Resenha: livro "Doce Domínio", Valentina K. Michael

 Olá, pessoal! Tudo bem? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha difícil experiência de leitura com "Doce Domínio", livro da Valentina K. Michael publicado em 2019.

resenha, livro, Doce-Dominio, Valentina-K-Michael, blog-literario-petalas-de-liberdade, kindle-unlimited, foto, capa, opiniao, relacionamento-abusivo

 "— Há inúmeros tipos de cativeiros. A prisão psicológica é a pior."


 A história é sobre Maria Clara, uma cerimonialista que resolveu superfaturar as contas do casamento de um rico fazendeiro para conseguir algum dinheiro por fora.

 O problema é que a noiva, Letícia, fugiu com um peão da fazenda. Como o casamento não aconteceu, o noivo, Fernando Capello, queria ver o que poderia ser reembolsado, e aí ele descobriu o desvio.

 Ao invés de entregar Maria Clara para a polícia pelo roubo, Fernando decide sequestrá-la e mantê-la presa em sua fazenda como punição. Abaixo, vocês podem ver a proposta absurda que ele faz para a protagonista:

 "— Vou ser direto. Você acaba de ocupar o lugar de Leticia. Fará também o papel de minha noiva e, como já tem alguns dias que não faço sexo, será muito bem-vinda na minha cama. — Apavorada, me vi paralisada, e então a promessa ultrajante dele veio. Inclinou-se para frente e, o olhar cravado no meu, munido de uma expressão calculista, falou: — Vou te comer tantas vezes, e tão intensamente, até conseguir colocar na sua cabeça que não pode roubar um homem tão poderoso como eu e achar que vai se dar bem."

 No decorrer do livro, veremos o que resultará dessa proposta.

 "— E o que isso implica?
 — Não pode sair dessa fazenda, a menos que eu ordene.
 — Isso é cárcere...
 — Não. Em um cativeiro, você não terá um quarto tão luxuoso" (Fernando, não é o luxo que define se é um crime de cárcere privado ou não)

 Em julho do ano passado, testei o Kindle Unlimited gratuitamente por 30 dias, e procurei por alguns e-books que me chamassem a atenção. Gostei da capa de "Doce Domínio" (atualmente, o livro tem outra capa), o perfil da protagonista me pareceu interessante e diferente, e fiquei curiosa para saber qual seria o "comportamento nada normal" do protagonista mencionado na sinopse. Por esses fatores, resolvi fazer a leitura.

 A escrita da Valentina K. Michael é boa, há poucos erros de revisão, a ambientação no Maranhão ficou muito legal.

 A Maria Clara (apelidada de "Abacaxi") é sim uma personagem interessante e diferente, mesmo que o fato de ela ter superfaturado as contas do casamento seja condenável. Ao longo do livro, ela não perde seu jeito "esperto" de ser, aproveitando oportunidades para colocar o (In)Fernando em seu devido lugar. Além disso, foi abordado como ela convive com a diabetes desde criança.

 Esses foram os pontos positivos do livro, mas o problema de "Doce Domínio" é o Fernando. Seu "comportamento nada normal", que sugeria algo de BDSM, é tão fraco que perde fácil para o Christian Grey. Mas, o pior, é que ele mantém a Maria Clara em cárcere privado, ameaça prejudicar a família dela (a mãe tem fibromialgia e o pai é alcoólatra), impede que a Maria Clara consiga um emprego para conseguir se sustentar sozinha e pagar o que deve a ele, além de demonstrar não ter nenhum respeito pelos outros e achar que pode tudo.

 "— Vai ficar caladinha, eu estarei de perto olhando. Se não se comportar, providenciarei que sua mãe saia da clínica e fique em casa sem tratamento, à mercê de seu pai alcoólatra. É isso que quer?
 Tremi e parei de lutar quando ele usou minha mãe doente. Olhei em seus olhos e vi que ele falava a verdade. Fernando não mediria esforços para aprontar o que quisesse na intenção de me ferir." (na citação, vocês podem ver como Maria Clara se submetia ao Fernando por causa das ameaças dele)

 "Doce Domínio" foi uma leitura que parei antes de chegar na metade, por não estar suportando as atitudes do Fernando. Semanas depois, retomei a leitura por não ter o hábito de abandonar livros. Li "na força do ódio", desejando que chegasse o momento em que o Fernando iria se dar mal ou cair em si e perceber, por bem ou por mal, que o que estava fazendo era errado. Mas ele não mostrou sinais de ter se arrependido do que fez.

 Eu torcia por uma redenção ou por uma punição para o personagem, mas não aconteceu. Na vida real, a gente sabe que homens abusivos não mudam. Infelizmente, quase todos os dias, temos, no noticiário, casos de homens que mataram mulheres por não se conformarem com o término do relacionamento. Em "Doce Domínio", Maria Clara terminou relativamente bem e com o Fernando, mas eu fico pensando que, se futuramente, a Maria Clara se cansasse daquela vida ou se apaixonasse por outro homem, Fernando não deixaria que ela se separasse para viver um novo amor, manteria-a num relacionamento que ela não queria mais ou teríamos mais um caso de feminicídio.

 Eu não vou dizer para você ler ou não ler esse livro, só digo que, caso leia, saiba que um relacionamento como o de Maria Clara e Fernando não é saudável, é perigoso, não deve ser desejado. Fernando pode ser rico, bonito, mas continua sendo abusivo, não vale a pena viver ao lado de alguém em quem você não confia e que não te respeita como ser humano.

 Mais algumas citações que mostram o quão abusivo Fernando é com Maria Clara:

 "— Você não viu como ele ficou furioso aquele dia. Eu me escondi com medo. Franco me contou o motivo dos gritos quando veio buscar água para o patrão, que estava surtado." (os funcionários tem medo dele)

 "— Concorda comigo sobre eu ter feito um favor para você? — perguntei para ela.
 — Apesar dos contratempos que você cisma em criar, eu estou aqui de boa, sem precisar trabalhar como um burro de carga, morando em uma mansão, roupas novas, comendo do bom e do melhor...
 — Sendo comida pelo melhor. — Ri da cara brava que Maria Clara tentou fazer, sem sucesso.
 — Não ferra. Apesar que liberdade não se compra...
 — Você é livre.
 — Aham — ela desdenhou, e notei as sobrancelhas subindo por cima dos óculos. — Eu posso, por acaso, ir embora?
 — Não — falei na lata, sem nem me preocupar em esconder. Eu me apoiei na cerca e olhei para o céu enquanto pensava sobre isso. — Em hipótese alguma deixarei você ir, Maria Clara. Te dou a permissão de visitar seus pais, ir comprar alguma coisa, desde que volte para cá."

 "Fernando estava nitidamente transtornado e tentando se controlar, vi em seus olhos que, apesar da culpa o tomando por inteiro, ele queria me pegar à força e levar embora, para que eu fosse obrigada a perdoá-lo. Fernando era um homem dominador e muito controlador com todas as coisas à sua volta. Devia ser frustrante para ele não poder mandar nos meus sentimentos.
 — Você ainda tem uma dívida comigo. — Sua voz saiu pesada, não por maldade, parecia, na verdade, desesperada. — Não me faça usar a força, sabe que tenho meios de te obrigar." (meu comentário enquanto lia: 77% da leitura e ele continua sendo um babaca dominador)

 "— Tentar reconquistar é diferente de importunar. Fico triste que não saiba a diferença. — Soei sarcástica, e ele assentiu." (ele não sabe mesmo)

 "— Maria Clara, eu posso te levar para a fazenda e aí...
 — Não. De jeito nenhum. Eu nem mesmo irei entrar em um carro com você. Não quero ser surpreendida." (ela não confia nele, como podemos escolher estar ao lado de alguém em quem não confiamos?)

 "— Quero ter o direito de ir e vir. Sair da fazenda quando eu quiser...
 — Nem pensar.
 — Fernando! Eu sou uma prisioneira novamente?
 — Pra onde você quer ir? Só me falar, que eu te levo.
 — Não. Eu não vou sair por aí com você na minha cola. — Minha insistência o incomodou.
 — Você não pode sair sozinha.
 — Então acabou. Eu vou chamar a polícia. E tenho certeza que aquela delegada está com sangue nos olhos para prender um macho controlador.
 — Ok. Pode sair, mas só se for acompanhada de Tereza ou Laerte. É pela sua segurança, caramba!" (meu comentário durante a leitura: 90% e ele ainda tá nessa palhaçada)

 "Doce Domínio" é o primeiro livro da série Dinastia Capello, há outros livros contando as histórias dos irmãos do Fernando, eu até fiquei curiosa para descobrir o que acontecerá com eles, mas se seguirem o mesmo comportamento do Fernando, não vou pagar para ver.

 Pensei por meses se faria essa resenha ou não. Mas como o livro tem mais de 300 avaliações na Amazon, em sua maioria positivas, senti que precisava deixar meu ponto de vista também.

 Detalhes: 366 páginas, SkoobAmazon:


 Por hoje é só, até o próximo post.

Me acompanhe nas redes sociais:

18 comentários

  1. Menina, eu tento ler romances mas sempre vejo uma dominação chata neles. E as vezes acho que os escritores não pesquisam bem o que é BDSM.
    Não vou ler Doce Domínio, não é meu tipo, a protagonista pode ser interessante, mas não faz nada meu estilo

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Caramba, fiquei com ódio desse Fernando só de ler tua resenha, então imagina se lesse o livro. E o pior de tudo é que muitas pessoas que podem estar passando por isso, venham a ler livro e achar isso a coisa mais normal do mundo. Adorei a resenha sincera!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. É impressionando o boom de romances abusivos nos últimos anos, e mais chocante ainda é a quantidade de leitores (muitas mulheres dentre eles, muitas MESMO) dispostos a louvar esse tipo de comportamento, até mesmo a desejar um relacionamento assim. Fico contente de ler uma resenha lúcida como a sua.

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari.

    Eu também não gosto de deixar leitura pela metade. Por mais que a leitura seja difícil ou não esteja fluindo como desejo, eu quero saber como termina a história. Não imagina que este livro fosse tão forte. Quero lê-lo, mas o comportamento de Fernando deve ser bem pior do que você mencionou. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Nossa, que história bem pesada que mostra a realidade dos relacionamentos abusivos, da sociedade machista de tratar o gênero feminino como inferior e de usar como fosse um objeto. Uma leitura nada faço assim como as mulheres passam por diversas situações são privadas de sair, de trabalhar e fazer suas próprias escolhas.

    Obrigada pela sua resenha!

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Doce Domínio não é um livro que atrai a minha atenção, pois, não curto leituras hot... Acho meio vulgar, mas, isso é apenas minha opinião.
    Porém, achei muito abusivo os trechos que você selecionou, principalmente, pelo Fernando sequestrar a protagonista e obrigá-la a fazer sexo dessa maneira e ainda justificar o cárcere com um quarto luxuoso... Ridículo isso! Acho que ultimamente temos tantos casos de abuso contra a mulher e tanta coisa precisa ser melhorada que acho meio irresponsável um autor escrever algo assim...
    Enfim, gostei de acompanhar sua resenha e achei importante você resenhá-lo de forma sincera... Parabéns pelo post!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?

    Doce Domínio não o meu tipo de livro. Estou meio cansada de romances com temática com BDSM, já que raramente pesquisam sobre essa prática. Sem falar que justificar sequestro e abuso sexual (porque é nome disso) é completamente errado. Mas fico feliz que você tenha trago essa resenha, já que é importante falarmos como algumas atitudes criminosas são romantizadas. Obrigada por isso.

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Eu bati o olho na capa e já vi problemas, depois fui lendo a sinopse e de início pareceu interessante mas logo percebi que o protagonista era abusivo. Vou passar longe dessa leitura. Acho que nós precisamos falar sobre esses assuntos, alertar a todos sobre esse tipo de relacionamento, mas me parece (e eu não posso falar com prioridade porque não li), que não se teve tanta responsabilidade emocional ao final da história.
    Adorei as coisas que você pontuou na sua resenha e também o alerta que deu, é realmente importantíssimo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Nunca li anda da autora mas fiquei bem curiosa com as suas considerações! A premissa é bem instigante e me deixou curiosa nível master! Espero poder fazer a leitura o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  10. Acho que eu teria a mesma opinião que você em relação a essa leitura, raiva desse personagem tão machista, ignorante e tóxico. Acredito que o fato da escrita da autora ser bem construída acaba sendo um ponto positivo, porém e muito difícil ler um livro de romance no qual sentimos repulsa pelas cenas. Com certeza não leria, e amei conferir sua opinião sincera.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mari.
    Só de ler a sua resenha, já peguei um ranço dessa história. Em primeiro lugar, eu já não aceitaria uma mocinha que começa a trama sendo uma ladra desonesta. Depois, como é que alguém acha bonito romantizar o sequestro, gente do céu?! Não mereço!!
    Adorei encontrar a sua resenha porque estou sempre de olho em livros no Kindle Unlimited!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari,
    Gosto de Romances Eróticos, mas essa história não me agradou em nada. Sei que muitos livros do gênero trazem relações abusivas romanceadas, mas nada tão na cara assim. E, normalmente, o personagem abusivo percebe o mal que está fazendo e se torna uma pessoa melhor em nome do amor. O que não acontece por aqui pelo que falou. Não tenho interesse em ler e parabéns por trazer sua opinião sincera.
    Com amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari!
    Não entendo desses relacionamentos abusivos, mas tem gosto para tudo nessa vida. Não conhecia esse livro, mas assim como você se tivesse começado eu gosto de finalizar para saber como termina a história, não gosto de deixar as coisas pela metade kkk. Parabéns pela resenha e pela sua sinceridade isso nos deixa a escolha de ler ou não, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    (insira um palavrão aqui)! Entendo perfeitamente da noite ter fugido. De cara já não curti a história, mesmo com os pontos positivos não acho que compense e olha que eu tento separar ficção de realidade o máximo possível, se não eu não leria quase romance nenhum e eu AMO. Enfim, não vou realizar a leitura, não encarei como um indicação e sim um aviso para não ir pela capa, dessa forma obrigada por me poupar.

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Oi. Não conhecia a obra, lamento por essa leitura sofrível, mas que bom que decidiu ir até o final. Quando vi a capa, já foi suficiente para eu não querer ler, mas sua resenha, principalmente os pontos que te fizeram abandonar a obra por um tempo, me fez entender que talvez não seja realmente o perfil de leitora para o livro.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Em plena época de batalhas feministas importantes, vemos uma história nesse estilo. Realmente passo longo, porque assim como você, me incomodaria profundamente com as atitudes do protagonista. Se é que podemos chamar de homem, e não louco hehe Enfim, que experiência agridoce para você. Eu na sua pele teria abandonado sem dó. E sim, é importante trazer seu ponto de vista sobre, mesmo que seja negativo. Ótima e sincera resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,tudo bom?
    Vou te dizer que te admiro viu? Porque depois da 'proposta' que ele faz para ela eu não conseguiria ler nem na força do ódio. É legal saber que a ambientação no Maranhão foi bem feita e que a personagem é bem construída, mas esse relacionamento tóxico não me atrai em nada para a leitura.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olha, confesso que pela capa e pelo título eu já não leria o livro. Vendo sua resenha e toda a "proposta" que foi feita... teria largado na mesma hora. Uma pena que o relacionamento não seja saudável e a obra não tenha te agradado tanto.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo