5 livros com mães que você precisa conhecer


 Olá pessoal, tudo bem? O tema do projeto Próximo Capítulo de maio, por ser o mês do Dia das Mães, era fazer um post que abordasse as mamães e os livros. Eu resolvi indicar para vocês cinco livros que tenham mães como personagens interessantes. Eu não tenho filhos, mas tenho a dádiva de ter minha mãe por perto, e venho refletido muito sobre essa relação entre mães e filhos. Muitas vezes a gente esquece que antes de ser mãe, se é mulher, e que também já se foi filha um dia... Sem mais delongas, vamos às minhas indicações:

Mamãe Walsh: pequeno dicionário da Família Walsh, Marian Keyes, Bertrand Brasil, 2014, clique para ler a resenha, clique para comprar.

O livro dá voz à matriarca da família Walsh, casada com o Senhor Walsh (citado no post de melhores pais literários), mãe de cinco filhas: Claire, Margaret, Rachel, Anna e Helen. Cada uma das cinco teve sua história contada em um livro da série, começando pela Claire em "Melancia". As aparições da Senhora Walsh nos dois livros da série que li sempre me agradavam, e não foi diferente no livro só dela. Aliás, ela merecia mesmo esse livro para poder falar abertamente o que quisesse, pois criar suas cinco filhas não foi tarefa fácil. Conhecemos mais dessa mulher colecionadora de guarda-chuvas, que se preocupa e procura conviver com suas meninas, outra obra onde Marian Keyes consegue de forma brilhante escrever com humor sobre situações difíceis mas muito presentes em nossa realidade.

Série "Uma geração. Todas as decisões", Eleonor Hertzog, Mundo Uno Editora, clique para comprar.

 Vamos agora para uma mamãe da fantasia e da ficção científica: a bióloga marinha Doris Melbourne, casada com Henry (também citado no post de melhores pais literários), mora num barco com nada menos que OITO filhos, sete biológicos e uma adotiva! E se cuidar dessa turminha já é um trabalho e tanto, vocês precisam ver a capacidade que Dóris tem pra fazer todo mundo se comportar, eu não me lembro em qual dos três livros da série (Cisne, Linhagens, Talismãs [clique nos títulos para ver as resenhas]), mas eu amo a cena onde ela mostra o seu poder e faz um bando de marmanjos ficar quietinho.



"Cadê você, Bernadette?", Maria Semple, Companhia das Letras, 2013, clique para ler a resenha, clique para comprar.

 Pois mães também podem ter problemas psicológicos! Para Bee, sua mãe Bernadette era a melhor mãe do mundo. A filha não percebia como a mãe era antissocial, até que Bernadette desapareceu. Através de bilhetes, e-mails, e até do FBI, Bee descobrirá quem era Bernadette Fox muito além do lado mãe, e o que fez com que ela deixasse de ser uma arquiteta genial e se tornasse deprimida. Muitos filhos idealizam as mães e só conseguem ver essa faceta delas, esse livro da Maria Semple aborda essas questões de forma emocionante.




"A linguagem das flores", Vanessa Diffenbaugh, Editora Arqueiro, 2011, clique para ler a resenha, clique para comprar (há mais de uma capa, mas a minha preferida é essa ao lado).

 Victoria Jones era órfã, passou por mais de 30 casas e abrigos para menores, foi maltratada a ponto de passar a odiar o mundo. Aos 10 anos, teve a única mãe adotiva que talvez pudesse lhe ensinar o que era uma família, mas Elizabeth não era perfeita, como ninguém é, ela tinha problemas que Victoria tentou resolver do seu jeito, criando uma confusão e fazendo a garota perder de vez suas esperanças de ter uma vida normal. Muitos leitores julgam as atitudes de Victoria, mas como alguém que não teve amor familiar poderia dar esse amor? Até hoje, guardo comigo a citação da página 282 desse livro: "Talvez os indiferentes, os rejeitados, os mal-amados pudessem aprender a dar amor com tanta abundância quanto qualquer outra pessoa.".

"A Torre do Terror", Jennifer McMahon, Record, 2017, clique para ler a resenha, clique para comprar.

 E por último, mamães de um livro de terror! Margot está grávida e liga para a irmã Piper contando que Amy, amiga das duas na adolescência, é suspeita de matar o marido e o filho e logo depois se suicidar. O fato é que Amy deixou uma espécie de mensagem que as duas precisam decifrar se quiserem desvendar a morte da amiga, morte que pode ter ligação com o fato de Amy ter sido criada pela avó, já que depois que a tia de Amy sumiu, a mãe dela passou a ter problemas com álcool e nunca mais foi a mesma.

 Como vocês podem ver, nem todas as mães que escolhi mostrar para vocês são "convencionais", vivendo situações longe da maternidade romantizada, mas são personagens de livros que gostei muito e que acho que vocês podem gostar também, além de nos ajudarem a lembrar, como já comentei nesse post, que ser mãe não faz com que a mulher deixe de ser um ser humano. Se você tem a sorte de ter sua mãe por perto, nunca se esqueça de que ela é alguém que também tem sentimentos, desejos e sonhos, e não é uma empregada que tem que fazer tudo para você, e se você é mãe, lembre-se de que filhos não são propriedades que você pode gerir eternamente, são pessoas. Enfim, essa relação entre mães e filhos dá pano pra manga, mas espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Me contem se já conheciam alguma dessas mamães.

Veja os outros posts do Próximo Capítulo: apresentação10 capas mais bonitas da estante5 livros com personagens femininas, primeiras impressões. Outros blogs que participam do projeto de blogagem coletiva Próximo Capítulo: Enjoy BooksInstantes MemoráveisDegradê InvisívelGaláxia dos DesejosPróxima PrimaveraCapítulo 1.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

19 comentários

  1. Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum desses livros, mas achei interessante o tema e fiquei curiosa pra saber mais sobre a mãe de Cadê você Bernadette? ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante seu post e os diferentes gêneros apresentados... Deu uma vontade de ler todos menos Cisne. Beijinhos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Das mães que citou, conheço a mãe Wells, mas não do livro dela, de Melancia e Férias. Doris é uma mãe tão foda, tão incrível, que não tenho nem palavras. Maravilhosa. Eleonor conseguir criar personagens tão maravilhosos...

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria, ainda não li nenhum destes, mas "Cisne", a Larissa já leu e adorou. Gostei de "A torre do terror". Muito legal teu post, te indico com mamães muito loucas: "Fala sério, mãe" e "Minha mãe é uma peça".
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu ainda não li nenhum dos livros que você apresentou no seu post mas, fiquei muito curiosa para conhecer o desenvolvimento do livro "A Torre do Terror" por ser o meu gênero favorito. Também gostei da sinopse de "Cine" parece uma fantasia bem gostosa de ler.
    Quero indicar os livros "O Ódio que você semeia" e "A Guerra que Salvou a minha vida" com mães incríveis e super responsáveis, porque mãe é quem cria.

    Beijos e Abraços VIVI
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Olá, amei esse seu post, bem diferente e aos meus olhos inovador geralmente vejo sobre cruash, casais mais nunca falando das mães literárias, adorei as dicas!♥️

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu post, muitos livros que nunca ouvi falar. Isso é muito bom, pois conheci novos livros pelo seu post.
    Algumas sinopses me deixaram bastante curiosa.
    Um livro que tem uma mãe esplêndida é O resgate.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Dos livros que vc mencionou, já li a respeito de Mamãe Walsh e também sobre Bernadete. Já li outro livro da Maria Semple e gostei bastante, acho que vou escolher esse que vc mencionou para uma leitura futura. Também fiquei curiosa com a trama de A linguagem das flores, parece um livro bem tocante.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Adorei os livros que você selecionou para falar de mães, e realmente preciso ler todos eles! A maioria deles já estavam na minha wishlist e só fiquei com mais vontade ainda de ler

    ResponderExcluir
  10. Os únicos que já conhecia são "Mamãe Walsh" e "Cisne", porém não li nenhum deles(ainda). Já li um livro da Marian Keyes (Férias!) e gostei muito, então acho que vou gostar desse outro livro dela. Já "Cisne" é um livro que quero ler há tempos e sei que vou adorar muito, até porque tem fantasia e ficção, tudo de que gosto! "Cadê Você, Bernadette?" também me chamou muito a atenção, já que não romantiza a mãe (como muitos livros fazem), mas mostra um lado muito mais obscuro e, até, real! "A Torre do Terror" também vai para a minha lista, pois é outro gênero que aprecio muito!

    ResponderExcluir
  11. Achei bem interessante o teu post e gostei das dicas. Dessa lista eu conhecia apenas os livros Cisne e A Linguagem das Flores, tenho muita curiosidade com os dois.

    ResponderExcluir
  12. Oiii Mari

    Eu quero muito ler A Torre do Terror. Cade você Bernadette também tenho há um tempão na lista, tem pinta de ser um chick lit bem legal.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Conhecia alguns livros de vista, mas nunca tinha lido a sinopse, mas fiquei bem curiosa com o drama de Victoria, no livro A linguagem das flores e nem preciso dizer que A torre do terror me deixa muito animada, pois amo o gênero.
    Como mãe eu adorei a postagem e deixo as dicas anotadas, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu ainda não li nenhum desses livros mas achei bem diferente e interessante sua postagem, adorei poder conferir suas indicações.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Adorei o post! Eu ainda não li nenhum dos livros citados e confesso que só conhecia um deles. Porém, adorei a premissa de "Cadê você Bernadette". Além disso, como ainda não li nada da Marian Keys, achei que "Mamãe Walsh" pode ser uma boa forma de conhecer a escrita da autora. Já vou adicionar os dois na lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Que bacana indicar esse livros com 5 mães, ainda mais saindo do convencional. Não conhecia os livros confesso, mas alguns fiquei bem interessada. Dica anotada <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Muito legal as indicações, não li nenhum desses livros, mas tenho vontade de ler "Cadê você, Bernadette?" com essa história bem diferente, me deixou bem curiosa. Sempre leio comentários sobre os livros da Marian Keyes, mas nunca li nada da autora. Os demais não conhecia, anotei a dica!

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Maria! Tudo bem?
    Que dicas das boas, viu? De todos o que mais quero ler é o "Cisne". Primeiro, porque a trama parece ser excelente e segundo porque conheci a autora e ela é muito amor mesmo! Ainda, a editora fica a apenas uma hora da minha casa, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo