Resenha: livro "A rainha vermelha", Victoria Aveyard

Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é A rainha vermelha, escrito pela Victoria Aveyard e publicado no Brasil pela Editora Seguinte.

Resenha, livro, A rainha vermelha, Victoria Aveyard, Seguinte, comprar, trechos, quotes, opinião

 A história é narrada por Mare Barrow, uma jovem de uma sociedade fictícia onde as pessoas são divididas pela cor do sangue: os de sangue prateado tem poderes especiais e regalias, os de sangue vermelho precisam viver com pouco e servirem aos prateados.

 Mare é uma vermelha, vive em um pequeno vilarejo com o pai que é um veterano de guerra e tem a saúde frágil, a mãe e a irmã mais nova, que é a única que tem um trabalho como aprendiz e a perspectiva de um futuro melhor. Os três irmãos mais velhos de Mare foram para a guerra, e esse também será o destino dela, assim que completar 18 anos. Todos os vermelhos que não tem emprego, consequentemente, nenhuma serventia para os prateados, são obrigados a ir para a guerra quando completam 18 anos, Mare está conformada com seu destino, a única coisa que ela sabe fazer é praticar pequenos furtos para conseguir ajudar um pouco a família.

 "Kilorn só quer vê-lo e se iludir com a ideia de que eles são humanos de verdade, que podem ser feridos e derrotados. Mas sei que não é assim. O sangue deles é uma ameaça, um aviso, uma promessa. Não somos iguais e jamais seremos." (página 14)

 Tudo muda quando Kirlorn, seu melhor amigo, fica em uma situação complicada e Mare quer muito ajudá-lo, mas acaba entrando em uma situação ainda mais difícil e, em desespero, é pega durante uma tentativa de roubo. Para sua sorte, a pessoa a quem ela tentou roubar, se compadece dela e consegue um emprego para Mare no palácio real.

 "Cal. Ele disse que tinha um bom trabalho - e agora mexeu os pauzinhos para que eu também tivesse. Talvez até trabalhe com ele. Meu coração dispara diante da possibilidade, sabendo o que isso implica. Não vou morrer, não vou para a guerra. Vou trabalhar e viver. E, mais tarde, quando encontrar Cal, posso convencê-lo a fazer o mesmo por Kilorn. " (página 62)

 As coisas pareciam que finalmente iriam melhorar para Mare, mas durante um evento em que quase morre, Mare descobre que mesmo tendo sangue vermelho, também tem um poder especial. O problema é que esse seu poder se manifestou na frente de muitas pessoas, vermelhas e prateadas, e como explicar uma vermelha com um poder que só os prateados deveriam ter?

 Acuados, o rei e a rainha decidem fingir que Mare é uma prateada, e ela precisa passar a viver mantendo esse segredo se quiser manter a vida de sua família e a sua. Em meio a tudo isso, ataques da Guarda Vermelha ameaçam o poder dos prateados. Mare passa a ser mais uma peça em um complicado jogo em um reino que esconde muitos segredos, onde uma antiga rainha morreu de forma suspeita e onde os dois príncipes, um do primeiro casamento do rei e um do segundo, tem estilos muito diferentes.

 "-Você não é prateada. Seus pais são vermelhos, você é vermelha, seu sangue é vermelho - resmunga a rainha andando em círculos diante da minha cela. - Você é um milagre, Mare Barrow, uma impossibilidade." (página 86)

 A rainha vermelha é um daqueles livros onde a protagonista sofre muito, onde parece haver pouca esperança de um final feliz, mas onde torcemos loucamente por ela mesmo assim. E é também uma leitura eletrizante, da qual não queremos desgrudar até saber como terminará, mas ao mesmo tempo não queremos que acabe.

 A rainha vermelha é o primeiro de uma série, a continuação (intitulada "Glass Sword") está prevista para ser lançada no início do ano que vem. Sabendo que haverá um próximo livro, eu já suspeitava onde o primeiro terminaria, mas me surpreendi demais com o caminho traçado até o final, foi de ficar de boca aberta, sem ar. A autora criou reviravoltas e construiu personagens que foram capazes de me surpreender demais.

Resenha, livro, A rainha vermelha, Victoria Aveyard, Seguinte, capa, trechos, quotes, opinião
Resenha, livro, A rainha vermelha, Victoria Aveyard, Seguinte, sinopse, trechos, quotes, opinião
Resenha, livro, A rainha vermelha, Victoria Aveyard, Seguinte, diagramação, trechos, quotes, opinião
Resenha, livro, A rainha vermelha, Victoria Aveyard, Seguinte, marcador, trechos, quotes, opinião

 A capa do livro é a mais diferente de toda a minha estante, prateada, quase um espelho, praticamente brilha e reflete, se destacando onde quer que esteja. A coroa e o título são em alto-relevo. A diagramação está ótima, com margens, espaçamento e letras de bom tamanho; as páginas são amareladas. Veio um marcador de páginas junto da orelha (que eu não tive coragem de cortar para usar), uma ótima ideia da Editora Seguinte (Obrigada!).

 Enfim, A rainha vermelha foi um livro que valeu a pena ler e que eu recomendo que vocês leiam, pois é impossível ficar indiferente ao livro. Acho que para ser uma boa leitura, é importante que a história cause alguma coisa no leitor, e A rainha vermelha causa tensão, faz o leitor mergulhar na trama, surpreende, prende.

 Na imagem acima, vocês podem ver que a autora curte "As Crônicas de Gelo e Fogo", e A rainha vermelha tem um pouco do estilo da obra do George R. R. Martin, quando os personagens parecem estar jogando uns contra os outros. Martin pode ter uma escrita mais madura, mas gostei muito mais da trama e dos personagens criados por Victoria Aveyard.

 Detalhes: 424 páginas, ISBN-13: 9788565765695, tradução: Cristian Clemente, Skoob. Onde comprar online: Cultura.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Quem aí já leu A rainha vermelha? Antes de iniciar a leitura, muitas pessoas já haviam me recomendado o livro. E hoje sou eu que estou recomendando-o para vocês. Talvez vocês não sintam que ele é tudo isso no começo da história, mas creio que chegarão ao final também com a sensação de que valeu a pena ter lido, e contanto os dias para "Glass Sword".

 - Participe do sorteio de 3 livros da Editora Agir - HarperCollins Brasil, clique aqui.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

21 comentários

  1. sim sim sim, concordo c a sua resenha!
    gnt esse livro eh maravilhoso
    e o final pqp sauhuahsauhasuhsa
    quero logo a continuação!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já li o Fique Onde Está e Então Corra publicado pela Seguinte e gostei muito, mas o A Rainha Vermelha nem me chamou muito atenção. Gostei da sua resenha, mas livros que fogem um pouco da realidade me deixa meio enfadado lol.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Ainda não li A Rainha Vermelha, mais a cada resenha que leio fico mais curiosa para conhecer essa história.
    Gosto de livros que nos causam tensão e principalmente que nos surpreendem, então pretendo adquirir em breve!

    Beijos ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu comprei esse livro, mas ainda não o li. Agora, depois de ler sua resenha, acho que vou passá-lo à frente de outras leituras, rs.
    Quero conferir logo essa tensão toda!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. oie como vai?
    eu estou louca pra ler ele, mas ainda tenho receio pelas opiniões negativas que andei lendo.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Tudo bem?

    Eu estou louca por esse livro!! Fiquei bem contente de saber que o livro tem traços de GOT nele. E realmente... Essa edição é de encantar os olhos de qualquer um.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  7. Olá, sabe que nunca tive muita vontade de ler esse livro, mas agora as coisas mudaram pela suas resenha, pelo que você contou me deixou com uma vontade imensa de conhecer essa história!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Esse é um livro que eu desejo desde que quando ele estourou na hipe lá fora. Ai quando veio para o Brasil eu só fiquei mais ansioso ainda.
    Só que ultimamente ando ouvindo alguns comentários que estão abaixando minhas expectativas, o que é muito bom, pois não quero me decepcionar com o livro.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Cara, eu tô querendo muito esse livro. Pena que tô tão dura de grana. No começo eu tinha achado que não era interessante, mas a cada resenha fui querendo saber mais da história. Preciso de graaaana T-T

    ResponderExcluir
  10. Eu já li tantas resenhas controversas de Rainha Vermelha que não sei mais o que esperar do livro. Espero ter oportunidade de fazer a leitura em breve e desenvolver minha própria opinião. Tomara que eu não me decepcione.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou completamente louca para ler esse livro.
    A premissa é incrivel e eu amo personagens que sofre e nos deixa loucos pensando que não haverá esperança.
    Eu nunca li nada do George R. R. Martin e nem tenho curiosidade, mas se A rainha vermelha parece um pouco com as obras do GRRM quem sabe ela me convence.

    ResponderExcluir
  12. Mari, estou interessada em ler esse livro desde a época em que ele seria lançado pois capa e título me chamaram muita atenção.
    E apesar de algumas resenhas negativas eu me empolgo mais ainda quando vejo resenhas como a sua.
    Preciso ler esse livro logo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. OI Mari!
    Quero ler esse livro desde o lançamento. Tenho visto várias resenhas positivas e muitas negativas, mas a sua até que me agradou e não me deixou muito triste. Quero ler sim e conhecer melhor esse livro de capa linda!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  14. Acho que o que estraga esse livro é a quantidade de pessoas que gostam dele. Porque eu realmente tenho vontade de ler, mas eu não quero pegar essa leitura esperando que seja o melhor livro da minha vida.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Vejo criticas variadas para o livro, alguns gostam outros não, mas vejo mais o lao positivo. Vou confessar que gostaria de ler para saber que é assim tão bom, mas não é um livro que chamou loucamente minha atenção.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu amei esse livro. O primeiro ponto é que gosto de distopias e nesse caso a narrativa foi bem escrita. A narrativa realmente é eletrizante e repleta de momentos em que eu ficava com o coração na mão. A reviravolta no final me deixou de boca aberta e estou ansiosa para o próximo da série.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adoro esse livro <3 Realmente impossível ficar indiferente, ele prende e surpreende demais! Adorei a resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Estou louca para ler esse livro ^^
    Já li muitas resenhas sobre ele e a maioria é muito positiva o que só me faz ficar com mais vontade de ler :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. A vida de Mare Barrow não está nada boa, uma vez que ela não faz parte dos que tem o sangue prateado!! Ela tem que roubar para ajudar a sua família!! Porém, apesar de ela não ter o sangue prateado, ela tem poderes? Mas como isto é possível?

    ResponderExcluir
  20. O meu acabou de chegar, estou bem animada para ler <3 A capa é linda, né <3
    Vitoria Martins

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo