalmente conhecê-la. " (página 08, eu não gostaria que a casa onde vou morar pelo resto da vida fosse escolhida por outra pessoa.)

 "Entre quatro paredes" foi um livro que me chocou muito. Eu esperava uma história sobre um relacionamento abusivo, mas o que encontrei foi muito além disso. É desesperador imaginar que podemos estar convivendo com uma pessoa que passa pelas mesmas situações que Grace e nem desconfiamos, não notamos que essa pessoa precisa de ajuda.

 "Onde estava o perfeito cavalheiro que eu tinha conhecido? Tudo não passava de uma fachada? Ele havia escondido sua verdadeira personalidade com um manto de genialidade e bom humor para me impressionar?" (página 78)

 Grace achava que estava vivendo um sonho, que tinha encontrado seu príncipe encantado quando conheceu Jack, um homem lindo, e que se interessou por ela mesmo ela sendo "comum" e tendo uma irmã com Síndrome de Down de quem cuidar. O casamento com Jack aconteceu com pouquíssimos meses de namoro, e aí o inferno começou, e poderia se tornar ainda pior se Grace não conseguisse escapar, mas ela já tinha feito tantas tentativas... Durante a leitura, eu não sabia se ela conseguiria. Jack conseguiu fazer com que ninguém acreditasse em Grace, para isolá-la, algo típico de um relacionamento abusivo, e quantas vezes nós acabamos nos comportando como aquelas pessoas que não acreditavam em Grace? Quantas vezes, mesmo sem sermos médicos ou convivermos com uma pessoa, acreditamos que ela é louca, desequilibrada, especialmente se for mulher?


 "Ele afastou as únicas pessoas que poderiam tentar me ajudar.
 [...] Eu mal comecei a entender o que Jack sabe desde o início: o medo é o melhor freio de todos." (página 90)

 Assim como algumas pessoas acreditavam que Millie era muito mais limitada por causa da Síndrome de Down do que ela realmente era. E a Millie foi uma das personagens que mais gostei nesse livro.

 "Percebo, outra vez, o quanto a minha situação é irremediável. Estou ficando desesperada porque ninguém questiona a perfeição absoluta das nossas vidas." (página 111)

 "Entre quatro paredes" é um livro eletrizante e perturbador que eu recomendo muito. É impossível lê-lo sem se compadecer com o sofrimento extremo por qual Grace passa. Só dei quatro estrelas e meia ao invés de cinco em minha avaliação pelo desejo de mais algumas páginas depois de tanto sofrimento. Imaginar o desfecho de um determinado personagem pode ser assustador, mas não mais assustador do que os atos e as intenções desse personagem. Têm algumas coisas que não conseguimos prever nem evitar, mas se essa leitura traz alguma lição, acredito que é o aviso para desconfiarmo de tudo o que parecer muito perfeito, tudo o que parecer bom demais, para analisarmos sim as entrelinhas e as ações das pessoas e, quem sabe, percebermos suas más intenções ou pedidos ocultos de socorro. Um conselho meu, seria o de observar por, pelo menos, um ano o comportamento da pessoa com quem você pretende se casar, observar como ele é em cada uma das quatro estações, em cada feriado.

 "Para meu horror, começo a chorar.
 Diante do silêncio causado pela surpresa, choro ainda mais com a certeza de que Jack vai me punir pela falta de autocontrole. Desesperada, tento conter as lágrimas, mas é impossível. Muito constrangida, tento contar as lágrimas, mas é impossível. Muito constrangida, me levanto da mesa, ciente de que Diane está perto de mim, tentando me consolar. Mas é Jack quem me puxa para seus braços - é claro que ele agiria assim - e me abraça forte, aninhando minha cabeça em seu ombro, murmurando palavras tranquilas de conforto, e choro ainda mais, pensando em como minha vida poderia ter sido, em como achei que seria. Pela primeira vez tenho vontade de desistir, de morrer, pois tudo parece demais para suportar e não há saída." (página 159)

Resenha: livro "Entre quatro paredes", B. A. Paris
Resenha: livro "Entre quatro paredes", B. A. Paris
Resenha: livro "Entre quatro paredes", B. A. Paris

 A edição da Record traz uma capa que eu achei bonita, com um detalhe vermelho em alto-relevo na maçaneta e na contracapa. As páginas são amareladas, a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho, e não me lembro de ter encontrado erros de revisão.

 Detalhes: 266 páginas, ISBN-13: 9788501109606, Skoobleia um trecho. Onde comprar online: SubmarinoAmericanas.

 Por hoje é só, me contem: gostaram da resenha? Já conheciam o livro ou a autora?

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

10 comentários

  1. Pela sua resenha me deu a impressão que deve ser uma história bem forte.. de fazer a gente até refletir sobre o que muitas pessoas podem sofrer.. porque isso pode acontecer na vida real também..

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não li a resenha por completo, uma vez que comprei esse livro na black friday e ele é minha próxima leitura, mas amo a parte que falou que ele é eletrizante e perturbador, acho que vou amar. Contando os minutos pra ler.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gente, esse livro me parece muito perturbador mesmo! Sempre desconfio de uma fachada muito perfeita...
    Você diz que o livro vai além de uma relacionamento abusivo e fiquei curiosa sobre isso, sobre o que Jack poderia fazer de tão ruim e só posso pensar em terror psicológico.
    Tá na lista esse livro.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu realmente não consigo me imaginar lendo esse livro... existe um nível de maldade que eu consigo suportar, e esse livro só de imaginar o tipo de relacionamento abusivo e tudo mais e de que esse tipo de coisa acontece diariamente me deixa com náuseas. Gostei bastante de conferir suas impressões e ver o quão profundo é esse livro, mas ele não é para mim...
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  5. Oie.

    Caramba! Fiquei arrepiada lendo sua resenha. Eu adoro livros "perturbadores", porque eu sempre fico muito imersa na história. Adoro também esse ritmo eletrizante, então eu com certeza vou anotar a dica. Não tinha ouvido falar muito desse livro, mas me parece ser bem profundo e intenso. Adorei.

    Parabéns pela review.

    beijos! ♥

    ResponderExcluir
  6. Estou meio indecisa com relação a esse livro; alguns dizem que ele é muito bom, mas já vi resenhas de pessoas dizendo que se decepcionaram com a leitura. Tenho vontade de conhecer a obra, mas não a mesma que tinha antes. Ainda não sei quando poderei ler o livro; talvez no começo do próximo ano.

    ResponderExcluir
  7. Este livro está na minha lista para ler em breve, mas a cada resenha que leio, mais curiosa eu fico. Você pontuar que ele é eletrizante e perturbador, me deixou ainda mais ansiosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Eu li esse livro antes de ser lançado aqui no Brasil e amei! Ficava super ansiosa com cada final de capítulo e mal larguei o livro nos dois dias que levei para lê-lo. É um thriller bem diferente do que estamos acostumados, porém muito bom.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hellooo!
    Esse livro é um dos que mais quero ler, amoo suspense e tanta gente amou esse livro e se surpreendeu no final que eu to loka para ler.
    Tambem espero um relacionamento abusivo, mas vc falando que tem mais coisas ja me deixa empolgada pra ler logo.
    Amei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro e confesso que achei incrível a autora consegue nos prender do inicio ao fim.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo