Resenha: livro "Outlander, a viajante do tempo", Diana Gabaldon

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Outlander, a viajante do tempo", escrito pela Diana Gabaldon e lido na edição de 2014 da Saída de Emergência. Gravei um vídeo onde falei sobre quais eram as minhas expectativas e como foi a realidade da leitura, se quiserem conferir é só apertar o play, ou leiam a resenha escrita (li o livro, rascunhei a resenha e gravei o vídeo em agosto do ano passado, mas só consegui postar agora):



Resenha, opiniao, critica, livro, Outlander-a-viajante-do-tempo, Diana-Gabaldon, arqueiro, relacionamento-abusivo, fotos, imagens, quotes

 A narradora é Claire, uma enfermeira inglesa que, em 1945, depois de trabalhar na Segunda Guerra Mundial, vai passar alguns dias com o marido Frank na Escócia (uma região menos afetada pela guerra). Frank tem um grande interesse pelos ancestrais da família que viveram no local, enquanto ele faz pesquisas sobre o assunto, Claire passeia pelos arredores. Certo dia, ela observava pedras grandes dispostas em formato de círculo (tipo o Stonehenge), e foi praticamente sugada por uma pedra e foi parar no passado, em 1743, no meio de um conflito entre ingleses e escoceses.

 Claire escapa das mãos de soldados ingleses para ir parar nas mãos de um homem do clã MacKenzie, que a leva até o castelo do clã. Se Claire contasse de onde veio, ou melhor, de quando veio, corria o risco de ser vista como louca. Há a suspeita de que ela seja uma espiã inglesa, e nessa busca por descobrirem sua origem, Claire pode cair em mãos muito mais cruéis do que as dos homens do clã. Então, é praticamente imposto que ela se case com o jovem Jamie Fraser. Jamie é acusado de um crime e procurado pelos ingleses, ou seja, a situação de nenhum dos dois é muito boa. O que vemos no decorrer da história são os muitos problemas que acontecerão na vida dos dois, tendo o conflito entre os escoceses e os ingleses como pano de fundo.

 "- Só digo uma coisa - disse, em tom ameaçador. - Você não pode brincar de boneca com as minhas estatuetas de túmulos persas. Qualquer coisa, menos isso. Entendeu?" (página 16, uma das primeiras coisas que o tio da Claire diz quando ela, ainda criança, vai morar com ele)

Livro Outlander, a viajante do tempo, Diana Gabaldon (2)
Ótima essa introdução, né?!

 Acho que a primeira ideia que vem à cabeça das pessoas quando olham para o livro, é de que vai ser uma leitura demorada pelas 800 páginas. E de fato não é uma leitura rápida, eu li em nove dias, mas se tivesse gostado mais da leitura, poderia ter lido em menos tempo.

 "O hospital de campanha onde eu servia fora bombardeado três vezes. Mesmo sabendo que as frágeis paredes de nossas estruturas temporárias não nos protegeriam, mesmo assim médicos, enfermeiras e serventes corriam todos para dentro ao primeiro alarme, aconchegando-se para ter coragem. É preciso muita coragem quando há balas de canhão chiando acima de nossas cabeças e bombas explodindo ao redor. O tipo de terror que eu sentira na época era o que mais se assemelhava ao que eu sentira no monumento de pedras." (página 127)

 Os primeiros capítulos foram interessantes. A Claire não é "uma mulher comum", relativamente alta (1,70m), criada por um tio que era uma espécie de historiador, casada com um marido que também tinha um grande interesse por História, enfermeira, enfrentou uma guerra e viu muita coisa. Claire era inteligente, experiente e corajosa. Mas me incomodou demais vê-la perdendo essa força que tinha no decorrer da história (mais pro final, ela volta).

 O Jamie foi um personagem totalmente diferente do mocinho que eu imaginava. Ele tinha atitudes infantis, dignas de um adolescente e não do homem que ele dizia ser. Não encontrei nada para amar no Jamie, nada para admirar. Como quem acompanha o blog deve saber, eu estudo Pedagogia (para dar aula para crianças, basicamente), além disso, posso contar nos dedos de uma só mão quantas vezes levei um puxão de orelha dos meus pais, então, não era nem um pouquinho interessante ler cenas e mais cenas onde o Jamie contava das vezes em que foi surrado pelo pai por ter aprontado; também não era interessante ver como ele acreditava que o castigo físico era a solução (se fosse, as traquinagens infantis não continuariam sendo repetidas).

 "- Sua mulher! Sua mulher! Você não se importa comigo! Sou apenas sua propriedade; só é importante para você porque acha que eu lhe pertenço e não pode suportar que alguém tire alguma coisa que lhe pertence!
 - Você me pertence mesmo - trovejou ele, enfiando os dedos nos meus ombros como pregos. - E você é minha mulher, goste ou não!" (página 363)

 Antes da metade do livro, a Claire fica bem próximo de poder voltar para o presente, exatamente 10 quilômetros, uma distância que pode ser percorrida em pouco tempo, ainda mais se você tiver um cavalo como ela tinha. E adivinhem o que ela faz? Com argumentos estapafúrdios, ela deixa o cavalo e decidi ir a pé pelas pedras escorregadias da beira do rio. Eu fiquei revoltada com a burrice dela! Óbvio que isso não ia dar certo. Aí, o Jamie decide que precisa castigá-la pelas consequências disso, eu até tentaria perdoar como algo cultural, mas o pior é que ele gosta do que faz. E a Claire releva... Depois disso, qualquer simpatia que eu sentia pelo casal, acabou! Acho que o grande problema foi que eu não conseguia ver amor entre os dois, talvez desejo sexual, mas não amor nem admiração.

 "Senti-me profundamente traída pelo fato de que o homem do qual eu dependia como amigo, protetor e amante pretendesse fazer tal coisa comigo. E minha noção de autopreservação estava aterrorizada diante da ideia de me submeter à compaixão de um homem que manejava uma espada de sete quilos como se fosse um mata-moscas.
 - Não vou permitir que bata em mim." (página 369)

 Depois dessas cenas, que até acho que foram desnecessárias para o andamento da história, passei a ler sem tanta vontade. Estava com o livro na mão e olhava para a estante pensando em todas as outras histórias que poderia estar lendo ao invés de Outlander. Confesso que quis sim pular algumas partes, pensei até em abandonar a leitura, mas persisti.

 Muitas páginas depois, apareceu uma personagem, que não vou dizer o nome, mas que foi a minha favorita. Ela é tipo o Jamie sem a parte babaca, corajosa, esperta, daquelas que vai lá e resolve a situação, o que me reanimou um pouco com a leitura. Os capítulos finais tiveram um ritmo relativamente melhor, e até me deu certa curiosidade sobre o que virá nos próximos volumes da série, mas aí eu fico pensando se vale a pena ler as continuações, que são tão grandes quanto "A viajante do tempo", e correr o risco de novamente me ver com o livro aberto nas mãos e olhando para a estante pensando em qual outra história eu poderia estar lendo.

Livro Outlander, a viajante do tempo, Diana Gabaldon (4)
Livro Outlander, a viajante do tempo, Diana Gabaldon (3)

 Essa edição da Saída de Emergência, que atuou pouco tempo no país, tem uma capa bonita, páginas amareladas, boa revisão, diagramação com letras, margens e espaçamento de bom tamanho. Atualmente, é a Editora Arqueiro que publica a série, e vocês podem encontrar novas edições. Antes, era a Rocco que publicava, talvez ainda existam em sebos a edição mais antiga. Nos diálogos, senti certa dificuldade de compreensão quando o verbo dizer era usado sem o acompanhamento de um pronome, estava lá a palavra "disse", mas eu não sabia quem havia dito e tinha que ler e reler as falas para compreender, dificuldade que não havia quando o verbo era traduzido para "falar".

 Enfim, há muito o que eu poderia dizer sobre "Outlander, a viajante do tempo", mas paro por aqui para que a resenha não fique do tamanho do livro. Com o vídeo, a postagem do "Li até a página 100 e...", postagens no Instagram e essa resenha, acho que foi possível fazer um bom registro de como foi essa minha experiência de leitura. Não se magoem comigo por ter falado sobre algumas cenas que acontecem antes da metade do livro, pois na história tem muito mais para vocês descobrirem (nem citei o nome do vilão). Não acho que "Outlander, a viajante do tempo" seja um livro ruim, longe disso, tanto que dei três estrelas e meia para ele no Skoob (as estrelas vão de um até cinco). Mas foi uma leitura muito diferente do que eu imaginava, e o que pesou mais foi ter tido essa vontade de abandonar e a antipatia pelo protagonista em sua forma de conduzir seu relacionamento. Como sempre digo, minhas resenhas são a minha experiência de leitura, e essa experiência de leitura é algo que cada leitor vive de uma forma, e que está completamente fechada quando lemos a última página, nada pode apagar o que foi sentido.

Detalhes: 800 páginas, ISBN-13: 9788567296227, Skoobleia um trecho. Onde comprar online:

 Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha. Me contem: já leram "Outlander, a viajante do tempo"? Os próximos volumes são muito melhores? Alguém acompanha a série adaptada do livro?

* Clique aqui e participe dos sorteios que estão rolando no blog.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

26 comentários

  1. Diexa eu te contar que estava bem em duvida sobre a aquisição justamente desse livro, por medo de não ser tudo aquilo que achei, pois dá pra ver que a escrita dele é bem diferente do que mais curto, mas ameeei seu post, ajudou demais!

    https://theprivs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom !!! As pessoas desaparecem é uma FUGA fogem de suas realidades correm quilômetros, para não encarar a verdade da vida !!! Muito Sério né e bem no cotidiano.


    www.cinthiadaniele.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas depois de ler seu post fiquei com vontade de comprar e ler ele, pois achei bem interessante e diferente dos livros que estou acostumada a ler, o post ficou ótimo, parabéns 😘

    https://papodedelicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bem legal. Muito boa sua resenha. Nunca li o livro, mas ja ouvi falarda serie adaptada. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu já li várias resenhas sobre esse livro, a maioria delas foram positivas, tanto que me surpreendi quando você disse que deu 3 estrelas e meio no Skoob, mas eu entendi o seu ponto de vista. Tenho muita vontade de ler e espero ter a oportunidade algum dia! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eita, mais que amei o post! Comecei a assistir a série no fim do ano passado, e me apaixonei pela história... Depois que descobri sobre os livros, já adicionei eles logo na minha wishlist!

    ResponderExcluir
  7. Hello!! Tudo bem?
    Ainda nao tive coragem de encarar a leitura de Outlander, ja vi mta gente falando que prefere a serie por justamente nao se simpatizar com os protagonistas.
    Nao sabia que tinha tanta coisa no livro a ponto de ter 800 pags.
    Acho que teria a mesma opiniao que vc e com certeza atitudes infantis assim me incomodariam mto e descricao das surras tb nao sou mto adepta.
    A capa é realmente linda, mas nao sei se lerei um dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha curiosidade sobre esse livro, mas agora acho que não tenho mais hehehehe... Dizem que a série é melhor, também nunca vi...

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas já vou colocar na minha lista!!! Já me falaram da série também, mas prefiro ler o livro antes de ver a série (gosto de fazer isso com filmes também rs).

    ResponderExcluir
  10. Oii... Sim! A primeira coisa que veio a minha mente: que livro enoooorme!! Significa muitos dias pra encerrar a leitura! rsrsr
    Sua sincera resenha/experiência me faz pensar que eu não conseguiria ir até o fim. Parabéns por concluir a leitura e ainda escrever tão bem a resenha!!
    bjoo
    (jeferson adriana kesia)

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Sou completamente apaixonada pela história de Claire e jaime. Melhor casal de todos os tempos na minha opinião. Assisti a série completa e já comecei ler o primeiro livro. Realmente à primeira vista 800 páginas parecem muito, mas a leitura flui muito bem. Ótima resenha e indicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Olá, Maria.
    O meu problema com essa série não é nem o tamanho do livro, mas da série mesmo. E olha que ainda não terminou de publicar. E também agora a Arqueiro está publicando com as capas da série o que não gosto. Não sabia que tinha essas partes onde ele era violento, não vi isso em nenhuma resenha. Não sei se lerei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Ual, que resenha completa. Ao longo dela fui ficando com um misto de "nossa tenho que ler esse livro" com "putz, acho que é provável que eu queira desistir dele", mas acredito que um dia eu pegue esse livro para ler, só por curiosidade.
    Sobre a parte que você descreve como que o cara era com a mocinha, me veio na cabeça cenas de submissão e que, dependendo da pessoa que for ler (principalmente o público feminino), pode achar as atitudes dele "normal" e acabar levando isso pra vida.

    ResponderExcluir
  14. Resenha completíssima, adorei! Com certeza vou procura-lo para ler, confesso que tenho preguiciinha de livros contínuos, mas enfim... Sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu tenho curiosidade em ler esse livro por tanto que ouvi falar ele está na minha meta de leitura, gostei de saber sua opinião sobre o livro é bom que eu não vou com muita expectativa no livro

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente essa é uma série que não me chama a atenção, assim como a que virou série de tv não me é atrativa. Por outro lado senti uma pontinha de curiosidade para conhecer mais desse passado de Claire e Jamie, talvez devesse dar uma chance, vai que me apaixono.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Mari!

    Tudo bem? Ahh Outlander <3 para mim é uma mistura de vício e amor! A Viajante no Tempo foi uma leitura surpreendente e que despertou em mim uma vontade louca de conhecer as Terras Altas. Jamie me conquistou logo de cara e Clare é o tipo de protagonista que torna tudo muito mais interessante pra mim é uma pena que o livro não tenha funcionado tão bem assim pra você, mas pelo menos não achou a história de todo rui.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Pena que você não gostou tanto dos personagens :( Essa é uma das séries favoritas de uma amiga minha e ela vive me indicando (desde 2012, quando ainda era da editora rocco). Comecei a lê-lo, mas ainda não consegui continuar.
    Achei que essa construção do Jamie é mais para descrever a época, mas pensei que os dois seriam igual são nas série, que parecem realmente apaixonados.
    Bem, vou tentar animar para ler e ver o que vou achar.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Hoje estou lendo muito sobre essa série, seria uma mensagem do além para eu ler logo? rs
    Gostei muito das suas impressões e fiquei super curiosa para conhecer essa história, pois eu quero saber quem é essa personagem que aparece e que foi sua favorita.
    Acho que a Claire seria uma personagem que me encantaria em todos os sentidos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá! Tudo bom?

    Eu já li bastantes livros Outlander que nem sei mais em que numero parei já que são parte um e parte dois haha Enfim, eu gosto bastante da história, o universo que a autora criou é incrível, as vezes eu me perguntava se tal coisa era verdade e quando eu pesquisava lá estava, então dá pra notar o estudo e trabalho que a autora teve ao criar a historia. Pena que você teve vontade de abandonar a leitura, e eu prometo a você que o Jamie muda hahaha de fato ele é bem jovial nesse primeiro livro, mas ao decorrer das aventuras a Claire consegue transformar ele num homem e como casal eles evoluem bastante, eles sempre acabam chegando em um consenso para ambos estarem felizes, a da punição é um exemplo. Adorei ler sua opinião sobre, alias ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu amo Claire e o Jamie! Esse livro foi um achado muito aleatório, antes (muito antes) de ter série ou ser publicado pela Arqueiro ou a outra editora. Enfim, essa é uma das minhas capas favoritas. Amo demais toda história, mesmo quando ela vai ficando confusa nos últimos livros lançados. O amor deles é puro, apesar de louco e cheio de aventuras! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi.

    Eu tenho uma vontade enorme de ler esse livro, mas até hoje eu não consegui comprar. Sempre que tento, o preço na ajuda muito e ei acabo deixando para outro dia. Assito a série, enquanto não leio o livro, e adoro a adaptação. Me apaixonei desde o primeiro episódio.

    ResponderExcluir
  23. Essa série me divide demais, ao mesmo tempo que quero muito ler porque tem feito sucesso, opiniões como a sua me deixam dividida, me parece que a obra nao é tudo isso que as pessoas dizem, sabe? Isso me confunde, mas acho que só lendo pra tirar minhas proprias conclusões. Salvei sua resenha e pretendo revê-la próxima de promoções pra definir se compro ou nao.

    ResponderExcluir
  24. Hey!
    Faz um tempo que eu comecei a ler Outlander, nem me lembro em qual livro parei.
    Mas é uma série que com certeza eu vou quer tela na minha estante futuramente e sua resenha me inspirou.
    Parabéns!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá, acredita que esta é a primeira resenha que li do livro ? Sempre vi algo da série, mas gostei de conhecer mais profundamente este sucesso. Gostei de saber como os personagens sao bem construídos e que a história é bem amarrada. Apesar de ser grandinho, espero ter a oportunidade da leitura.

    ResponderExcluir
  26. Olá!!
    Eu amei o livro e principalmente Claire e Jamie. Apesar de ser um livro enorme eu li muito rápido porque simplesmente não conseguia parar de ler. Minha meta é ter os livros físicos na minha estante ainda esse ano.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo