Resenha: livro "Fortitude", Gustavo Carvalho

Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Fortitude", escrito pelo Gustavo Carvalho e publicado em 2017 pela Editora Pandorga.

Resenha, livro, Fortitude, Gustavo-Carvalho, Editora-Pandorga, blog-literario, petalas-de-liberdade, capa, trechos

 "Assim ele vivia seus dias, um após o outro, com fé de que conseguiria burlar o destino e viver um dia a mais, depois mais um, e outro..." (página 89)

 A história é narrada em terceira pessoa e ambientada em Araruama, cidade do Rio de Janeiro. Manu é filha do prefeito e namora Adam, ele se destaca nos esportes mas, infelizmente, pratica bullying com outro aluno: Chris.

 Chris tem dezesseis anos e leva uma vida simples, morando com a mãe e o irmão mais velho, Cleber. Ama pintar e guarda uma paixão secreta por Manu, também não conta quando é agredido por Adam, e só sua mãe e o irmão sabem que talvez Chris não tenha tempo para realizar todos os seus sonhos.

 Manu e Chris, dois adolescentes de classes sociais diferentes, acabarão se aproximando na escola, e o tempo que passarão juntos trará grandes mudanças para todos os personagens da história.

 "Ao deitar, ela tentou evitar as lembranças daquela tarde ao máximo que pôde, mas não conseguiu. Por mais insistente e durona que Manu fosse, ela não conseguia ser assim na presença de Chris. Não conseguia impor suas vontades nem o controlar como fazia com os outros. Inevitavelmente, ela percebeu, era como se ele fosse indomável e livre, mesmo que de uma forma doce e ingênua, como ela sempre quisera ser, e nunca conseguiu." (página 38)

 Eu não quero contar muito para não atrapalhar a experiência de leitura de ninguém, mas pelas citações que coloquei na resenha, talvez vocês tenham noção da situação do Chris.

 "Mais uma vez, Adam quis bater nele. Toda aquela serenidade o tirava do sério. Como alguém podia ser tão calmo e, ao mesmo tempo, parecer tão petulante, sem nem ao menos desejar." (página 77)

 Acho que o mais interessante do livro é a transformação que ocorre nos personagens por causa de Chris. Ele corajosamente escolheu viver o tempo que tinha da melhor maneira possível, e foi difícil para a família aceitar essa decisão (assim como pode ser difícil para alguns leitores), mas no decorrer da trama, Chris e o irmão redescobririam o amor fraternal. É revoltante a forma como Adam o agredia, e pensar que essas agressões podem ter abreviado a vida de Chris torna tudo ainda mais doloroso, mas o autor nos permite ver como todos os personagens tinham as suas próprias lutas e medos que seriam deixados de lado em determinado momento por Chris.

 Fortitude é um livro curto, com pouco mais de cento e cinquenta páginas, que pode ou não ser lido rapidamente, dependendo do ritmo de leitura de cada um. Não acho que precisaria de mais páginas para desenvolver a história, mas uma revisão melhor por parte da editora e alguns ajustes em determinadas cenas poderiam aperfeiçoar a trama. A capa é bem bonita, tem a ver com a praia e com uma cena do livro, de acordo com a ambientação numa cidade brasileira, o que eu achei bem bacana. Há detalhes nos inícios de capítulos, as páginas são amareladas e a diagramação traz margens, letras e espaçamento de bom tamanho.

livro, Fortitude, Gustavo-Carvalho, Editora-Pandorga, sinopse
Resenha, livro, Fortitude, Gustavo-Carvalho, Editora-Pandorga, blog-literario, petalas-de-liberdade, capa, trechos

 Como já mencionei algumas vezes aqui no blog, não sou de chorar com livros, mas acho que leitores mais emotivos podem derramar algumas lágrimas durante a leitura. O que acredito que vá acontecer com praticamente todos os leitores é uma reflexão sobre o que há de certo e de errado em cada um de nós, como há nos personagens de Fortitude.

 "- Se tem uma coisa que eu aprendi é que a vida é curta e a morte é eterna, então trate de viver todo dia como se fosse o seu último, independente de qualquer coisa. Só quero que você seja feliz e aproveite o máximo que puder."  (página 134)

Detalhes: 160 páginas, ISBN-13: 9788584422432, Skoob. Compre online na Amazon:

 "Fiquei pensando em como agradecê-la pela importância que tem na minha vida, mas logo depois fiquei questionando se as pessoas geralmente fazem isso. Se elas dizem o que sentem enquanto podem, ou se simplesmente deixam para lá porque haverá outras oportunidades de dizê-lo." (página 157)

 Me contem: já conheciam o livro ou o autor?

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

15 comentários

  1. Acho que choraria litros lendo esse livro! hahaha
    Borboletra

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, eu adorei a capa, lindona! A história tem tudo para me fazer desidratar pelos olhos, sou muito emotiva e já imagino eu conhecendo Chris e chorando horrores. Apesar de suas ressalvas quanto a edição é um liro que deve valer muito a pena ler. Dica anotada.

    Beijokas.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não conhecia o livro ainda, mas fiquei curiosa em saber qual é exatamente a situação que pode interromper a vida do Chris. Recentemente assisti um filme que aborda um pouco a questão do bulliyng e fiquei bem emocionada, então não é difícil que eu chore com este livro. Como adoro histórias dramáticas, penso que seria um livro que eu adoraria ler. Ótima dica! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Aii esse livro deve ser tão emocionante e reflexivo. Geralmente não choro em leituras, mas costumo ficar com olhos marejados e com aperto na garganta em algumas passagens.
    Fiquei bem curiosa sobre os personagens e ver como o autor abordou um tema tão real e infelizmente muito realizado entre os jovens.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia autor e obra. Realmente a capa é belíssima mesmo! Infelizmente, não sou uma leitora assídua de romances, logo, não me interessei muito pela leitura, mas fico triste elo fato da editora não ter dado uma boa revisão a obra, pois, na minha opinião, isso tira um pouco da credibilidade do autor com novos leitores =/

    ResponderExcluir
  6. Só os trechos selecionados já provocaram um golpe no meu coração. :( Eu já sou extremamente emotiva lendo um livro como esse acabaria por ficar em prantos.

    É muito real o último trecho. A vida é curta demais enquanto a morte dura para sempre. Quando paramos para pensar nisso... encaramos as coisas de outra forma. Percebemos o quanto desperdiçamos momentos por nada, o quanto perdemos de um tempo valioso só pensando em problemas e ressentimentos. Não vale a pena. O que vale é viver, respirar o ar puro, curtir a natureza e o amor. Fazer o que apreciamos em vez de perder tempo com futilidades e desamor.

    Essa história me lembrou um pouco Um Amor para Recordar. Se o tal Adam se transformar a partir da situação do Chris será ainda mais parecido, pois todos os personagens do livro/filme Um Amor para Recordar mudam sua maneira de agir a partir do que a Jamie Sullivan passa. O Landon Carter mesmo, que era uma peste de pessoa e aprende muito com o amor que sente por ela. Acho que Fortitude segue a mesma linha e se chorei tanto com o outro livro não quero nem pensar em como ficaria com esse. :(

    Não parece uma história que tenha final feliz. E, por enquanto, não a lerei. Mas não descarto de modo algum a possibilidade de ler um dia.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Acho que como você disse, já dá pra imaginar mais ou menos o que vai acontecer com Chris. Meio triste, e eu confesso que estou um pouco saturada dessas histórias que fazem a gente gostar de um personagem e depois, bem, não acaba da maneira que a gente gostaria. Mas gostei demais da premissa, a capa é linda mesmo, e me deu vontade de ler mesmo sabendo o possível fim da história.. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Sua resenha varreu meus pés e me tirou do lugar comum, mas ao mesmo tempo que fiquei curiosa sobre a história e seu desenvolvimento tenho uma sensação de que é drama, daqueles dramalhões de tirar o fôlego, eu tenho problemas com drama, não consigo, ele me trava... Quem sabe na próxima.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou do tipo que se emociona com facilidade então já consigo me ver perfeitamente chorando que nem uma doida com essa leitura haha só sua resenha já foi suficiente para mexer comigo, coração mole... Não conhecia a obra mas espero ter a oportunidade de ler assim que possível!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mari.
    A história desse livro parece mesmo bem interessante.
    Sempre gosto de acompanhar as mudanças nos personagens. E os quotes que você destacou mostram bem o que vamos encontrar nessas páginas!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Essa capa me chamou bastante atenção, adoro coisas delicadas.
    Parece ser um livro que mexe bastante com o lado emocional por tratar do tema de viver e aproveitar os dias o máximo possível.
    Não é o tipo de leitura que eu faria, pois sei que sofreria bastante com tudo que é abordado no livro. (Somente as quotes já mexeram comigo rs)
    A história parece muito bonita, irei recomendar para algumas pessoas.

    Beijos
    FLeituras

    ResponderExcluir
  12. Fiquei interessada no enredo e lamento que a editora não tenha dado mais atenção à revisão, mas ainda assim, fiquei curiosa pela leitura. A capa também me chamou bastante a atenção.
    Beijos
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Não conhecia o livro ou o autor, mas fiquei bem curiosa em relação ao enredo e para conferir como Chris viverá o tempo que lhe resta, como vai aproveitá-lo. Adorei saber do desenvolvimento do amor fraternal e como o livro pode emocionar os leitores mais sensíveis. Uma pena que a editora não tenha dado a atenção adequada ao livro. Adorei sua resenha, anotei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Ainda não conhecia o livro e já fiquei bem interessada em saber mais sobre Chris e seus pequenos feitos durante esse tempo. Parece ser realmente uma história bem emocionante. Espero gostar!

    ResponderExcluir
  15. Eita!
    Eu como boa manteiga derretida que sou já prevejo baldes de lágrimas. Me interessei pela abordagem e estou disposta a dar uma chance ao drama de Chris que sem sombras de dúvidas está repleto de grandes lições, mas não o farei agora, não estou num bom momento para histórias tocantes por isso já estou anotando a dica para um futuro próximo.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo