Resenha: livro "Aquela moça", Francine S. C. Camargo

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Aquela moça", escrito pela Francine S. C. Camargo e publicado em 2018 pela Editora Penalux.

Resenha, livro, Aquela-moça, Francine-S-C-Camargo, Penalux, blog-literario, petalas-de-liberdade, contos, quote

 A obra é composta por trinta e seis contos mais a apresentação. Os contos são bem curtinhos, com menos de cinco páginas, e alguns tem até uma carinha de crônica. Comentarei sobre alguns dos que mais gostei.

 "A primeira" traz uma garota que fica menstruada pela primeira vez, num dia de sábado, onde só queria brincar e não ter que pensar sobre o que aquela mudança significaria. Encontrei poucas vezes nas minhas leituras uma história que abordasse a temática da menstruação.

 "Como se conta algo assim? É que estava confusa e queria discorrer sobre a fugacidade da infância? É que a vida passava apressada e ela não queria se ocupar de crescer? É que as bonecas eram seu delírio de menina e não estava vestida para sair do faz-de-conta? (página 34)

 "Depressão, terapia e alguns lenços" retrata muito bem o que sente um depressivo e o longo caminho até aceitar/acertar  o tratamento.

 "Tristeza assim, meio sem causa, sem meio, sem fim. Ausência de aspirações. Satisfação zero. Sono, sono, sono ou um querer ficar ali deitada, sem uso. Um não querer ir. Sair de casa? O mínimo necessário para as notas não despencarem. Apetite? Não. Estudo? Várias tentativas, mas a cabeça vai para além e não volta mais." (página 39)

 "Quem fecha os olhos, consegue acobertar incêndios por algum tempo. Mas alguns lenços jamais enxugarão grandes inundações." (página 42)

 "Eu em mim" é sobre um momento de reflexão em frente ao espelho, onde perguntas desvendam qual o rumo e a motivação do personagem para a vida.

 "- Minhas mãos estão estendidas para ajudar alguém. Não sei se a mim mesma ou ao peregrino que julgue indispensável passar por mim.
 E assim planejo colher sorrisos, meus e de quem quiser ser amparado; a intenção é conhecer quem eu já conhecia e quem jamais pude interpretar, transformar a mim e a esse, por meio das canções... dos livros... das minhas mãos." (página 66)

 "Crônica para um certo Hamlet" mostra uma paixão adolescente, aquela fascinação por outra pessoa, a citação abaixo explica melhor:

 "E essa é só mais uma história de menina que se apaixona pelo professor ou amor platônico da juventude, ou tão somente um desses sentimentos necessários de via única, que gotejam em corações despreparados, nutrem e dilaceram na mesma medida, mas que não têm final feliz, nem infeliz, porque simplesmente não começam. Desses sentimentos que colorem, apesar do drama, e tornam a idade dos 15 anos uma fase catastrófica, visto existirem tantas tonalidades querendo aflorar, sem conseguirem." (página 68)

 "Ele e ela" é a realidade da rotina de alguns casamentos, com cada um ocupado com as suas próprias coisas; nem sempre se consegue a atenção do parceiro, mas volta e meia o companheirismo na relação aparece.

 "Assim avançava o diálogo das duas almas diariamente. Ele à esquerda, ela à direita. Ele, ao banho, ela com a pasta de dente. À mesa, ela café, ele leite. No carro, ele notícia, ela música. Ele dia, ela noite." (página 86)

 "Cobertoooooor" é protagonizado por duas amigas que estão no segundo ano da faculdade de medicina. Cansadas de teoria, resolvem ir para a prática e passam a fazer estágio num pronto-socorro, cheias de vontade de ajudar. E aprenderão que muitas vezes o trabalho não está ligado a cortar e costurar alguém, mas a providenciar coisas simples que os pacientes necessitam.

 "Uma amiga quase médica" continua nessa área que a Francine conhece bem (a autora é pediatra). A narradora vai à casa da amiga que está cursando medicina e fica curiosa para ver o que ela anda aprendendo. O trabalho da amiga, fotos de pedaços do corpo, não causa grande impressão num primeiro momento, mas na volta para casa é que essa impressão vem, e forte! Em "Pesadelo", o personagem tem sonhos onde é perseguido por uma figura horrenda. A tensão é presente nesses dois contos, especialmente "Pesadelo" até me lembrou da escrita do Edgar Allan Poe em alguns contos dele que li, e eu confesso que adoraria ler mais histórias sombrias da Francine, acho que ela leva jeito para isso.

 "Claro que  é um sonho. Se não fosse, escutaria o telefone tocar, pois os amigos mais próximos com certeza me procurariam para saber a quantas anda minha consciência da realidade, talvez com alguma indicação de psiquiatra para seguir ou sugestão de final de semana em spa para espairecer (e depois, quem sabe, repensar os livros que ando lendo)." (página 70)

 E temos contos sobre animais. "Quem dera ser um peixe" retrata as espécies que convivem em um aquário, com suas vidas breves. Em "Velha Amiga", o narrador volta para casa e sente falta se sua companheira estimada, uma cachorra.

 "Aquela moça" foi o segundo livro que li da autora, o primeiro foi "Mãos Livres", também de contos (e que continua sendo o meu favorito da Francine). E assim como no outro livro, "Aquela moça" me encantou com o potencial que a Francine tem de escrever histórias curtas, mas com as quais o leitor se identifica muito. É incrível ler cada texto e se ver ali, naquelas palavras. Outros contos têm o poder de nos transportar, seja para dentro de um aquário, seja para um hospital com jovens estudantes cheios de vontade de ajudar.

 Achei muito bacana isso de a Francine escrever algumas histórias sobre a área médica, mas também temos contos sobre conviver com crianças e as pérolas que elas dizem e contos sobre os sentimentos, sobre se encontrar no mundo, sobre a vida.

Aquela-moça, Francine-S-C-Camargo, Penalux

 Acho que esse foi o primeiro livro da Penalux que tive em mãos e achei a capa bem bonita, não encontrei erros de revisão, as páginas são amareladas, a diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 Fica a recomendação para quem procura um livro de contos curtos e rápidos de se ler, mas que, com certeza, trará ao leitor aquela sensação de se ver naquelas palavras.

 Detalhes: 126 páginas, Skoob. Acompanhe a autora: blog, Twitter, Facebook. Clique para comprar na Amazon:


Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

10 comentários

  1. Olá!
    Não conhecia esse livro e achei a capa bem bonita. Tenho lido alguns contos ou pelo menos tentado incluir nas minhas listas de leituras. Gostei de conhecer mais sobre a composição daqueles que mais te chamou atenção e saber que a autora abordou diversos temas que dão boas reflexões, tenho notado que muitos autores estão abordando um tema bastante necessário como a depressão.
    Me agradaria ler esse livro!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Nossa, que livro incrível!
    Achei muito interessante os textos, pois trazem temáticas atuais, e alguns até pouco discutido.
    Já anotei essa dica para conferir, fiquei curiosa para conferir a narrativa da autora.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não conhecia o livro, gostei das propostas dos contos, ainda mais com temas bem diferentes como área médica, não vemos esse assunto na literatura atual com muita frequência.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Oiiii,

    Adorei a capa e achei bem legal que os contos abordam diversos temas porque dá uma sensação de que estamos lendo vários livros diferentes em um só rs. Apesar de contos não serem muito a minha praia porque eu sempre tendo a ficar frustrada por querer mais de um conto pelo qual eu tenha me apaixonado, achei bem interessante a temática de alguns deles e vou procurar depois para ler.
    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro livros de contos, então é sempre bom conhecer novas obras. Adorei poder conferir a resenha dessa, e achei o primeiro conto muito interessante, também nunca li nada que falasse sobre a primeira menstruação. Fiquei empolgada por essa leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Maria.
    De início quando você falou sobre a quantidade de contos eu pensei "meu deus, esse livro deve ser um baita calhamaço!" mas depois você falou que os contos eram curtinhos hahaha. Eu acho muito interessante esse tipo de texto e melhor ainda quando o autor consegue nos envolver com a história mesmo sendo curta, o que nem todos conseguem. Adorei sua indicação.

    http://www.anneandcia.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que não leio com muita frequência livros de contos, sabe? Mas eu fiquei apaixonada nessa capa, que coisa linda! Os contos citados parecem ser ótimos, achei interessante ter um sobre menstruação, porque nunca li nada que abordasse isso. Enfim, parece ser uma obra bem bacana, por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Que capa linda!!!
    O que mais me chamou a atenção foi o que fala sobre a depressão e confiando na sua opinião, acredito que seja um texto serio e interessante. Já quero ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha e ela aguçou minha curiosidade. Já anotei seu nome na minha lista de desejados para 2019.

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Eu não conhecia ainda esse livro. Acho que já ouvi falar dessa autora, mas ainda não tive a chance de ler nada dela. Gostei da premissa dos contos, parece serem muito bons. Fiquei interessada no livro e vou anotar a dica para ler depois.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo