Resenha: livro "O lado escuro da madrugada", Roberto Giacundino

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "O lado escuro da madrugada", escrito pelo Roberto Giacundino e publicado em 2017 pela Editora Pandorga.

romance-policial-brasileiro

 Narrada em terceira pessoa, a história nos apresenta a jornalista Sandra Garcia, que estava no Teatro Municipal de São Paulo para uma cerimônia de entrega de prêmios. Eis que, um publicitário que havia ganhado um importante prêmio naquela noite por uma campanha contra o preconceito, foi morto dentro do teatro. O publicitário era amigo de Sandra, e ela, com seu faro investigativo, ia fazer o possível para descobrir quem matou seu amigo e por qual motivo, já que a primeira suspeita, um roubo seguido de morte, não lhe parecia nem um pouco aceitável!

 "Sandra estava ficando impaciente. Talvez devesse ser mais cuidadosa. O tempo de correspondente havia passado, não precisava ficar se metendo em encrenca. Era sentar como âncora do jornal e repassar notícias sem mexer uma só palha. Mas quem ela estava tentando enganar? Este não era o seu método. Queria participar, levantar pontas soltas, descobrir quem matara Evandro. Resolveu, então, reforçar suas ideias:
 - Ainda não acredito em latrocínio. Em pleno Teatro Municipal? Em uma noite de evento? Meus caros - disse ela em tom de deboche -, sejam menos ingênuos. Quem garante que não houve um assassinato premeditado, com roube de pertences para desviar as suspeitas? Não acham estranho o fato de ele ter discutido com Rogério ontem? E Elcy, onde estava no momento em que ele foi morto? Outro detalhe: alguém já falou com aquele segurança que parecia ter rodinhas no pé e estava com cara de assustado? Teria sido uma invasão? Seria uma vingança de skinheads ou neonazistas contra um negro que se destacava pela luta contra o racismo?" (página 34)

 Em suas investigações, ela acabaria se colocando em risco, assim como outros crimes seriam cometidos. O publicitário morreu por provocar neonazistas com sua última campanha? Por uma dívida com o tráfico? Ou teria sua ex-namorada algo a ver com isso? Só lendo para vocês descobrirem!

 "- A única coisa que sei é que onde tem acontecido encrenca, o seu nome está envolvido. Vou lhe dizer uma coisa: isso não é um romance policial, ou um filme de detetives. Então, o que quer que esteja acontecendo, quero que você seja transparente e me conte de uma vez por todas. Não sou o policial burro que não pode saber da verdade com o perigo de não acreditar nas suas teorias malucas! Posso não acreditar, mas, nesse momento, considerarei tudo. Me fale toda a verdade!
 Sandra suspirou e passou a mão pelos cabelos. Aquele era um momento importante. É claro que ela pretendia continuar investigando por conta própria, mas não poderia ficar calada e deixar uma sombra pairando sobre seu nome." (página 139)

 Alguns conhecidos já tinham lido "O lado escuro da madrugada" e elogiado muito o livro, então eu comecei ele cheia de expectativas, e no comecinho estava me perguntado o que de tão especial esses conhecidos tinham visto na obra. Até que esse algo especial apareceu, a medida em que fomos conhecendo mais do passado e do segredo que a Sandra guardava, enquanto sua investigação do crime ia avançando, fui gostando cada vez mais da história. A escrita do autor foi ganhando ritmo ao longo dos capítulos. E aí veio o final! Um final inesperado e surpreendente, ainda que o autor tenha nos dado pistas ao decorrer da leitura, eu nem imaginava qual seria a verdade.

 Esse é o primeiro livro publicado pelo Roberto Giacundino, e ele já começou muito bem! A ambientação no Brasil ficou bem feita. O enredo envolvendo funcionários de uma emissora de TV ficou interessante (além da jornalista Sandra, temos toda a equipe que trabalha com ela no jornal que apresenta, e o publicitário tinha sua agência dentro do prédio da emissora). E por mais que eu tenha começado a leitura desconfiando de tudo e de todos, afinal, estamos em busca de um assassino, os personagens foram me cativando. Gostei bastante da representatividade que há na obra, há negros, gays, pessoas com dificuldade de locomoção... E aí temos Sandra, uma mulher corajosa, que passou por coisas bem complicadas no passado e convive com uma culpa dentro de si, mas sua história de superação é inspiradora.

Resenha: livro "O lado escuro da madrugada", Roberto Giacundino
Resenha: livro "O lado escuro da madrugada", Roberto Giacundino

 Detalhes: 272 páginas, ISBN-13: 9788584422050, Skoob. Onde comprar online: compare preços.

 A edição da Pandorga tem uma capa bonita, páginas amareladas finas, diagramação com letras, margens e espaçamento de bom tamanho. Achei interessante como no início de cada capítulo havia uma ilustração de galhos secos, e no epílogo (obrigada por esse epílogo, Roberto, pois o capítulo final tinha me deixado com o coração partido pensando que algo tinha acontecido com determinado personagem) há a ilustração do galho com as folhas.

 Enfim, "O lado escuro da madrugada" é um livro que eu gostei e recomendo, especialmente para quem procura bons romances policiais nacionais e de leitura fluida, pois os 75 capítulos curtos da obra parecem voar quando você se vê extremamente curioso para descobrir o destino de Sandra Garcia. Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam o livro ou o autor?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

29 comentários

  1. Gostei da dica de livro, me lembrou bastante uns livros de investigação/suspense que eu lia antigamente. Bem interessante e a capa é bonita. Gostei do post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Álvaro..desvende todos os mistérios de O Lado Escuro da Madrugada..abçs

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Ainda não conhecia este livro, mas fiquei mega empolgada para ler e descobrir o porquê do publicitário ter sido morto... Ótima dica, muito obrigada!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa que bom que se interessou... Curta minha página no face, lá tem várias novidades e promoções do livro...abçs

      Excluir
  3. Nossa, amo suspense estou muito curiosa, Obrigada. Amei demais sua escrita, continue assim tá? até a prócima ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sweet também sou fã de suspense e mistério...rs... Leia O Lado Escuro da Madrugada tenho certeza que vai curtir...abçs

      Excluir
  4. Oie, tudo bem?
    Eu ADORO romances policiais, cheios de suspenses e tudo mais. Li recentemente um livro que não é romance policial, mas se passa no Brasil, assim como esse que você indicou. Confesso que sempre tive ressalvas quanto à isso, mas agora que entrei nessa jornada não pretendo sair jamais.
    Adoro livros que nos surpreendem com finais arrebatadores, e parece que O lado escuro da madrugada é desses né?
    Anotado aqui na lista de quero ler <3
    Beijinhos, bom fim de ano e que venham mais e mais leituras <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sid, Sack Books que bom que te interessou, garanto que a história te prenderá até o final eletrizante! Abçs

      Excluir
  5. Oie!
    Eu adoro livros policiais ♥
    Acertou em cheio a dica! A maioria desses livros tem o começo um pouco paradinho, mas quando engata minha filha, a leitura flui que é uma beleza! Anotada a sugestão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, também adoro.a temática ...espero que tenha a oportunidade de.ler...abcs

      Excluir
  6. Adoro enredos policias, e estou sempre a procura de dicas para leituras. Esta veio bem a calhar, ainda mais por ter o mundo jornalístico.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enredo policial + jornalismo.investigativa.émuito bom nao é Rose? Grande abç

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Gosto quando a história tem um bom ritmo!
    A premissa do livro é bem legal, mas não sei se leria no momento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu l o livro, mas a minha experiência com a leitura não foi tão boa quanto a sua. O gênero é o meu preferido e encontrei muitos furos na história, mas enfim, acho que o autor ainda pode melhorar muito e esse primeiro livro publicado, se passar por uma melhor revisão e copidesque, pode ficar bem melhor também.

    ResponderExcluir
  9. Ótima indicação! É tão bom ver autores nacionais se destacando. E para um livro de estréia, parece que o autor consegue se sobressair. Vou anotar a dica. Esse é um gênero que leio bem pouco. Em 2018 vou conferir mais livros assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Acabei de salvar a dica aqui.
    Adorei a ambientação no Brasil, denteo da emissora e tal e adoro romances policiais. Gostei muito de o final não seu previsível, pesar de o autor dar dicas durante o livro, pois adoro criar teorias.
    Dica mais que anotada
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu estava bem em busca de uma indicação de romance policial nacional. Nem lembro qual foi o último que li, mas estou querendo muito ler outro e sua indicação caiu como uma luva para mim.
    Valeu
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Estava cheia de vontade de ler um livro nacional e eis que surge a sua indicação. Gostei principalmente de saber que há tanta representatividade, isso é tão importante para nos ambientarmos melhor, confesso que a capa não me chamou a atenção mas o enredo me ganhou.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Maria!
    Não conhecia a obra (e, para falar a verdade, nem o autor), mas fiquei bastante interessada com a sua resenha. Não sou tão fã de romances policiais, mas me pareceu que a trama foi muito bem construída e isso, sim, me atrai muito em livros haha. Fiquei bem feliz que a ambientação do nosso país ficou muito boa e que a trama também possui vários personagens que representam nossa sociedade de verdade. Anotei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Olha que maravilha de dica hein!
    Adoro essa pegada de suspense, com investigação, me sinto uma verdadeira Sherlock quando embarco nessas leituras.
    Certamente vai pra minha lista de leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. o livro esta realmente lindo e a sinpse deixa aquela curiosidade no ar, pena que eu não costumo ler romances policiais, mas obrigada pela dica.

    bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir

  16. Olá...
    Já faz bastante tempo que não leio romances policiais, então, ao ler sua resenha fui imediatamente atraída para a história! Gostei de tudo que você mencionou na resenha e espero poder ter a oportunidade de ler a obra.
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Eu não conhecia o livro e confesso que se fosse pela capa, também não teria interesse em ler, mas gostei bastante da sua resenha. É muito bom quando o livro nos surpreende, nos da algo especial. Anotei a dica e espero ler em breve :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi! Não conhecia o livro nem o autor, mas a premissa instigante despertou bastante meu interesse. Sou bem chegada a um bom mistério, e a questão da representatividade em uma obra brasileira é algo que vejo pouco, então a dica está anotada aqui. Obrigada pela indicação!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Diferente de você, eu não conhecia esse título e nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro. Achei sua resenha muito interessante e fiquei contente por você ter curtido a leitura, apesar de ter achado que não iria curtir no começo.
    Fiquei intrigada para saber qual é essa coisa especial que acontece e vou super anotar a dica.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Eu não conhecia o título até porque não é meu gênero de leitura preferido, mas gostei muito da sua resenha e a premissa me intrigou bastante, não prometo ler agora, mas vou colocar na lista de leitura para não esquecer da sua dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro, é a primeira resenha que leio e achei interessante a premissa, na maioria das vezes as premissas de romances policiais chamam minha atenção, mas não consigo me dar bem com o gênero hahaha, tentei muitas vezes e apenas 1 livro deu certo para mim, então deixei esse gênero para apreciar em filmes.
    Mas adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  22. Oii.
    Adoro livros de suspense e romance policial, esse parece ser dos bons. Já tem um tempinho que não leio livros assim, vou coloca-lo na listinha para possivelmente ler depois.
    Amei a resenha, me deixou super curiosa para conferir a obra.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo