Festa do Jubileu do Senhor Bom Jesus do Livramento (Festa de Setembro) em Liberdade-mg

Tweet  Chegou Setembro;e com ele a cidade de Liberdade-MG vai se agitando;é que vem aí a Festa do Jubileu do Senhor Bom Jesus do Livramento.

Aqui em Liberdade existe uma imagem feita no século XVIII ,com 1,90 de altura, "uma das mais belas imagens de nosso senhor Jesus Cristo já encontradas";é essa:
História:
Os padres jesuítas, em sua missão de catequese construiram  uma capela, ainda na primeira metade do século XVIII ,com paredes de pedra e coberta de sapê, onde colocaram uma pequena imagem do Senhor Bom Jesus trazida de Portugal, com cerca de 30 cm de altura e preservada até os dias de hoje. Em volta dessa capela as pessoas começaram a se fixar dando origem a um povoado.  
Conta a tradição que a população começou a buscar uma nova imagem do Senhor Bom Jesus de maiores dimensões e não era tarefa muito fácil, na época estas imagens eram esculpidas por raros artistas e levavam tempo e recursos .
Certo dia surgiu no povoado um velho homem que se ofereceu para fazer a imagem.Foi usada a madeira de um grande cedro "que nem mesmo as queimadas para o plantio das roças, conseguia atingir a imponente árvore parecia um milagre, o fogo queimava ao seu redor e quando se aproximava ia se consumindo e se apagando."
O homem se trancou numa oficina improvisada e depois de alguns dias sem que ele desse qualquer sinal de vida as pessoas do povoado arrombaram a porta do local;porém  "não havia ninguém, mas no centro do quarto vazio estava, do tamanho natural de um homem e com grande expressão de dor, uma das mais belas imagens de nosso senhor Jesus Cristo já encontradas.E todos perguntavam quem era aquele velho? De onde vinha? Porque sumiu? E alguém no meio disse: Deve ter sido São José, e a partir daí ficou oficializado, segundo a tradição, que foi São José que veio a esse povoado fazer a imagem do seu próprio filho."
"Com o aparecimento da imagem, foi estipulada uma data de 12 a 14 de setembro para comemoração e louvor ao Senhor Bom Jesus Livramento, durante esses dias a cidade de Liberdade recebe cerca de 50 mil romeiros e turístas que vão pedir e agradecer graças recebidas ao Senhor Bom Jesus."
Santuário do Senhor Bom Jesus do Livramento Liberdade-mg

A cidade fica cheia de gente(principalmente no dia 14);vem muitos ônibus de romeiros de várias cidades.

Procissão do dia 14 de setembro
Tem a parte religiosa da festa;tem a parte comercial (são montadas muitas barracas na rua que vendem de tuuudo) e tem diversão também;esse ano quem quiser pode dançar e se divertir muito na Boate Oxigênio;a festa começa na sexta e vai até quarta:



Para quem quiser se hospedar na cidade o telefone do Sasaki Hotel(o único que eu seio número;mas tem outros na cidade) é (32)3293-1403;e para quem quiser mais informações é só ligar para o Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento:(32)3293-1275.

Estão todos convidados!

Siga-me no twitter:@marijleite .
Curta a Fan Page do Blog no Facebook!


Um comentário

  1. Olá, Mari!
    Legal sua postagem. Estamos aqui do lado no Ponto de Cultura e vamos fazer uma oficina de fotografia. Apareça!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo