Resenha: livro "Carmim", Catarina Muniz

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Carmim", escrito pela Catarina Muniz e publicado pela Ler Editorial em 2017.

Resenha, livro, Carmim, Catarina Muniz, Ler Editorial, romance hot

 "Levei um tempo para entender que 'sem coração' é toda pessoa que vai embora levando o nosso consigo." (página 17)

 O livro é protagonizado por Louis e Carmen, ambos na casa dos trinta anos. Ele era publicitário, morava em Miami. Ela era dentista, mudou-se da Espanha para Atlanta após a morte da mãe, veio em busca de uma vida nova e, quem sabe, de encontrar algum membro da família que estivesse no país. Seus caminhos se cruzariam quando Louis foi buscar um terno para o corpo do avô que havia falecido, e encontrou, no bolso do terno, uma carta onde descobriu que seu avô, sempre tão rígido e honrado, havia tido outra mulher, havia traído a sua avó.

 "Ou eu estava tendo alucinações, causadas pela exposição prolongada ao éter, ou meu avô, o velho Vittorio, tão exigente e moralmente impecável, tinha outra FAMÍLIA! (página 9)

 Louis ficou preocupado que, quando soubessem da morte de seu avô Vittorio (um italiano que fez fortuna através de uma rede de confeitarias nos Estados Unidos), os herdeiros dele na Espanha aparecessem em busca de parte da herança, o que seria um baque para toda a família que nem imaginava que Vittorio pudesse ter tido um caso, além do escândalo. Louis foi investigando e chegou até Carmen, que seria a herdeira desconhecida de Vittorio, e o rapaz queria conhecê-la, saber se ela poderia causar um escândalo por causa da herança. Para isso, foi até Atlanta e se passou por um simples paciente. Mas o que ele não esperava era ficar tão encantado pela dentista espanhola de cabelos vermelhos.

 "Eu não tinha chance contra Carmem. Enquanto estava distante, eu estava a salvo. Pensava nela, lembrava-me de seu belo rosto sardento, mas consegui deixar a razão me guiar. Porém, foi só ela me telefonar no meio de uma ponte, numa manhã ensolarada e caótica, que eu baixei a guarda. Todas elas." (página 86)

 Surgiu uma atração muito forte entre os dois, mas e quando Carmen descobrisse que Louis não era só um paciente que foi parar em seu consultório por acaso? E quando ela descobrisse que ele fazia parte da família que ela foi procurar? Ela, que já havia se decepcionado tanto com outros relacionamentos, que havia sofrido muito com a perda da mãe e que nunca tinha encontrada a parte da família que sempre quis conhecer? Será que haveria um final feliz para Carmen e Louis?

 "Meu Deus! Aquele homem me amava? Será? Será que eu estava sendo recompensada por todas as dificuldades afetivas de uma só vez? Ou seria uma armadilha do destino? Ou Louis era apenas o homem mais sedutor e traiçoeiro que eu havia conhecido?" (página 141)

 Da autora, eu já havia lido e amado "A manina da ninfa", um dos contos de Love is in the air, então, minhas expectativas estavam elevadíssimas para "Carmim", e expectativas altas demais sempre trazem riscos. O conto "A mania da ninfa" continua sendo meu favorito da autora, a escrita dela em "Carmim" é fluida, mas não tão fluida quanto no conto. A narração é feita em primeira pessoa pelos dois protagonistas. Temos algumas passagens de tempo no início do livro que me deixaram um pouco confusa, pois enquanto Louis perde o avô, anos antes vemos como Carmen perdeu a mãe e como decidiu se mudar, e eu demorei um pouco para entender a linha de tempo da história.

"- Hein?
 - Já foi preso?
 - Não! - respondi, sorrindo.
 - Trafica drogas?
 - Não, né?
 - Já estuprou, matou, roubou...?
 - Do que você está falando? - eu continuava sorrindo de puro estranhamento.
 - Sim ou não?
 - Claro que não!
 - Ok! Só preciso saber de mais  uma coisa.
 - Fala!
 - Tem alergia  à pelo de gato?
 - Não.
 - Ótimo! Então, já tenho um lugar para você ficar." (página 89, critérios que a Carmen usou pra saber se convidava ou não o Louis para ficar na casa dela quando ele não encontrou vaga no hotel.)

 A trama é bem focado no Louis e na Carmen, os personagens secundários servem apenas como apoio. Eu gostei da Carmen, uma mulher decidida e independente, mas não concordo com a atitude dela de adiar tanto a busca pela família, numa era em que vivemos cercados de tecnologia e em que as respostas que ela procurava poderiam ter sido encontradas muito antes. Mas esse é o meu jeito de pensar, meu jeito de não querer deixar para depois. O Louis tem um perfil bem típico do esteriótipo de italiano, é emotivo, intenso, ele mostra as suas emoções, ele chora, ele se joga de cabeça.

  A autora traz uma questão polêmica que nos faz refletir sobre ligações de parentesco e se é o sangue ou a convivência que determina o que é ou não uma família. Eu confesso que esperava um final um pouco diferente, com alguma revelação que mudasse tudo, mas a autora não optou pelo caminho mais fácil, que poderia ser clichê mas evitaria polêmica, e fez com que seus personagens fossem corajosos e assumissem as consequências de seus atos.

 "Se eu contasse a verdade, ela me deixaria. Se eu deixasse o barco correr até que ela descobrisse por si mesma, ela me deixaria. A terceira opção seria eu terminar tudo e deixá-la. Não conseguia decidir qual dessas seria a melhor, pois todas me deixavam nauseado. Eu a amava demais! Com tanta força que, às vezes, imaginava todo esse amor rompendo meu peito e me matando da mais pura felicidade. Precisava encontrar uma solução. E precisava encontrar rápido!
[...] Era como se eu tivesse engolido uma bomba e fosse obrigado a me movimentar como extremo cuidado. Qualquer passo em falso e "Buuumm!" Louis já era!" (página 162)

Resenha, livro, Carmim, Catarina Muniz, Ler Editorial, romance hot, sinopse
Resenha, livro, Carmim, Catarina Muniz, Ler Editorial, romance hot, diagramação

 A edição da Ler tem uma capa bonita, páginas amareladas, uma diagramação com letras, espaçamento e margens de bom tamanho, além de detalhes no início de cada capítulo. Encontrei alguns erros de revisão. Enfim, "Carmim" é um romance adulto, que traz um tema polêmico e cenas bem quentes. Não é um livro longo, e pode ser lido rapidamente. Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha. Me contem: já conheciam o livro ou a autora? Ah, se você gostou de "Carmim", talvez possa gostar também de "Meu maior presente" da Mila Wander, ou vice-versa.
 Detalhes: 240 páginas, ISBN-13: 9788568925485, Skoob. Onde comprar online: loja da editora.

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

11 comentários

  1. Olá, Maria.
    Eu li um livro da autora e confesso que não gostei muito. Achei as cenas hots meio excessivas. Mas esse livro parece ser interessante. Principalmente por causa do tema. Muito se fala no natal sobre família, mas acho que sangue não fala mais alto do que convivência. Tenho irmãs que não são de sangue mas amo e considero tanto como se fosse. Acredito que leria ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Eu já li um livro dessa autora eu confesso que não me ânimo de ler mais nada dela. Mas que bom que mesmo com resalvas você tenha gostado do livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria tudo bem?
    Com toda certeza eu leria esse livro menina, gostei de ver a sua resenha e a forma que a autora abordou sobre o parentesco, como tu mesmo falastes, parece ser aquele livro que nos faz pensar sobre isso, achei a edição fabulosa!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. ola td bem/ nunca li nenhum livro dessa autora mas fiquei empolgada pra ler, vou anotar na minha lista de leitura, bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiie
    Não sei se gostaria muito de ler esse livro, por isso deixo a dica passar. Mas a sua resenha está muito bem escrita e seu blog é lindo, parabéns.
    Bjos, Bia! 💋

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, mas adorei a capa do livro e a premissa me chamou bastante a atenção.
    Parece ser o tipo da história que prende a atenção. A trama parece ter sido muito bem escrita e os personagens parecem bastante cativantes.
    Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Bem, eu já me lembro de ter lido uma resenha sobre este livro, e a opinião tinha alguns pontos comuns...

    Ainda bem que a autora deixa essa reflexão! No entanto, continua a não fazer o meu género habitual de romance pelo que passarei a leitura.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. nunca tinha ouvido falar da história, mas apesar de ser clichê, fiquei curiosa em saber como se dá o desfecho...mesmo não sendo um gênero que eu curta ler...
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro e concordo que quando as expectativas são muito altas, sempre é um risco para o leitor. Eu particularmente gostei da autora não ter tomado o caminho mais fácil para conduzir o enredo. Ganhou pontos na minha opinião.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria, apesar de ser um romance, eu adorei os elementos e questões que a autora trouxe nesse livro. Achei a obra bem criativa e se tiver oportunidade gostaria muito de ler. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia esse livro e gostei dessa trama, com elementos bem diferentes do que ando lendo, fiquei bem curiosa para saber como essa história irá terminar. Gostei da ideia da autora e isso com toda certeza cativa os leitores! Espero ler em breve!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo