Maratona Literária Desencalhando Livros: apresentação e TBR #MLDL

 Olá pessoal, tudo bem? Mais um ano chegando ao fim, e vocês conseguiram ler todos os livros que queriam ou estão como eu: com uma pilha enorme de livros "encalhados" na estante? Nos últimos dois anos especificamente, minha pilha de não lidos cresceu bastante, na maior parte por causa de uma feira do livro anual, onde encontrei promoções imperdíveis (quem resiste ao ver seus desejados pela metade do preço?). Então, resolvi fazer uma maratona literária para diminuir o número de livros encalhados e gostaria de convidar vocês para participarem também.

 Antes, um AVISO: ao contrário do que algumas pessoas pensam, numa maratona literária você NÃO É OBRIGADO a ler, você só vai colocar a leitura como foco, o que faz uma diferença enorme no seu ritmo de leitura (digo por experiência própria). Apertem o play para conferir meu vídeo sobre a maratona:


 A Maratona Literária Desencalhando Livros vai acontecer entre os dias 12/12/2017 e 12/01/2018.

Para participar, você deve postar sua TBR (lista de livros que quer ler) em modo público com a hashtag #MLDL (pode ser post no blog, vídeo no canal, foto no Instagram, no seu perfil ou fan page no Facebook, no Twitter, Tumblr...) e se inscrever no formulário de inscrição, link do formulário: https://goo.gl/sNbE1j (formulário aberto até dia 19/12, caso alguém chegue atrasado).

 Não é obrigatório, mas se, além de postar a TBR e se inscrever no formulário, você se inscrever no meu canal no YouTube (link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCA6rN2MY2Lhvi4zSgQ6opAA) e entrar no grupo da maratona no Facebook (link do grupo: https://www.facebook.com/groups/1534350523284811/), você poderá participar de sorteios extras.

 Prêmios para os participantes: ao final da maratona, entre todos os inscritos no formulário de inscrição, sortearei um vale-compras de R$45,00 no Submarino.

 Entre todos os inscritos no formulário, no canal e membros do grupo, sortearei um kit de marcadores e um livro surpresa da minha biblioteca pessoal. Dependendo do número de participantes, posso conseguir mais prêmios.

 Sugestão de temas para ajudar a montar a TBR

 Eles não são obrigatórios, você escolhe os livros que vai ler com base neles se quiser, e pode escolher mais ou menos livros ou, até mesmo, um único livro para todas as categorias.

1- Encalhado a mais tempo na estante: esse é autoexplicativo, um livro que está há muito tempo na sua estante e que você não leu ainda.
2 - Encalhado nacional: também autoexplicativo, um livro de um autor brasileiro que está há muito tempo na sua estante e que você não leu ainda.
3 - Novo na estante mas que corre o risco de ficar encalhado: um livro que não faz tanto tempo assim que você tem na estante, mas que corre o risco de ficar encalhado se você não o ler agora.
4 - Um encalhado que você não sabe o porquê de estar encalhado: um livro que você queria muito ler, conseguiu adquirir mas ainda não leu.
5 - Série encalhada: livro que faz parte de uma série, CUIDADO AQUI: como digo no vídeo, aconselho a deixar esse livro para ler por último, a menos que seja o volume final da série, pois você pode correr o risco de querer ler o restante da série ao invés dos outros livros da TBR.

 Alguma dúvida? Bora participar? Se você nunca tentou participar de uma maratona literária ou já tentou e falhou, que tal tentar participar dessa? Se optar pelos temas, eles não são muitos, o que evita o floop (risco de não cumprir a meta). Além disso, a interação com outros participantes do grupo é mais um estímulo para ler, além de ser divertida.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

43 comentários

  1. Nossa, adorei essa TBR! Vou ver se consigo participar (ver se tenho pelo menos um de cada um desses que se encaixam aí), porque o que não falta pra gente que ama livros são os encalhados, né?

    ResponderExcluir
  2. Hey, Mari, tudo bem?

    Menina, eu amo uma maratona! ahahahaha
    Adorei a sua ideia! Ainda vou estar em aula quando a maratona começar, mas vou me organizar direitinho pra poder participar. Não vou preencher o formulário agora, porque se eu não conseguir, aí vou preencher a toa, mas se der certo, volto aqui pra me inscrever. Fiquei bem animada, viu? De verdade!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esta será a primeira maratona da qual irei participar, e confesso que estou muito animada e entusiasmada, então eu já separei os livros que vão fazer parte, e vou montar um cronograma para saber quantas páginas tenho que ler por dia para conseguir bater esta meta. E boa sorte a nos todos que iremos participar e bora lá.

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Adorei sua TBR dos que você ira ler eu já li feérica e adorei! Confesso que não participo de maratonas pelo motivo de fico muito ansiosa em concluir as leituras e no final não concluo nenhuma haha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ai que bacana essa TBR, estou participando de uma também, mas creio que eu sou vou conseguir ler dois livros para fechar esse mês de dezembro, espero que tu consigas concluir e que traga o resultado para nós.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Que maratona legal, eu gostaria de participar de algo assim, mas infelizmente, nunca consigo dar conta do recado, mesmo não sendo obrigada a ler, aliás, obrigada é uma palavra muito forte, eu fico angustiada por não conseguir seguir uma meta.

    ResponderExcluir
  7. Bem legal a ideia dessa tbr, eu se for fazer isso to lascada porque é livro viu, mas espero que consiga ler todos que separou.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Só participei de uma maratona até hoje, e me ajudou bastante, pois li muitos livros. Adorei essa e queria muito participar, porém agora está meio difícil, já que estou trabalhando. Mas ótima ideia, os temas são muito bons.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  9. Adorei, adorei..
    Vou participar, tenho uma série de livros encalhados.
    Eu tenho Entre o Agora e o Nunca que tá a um tempão na estante.

    ResponderExcluir
  10. É uma pena, mas no momento realmente não vou dar conta de participar de uma maratona literária. Boas leituras para todos os participantes!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu achei essa maratona bem legal! Nunca consigo participar de maratonas, mas estou pensando em participar dessa. Posso tentar conciliar as leituras atrasadas de parceria.

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem?
    Bem legal a sua ideia pra maratona mas eu não irei conseguir participar dessa. Tenho várias leituras atrasadas, mas nenhuma de parceria, então não é algo que eu faria por agora.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  13. Olá, como vai?

    Eu até tenho vontade de participar de uma maratona, mas até agora não tive coragem de me aventurar. Eu também tenho uma pinha de livros não lidos, mas pilha que corresponde aos parceiros está diminuindo, então as outras, que não são prioridades, podem esperar um "cadinho". No momento não tô no pique de maratonas, mas quem sabe eu não comece o ano com uma?

    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Esse ano não cheguei nem perto da minha meta e confesso que meu ritmo de leitura diminuiu bastante nos últimos meses. Nunca participei de uma maratona, mas sempre tive vontade, o que falta é "coragem". Gostei bastante dessa e vou ver se consigo participar.
    Boa sorte!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Meu coração e outros buracos negros está na minha wishlist há muuuito tempo, como você tem e ainda não leu? hahahaha
    Criei minha TBR com os livros que eu ganhei de parceira e infelizmente ainda não consegui terminar a leitura, estou me dedicando muito, espero conseguir fechar a meta haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, mas ele acabou de chegar, comprei ele na black friday.

      Excluir
  16. Aaaaa ando mesmo precisando de uma maratona pra terminar alguns livros aqui que prometi que iria ler nesse ano hahahah só é uma pena que eu vá me ocupar nesse tempinho com viagem :\ mesmo assim, fiz aqui minha listinha com base no que você sugeriu:

    1- Encalhado a mais tempo na estante: Convergente, da série Divergente. Acabei abandonando por não estar gostando, mas é questão de honra terminar kkkk
    2 - Encalhado nacional: Bento, do André Vianco.
    3 - Novo na estante mas que corre o risco de ficar encalhado: A Torre Acima do Véu, da Roberta Spindler (comprei no começo do ano e até agora... nada)
    4 - Um encalhado que você não sabe o porquê de estar encalhado: O Labirinto dos Espíritos - esperei TAAANTO por esse livro, e agora ele tá encalhado aqui...
    5 - Série encalhada: The Heart of Betrayal (não tenho o terceiro livro, então pode né? haha)

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Bem legal essa maratona literária! Um mês para desencalhar os livros parados na minha estante não sera suficiente. hahahahahahah Quem sabe para o final do ano que vem eu consiga participar, com uma pilha menor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. ADOREI A MARATONA! Uma pena ela ser exatamente na minha semana de provas, iria adorar participar porque tenho muita coisa pra desencalhar da estante! Espero que você goste de Meu coração e outros buracos negros porque é uma das milhas leituras preferidas do ano!

    ResponderExcluir
  19. Ola, uma maratona é otimo pena que eu sou a rainha do flop toda vez que eu vou participar eu flop e só leio um livro da minhs tbr. Mas boa sorte para quem bsi participar

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Que legal sua iniciativa achei demais, só não participo porque é final de ano e sabe como é essa época sempre complicado e correria, mas te desejo sorte e que consiga concluir seu desafio e traga as resenhas para nós.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu não gosto de fazer maratonas literárias porque quando o livro está encalhado ele vai continuar até algum momento... na verdade eu não me apego nestas coisas por isso não compro livros que não vou ler porque aí acabo parando a leitura.

    ResponderExcluir
  22. Muito legal a sua iniciativa. Com o inicio das férias acho que pode ajudar bastante gente.
    Graças a deus minhas leituras estão praticamente em dia e consigo conciliar bem as parcerias e não parcerias. <3

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Se eu tô encalhada em um monte de livros?
    Com certeza!hahaha
    Já vou querer participar e me inscrever no formulário.
    Parabéns pela iniciativa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Tenho muitos livros encalhados na estante e preciso urgentemente maratoná-los, mas não poderei participar desta aqui.
    Sorte nas suas leituras.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oie
    eu te darei o sol eu tentei ler duas vezes mas simplesmente não rola, eu quero muito tentar de novo mas sempre desanimo e olha que vi muuuuuuitas resenhas elogiando, então espero tentar novamente. To louca pelo livro Meu coração e outros buracos negros

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Que legaal! Amei o post e a sua iniciativa, eu tenho alguns livros encalhados e que ainda não tive tempo de ler, mas espero conseguir agora que estou de férias haha. Bjss!

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Encalhados de verdade, eu tenho poucos, porem procuro não deixar acumular muito, priorizo ler pela ordem de compra/recebido, nem sempre funciona, mas é um bom método. Minha TBR desse mês tem 8 livros hahaha. Quero muito ler Eu te darei o sol e Meu coração e outros buracos negros.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu tenho poucos encalhados esse ano, porque consegui me policiar mais hahahaha adorei a ideia da maratona. Espero que todos consigam atingir o objetivo, não gosto muito de TBR, porque me sinto meio mecanizada para ler aqueles livros, gosto quando é mais natural. :) Enfimmm, boa sorte!!

    bj

    ResponderExcluir
  29. Oi,
    eu geralmente nem invento de participar de maratonas, montar TBR's e coisas do tipo, porque sou a rainha do flop, mesmo assim esse mês inventei de entrar no projeto lendo séries que está rolando no instagram e montei uma lista de leitura gigante que eu dificilmente conseguirei cumprir mesmo assim estou empolgada e como você mesma disse, a leitura não é obrigatória mas quando posta em evidência agiliza bastante o ritmo.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  30. Olá!!!

    Eu adoraria participar da maratona, mas agora, no momento, estou cheia de trabalho dentro e fora de casa, mas eu queria tanto!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oie, tudo bem?
    Ahhh, vou participar com certeza!
    Adorei isso, vai me ajudar a organizar as leituras! Irei realizar essa maratona e acredito que irá ser incrível! Obrigada pela idéia!

    ResponderExcluir
  32. Adorei a ideia, sendo sincera estou com alguns livros bem encalhados por aqui xD Inclusive temos um igual te darei o sol hahahaha. Vou ver se participo, mas com o tanto de leitura atrasada acho que vou ter que passar.
    Amiga, adorei o video

    Elisabete Silva
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi. Tudo bem?
    Eu gostaria de cumprir os meus prazos de leitura, mas nunca consigo. Participar de uma maratona pode ser um grande incentivo. Eu acho que não vou conseguir participar desta vez, pois é um período bem corrido para mim. No próximo, com certeza eu estou dentro. 😀
    Abraço

    ResponderExcluir
  34. Olá!

    Não curto TBR justamente pela "obrigatoriedade" que ela tem. Não consigo separar livros para ler, vou escolhendo conforme meu coração manda. Mas boa sorte a quem se arriscar.

    ResponderExcluir
  35. Achei a ideia muito legal! Sou péssima com esse tipo de maratona haha, mas esse mês tenho tentado focar na leitura msm. Preciso recuperar o tempo perdido de 2017 haha

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Que ideia interessante!
    É sempre bom essas formas de podermos desencalhar alguns livros que temos as vezes há muito tempo na estante e não lemos ou qualquer outra forma pra organialzar nossas leituras.
    Eu até tento fazer, mas sempre me perco, não consigo seguir!
    Parabéns pela organização.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  37. Oii!
    Nossa adorei sua maratona. Eu geralmente não participo por falta de tempo, mas acredito que ano que vem estarei aberta para participar. Gostei de livros sugeridos. Eu tenho vários livros encalhados na estante e como esse ano eu participei de um desafio de leitura, isso complicou um pouco as coisas para mim. 2018 será para mim um ano para desencalhar meus livros que estão a tanto tempo parados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Olá!
    Adoro participar de maratonas e é uma pena que eu não tenha visto essa antes, pois estava precisando de uma maratona para me animar. Eu acho que são dicas incríveis que você deu, mas não li nenhum dos livros que você escolheu ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Olá!

    Uau, que maratona incrível! Adorei a proposta dela, pena que não tive a oportunidade de fazer também. Eu te darei o sol também está aqui super encalhado e só DEUS sabe quando o lerei. Espero que tudo tenha dado certo. Beijão!

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir
  40. It was an amazing article.Thanks a lot for providing us this useful article with us.
    clipping path service

    background removal service
    image masking service



    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo