Resenha: livro "A Parte Que Falta encontra O Grande O", Shel Silverstein

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "A Parte Que Falta encontra O Grande O", escrito e ilustrado pelo Shel Silverstein e publicado em 2018 pelo selo Companhia das Letrinhas. Vocês podem apertar o play e conferir a resenha em vídeo ou continuar lendo:



Resenha, livro, A-Parte-Que-Falta-encontra-O-Grande-O, Shel-Silverstein, Companhia-das-Letrinhas, livro infantil

 Me lembro que há algumas semanas a expressão "A Parte Que Falta" entrou nos Trends Topics do Twitter por causa de um vídeo da Jout Jout, eu sabia que era sobre um livro mas não dei muita atenção/não fui procurar saber mais. Até que, esses dias, chegou na minha casa um pacote do Grupo Companhia das Letras, onde veio a continuação de "A Parte Que Falta": o livro "A Parte Que Falta encontra O Grande O".

 Continue não dando muita importância ao livro, até que deu a hora de sair do trabalho e eu cheguei em casa. Tenho uma sobrinha de 7 anos que está aprendendo a ler e que sempre gosta de ver o que chega para mim, e como o livro fazia parte do catálogo infantil da editora, perguntei se ela queria vê-lo e ela disse que sim.

 Abri "A Parte Que Falta encontra O Grande O" e, como minha sobrinha não demonstrou querer ler sozinha, comecei a ler para ela. E já nas primeiras páginas foi como se tivesse levado um choque ao ver como aqueles traços simples e pequenas frases expressavam tão bem tudo o que já vivi, enquanto criança, adolescente e mulher. Já tentei tanto "ser mais vistosa" para chamar atenção e ser encontrada para me encaixar. Já tentei me encaixar em lugares onde eu não cabia. Já achei que havia me encaixado mas acabei crescendo demais e sobrando... Também já fui cheia de partes que faltam e tentei mas não soube como encaixar as partes que encontrava.

 "A Parte Que Falta encontra O Grande O" é um livro que traz verdades, com o qual me identifiquei muito durante a leitura. É como se o autor usasse de um desenho muito simples como uma metáfora pras situações que todo mundo enfrenta na vida. Essa identificação com a leitura, essa compreensão, é sensacional, mas também poder ser algo emocionante ou doloroso dependendo das lembranças que despertar no leitor.

 Assim como "O Pequeno Príncipe" ou "Alice nos País das Maravilhas", esse é um livro onde a mesma história passa mensagens para o público adulto e para o público infantil. E eu terminei a leitura com um desejo enorme de que a minha sobrinha leve a mensagem desse livro pra vida dela e saiba identificar as armadilhas que querem prendê-la só como uma parte que falta. O Grande O abriu os olhos da Parte Que Falta pra possibilidade de ser muito mais do que só uma parte a espera do restante, pra possibilidade de ir além. Encontrar e identificar "Grande Os", pessoas que não querem nem precisam de nada da gente, mas que podem ser companheiros de jornada, também é uma dádiva.

A-Parte-Que-Falta-encontra-O-Grande-O, Shel-Silverstein
A-Parte-Que-Falta-encontra-O-Grande-O, Shel-Silverstein
A parte que falta se sentou sozinha...
A-Parte-Que-Falta-encontra-O-Grande-O, Shel-Silverstein
à espera de que alguém aparecesse e a levasse a algum lugar

 Essa edição da Companhia das Letrinhas tem capa dura, páginas brancas, letras relativamente grandes, boa revisão e ilustrações muito simples, mas fiquei com a sensação de que o tempo de ler, observar e virar cada página é o tempo exato para compreender a mensagem e ser tocado por ela.

 Não subestimem "A Parte Que Falta encontra O Grande O" como eu subestimei. Foi um livro que me surpreendeu e que eu recomento muito, daqueles para se ler e reler inúmeras vezes. Agora pretendo ler também o primeiro livro, e encerro a resenha agradecendo muito à Companhia das Letras por ter me proporcionado essa leitura tão marcante.

 Detalhes: 120 páginas, ISBN-13: 9788574068268, Skoob. Compre na Amazon:

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam o livro ou o autor? Também já foram surpreendidos por um livro?
* Clique aqui e saiba como participar do Top Comentarista de Maio.

Ps.: tem sorteio valendo livro da DarkSide, clique aqui para participar.

 Clique aqui e participe de todos os sorteios que estão rolando no blog.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

20 comentários

  1. Olá
    Esses livros são só tapa na cara atrás de tapa na cara. Acho que a gente tem que ler mais livros infantis, talvez assim o mundo melhore e a gente se entenda melhor.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Que legal encontrar uma identificação tão forte num livro que vc quase deixou de lado :D Acho bem bacana esses livros infantis que também levam ao adulto uma lição de vida, e no caso desse que podem trazer memórias da trajetória até aqui. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas curti muito a dica e a resenha dele ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei sabendo do lançamento
    do primeiro livro no canal da jout jout tbm. Porém ainda não consegui comprá-lo e fiquei de cara com o lançamento do segundo logo na sequência. (A editora soube aproveitar o gancho do sucesso da divulgação rs).

    É aquele tipo de livro que mexe, né? Tão simples, tão completo.
    Sem dúvidas quero ter os dois na estante


    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o vídeo da Jout Jout. Fiquei bem tocada pelo livro. Ainda não tive oportunidade de ler esse e estou morrendo de curiosidade. Gostei da sua resenha, vou acrescentar esse livro à minha lista de desejados.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    não sabia sobre esse livro e fiquei emocionada com sua resenha em vídeo. A história foi de uma simplicidade que conseguiu alcançar uma precisão perfeita. E essas imagens?Eu adulta fiquei louca para ler.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii tudo bem ?
    Eu vi vários vídeos com esse livro mais n sabia do que se tratava achei ele bem interessante e espero adquirir em breve,parece que sera uma leitura emocionante.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu conheci esse livro pela Jout Jout e olha que nunca tinha visto um vídeo dela antes, e eu me impressionei bastante, como um livro tão simples passa uma mensagem que muitas vezes é o que nos falta reconhecer? Achei incrível.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu devo confessar que não conhecia este livro ainda, mas ainda bem que trouxeste a tua opinião!

    Realmente, e um livro fácil de subestimar, mas acho ótimo que tenha tanto poder e criatividade! Fiquei curioso!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Confesso que quando vi esse livro nas prateleiras nem dei tanta bola, comecei a ver o valor dele lendo resenhas e fui adquirindo um amorzinho por ele.. Achei maravilhodo o tema sendo tratado de forma tão leve e profunda, com certeza irei ler!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  10. Que bela resenha! Eu quero esse livro desde que assisti ao vídeo da Jout Jout onde ela lê o livro na íntegra. Achei bem legal você ter lido com a sua sobrinha, eu pretendo comprar esse livro ainda esse ano para poder ler com o meu filho.

    ResponderExcluir
  11. Muitas vezes fazemos isso mesmo, subestimamos um livro e queimamos a lingua. Eu não li nenhum dos dois livros ainda, mas tenho pretensões.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Li A Parte que Falta e lembro que quando comecei achava que seria só aquela típica leitura de livro infantil, que é rápida e engraçadinha. Pois bem, me surpreendi demais com o que encontrei e agora estou doida pra ler esse segundo. As reflexões que ele traz são incríveis! Espero ler esse em breve. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas tenho a impressão de que é uma daquelas histórias para criança, mas que toca muito mais os adultos. Achei o enredo bem interessante e capaz de fazer o leitor refletir.
    Que bom que você teve que ler o livro para sua sobrinha e assim teve uma surpresa positiva com esse livro.
    Adorei a resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oiiii,

    Eu estou louca para comprar este livro é ler ele com todas as crianças e adolescentes que eu conheço e emprestar pra todo mundo porque parece ser uma leitura completamente sensacional! Ele parece ser totalmente encantador e espero poder comprar em breve.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu gostei do seu vídeo, está de parabéns. O livro é muito bom, eu também recebi da CIA e achei a leitura sensacional, super recomendo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Ai, adoro quando não dou nada por um livro e me surpreendo totalmente! Já havia lido algumas resenhas do primeiro livro, por isso ele já estava na minha lista! É muito bom também livros assim, que, à primeira vista, são destinados a crianças, mas, quando a gente lê, se identifica e se emociona! Quero ler logo esse livro!!!

    ResponderExcluir
  17. deve ser uma leitura tocante, eu fiquei interessada em ler independente do video da jout jout rsrs
    adoro leituras reflexivas, com ar de infÂncia mas que ensinam bastante aos adultos...

    bjs ^^

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem? Também conheci esse livro pelo vídeo da jout jout. Assim como O pequeno príncipe muitos podem pensar que é um livr infantil mas conforme vamos lendo percebemos que traz uma mensagem bem profunda. Aliás os dois livros valem a pena ser lidos. Ótima indicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Eu realmente estava subestimando este livro, gostei de saber que há toda uma mensagem tanto para criança quanto par adulto. Muito boa a resenha!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  20. Oi tudo bem?
    Eu não tinha visto esse livro ainda mas parece ser uma leitura incrivel a se fazer com as crianças pelo que pude perceber da tua resenha. Vou sem dúvidas colocar na listinha do que ler com Alice.
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo