TOP 10: Livros de Psicologia


Olá Leitores (as), como estão? Espero que estejam todos bem. Bom, já faz algum tempo que quero mostrar para vocês minha pequena coleção de livros acadêmicos. Na verdade são títulos que tenho utilizado durante minha graduação de Psicologia. Por essa razão resolvi trazer o “TOP 10: Livros de Psicologia” para que vocês possam conferir em detalhe todos os livros que possuo. Vejam só:


Tenho vários livros que abordam temas voltados para a Psicologia, no entanto esses 10 livros são os que mais utilizei para fins didáticos, mas que poderá ser utilizados até depois da graduação, enquanto estiver atuando. Dessa forma acredito que este investimento, que na verdade não foi nada barato vai valer a pena. Por isso se você tem interesse de cursar graduação de Psicologia, ou se interessa pela área não perca tempo e continue lendo esse post, pois vocês vão adorar as dicas.

O primeiro livro que irei apresentar para vocês e o título “Psicologias”, na qual utilizei bastante, principalmente nos três primeiros anos da faculdade. E percebo que muitos estudantes de psicologia utilizam essa obra, mesmo sendo de outra faculdade. Inclusive o livro possui uma escrita de fácil compreensão, e um amplo conteúdo. Desde a histórias  da Psicologia, e algumas áreas de atuação.
O outro livro e o título “Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais” que praticamente estudei o livro inteiro, e é de muito fácil compreensão, e super completo. E como o título já faz referência vem tratar das Psicopatologia, e os transtornos mentais, apresentando sintomas, explicando capa patologia, entre outros.
Já o título “História da Psicologia Moderna” se usei duas vezes foi muito, e por isso me arrependo de ter adquirido, no entanto é uma obra interessante, mas que poderia ter sido melhor utilizada.



O livro “Psicologia e Educação” utilizei como base enquanto estava realizando o estágio em Psicologia Escolar, e como é uma área na qual me interesso bastante, achei que seria interessante adquirir. A obra “Teorias da Personalidade” também estudei praticamente todos os autores citados, e é um livro muito interesse, pois mostra a perspectiva de vários autores a respeito da personalidade. E “A História da Psicologia: Rumos e Percursos” utilizei poucas vezes, e ao meu ver possui uma escrita muito complexa, e como usei no começo do curso, isso talvez tenha ajudado para minha dificuldade de entender.  O título "Psicodiagnóstico- V" e muito interessante, pois mostra em detalhes a atuação do psicologo na clínica, como montar os laudos, entre outros documentos, entretanto e uma obra que infelizmente esta desatualizada, por esse motivo deveriam republicar em uma nova edição após revisarem o conteúdo.


Para finalizar vou falar sobre os livros CID-10, e DSM-5, que são obras que são utilizadas tanto por psiquiatras, quanto por psicólogos, e como é necessário utilizar de uma mesma linguagem na qual qualquer profissional da saúde irá entender, principalmente em laudos, entre outros documentos, esses títulos acabam se tornando obras essenciais. Necessariamente esses livros será como base para descrever critérios de diagnósticos, já que as doenças estão catalogadas nessas obras, contudo esses títulos estão sempre atualizando, e como são livros caros deve se pensar se vale a pena ou não investir. Porém como sempre precisamos utilizar nos trabalhos acadêmicos e depois quando estiver atuando, achei que naquele momento seria importante adquirir. O Guia de Estudo para o DSM-5 possui vários estudos de casos, com as doenças citadas , e apontando a partir dos sintomas  como isto e muitas vezes é apresentado na clínica, em hospitais, etc.


Então Leitores, este são os livros acadêmicos de Psicologia que possuo, espero que tenham gostado de conferir um pouco mais sobre cada um deles. Quero deixar claro, que esses foram livros que os próprios professores utilizaram como base bibliográfica para as aulas, e por isso  os adquirir. No entanto isso pode se distinguir de faculdade para faculdade, ou até mesmo de professor. Mas, e vocês leitores já conheciam algum desses livros, ou se interessaram por algumas das obras? Deixe nos comentários a opinião de vocês, e quais são os livros que mais lhe interessaram, ou qual desses títulos vocês me indicariam ler primeiro,  já que a opinião de vocês é sempre muito importante e bem vinda.

Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post


Me acompanhe nas redes sociais:

20 comentários

  1. Bacana conhecer um pouco dos livros que mais se destacaram no seu curso, psicologia não é a minha área mas Teorias da personalidade me chamou a atenção e acho esse um tema legal pra se discutir e estudar ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Já pensei muito em cursar psicologia, mas no final das contas, acho que não é pra mim. Adorei saber um pouco dos livros que lhe acompanharam.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Tenho muito interesse em cursar Psicologia, apesar de ainda estar em dúvida sobre isso! Vou tentar ler alguns desses livros, pois, se eu gostar, é um bom indício de que devo fazer esse curso! O livro que mais me chamou a atenção foi "Teorias da Personalidade", um assunto que gosto muito! Espero conseguir lê-lo!

    ResponderExcluir
  4. Não conheço muito livros de psicologia,e adorei seu post.. Muito bom conhecer livros novos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Destes livros só conhece o CID 10, pois trabalho com ele, mas livros de psicologia são sempre interessantes para nosso próprio conhecimento. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito bom conhecer sobre outra profissão!!!

    ResponderExcluir
  7. Gosto de ler sobre outras profissões, ainda mais quando admiro, haha
    Adorei o post, vindo de vocês com certeza os livros devem ter ótimos conteúdos! Beijos e SUCESSO <3

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua lista de livros de psicologia!
    Eu não conhecia livros neste estilo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, muito bacana essa lista com livros sobre a profissão.. Achei bem interessante o titulo "Teoria da personalidade" Parece bem interessante!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  10. Ótima lista de livros da área. Sucesso na sua profissão.

    ResponderExcluir
  11. Garota, tu faz o curso dos meus sonhos! Te desejo todo sucesso!! Sobre o post, os livros parecem bem interessantes, vou procurar para ler!

    ResponderExcluir
  12. Maravilhosos os livros de Psicologia, excelente a sua lista de livros, acho Psicologia uma profissão linda, gostei muito do livro História da Psicologia Moderna é bem interessante, desejo muito sucesso pra você bjs.

    ResponderExcluir
  13. Aiiii que tudo estudar psicologia,acho um máximo. Adorei seus livros do momento,já fiquei curiosa pra ler tamnbem

    ResponderExcluir
  14. Muito bom os livros, conhecimento se abrangem mais através deles.

    ResponderExcluir
  15. eu amo psicologia e acho que se eu fosse cursar outra faculdade a essa altura eu tentaria psicologia
    esses livros parecem bem tecnicos, mas de repente vale a leitura

    ResponderExcluir
  16. Oie, que legal saber dos livros do seu curso... Psicologia estava em uma das minhas opções quando eu comecei a faculdade, mas optei por publicidade. Parabéns pelo post, sucesso. Beijo.
    Mirela Alícia - http://mirelaalicia.com/

    ResponderExcluir
  17. Quanto material bacana,que incrível adorei conhecer um pouco mais.

    ResponderExcluir
  18. Muito legal seu post, vou indicar para a minha prima que estuda piscologia

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo