RESENHA: Se eu Morrer Antes de Você, de Allison Brennan

Olá Leitores (as), como estão? Hoje trago a vocês mais uma resenha. Desta vez do livro Se eu Morrer Antes de Você, da autora Allison Brennan, da qual não esperava gostar e me envolver tanto com esta estória, que inclusive mexeu com meu psicológico. Venham conferir  minha opinião completa sobre esta obra.

Foto: Skoob
Título: Se eu Morrer Antes de Você
Autora: Allison Brennan
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2011
Páginas: 480
Gênero: Romance Policial / Literatura Estrangeira

SINOPSE
Seis anos atrás, Lucy Kincaid foi atacada e quase morta por um predador que conheceu online. Ela sobreviveu. Seu agressor não. Agora o objetivo de Lucy é juntar-se ao FBI e lutar contra o cyber-crime, mas nesse meio tempo, ela é voluntária em um grupo de direitos das vítimas, navegando na internet disfarçada para enganar e atrair agressores sexuais para as mãos da lei. Mas quando os predadores que ela caça começam a aparecer como vítimas de assassinatos, o FBI tem todo um novo interesse por Lucy. Com seu futuro e possivelmente até sua liberdade em perigo, Lucy descobre que ela é um peão na história de alguém para obter justiça. Ela junta suas forças com o especialista em segurança Sean Rogan e, juntos, eles traçam seu caminho desde salas de chat online até as ruas de Washington, DC. Mas outra pessoa está seguindo-os: um perseguidor tem os olhos em Lucy. O úncio jeito de ela escapar de sua brutalidade pode ser outra luta até a morte. (Skoob)


Deparei-me com este livro no ano passado, quando estava procurando obras que abordassem um tema forte e dramático. Ao ler o título, já me peguei bastante entusiasmada, e apesar de não ter visto muitos leitores dialogarem sobre esta estória, lendo as opiniões de algumas pessoas e blogueiros no Skoob, percebi que eram bastante positivas, e resolvi dar uma chance. E posso afirmar com toda certeza que me arrependo é de não ter lido antes.   

_Você a admira.

_Pode apostar que sim_ Abigail piscou._ Depois de tudo pela que ela passou, ela tocou a vida. Só porque uma mulher foi estuprada não significa que tenha que carregar esse estigma pelo resto da vida, que isto tenha de limitar as suas opções. (pag.42)


Este livro narra a estória de Lucy Kincaida, que aos 19 anos foi sequestrada, abusada sexualmente, psicologicamente, e fisicamente, por um psicopata maníaco, que sentia prazer em cometer este tipo de atos horrendos.  No entanto, após passar por este momento infeliz, isto não a fez abater pela situação, muito pelo contrário, a tornou uma mulher forte, decidida, que almeja por justiça. Não só para si, mas por todas as mulheres vítimas desse abuso e violência. Porém a obra vai, além disto e mostra como este tipo de crime é desenvolvido em rede, e como estes homens agem, ou pensam, e como marcam a vida das suas vítimas, as fazendo cometer atos impensáveis. O livro é narrado em terceira pessoa, e mostra vários ângulos de duas tramas cheias de suspense que estão correlacionadas, intercalando entre o passado, para que possamos compreender o presente, e nos proporcionar entrar nos pensamentos do criminoso, que mexe de forma profunda com nossos pensamentos e sentimentos, a cerca do que é descrito. E desta forma vamos nos envolvendo diretamente com esta investigação, tentando compreender, e descobrir o porque, ou quem esta por trás dos desses eventos.


Era fácil dizer eu te perdoo, mas era muito mais difícil sentir isso. Rezou para que o tempo ajudasse. (pag.122)


Quando comecei esta leitura, me deparei com uma enxurrada de informações, desde a forma como a personagem Lucy estava levando sua vida pessoal, considerando seu passado, intercalando com as investigações que estavam sendo ocorridas pelo FBI, e como ela estava relacionada indiretamente, pelo menos a principio, por ela trabalhar como voluntária na PMC. Esta é uma instituição que através da internet, especificamente pelas redes sociais, tende a encontrar criminosos agressores sexuais. Admito que neste começo fiquei um pouco perdida, pois tinham palavras das quais eles se referiam que dentro do meu contexto eu não consegui compreender, até mesmo referente as siglas policiais. Porém no decorrer da estória quando as peças do quebra cabeça começaram a se encaixar, e tomei consciência da proporção da situação, a leitura ficou totalmente eletrizante, eu só queria saber qual séria o desfecho, e me surpreendi completamente com a conclusão.

_Certo, mas eu não estava me referindo ao PMC. Eu estava falando sobre nós. Sobre mim. Você. Isto_ ele a beijou.
            Ela lambeu o lábio, depois o beijou com firmeza, mostrando que ela estava muito bem em relação aquilo.

_As ações dizem mais do que as palavras. (pag.228)


Como deu para perceber, a obra trata de assuntos bastante delicados como sequestro, tortura, abuso sexual, psicológico, físico (como citado acima), estupro, violência, pornografia, psicopatia, e investigação policial. Claro, que tudo isto englobado em um contexto americano, mas de maneira nua e crua, e isto foi o que mais gostei. Outro ponto que me chamou muito a atenção foi a relação com a psicologia, e como esta ciência tem ajudado a compreender melhor a personalidade, e o perfil dos criminosos, e a existência de uma psicopatia, ou doença mental, e é abordada claramente a forma como o contexto em que a pessoa está inserida, pode ser propicia a desencadear este tipo de comportamento, e pensamento distorcido, que não condiz com a nossa realidade. Como estudante de psicologia foi possível tirar um ótimo proveito da estória para poder aprender um pouco mais sobre esta atuação.

Tudo o que nos acontece faz parte da gente. As coisas boas e as ruins. Tudo molda nosso futuro, nosso destino. (pag.244)




Contudo, não fique pensamento que a trama foca apenas nestes pontos dramáticos, muito pelo contrário, teve um romance de fazer inveja na mulherada, pois admito que este personagem masculino tem bastante carisma, já que é companheiro, atencioso, compreensivo, romântico, e sabe conquistar uma mulher. Acredito que este relacionamento deu uma equilibrada em toda a estória, fugindo dos momentos tensos, para ocasiões leves, e cativantes, que me arrancou leves suspiros. Os familiares de Lucy, principalmente seus irmãos, a amam, e isto é demonstrado o tempo todo na estória, a forma como fizeram tudo e fazem do possível ao impossível para protege-la, no entanto sempre a apoiando, e dando força para que ela consiga conquistar o que deseja. 

(...) Mas sabe o que nos coloca em perigo?
_ O que?

_As mentiras. A falta de informação. As boas intenções. (...) (pag. 248) 



Queria morrer, ali, naquele instante, por que alguns destinos eram piores que a morte. Algumas coisas jamais deveriam ser vivenciadas duas vezes. Algumas coisas não deveriam ser vivenciadas nem uma vez sequer. (pag.400)

Lendo esse livro, percebi o quanto gosto deste gênero literário, e por isto pretendo ler com mais frequência, acredito que desta forma irei me familiarizar com este contexto e linguajar. Recomendo a obra para todos que gostam deste tipo de estória, ou que tem interesse de ler, mas não sabe por onde começar, acredito que o livro Se eu Morrer Antes de Você, é uma ótima dica. Fiquei muito chateada com um ponto, que foi a revisão muito mal feita da editora, mesmo o livro tento sua publicação no ano de 2011, ainda sim não justifica, pois eram muitas as palavras sem espaço, ou com erro ortográfico visível. E acreditem que não sou de reparar nessas coisas. E fiquem ligados, que logo irei trazer a resenha do livro Beije-me Antes de Morrer, que é a continuação desta obra maravilhosa. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este livro, ou se interessaram por esta leitura? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda.

Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post


Me acompanhe nas redes sociais:

7 comentários

  1. Adorei a história e fiquei muito interessada, porém, pelo ponto negativo que você disse da revisão já me deixou um pouquinho chateada. Odeio revisão mal feita e isso me estressaria bastante rs.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Me interessei ainda mais pelo livro quando cheguei ao final da resenha e vi que você, por ser estudante de psicologia, aproveitou ainda mais a leitura. Pretendo começar o curso de psicologia ano que vem e quero aprender muito sobre comportamento humano.
    Achei a premissa muito boa e fiquei realmente curiosa com o mistério. O assunto do livro é realmente sério!!
    Parabéns pela resenha :) xoxo

    memorialices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Caramba! Li esse livro assim que foi lançado pela editora. Concordo contigo que essa edição teve muitos erros de revisão dos quais nos tira do sério. Mas, a história é super envolvente e eletrizante. Foi um dos primeiros livros que li da editora... Adorei sua resenha.
    Abs[
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  4. Hey, Lana, tudo bem?

    Eu já li várias resenhas sobre esse livro e achei as opiniões um tanto divididas, por isso acabei não lendo ainda. Talvez eu leia no futuro, pois tenho o e-book aqui.
    Mas já que você gostou tanto dessa história e disse que quer ler mais, permita-me te indicar um livro chamado "Identidade Roubada". Se você ainda não leu, leia. É um thriller psicológico fantástico! É impossível ler aquele livro e não achar que foi baseado em fatos reais (e não foi mesmo...rs). Se você ainda não leu, corra, pois é uma leitura mais que recomendada. É da editora Arqueiro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie
    já li o livro e confesso que por mais que tenha gostado ao mesmo tempo me perdia por ser informação demais as vezes como vc disse na sua resenha, o que gostei foi o tema que predominou durante a leitura que sempre gosto muito de ler, então até que valeu a pena

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Olha, li algumas resenhas do livro, mas confesso que ainda não fiquei interessada. Gostei da sua resenha, acho que vou dar uma chance! Obrigada pela dica!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Adoro livros de suspense e ação, ainda mais se tem algum mistério. Mas fiquei meio assim com a questão de conter sequestro, tortura e abuso sexual. Sou bem sensível pra esse tipo de coisa. Então, não sei se esse é o momento certo para eu ler esta obra. Mesmo assim, vou deixar anotado. Beijos <3

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo