Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "A menina que roubava livros" escrito pelo autor Markus Zusak e publicado no Brasil pela editora Intrínseca.
"Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler."
Esse é um livro bem conhecido e já faz muito tempo que eu queria lê-lo.Ele vai virar filme com estreia no Brasil prevista para o ano que vem. Finalmente consegui ele emprestado num livro viajante (book tour) no Skoob.Diferente dos últimos livros que li, onde o narrador era o personagem principal e ele mesmo contava sua história; nesse, o narrador é a morte, é ela quem nos conta a história de Liesel Meminger.
Em sua apresentação, nossa "simpática" narradora diz "...em algum ponto do tempo, eu me erguerei sobre você, com toda a cordialidade possível. Sua alma estará em meus braços.(...) E levarei você embora gentilmente." (Já experimentei uma pontinha de medo na primeira página do livro, gente!)
Acompanhamos a história de Liesel Meminger entre 1939 e 1943, período da Segunda Guerra Mundial. É numa rua pobre de uma cidade da Alemanha que Liesel vai morar aos nove anos, depois de ser adotada pelo casal Rosa e Hans Hubermann.
É com seu pai, Hans, que Liesel aprende a ler e escrever, tudo por causa de um livro roubado pela garota. Na verdade, não foi roubado, o dono perdeu e a garota achou pouco depois. Ela tinha um motivo para pegar aquele livro, ele tinha um significado especial: a única recordação palpável de sua vida antes dos Hubermann. Depois desse primeiro, vieram outros livros, outros furtos.
Rosa, a mãe de Liesel, tinha uma maneira estranha de demonstrar afeto; o pai era um homem muitíssimo mais incrível e bom do que todos pudessem imaginar, o cumpridor de promessas capaz de esconder um judeu em sua casa em plena guerra.
Além dos pais, Liesel tinha Rudy, seu amigo, vizinho de rua e colega de escola. Juntos, eles viveram a infância e adolescência de crianças alemãs em uma época de guerra.
Tudo o que sei sobre a Segunda Guerra foi o que aprendi na escola, um ou outro filme e algumas coisas que vi na tv. Sempre vi as coisas pelo lado dos judeus, dos países que foram contra Hitler, para que aquele louco fosse derrotado foi preciso atacar o país. Eu nunca tinha olhado a guerra pelo lado das pessoas que moravam na Alemanha e que não concordavam com Hitler, que não odiavam os judeus, mas que não podiam fazer nada: era o país deles, era o chefe deles. Esse era o caso da família de Liesel e de muitos moradores de sua rua Himmel.
Todo o horror desse período está presente no livro: os bombardeios, a perseguição aos judeus, a situação dos pobres da Alemanha. E Liesel viveu isso. A morte também estava lá, tinha muito trabalho pra fazer. Acredito, a cada dia mais, que numa guerra ninguém vence.
"• UMA OBSERVAÇÃO PEQUENA •
PORÉM DIGNA DE NOTA
Ao longo dos anos,
vi inúmeros rapazes que pensam
estar correndo para outros rapazes.
Não estão.
Eles correm para mim." (Palavras da morte)
Foram os livros que salvaram Liesel de várias formas, foram eles que aproximaram a garota do pai, foram as palavras que salvaram sua vida literalmente.Vocês sabiam que "A menina que roubava livros" é o livro mais abandonado do Skoob (que mais pessoas desistiram antes de terminar de ler)? Eu também tive vontade de parar de ler, tem horas que parecia que a leitura não rendia. Não achei o livro ruim, mas a história não me prendia. Primeiramente pensei que poderia ser o jeito do autor escrever, nunca tinha lido nada dele; depois pensei que pudesse ser pelo fato de a história ser narrada pela morte, por isso a narração distante, sombria e diferente. Mas o final compensou muito, consegui entender os motivos do jeito da narração.
É na última parte do livro que a história ganha agilidade, é como se fosse uma charada: da mesma forma que Hans Hubermann dizia para Liesel continuar lendo, a gente também precisa continuar lendo se quiser encontrar o que faz o livro ser tão querido por tantas pessoas. Eu encontrei! Ri, tive vontade de chorar, me encantei. Liesel e Hans Hubermann entraram pra lista dos meus personagens preferidos.
Sobre a parte visual do livro: achei muito bonito esse detalhe da lombada, a parte preta ao contrário do branco do resto da capa. O tamanho das letras e margens é bom. As folhas estão super amareladas por causa do tempo, não sei como eram quando o livro era novo.
Informações: Saiba mais sobre o autor clicando aqui. Editora: Intrinseca. Lançamento: 2007 (li a edição de 2008). ISBN: 9788598078373. Páginas: 382. Página no Skoob. Onde comprar online: Americanas, Submarino.
Alguém já leu esse livro? O que achou? As fotos da resenha de hoje foram tiradas ao ar livre, que tal? Espero que vocês tenham gostado do post. Bom final de semana e feliz dia dos pais!
Me acompanhem nas redes sociais: @marijleite| facebook | G+| Skoob| Goodreads| Bloglovin (receba todos os posts do blog no seu e-mail)| Flickr| Livraria Pétalas de Liberdade.
eu já li o livro é muito lindo <3 to esperando ansiosamente para o filme s2 Tem post lá no blog www.meninascapricho-dada.blogspot.com beijos
ResponderExcluirOi Amanda, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirEu não li o livro ainda não.
ResponderExcluirPela resenha e resumo que você escreveu deu vontade de ler.
Muito legal mesmo a postagem e a capa sem palavras gostei o
detalhe preto e vermelho no que divide a capa.
Muito lindo mesmo.
Beijos
rodrigobandasoficial.blogspot.com.br
Oi Rodrigo, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirSou louco para ler esse livro, a história parece ser fascinante e emocionante, tudo ao mesmo tempo! O que sei é que esse livro já é um clássico da literatura recente... E a resenha ficou incrível, parabéns!
ResponderExcluirGostei muito do seu blog, estou seguindo!
O meu ainda está no início, se quiser fazer uma visitinha lá depois, ficaria muito feliz em te receber!
Abraços!
Peças de Oito
Oi Diêgo, "A menina que roubava livros" é mesmo emocionante. Fico contente por você ter gostado da resenha; obrigada por seguir, pela visita e comentário. Vou conhecer seu blog também.
ExcluirEu li esse livro e é ótimo mesmo, vale a pena ler!
ResponderExcluirAdolecentro
Oi Suzana, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirEu amo esse livro, a história é linda!
ResponderExcluirQuero muito ver o filme também, espero que saia logo.
Beijos,
http://gemeasthings.blogspot.com.br/
Oi, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirSou suspeita pra falar desse livro porque ele é meu #1 no top 5 de livros favoritos viu haha
ResponderExcluirNão sei se eu que sou meio louca mas eu não consigo entender como as pessoas abandonam esse livro GENTE eu não conseguia parar de ler kkk
Acho que super vale a pena porque eu tirei muitas lições de vidas, e mesmo sendo uma historia inventada, eu gostei de ver uma outra "parte" da historia da segunda guerra, que não é vista nem pelos judeus, nem pelos nazistas, mas por alemães que estão no meio da guerra e nem sabem porque.
Ahn não posso falar desse livro ja começo a chorar e me empolgo haha
beijão!
http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/
Oi Larissa, também me impressionei com o número de abandonos que esse livro teve, é uma leitura muito gratificante. Obrigada pela visita e comentário.
Excluiresse filme é tao famoso e eu nunca li, preciso tomar vergonha na cara, haha adorei o post flor *_* toda fofa
ResponderExcluirbeijao
www.doce-vestido.com.br
Olá, é um livro bem famoso, fico contente que tenha gostado do post, obrigada pela visita e comentário.
Excluirminha amiga leu e ela disse que é muuuuuito bom, só falta agora eu ler u-u
ResponderExcluirrebecafashionworld.blogspot.com.br
Oi Rebeca, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirOlá, muito bom o livro!
ResponderExcluirBom demais!!!
Gistei do se cantinho, estou por aqui observando e apreciando o lugar.
bjs
Ritinha
Oi Ritinha, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirEm 1933, a mando de Hitler foram queimadas obras de escritores alemães inconvenientes ao regime dele em praça pública em várias cidades alemãs.
ResponderExcluirMuitos roubavam os livros para poder ler.
Oi Claudio, esse fato também é retratado no livro. Obrigada pela visita e comentário.
ExcluirTentei juro que tentei ler esse livro mas infelizmente ainda não deu! Como havia tentado ler a anos, nao gostei, acho que porque era novinha! Mas um dia desses ainda tento!!!
ResponderExcluirBeijos
http://www.partesdeumdiario.com/
Oi Luana, como eu disse no post, o melhor da história tá no final; quem sabe você não tenta mais uma vez? Obrigada pela visita e comentário.
ExcluirEsse livro é lindo, tem uma história forte e cheio de citações incríveis... Não sabia sobre a adaptação para o cinema, certamente vai ser um filme ótimo!
ResponderExcluirOi Aline, tomara que o filme seja tão interessante quanto o livro. Obrigada pela visita e comentário.
ExcluirJá adquiri este livro e estou louco para começar a sua leitura. Tenho ouvido muitos comentários bons e depois que soube que vai virar filme estou correndo para ler antes de seu lançamento.
ResponderExcluirEstou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
Abraços
http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/
Oi Fernando, que bom que você vai ler, espero que goste. Obrigada por seguir, pela visita e comentário.
ExcluirOi Maria! Vim retribuir a visita! :)
ResponderExcluirSeu blog é lindo, parabéns!
Minha irmã foi uma das que abandonaram esse livro, por isso eu ainda não animei a ler... Agora vai ter o filme, né?! Acho que vou deixar pra ver o filme mesmo... hehe
Beeejo!
http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
Mais Uma Página
Oi Michelly; quem sabe, depois do filme, as pessoas se animem para ler o livro também, né?! Obrigada pela visita e comentário.
ExcluirOi Carlos, obrigada pela visita e comentário. Vou conhecer seu blog também.
ResponderExcluirComecei a ler esse livro agora, ai resolvi dar uma olhada em umas resenhas para ver qual era do livro. E sua resenha conseguiu me surpreender, vou lê-lo agora mesmo! haha
ResponderExcluirBeijinhoos
Se puder dar uma passadinha: http://www.leituraesuasmanias.com/
Oi Ana, fico super contente por receber esse seu comentário; espero que você goste do livro tanto quanto eu :). Vou lá conhecer seu blog.
Excluir