Resenha: livro "Filha da Floresta", Juliet Marillier

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é Filha da Floresta, escrito pela Juliet Marillier e publicado no Brasil pela editora Butterfly.

Resenha, livro, Filha da Floresta, Juliet Marillier

 "Você vai descobrir, filha da floresta. Através de dor e sofrimento, de grandes obstáculos, de traição e perda, você seguirá seu caminho." (página 78)

 A história se passa na época feudal, e é narrada por Sorcha, uma garota que no início do livro ainda não tem 13 anos. Ela é a última de sete irmãos, a única garota, sua mãe morreu pouco depois de ela nascer. O pai, Lorde Colum, devastado com a perda de seu grande amor, acabou se afastando dos filhos e se dedicando apenas a Sevenwaters, província que ele governava e onde a família morava. Sevenwaters ficava protegida pela floresta e lá Sorcha vivia feliz com os irmãos, acompanhando-os em todas as suas aventuras e brincadeiras.

 "o solene Liam, o alegre Diarmid, os irmãos gêmeos idênticos, Cormak, bravo e destemido, e Conor, profundo e sutil. Finbar, com sua ardente integridade. Padriac, sedento de conhecimento." (página 182)

 Sorcha se interessava muito por plantas, de forma que leu tudo o que encontrou sobre o assunto e se tornou a curandeira do povoado, mesmo sendo tão jovem. Na época, irlandeses e bretões eram inimigos. Isso não impediu que Sorcha ajudasse a cuidar de um prisioneiro bretão, o contato entre eles fez com que a garota começasse a conhecer mais sobre a crueldade humana, mas ela não imaginava o que estava por vir.

 "E talvez eu não fosse o sétimo filho de um sétimo filho como nos contos, dotado de poderes mágicos e protegido pelos Seres da Floresta, mas cresci entre meus irmãos, que me educaram da melhor maneira que puderam." (páginas 18 e 19)

 Tudo mudou quando o pai de Sorcha decidiu se casar novamente, a madrasta dela era linda, mas escondia algo de perverso e parecia ter enfeitiçado Lorde Colum. Não demorou até que a madrasta tentasse destruir os irmãos, mas Sorcha conseguiu escapar, seus seis irmãos não tiveram a mesma sorte, sendo transformados em cisnes. Mas havia uma chance de a maldição ser quebrada, e para isso Sorcha teria que enfrentar uma difícil tarefa. Por amor aos irmãos, ela decidiu tentar, mas não sabia que sua provação seria tão grande e a levaria para tão longe de sua terra natal.

 Filha da Floresta é um livro que eu já queria ler faz tempo, fiquei encantada pela capa e vi várias resenhas super positivas sobre ele. Agora, após finalizar a leitura, posso dizer que valeu muito a pena tê-lo lido. Se eu achava que a Mare de A rainha vermelha passava por momentos difíceis, é porque eu ainda não tinha conhecido a Sorcha! Ela passa por provações muito duras, mas seu amor pela família e a vontade de ter sua vida de volta faziam com que ela continuasse tendo forças, ainda que, no fim, nem tudo fosse como antes.

 "Coloquei as mãos maltratadas sobre o rosto enquanto lágrimas amargas e silenciosas caíam dos meus olhos. Não estava sentindo raiva dele, dos homens que haviam me atacado ou de alguém em particular. Era simplesmente um grande mal-estar. Estava molhada, deprimida, cansada e só queria meus irmãos novamente. O choro era de autopiedade, por saber que as coisas jamais voltariam a ser como antes. Uma vez que alguém escolhe seu destino, não há retorno. Chorei por padre Brien, por Linn, por tudo que meus irmãos teriam sido e por minha inocência perdida. E também por minhas mãos, tão feias. Afinal eu tinha apenas catorze anos." (página 275)

 O livro tem quase 600 páginas, e é daquele tipo que a gente não quer e não consegue desgrudar, mas também não quer que acabe. Eu o li em mais ou menos 4 dias, bem mais rápido do que esperava, a leitura é bem fluida e a curiosidade de saber o que aconteceria no capítulo seguinte, descobrir como as coisas se encaixariam, me fazia continuar lendo. Se no começo do livro eu devorava páginas e mais páginas, no final eu fui lendo mais devagar, pois ainda não queria me separar de Sorcha. Durante a leitura, eu conseguia me imaginar em Sevenwaters, visualizava as cenas com facilidade.

 Achei bem interessante a autora abordar, além da magia, a rivalidade entre os povos irlandeses e bretões, pagãos e cristãos, porque ela deu espaço para que o leitor visse a questão pelos dois lados.

 "- A família de Sevenwaters é muito antiga; uma das mais antigas da região - disse padre Brien. - Este lago e esta floresta são lugares em que coisas estranhas acontecem e onde o inesperado é fato corriqueiro. A chegada de pessoas como eu, de uma religião diferente, modificou alguns hábitos, mas apenas superficialmente. No fundo, a magia continua tão forte e presente quanto no tempo em que os Seres da Floresta vieram para o ocidente. As origens de muitas crenças podem conviver lado a lado e, eventualmente, se unir e adquirir uma força ainda maior." (página 95)

Resenha, livro, Filha da Floresta, Juliet Marillier, Butterfly, Sevenwaters
Resenha, livro, Filha da Floresta, Juliet Marillier, quote, trechos, opinião, sinopse, capa
diagramação, trecho, Resenha, livro, Filha da Floresta, Juliet Marillier
Resenha, livro, Filha da Floresta, Juliet Marillier

 A capa é ainda mais linda pessoalmente! O título é em alto-relevo na capa e na lombada. A diagramação está ótima, com margens, espaçamento e letras de bom tamanho. As páginas são amareladas. Encontrei alguns erros de revisão.

Filha da Floresta é o primeiro livro da série Sevenwaters, o segundo (Filho das Sombras) conta a história da filha da Sorcha, o que me leva a crer que os livros podem ser lidos de forma independente. O primeiro livro tem um final fechado, ainda que faça o leitor sofrer um pouco com alguns desfechos e deixe nele uma grande vontade de saber o que mais acontecerá em Sevenwaters. No Brasil, já foram lançados 4 livros da série, no exterior já tem mais 2.

 Detalhes: 616 páginas, ISBN-13: 9788588477971, ano: 2012, Skoob. Onde comprar online: AmericanasSubmarino, loja da editora.

 Enfim, Filha da Floresta é uma boa indicação para quem gosta de histórias de fantasia com uma pitada de romance, para quem procura uma trama com uma protagonista forte e uma história cativante.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Alguém aí já leu Filha da Floresta ou algum outro livro da série ou da autora?

 Participe das promoções do blog: sorteio de 3 livros da Editora Agir - HarperCollins Brasil (ÚLTIMOS DIAS!!!) Promoção de Halloween: sorteio de 5 super kits de livros.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

14 comentários

  1. Oii, como vai?
    Eu já vi muitos comentários desse livro e fiquei super interessada em comprá-lo, estou namorando ele faz um tempinho hahaha
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida! Tudo bem? :)
    Eu gosto muito de livros de fantasia, mas não exatamente desse estilo. De qualquer forma, sua resenha conseguiu mudar minha visão e agora eu estou com muita vontade de lê-lo. Fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu já vi várias resenhas desse livro, acho super legal, mas ainda não tive a chance de ler, a Butterfly tem ótimos livros e vi que esse tem o 4º volume já. Espero ler.
    A propósito ótima resenha, seguindo o blog.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  4. :o Que livro! nunca tinha ouvido falar dele, mas assim que der irei ler.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  5. Olá, menina eu já vi esse livro algumas vezes rolando pelo facebook mas nunca tinha dado atenção pra ele, hoje parei para ler a sua resenha e achei bem interessante, fiquei curiosa com o universo do livro e espero poder ler em breve

    ResponderExcluir
  6. oie como vai?
    eu tenho uma grande curiosidade bem grande em relação a esse livro, tenho muita vontade de ler mas cade o dinheiro? kkkk

    ResponderExcluir
  7. Oi. Estou um pouco cansada de livros com protagonistas adolescentes e séries. Mas, no caso de a Filha da Floresta abri exceção, pois desde que vi as primeiras divulgações, senti muita vontade de conhecer a obra. Não pelas resenhas positivas, pois essa ideia me passa o conceito de histeria coletiva, mas pq realmente me senti interessada pelo enredo.

    ResponderExcluir
  8. Eu realmente não sei como eu não li esse livro até hoje, sinceramente. Todo mundo fala muito bem dele, já me recomendaram diversas vezes e eu sempre esqueço de levar ele pra casa.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu já me interessei muito por essa série! Depois o interesse morreu totalmente e eu achei que ia morrer de preguiça durante a leitura. Agora sua resenha me fez ficar com vontade de novo! hahahahaha
    Que pessoa mais inconstante! Vou anotar de novo na lista! :P

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria! Sorcha realmente sofre demais, afinal ser filha da floresta não é nada fácil. Eu também amo a capa desse livro e eu já todos os que foram publicados pela Butterfly, amei cada livro da Juliet Marillier. Ela tem uma escrita forte, instigante e cheia de mistérios a serem desvendados. Terminei de ler Herdeiros de Sevenwaters e amei de paixão!Se puder leia todos!
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  11. Eu juro que me assustei com relação ao número de páginas, então não sei se teria coragem de encarar a leitura dele, seria uma aposta alta com uma autora que não conheço, e de uma temática que não me empolga muito...

    ResponderExcluir
  12. Eu li o livro no inicio do ano e me apaixonei completamente.
    Realmente a quantidade de páginas assustam, mas a história faz a leitura valer a
    pena e a gente acaba nem sentindo. É maravilhoso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da resenha. Estou muito interessada em ler esse livro, gosto muito desse tipo de literatura. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Gosto muito de romance, com fantasia e magia, fica melhor ainda.
    Achei a capa linda e a história parece ser bem forte.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo