Conheça a nova edição especial de "O livro da selva", clássico de Rudyard Kipling

 Olá pessoal, tudo bem? O post de hoje é para divulgar uma iniciativa muito bacana. Talvez vocês saibam que, passando algumas décadas da morte de um autor (no Brasil, são 70 anos), seus livros entram em domínio público, o que resumidamente significa que qualquer editora pode publicá-los sem precisar assinar um contrato com aos descendentes do autor ou ter exclusividade sobre a obra.

O-livro-da-selva, classico, Rudyard-Kipling, ebook-gratuito, dominio-ao-publico

 Atualmente, muitos clássicos estão em domínio público, como os livros de Jane Austen, Julio Verne e Franz Kafka, mas por serem obras escritas em outros idiomas, há a necessidade de traduzi-los para torná-los acessíveis aos leitores brasileiros. Porém, as traduções também tem direitos autorais. É aí que entra o Instituto Mojo, com o projeto Domínio ao Público, "um esforço para derrubar a barreira linguística e liberar definitivamente as obras em Domínio Público para os falantes da língua portuguesa".

 No site do projeto Domínio ao Público: www.dominioaopublico.org.br qualquer pessoa pode acessar, baixar e copiar Livros Digitais Extraordinários absolutamente de graça. E o primeiro lançamento do projeto é "O livro da selva", de Rudyard Kipling (os próximos serão "Peter Pan & Wendy", de J. M. Barrie; "O magnífico Mágico de Oz e a maravilhosa Terra de Oz", de L. Frank Baum; e As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e através do espelho, de Lewis Carroll).

 O livro da selva é a fonte de onde toda a lenda de Mowgli, o menino adotado por uma alcateia de lobos, se originou. Publicado em 1894, foi o modo com que o autor presenteou sua filha Josephine que acabara de nascer. Passado em sua maioria na Índia, o livro de contos é considerado uma obra essencial da literatura e é adaptado até hoje para o teatro, cinema (lembram da animação da Disney ?), TV e outras mídias.

 Joseph Rudyard Kipling nasceu em Bombaim (Mumbai), em 30 de dezembro de 1865, e morreu em Londres, em 18 de janeiro de 1936. Autor de poemas, contos, ensaios e romances, recebeu o Nobel de Literatura em 1907. Admirado por T. S. Elliot e Jorge Luis Borges, Kipling foi porta-voz do ideal imperial britânico. Era repórter da presença de cidadãos e soldados do Reino Unido na Índia e outros países ao final do século 19.
 Sua obra é polêmica, pois ao mesmo tempo em que exalta a beleza e os detalhes da Índia, endossa a dominação britânica. Entre seus críticos estavam George Orwell, autor de 1984. Kipling perdeu sua filha Josephine para a pneumonia em 1899 — para quem escreveu as histórias de O Livro da Selva e um filho, John, na Primeira Guerra Mundial.


 Mas além do e-book gratuito do projeto Domínio ao Público, temos o Clube do Livro para Leitores Extraordinários, que publica as obras em formato impresso como forma de autofinanciar o projeto de traduções livres. E as edições impressas são encantadoras, com capa dura, cores especiais e ilustrações!



 Na loja vocês podem conferir mais detalhes das edições: https://dominioaopublico.org.br/loja/, que podem ser adquiridas por cartão ou boleto pelo PagSeguro.

 Eu já garanti o meu e-book de "O livro da selva" e assim que realizar a leitura, posto resenha no blog. Mas confesso que estou de olho na edição impressa também. E vocês, já conheciam o projeto Domínio ao Público e o Clube do Livro para Leitores Extraordinários? E a história de Mogli/Mowgli, o garoto criado por lobos?

 Acompanhe nas redes sociais:

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

11 comentários

  1. Que projeto maravilhoso! Achei a capa linda demais e quero tentar comprar a edição física pq parecer ser um trabalho gráfico, que vale a pena ter na estante <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, tudo bem?

    Ainda não conhecia esse projeto e achei muito bacana você o apresentar em um post, pois creio que assim muitas pessoas possam ter conhecimento dele. Confesso que também não sabia que depois de algumas décadas da morte do autor, suas obras se tornavam domínio público, achei bem interessante.
    Voltando ao projeto, fiquei encantada por disponibilizarem o e-book, que já vou baixar, por sinal. E essa edição física está com uma capa lindíssima. Já fiquei aqui desejando. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Poxa vida que edição mais incrível! Eu nao conhecia essa obra e nem sabia da potência dessa sinopse, que coisa mais maravilhosa. Com certeza vou dar uma procurada em maneiras para conseguir a edição fisica porque está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu não conhecia esse site ainda, e adorei conhecer através do teu blog. Não tinha conhecimento deste livro ainda também, mas parece ser incrível. As edições impressas são lindas. Adorei o post!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a ideia do site e amei as edições físicas, achei essa do O Livro da Selva muito bonita e as cores bem escolhidas.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, tudo bem? Eu já conhecia esse projeto e, sou uma das leitores extraordinárias que estão participando dele, não vejo a hora do meu livro impresso chegar. Acredito que esse projeto é muito importante para manter o site Domínio Público ativo, teve um período que eles estavam precisando muito de ajuda financeira e quase retiraram o site do ar mas, fico feliz de saber que os organizadores tiveram outras ideias para melhorá-lo.
    Assim como você garanti o meu e-book e logo irá sair uma resenha bacana sobre o livro.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Oiii Mari

    As capas estão maravilhosas e eu tenho vontade de conferir os livros do Lewis Carroll e também o clássico do Peter Pan. O projeto é maravilhoso, espero que seja um sucesso estrondoso, vou garantir meu ebook do Livro da Selva, a inicitiva é bacana demais e imagino que a edição impressa deve estar linda.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, estou espantada pois não sabia desse site e nem sabia que o filme era baseado em um livro que fiquei curiosa para ler dica anotada do livro e site

    ResponderExcluir
  9. Oi Marijleite, sua linda, tudo bem?
    Para tudo!!!!! Não conhecia esse projeto, entrei no site e estou encantada com as edições físicas que estão lindíssimas!!! Parecem edições para colecionadores. Obrigada por divulgar o projeto, torcendo para que dê certo e que leve clássicos para todos os leitores.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse projeto, mas achei a iniciativa maravilhosa. Acho que é uma ótima forma de incentivar a leitura, algo que ainda falta no Brasil. Confesso que O livro da selva não me interessa muito, mas já vou ficar de olho nesse do Peter Pan haha. Além disso, parece que as edições físicas estão realmente lindas. Dá vontade de comprar todas.
    Adorei o post e já vou procurar saber mais sobre o projeto para adquirir as próximas edições.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo