Thomas Flintch era um garoto de 14 anos que morava com o pai, Robert. Sandra, sua mãe, havia morrido quando ele ainda era um bebê. Robert estava desempregado e a situação financeira deles estava pior a cada dia. Thomas era bolsista em um colégio particular, onde também estudavam Felipe (seu melhor amigo), Sofia e a novata Laura.
"(...) a impressão de fragilidade que tomou o corpo do garoto deu-se principalmente porque ele não aceitava o fato de Robert deixar a vida levar sua casa assim tão fácil. Thomas correu dali cambaleando, seu antigo guerreiro era seu atual derrotado e ele não estava pretendendo olhá-lo tão cedo." (página 73)
Coisas muito estranhas começaram a acontecer na vida de Thomas: era apresentador de tv dando informação errada, luzes verdes saindo da casa do vizinho, bicicleta andando sozinha... e essas eram as esquisitices mais leves. Thomas era um garoto muito pé no chão (algumas vezes, parecia ser mais adulto que seu pai), até ouvir uma conversa de seus padrinhos com Robert e descobrir que era um aqualaeste, o que foi um choque e um alívio ao mesmo tempo: ele era um extraterrestre, mas pelo menos não estava ficando louco e as coisas que ele tinha visto realmente haviam acontecido.
"(...) Quando se descobre que é aqualaeste, ganha-se uma entrada para o planeta, não literalmente. A única forma de conhecer suas terras é saber que elas existem." (página 86)
Aquala era um outro planeta, onde moravam diversas raças. Muitos aqualaestes viviam na Terra sem que os humanos percebessem. A família de Thomas veio de Aquala, e após descobrir sua origem, o garoto deveria passar algum tempo lá.
Thomas e seus amigos fariam inúmeras descobertas sobre a história de Aquala e suas próprias histórias e poderes, além de enfrentar grandes perigos. Um ser de outro planeta estava determinado a acabar com todos os Flintchs do Universo.
"Thomas, de uma maneira, não parava de pensar se aquilo tudo era realidade, mas era tudo muito colorido e sensível para ser fruto da sua imaginação. Nos sonhos, as pessoas podem alcançar até o que lhes era impossível de acontecer, e agora eles sabiam que tudo era, sim, possível. Quem imaginou que, em algum dia, em vez de olhar para cima e ver o céu, eles estariam olhando para baixo e visualizando tudo como se fosse miniatura?" (página 123)
Este foi o primeiro livro explicitamente sobre extraterrestres que li, estava muito curiosa para saber como o tema seria abordado e não me decepcionei; diferente de outros livros com seres de outros planetas (como Cisne, por exemplo), a história se passa nos dias de hoje e o foco não é a Terra e, sim, Aquala.
Gostei muito do livro; Thomas é um garoto bacana, a amizade dele com o trio (Felipe, Sofia e Laura [por quem ele tem uma quedinha]) é legal, todos os outros personagens são interessantes, as coisas não acontecem todas de uma vez e a gente vai descobrindo a história aos poucos, dá curiosidade sobre o que vai acontecer no próximo capítulo! As diversas espécies de seres extraterrestres (que vão muito além das já conhecidas fadas e sereias) são bem explicadas e construídas; lugares lindos (principalmente em Aquala) são descritos de forma que dá vontade de estar lá para poder ver tudo de perto.
"Thomas dizia para o amigo ser mais sutil com os demais. Às vezes, não se encontra o que se procura, mas vale sempre a pena tratar bem quem lhe faz o mesmo. Parecia que tudo se esvoaçava da cabeça de Felipe como fumaça." (página 49)
A história é dividida em capítulos e a maior parte é narrada em terceira pessoa, apenas alguns capítulos são narrados pelo Thomas e foram justamente esses os meus preferidos, poder ver o garoto contando partes da sua história e de seus sentimentos me fez gostar ainda mais dele.
"Eu ofereci meu casaco.
Ela fez cara de dúvida e acabou, por surpresa, segurando a minha mão.
Naquele momento, eu estava estranho, meus dedos não tremiam mais, o que tremia era meu peito. Meu coração disparou, as batidas ficaram mais rápidas." (página 191)
"Aquala e Castelo da Província" é o primeiro livro de uma trilogia, sendo assim, seu final deixa muitas coisas para serem resolvidas nos próximos. Por incrível que pareça, isso não me incomodou. O livro termina após Thomas e sua turma se salvarem de uma situação perigosíssima, a mais perigosa de todo o livro. Não só ele, como também os leitores, precisavam de uma pausa. É como se o clímax da história tivesse passado e as últimas páginas trouxessem um pouco de tranquilidade para que a gente retomasse o fôlego.
"Por mais que eu não tenha vivido momentos suficientes para amá-la como ela merece, eu sinto que tudo será posto, um dia, como deveria ter sido desde o início, porque eu acho que amar é ir além de palavras, amar é ir atrás de alguém que faça seu coração bater mais forte, é não saber o que falar na hora certa, é correr contra o tempo e se sacrificar para que quem você ama se sinta bem sempre... amar é organizar piqueniques em menos de duas horas..." (página 193)
Detalhes: 286 páginas, ISBN: 9788581083087, gênero: Fantasia, fanpage, Skoob. Onde comprar online: Saraiva, Cultura.
Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Me contem, vocês acreditam em extraterrestres? Já leram algum livro sobre o tema? Quem aí ficou com vontade de ler "Aquala e o Castelo da Província"?
* Esse é o 2° livro da editora Giostri que leio, o 1° foi Crimbfuor (que se tornou um dos meus favoritos).
* As inscrições para o sorteio de 2 kits do livro Intenso Demais, lançamento da Editora Valentina, vão só até terça-feira, clique aqui para participar.
Me acompanhem nas redes sociais:
Oi *-*' Eu gostei muito da capa, e apesar de ter gostado da sua resenha, não me senti atraida a ler o livro. Beijo,
ResponderExcluirentreeleitores.blogspot.com
Oi Jessica, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirAdorei a capa! A história parece muito interessante, fiquei bem curiosa para ler.
ResponderExcluirBeijão
http://porenseetcs.blogspot.com/
Oi Waleska, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirNão sou muito fã de histórias com extraterrestres, mas esse parece ser bom. Acho que o fato da história não se passar na terra torne as coisas mais legais. Fiquei curiosa.
ResponderExcluirBeijos!
Oi Mayse, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirUma das coisas que mais gosto aqui é que sempre tem uma novidade. Nunca é um livro que mil pessoas leram. Gosto muito. Adorei a capa do livro também. Nunca li sobre extraterrestres assim, eu acho, mas gostei da proposta. E também prefiro livros em 1ª pessoa. Acho que tô mal acostumada HEHE
ResponderExcluirUm beijo
www.reinodascoisas.com
Oi Karla, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirHeey, Maria, boa noite :D
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante. Também não li muita coisa sobre extraterrestres ainda, apenas O Guia para Mochileiro das Galáxias (divertidíssimo) e Os Legados de Lorien (uma das minhas séries preferidas, AMEI o jeito que a temática alienígena foi introduzida ♥).
Achei interessante ver que o autor é brasileiro, pois até pouco tempo atrás eu tinha essa mania de negligenciar o mercado nacional. Sua resenha prova que é possível, sim, encontrar bons livros nacionais. Fiquei bem interessada pela história, espero poder acompanhar a trilogia de perto.
Abraços e ótima semana!
http://confissoesdeumleitor.wordpress.com
Oi Liah, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirAchei o enredo interessante, ainda mais falando de extraterrestres, uma vez que nunca li nada do tipo.
ResponderExcluirAh, sem falar da capa que é linda! -*
Fico feliz com essa onda de novos autores brasileiros.
Abraços!
http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/
Oi Sávio, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirA capa desse livro é perfeita. Apesar de não gostar muito do gênero, me interessei pelo livro. É sempre bom prestigiar autores nacionais.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Oi Sil, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirA capa do livro é linda, mas a obra não faz muito meu estilo de leitura!
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Oi Inês, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirOi Maria, tudo bom? A capa do livro é realmente linda. Não conhecia o livro e tampouco o autor. Fico feliz que uma obra nacional tenha te agradado tanto. Só li um livro que falava sobre extraterrestres e faz muito tempo... mas lembro de não ter gostado muito, rs!
ResponderExcluirBeijinhos ♥
Thati;
http://nemteconto.org
Venha participar do sorteio do livro "Pó de lua" autografado pela autora!
Oi Thati, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirOlá !
ResponderExcluirAchei essa capa muito linda, fiquei com vontade de ler esse livro. Sem dúvida entrou para minha lista de leitura ><
Bjoos Miih
http://bookscoffeeandcupcakes.blogspot.com.br
Oi Miih, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirOlá Mari, como vai?
ResponderExcluirGostei muito do assunto desse livro. Adoro ler livros de autores nacionais e tenho que dizer que essa capa é muito bonita mesmo... Eu compraria esse livro apenas por possuir esta linda capa! haha
Parabéns pela resenha!
Beijos - http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/
Oi Thamiris, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirOi flor, eu li um livro com esse tema a muitos anos atrás, quando adolescente,hahahah...mas esse me despertou curiosidade...sua resenhaf fiicou ótima..e encontro e compro o livro.
ResponderExcluirbjs
Oi Simeia, obrigada pela visita e comentário.
Excluir