Sinopse: "Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles."
Lemony Snicket é um garoto de quase treze anos que teve uma educação incomum. Ele acaba de se formar e precisa passar por um período de experiência: cumprir sua primeira missão sob as ordens de sua nova tutora S. Theodora Markson.O primeiro encontro com sua tutora não se dá de uma forma muito convencional. Juntos, ele vão para a cidade de Manchado-pelo-Mar, uma cidade quase fantasma. Em Manchado-pelo-Mar, eles recebem a missão de recuperar um objeto roubado que não foi roubado (é isso mesmo que você leu).
Alguns trechos:
"Um mistério se resolve com uma história; e a história começa com uma pista. O problema é que geralmente você não tem ideia do que seja a pista, mesmo achando que sabe." (página 74)
" - Geralmente é esse o caso - eu disse. - O mapa não é o território.
- O que isso quer dizer?
- É uma expressão que os adultos têm para a confusão em que estamos metido.
- Os adultos nunca dizem nada as crianças.
- As crianças também nunca dizem nada aos adultos. - eu disse - As crianças e os adultos deste mundo estão navegando em barcos completamente separados, só se aproximam uns dos outros quando algum de nós precisa de uma carona ou quando algum deles quer que lavemos nossas mãos." (páginas 109 e 110)
Achei o Lemony Snicket um garoto inteligente, muito mais esperto que sua tutora, a S. Theodora Markson (que chegava a ser irritante em algumas partes).
"Quem poderia ser a uma hora dessas - Só Perguntas Erradas" tem várias reviravoltas e muito mistério.
É uma leitura rápida, dá pra ler em um dia, dependendo do tempo que você tenha disponível (a história é divida em capítulos curtos). No final, muita coisa fica sem ser totalmente esclarecida, acredito que por ser o primeiro de uma série de quatro livros.
(O segundo livro da série tem lançamento previsto para outubro e dá pra ver a capa aqui, o título será "Quando você a viu pela última vez?".)
Sobre a parte estética do livro: o tamanho da letra e das margens é bom; as folhas são amareladas; a capa é bonita (amo azul!), a parte de dentro da capa tem uma estampa de polvos bem legal. As ilustrações de Seth não estão presentes só na capa, mas também ao longo dos capítulos, elas também nos ajudam a entender um pouco mais da história.
Sobre: 240 páginas; ISBN: 9788565765046; Página no Skoob; Editora: Seguinte (selo jovem da Companhia das Letras). Para saber mais e ler um trecho, clique aqui.
Veja o Book Trailer do livro:
Onde comprar online: Livraria Cultura, Submarino (#ficadica está pela metade do preço, super barato, não sei até quando vai durar essa promoção).
Alguém já leu esse livro? Espero que tenham gostado da resenha!
Me acompanhem nas redes sociais: @marijleite (sigo de volta)| facebook | G+| Skoob| Goodreads| Bloglovin (receba todos os posts do blog no seu e-mail)| Flickr| Livraria Pétalas de Liberdade.
Bacana, fiquei curiosa, gosto dessas histórias que são algo além, que brincam com o imaginário e instigam o leitor. Parece que o autor é muito bom nisso =)
ResponderExcluirBjos
Oi Celly; é bem difícil não ficar curiosa com esse livro. Obrigada pela visita e comentário!
ExcluirOlá! Maria,
ResponderExcluirAmei a sua resenha desse livro que parece gibi e tudo rs.
Ah! eu vi o vídeo e gostei demais e ainda. E ainda fiquei impressionado mesmo com ele.
quero ler muito.
Beijos
http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/
Oi Rodrigo, fico contente que tenha gostado; ele não tem muitos elementos de um gibi, mas sabe que acho que daria certo se fosse uma história em quadrinhos?Obrigada pela visita e comentário!
ExcluirAcho que já tinha visto esse livro em algum lugar, adorei a resenha, da vontade de ler, porque parece ser um livro engraçado e tem desenhos, acho tão lindo, hahaa
ResponderExcluirbeijos! :)
http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/
Oi Larissa, é mesmo um livro divertido e com ilustrações muito interessantes. Obrigada pela visita e comentário!
ExcluirQue legal a historia
ResponderExcluirja fiquei curiosa para ler!!!
Beijos Jéssica R. Coelho BLOG
-Sorteio p/ quem é de Curitiba
Oi Jéssica, obrigada pela visita e comentário!
ExcluirNossa fiquei morrendo de vontade de ler!
ResponderExcluirDá uma passadinha?
http://comportamentorosa.blogspot.com.br/
Oi Fernanda, obrigada pela visita e comentário!
ExcluirNossa que loucura de livro haha me deixou super curiosa para saber o final :p
ResponderExcluirbjks
mahmachado.blogspot.com
Oi Mayara, e se você lê-lo, vai ficar curiosa para saber o que acontecerá no segundo livro, rsrs. Obrigada pela visita e comentário!
ExcluirCaraca, que bacaaaaana achei esse livro!! Não conhecia, mas confesso que fiquei curiosa!
ResponderExcluirUm beijo
www.kvcomvoce.com
Oi Karla, obrigada pela visita e comentário!
ExcluirEsse livro que tem mts "contradições" na sinopse, que om certeza são propositais, da a impressão de ser aquelas histórias e que nem tudo que parece é. Achei a resenha interessante, deu vontade de ler. :3
ResponderExcluirhttp://www.mobadtrip.com/
Oi Gabriela, é isso mesmo: nem tudo e nem todos são o que parecem no livro. Obrigada pela visita e comentário.
ExcluirCara que livro legal! Adorei a resenha! Nunca tinha ouvido falar dele mas agora fiquei super curiosa pra ler!
ResponderExcluirAdorei seu blog haha seu lay é muito cute *O* Já estou te seguindo! Beijos linda <3
docesexpressoes.blogspot.com.br
Oi Ellen, fico contente que você tenha gostado! Muito obrigada por seguir, pela visita e comentário, vou lá conhecer seu blog.
ExcluirGostei do estilo.
ResponderExcluirOi Claudio, obrigada pela visita e comentário.
Excluir