Resenha: livro "As regras do amor e da magia", Alice Hoffman

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com "As regras do amor e da magia", livros escrito pela Alice Hoffman e publicado no Brasil em 2019 pela Editora Jangada. Vocês podem apertar o play e conferir a resenha em vídeo ou continuar lendo:



 "Escrever por si só já era um ato mágico em que a imaginação alterava a realidade. Para isso, o livro era o elemento mais poderoso de todos." (página 61)

Resenha, livro, As-regras-do-amor-e-da-magia, Alice-Hoffman, Editora-Jangada, Da-magia-a-sedução, blog-literario, petalas-de-liberdade, opiniao, critica, capa, trecho, quote, fantasia, romance, magia

 Narrada em terceira pessoa, a história começa na década de cinquenta em Nova York. Conheceremos os irmãos: Franny (Frances, que parece ter coração de gelo, mas só parece), Jet (Bridget, um pouco mais tímida e doce) e Vincent (no início do livro, ele tem apenas quatorze anos, mas já é um garoto rebelde e sedutor), adolescentes inconformados com as muitas regras impostas pela mãe, Susanna. No aniversário de dezessete anos de Franny, são convidados para passar o verão na casa de uma tia chamada Isabelle, e veem nesse convite uma oportunidade para escapar da super proteção dos pais, mas a estadia na casa da tia, na Rua Magnólia, trará muitas revelações e mudará a vida dos três para sempre.



 "Enquanto cruzava os campos exuberantes da Nova Inglaterra, Franny pensava no primeiro verão em que tinham passado férias ali, quando Haylin escrevia cartas todos os dias. Pensava que podia ter o que queria, que podia ver o mundo de cima, como se fosse uma bola azul distante, cujas tristezas não a atingiam. Ela queria ser um pássaro, mas agora sabia, ao olhar pela janela e ver Lewis seguindo-a, que até os pássaros estão presos à terra por suas necessidades e desejos." (página 253)
 Apesar de a mãe evitar tocar no assunto, Franny, Jet e Vincent sempre souberam que eram diferentes das outras pessoas, capazes de fazer coisas que os outros adolescentes não faziam (embora Franny insistisse em procurar justificativas lógicas para tudo). Na casa da tia Isabelle, os irmãos teriam a confirmação de que eram bruxos, e descobririam que eram descendentes de Maria Owens, uma mulher que, em 1620, foi acusada de bruxaria e tornou os descendentes da família Owens amaldiçoados a nunca serem felizes no amor. Como esses três iriam lidar com o fato de saberem que, caso se apaixonassem, terminaria em tragédia? Como evitar o amor se nenhuma poção, feitiço ou chá era capaz de impedir um coração de bater mais forte por alguém? Como continuar vivendo agora que não eram mais simples adolescentes despreocupados e rebeldes?
 "- O mundo já será cruel conosco, não precisamos ser vítimas de nós mesmas. Fique longe da água. Prometa.
 Jet prometeu, jurou por Deus, mas na verdade ela sabia que, se uma bruxa quisesse se afogar, nada a impediria. Tudo o que precisava era de uma pequena ajuda. Uma pedra, uma rocha, um feitiço, uma taça de veneno, um coração de aço, um mundo de tristeza. Então, e só então, isso poderia ser feito." (página 168)
 Eu tinha lido dois livros bem pesados em sequência ("Menina má" e "Quando ela desaparecer") e estava à procura de uma leitura mais leve. O Grupo Editorial Pensamento enviou para seus parceiros "As regras do amor e da magia" e algumas pessoas do nosso grupo de parceiros já tinham lido o livro e comentado que era uma leitura rápida e leve, então achei que seria uma boa ideia começar a lê-lo. Me ferrei! Não que o livro não seja uma leitura fluida, pois ele é, o fato é que eu não estava preparada para a carga emocional que a história iria me trazer.
 "- Ela é apenas uma jovem que se apaixonou - Isabelle disse a ele, que se negava a aceitar que eram parentes. - Em que mundo isso é uma maldição?" (página 139)
 Demorei um pouco para me conectar à história e para entender para onde ela iria caminhar; esse é um daqueles livros que nos conquistam aos poucos, sem que a gente perceba, e quando nos damos conta, já estamos super envolvidos com a história, torcendo e sofrendo loucamente pelos personagens. Em "As regras do amor e da magia", temos pessoas tentando evitar certos acontecimentos, mas quanto mais tentam fugir e interferir, parece que mais rápido vão de encontro ao destino.

 A escrita da Alice Hoffman é fluida e agradável, dá aquela sensação de que estamos lendo uma fábula ou um conto de fadas, característica que gosto muito em livros da fantasia. A ambientação é interessante, a autora cita vários monumentos de Nova York, traz acontecimentos dos anos sessenta e setenta como pano de fundo histórico, e como se espera de um livro que fale sobre bruxas e que tenha alguns toques da religião Wicca, há muitas informações sobre plantas e suas propriedades.
 "Uma mensagem de uma linha nunca era boa. Significava que não havia como reparar algo que tinha desandado." (página 253)
 A história de "As regras do amor e da magia" se passa antes da história de "Da magia à sedução", livro da mesma autora lançado nos anos noventa e que inspirou o filme homônimo protagonizado por Sandra Bullock e Nicole Kidman. Só fui saber da existência de "Da magia à sedução" ao ter "As regras do amor e da magia" em mãos, e confesso que quase no final da leitura do prequel, fui pesquisar sobre a sequência e acabei deduzindo algumas coisas que aconteceriam no desfecho de "As regras do amor e da magia". Então, eu recomendo que, caso não conheça "Da magia à sedução", só pesquise por ele após terminar a leitura de "As regras do amor e da magia", para evitar algum spoiler. Já adianto que são protagonizados por gerações diferentes da família Owens.
 "- Tudo pode se quebrar, e qualquer coisa quebrada pode ser consertada novamente. Esse é o significado de Abracadabra. Eu crio o que digo." (página 62)
Resenha, livro, As-regras-do-amor-e-da-magia, Alice-Hoffman, Editora-Jangada, foto, capa,
Resenha, livro, As-regras-do-amor-e-da-magia, Alice-Hoffman, Editora-Jangada, sinopse, capa,
Resenha, livro, As-regras-do-amor-e-da-magia, Alice-Hoffman, Editora-Jangada, trecho, quote,
Trecho, livro, As-regras-do-amor-e-da-magia, Alice-Hoffman, Editora-Jangada, diagramacao
 "- Estou fadada a perder todos que amo - disse April. - Eu já sei disso.
 - Claro que você está! - Jet respondeu com calma. - Isso é o que significa estar vivo." (página 51)
 A edição da Jangada tem uma capa bonita, páginas amareladas, poucos erros de revisão, diagramação com letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 "As regras do amor e da magia" tem dois elementos dos quais costumo fugir ao escolher minhas leituras: uma história que se passa em um longo período de tempo (no caso, acompanharemos os irmãos por cerca de trinta anos) e romances dramáticos onde os casais não ficam juntos no final ou são separados de forma trágica (não estou dizendo que é isso que acontece com todos os casais do livro), são duas coisas que normalmente me desagradam em livros. Mas "As regras do amor e da magia" foi uma exceção. A passagem do tempo trouxe amadurecimento para os irmãos e os mudou muito, mas não me incomodou, e eu sofri sim com os romances dramáticos e com cada perda que o trio vivenciou, mas foi uma leitura que me cativou e agradou, uma prova de que de vez em quando é bom se aventurar fora da nossa zona de conforto.
 "Ele havia vislumbrado seu destino quando tinha 14 anos de idade e era tolo o suficiente para querer dar uma espiada no espelho negro da tia, guardado na estufa. Ela o alertara, mas o sobrinho queria saber o que o futuro lhe reservava. Depois, porém, como qualquer um que descobre o que acontecerá, arrependeu-se. A vida é um mistério e nunca deve deixar de ser, pois, para a maioria das pessoas, a tristeza que acompanha o ser humano e as escolhas que ele terá que fazer são um fardo pesado demais para se conhecer antes do tempo." (página 268)
 É muito raro eu chorar lendo um livro, mas confesso que com esse eu precisei fazer algumas pausas para respirar e me recuperar de certas cenas. Acredito que vocês também possam se emocionar bastante com essa leitura, ou não, afinal essa é a mágica dos livros: cada leitor vai sentir e interpretar a história de uma maneira. Para mim, esse é um livro tocante sobre crescer, sobre família e sobre essa misteriosa dúvida sobre o destino: será que o nosso já está traçado ou somos nós que decidiremos o nosso futuro?

 Detalhes: 368 páginas, ISBN-13: 9788555391286, Skoob. Clique e compre na loja da editora. Na Amazon:


 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Fica a recomendação de leitura. Me contem: já conheciam o livro ou a autora?

Clique e participe dos sorteios que estão rolando no blog:
- Sorteio de desapego de 11 livros.
- Sorteio de aniversário do blog, valendo 27 livros.

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

19 comentários

  1. Oi! Li uma resenha sobre esse livro há pouco tempo, e achei muito legal! Apesar de não conhecer o livro posterior a essa história, achei muito interessante essas mistura de magia e modernidade que a autora criou, e fiquei bastante curiosa sobre como os irmãos irão agir mediante essa maldição, sabendo que cada um deles, claro, vai encontrar alguém com quem eles vão querer ficar. Achei muito interessante mesmo. Obrigada pela dica!


    Bjosss ~ Stalker Literária

    ResponderExcluir
  2. Eu também chorei com essa história! É incrível o poder que essa autora tem... gostei tanto do filme na época (perdi a conta de quantas vezes assisti) e apesar de não ter lido a obra, me apaixonei pelo prequel. A família Owens realmente sabe o que é o amor =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Estou vendo tanta gente falando desse livro, mas é a primeira vez que realmente paro para conhecer a história. QUE LINDA! Fiquei totalmente encantada e principalmente por se passar na década de 50. Olhando no comentário da Clayci acima, vi que tem filme. Também não conhecia e uau, já quero os dois! Fiquei feliz em saber todas as emoções que esse livro te proporcionou <3

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oiii Maria

    Pois eu também olhava pra esse livro e pensava que ele fosse leve, mágico e doce, e agora com a tua resenha mudei de opinião pois essa carga emocional inesperada pro leitor deve surpreender mesmo. Achei que a editora arrasou na capa, ficou misteriosa e muito bonita. Legal saber que a escrita da autora é gostosa e fluída, isso me anima bastante.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria.

    Eu não conhecia este livro, mas pela sua resenha, estou desejando demais ter este livro na minha estante. A carga emocional dele parece ser muito forte e os personagens tudo indica que são maravilhosos. Dica anotada.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria,
    Amei a capa e fiquei bem curioso para saber o que acontece com os personagens durante esses 30 anos. Como sou muito chorao, acho que vou precisar de alguns lenços. Não sabia que o filme Da Magia à Sedução era baseado em um livro.
    Obrigado pela dica.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos
    http://www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não sabia sobre esse livro e filme, mas que bom saber que é algo que se passa antes. Dependendo do que eu achar da leitura procure ler a outra obra. Eu tenho lido várias resenhas desse livro e estou empolgada pela trama.
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Eu amo o filme de paixão, já devo ter assistido umas dez vezes. Agora, fiquei super interessada em ler essa prequel, acho que deve ser uma leitura maravilhosa.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Eu estou muito curiosa com esse livro e adorei a sua resenha sobre ele, acho que é uma leitura que vai me agradar bastante e não vejo a hora de comprar e poder ler. A capa eu acho uma graça!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Primeiramente, que kit lindo que a editora mandou para os parceiros, né? Que capricho ♥
    Quanto ao livro, eu não conhecia sua premissa, mas achei super interessante essa maldição de família onde ninguém vai ser feliz no amor. Fiquei curiosa para saber como tudo se dará quando um deles se apaixonarem. Já vou preparar os lencinhos para acompanhar essa trama! Trinta anos é muito tempo para tragédias rs
    Amei sua resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro. Não conhecia a autora. Agora quero ler o livro e ver o filme kk Sua resenha me deixou curiosa e ao contrário da sua dica já dei um google aqui para saber mais kkk Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Que resenha maravilhosa!
    Eu estou bem curiosa para ler essa história. Tem uma pegada de época bacana e ainda mistura elementos sobrenaturais. Acho que vai ser um romance para emocionar bastante.
    Espero gostar!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Ola, tudo bem?

    Cara, eu amo livros que envolvem historias de bruxas e quando vi o lançamento desse livro, fiquei alucinada para lê-lo. Agora que descobri que ele é um prequel para Da magia à sedução, você me levou a nocaute!!

    Dica mais do que anotada

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Não acredito!!! Eu nem sabia que o filme "Da magia à sedução" tinha sido inspirado num livro! Estou chocada!kkkkkkk... AMO este filme! Sou apaixonada por ele e este é motivo suficiente para eu desejar ler "As regras do amor e da magia". E vou procurar pelo livro Da magia à sedução, bem como rever o filme. Urgentemente!!!

    Lamento que o livro não tenha sido leve como você gostaria, mas o bom é que foi uma história que te emocionou, que significou algo para você. Amo me emocionar com os livros, mergulhar profundamente na história. Já sei que serei completamente envolvida por esta geração da família e por seus dramas e seu "destino". Quero ler o mais rápido possível!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Estou precisando de uma leitura leve para me livrar desligar da ressaca do livro A Pele e quando comecei a ler a resenha, imaginei que esse o era, mas você já disse logo que se ferrou hahahahhahahahahah deu ruim... de qualquer forma, curti bastante a proposta.

    ResponderExcluir
  16. Eu amo o filme da magia a sedução e não sabia que existia uma história anterior a este enredo e já estou me coçando de curiosidade para ler. Espero gostar.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Mari!!!
    Eu não conhecia e nem a autora e não sei bem se já vi a assistir o filme baseado no primeiro livro da autora e da história.
    Achei a premissa do mesmo interessante e fiquei com uma certa dó acerca dos personagens em não poder amar por conta da maldição.
    A capa não me daria nada pela história, pois não parece esse tipo de livro.
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu quero demais esse livro, desde o seu lançamento, fiquei muito curioso em saber dessa história que parece ser maravilhosa. Estou com minha curiosidade muito aguçada. Anotada a dica. Aliás, a capa é belíssima!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo