A delicada relação entre autores nacionais e blogueiros literários [SoSeLit #08]

 Olá pessoal, tudo bem? No mês de agosto, nós da Sociedade Secreta Literária decidimos trazer na nossa blogagem coletiva o tema "Autores nacionais x Blogueiros literários".

autores-nacionais, blogueiros-literarios, petalas-de-liberdade, parcerias
A delicada relação entre autores nacionais e blogueiros literários

 Se você participa de grupos de leitores, talvez já tenha visto pessoas que dizem não ler livros de escritores brasileiros. Alguns já leram e não gostaram ou não os acharam "tão bons" quanto os livros de estrangeiros. Fora o gosto pessoal, há a questão de como aquele livro foi editado. Uma editora dificilmente trará para o Brasil um livro que foi um fracasso no seu país de origem. Além de terem passado por essa peneira que teoricamente seleciona só as melhores publicações, o texto de autores estrangeiros que chega até nós, na maioria das vezes, foi muito mais trabalhado do que os nacionais, que não raramente são publicados sem uma boa revisão ortográfica e de conteúdo.

 E temos leitores que simplesmente não conhecem os nacionais contemporâneos. Muitos livros nacionais não chegam ao conhecimento do público, parte disso por causa das editoras que apostam mais em escritores estrangeiros que já trazem consigo um marketing maior. Para que haja interesse por um produto, é necessário que ele seja recomendado, livros não fogem dessa regra. E como fazer com que os leitores conheçam um livro? Conseguindo que ele seja visto e comentado. Um anúncio em TV, revista ou jornal nem sempre atinge o público interessado em leitura. Já uma resenha num blog literário com certeza vai ser vista por quem se interessa por livros. Sendo assim, os blogs (canais, Instagrams...) literários podem ajudar muito na divulgação de escritores nacionais.

 Recentemente houve um bafafá onde um autor queria que seu livro fosse divulgado num canal literário grande. Ele não concordou com os preços cobrados e expôs esses valores, dizendo não estar de acordo com alguém cobrar para falar sobre o livro dos outros. Com certeza o autor sabia da visibilidade que o seu livro ganharia se fosse divulgado nesse canal, ou nem teria entrado em contato, o que ele parece não entender é que ser blogueiro/booktuber/instagrammers também é um trabalho que exige investimento e precisa de retorno.

 Algumas das minhas resenhas chegam a ter o mesmo número de caracteres pedidos nos editais de antologias de contos, além de levarem até dias para serem escritas. E tem as fotos que precisam ser feitas em horários específicos por causa da iluminação e editadas, e todas as informações que são pesquisadas para o conteúdo de cada postagem. Dá muito trabalho, um trabalho feito por quem acredita que os livros são um bom entretenimento e podem mudar vidas, o que não torna tudo menos trabalhoso.

 São poucos os escritores no Brasil que conseguem viver da venda dos seus livros, e é menor ainda o número de blogueiros literários que conseguem se sustentar com seu trabalho no blog. Nenhum autor é obrigado a dar exemplares do seu livro de graça para blogs, assim como nenhum blogueiro é obrigado a ler e/ou postar sobre determinado livro de graça. Ainda que o meio literário não seja tão extenso se comparado a outros, há desde os autores que não fazem nenhum tipo de parceria, passando pelos que dão descontos ou frete grátis para blogueiros, enviam exemplares de cortesia ou o livro digital para resenha. Também há os blogs que cobram pelas divulgações, com valores que variam muito, os que pedem apenas o exemplar do livro, os que aceitam o e-book e os que não recebem nada dos autores. É tudo uma questão de procurar o que mais se encaixa nas suas possibilidades.

 Nesses anos como blogueira, encontrei muitos autores nacionais com livros excelentes e que sempre tento apoiar. Aprendi a avaliar quais parcerias valem ou não a pena para mim, se há muitas exigências do autor sem nada em troca, já nem perco meu tempo. E já vi vários casos de autores desvalorizando blogueiros, chamando os amigos para criticar uma resenha que apontasse os pontos negativos do seu livro, que não dão sequer uma curtida ou compartilhamento para ajudar na divulgação de uma resenha, pior ainda eram os que prometiam enviar isso e aquilo depois da publicação de um post e sumiam sem cumprir sua parte do acordo. Também há os blogueiros que não cumprem com o combinado, nesse caso cabe ao autor analisar bem com quem fecha as suas parcerias.

 Enfim, como para tudo na vida, nessa relação entre autores nacionais e blogueiros literários, fica a necessidade de se ter bom senso, de lembrar que o outro é tão humano quanto você e de ter humildade suficiente para saber aceitar críticas que sejam feitas de forma educada. Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Leitores, me contem: leem nacionais? Blogueiros e autores: fazem parcerias? Têm alguma história para contar sobre o assunto?



Clique e participe dos sorteios do blog:


Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

15 comentários

  1. Uma das coisas que mais amo em seu trabalho é, na verdade, aquilo que forma o seu ser: humanidade.

    Esse texto é lindo! Sua posição sobre a empatia entre os autores e blogueiros deveria ser um princípio básico.

    Me orgulho do contato que temos e de ter te encontrado por essa vida virtual.

    Abraços! <3

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Para resenhar livros de parcerias diretas com os autores realmente explicamos bem como funciona, porque muitas vezes eles não entendem. E creio que o segredo é realmente se adequar ao que acha melhor, tanto para o autor quanto para o blogueiro, porque assim não há prejuízo de nenhum dos lados.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. Queria estar entre a população que vivesse (bem) de livros, seja escrevendo ou sendo blogueira, mas como vc disse ainda é raridade por aqui.
    Eu tb já vi diversos problemas entre blogs e autores, várias brigas e exposições descessarias e infelizmente os dois lados perdem nisso tudo.
    Espero que as pessoas valorizem a arte da escrita e possa se colocar no lugar dos outros.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    O mundo literário é extenso, porém pouco organizado e unido. Não acho errado a pessoa cobrar para fazer um post ou vídeo, afinal é trabalhoso fazer ambas as coisas, o problema é que algumas pessoas não se tocaram que todo mundo precisa de dinheiro para viver. Esse é assunto que da muito o que render, espero que em breve surja uma trégua.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Acho que muitas pessoas querem fechar parcerias com vários autores e em muitas situações não gostam nem de ler o gênero, isso já é errado. Eu não faço resenhas para agradar fulano ou ciclano, mas acho que falta em muita gente é o bom senso, para você criticar uma leitura seja nacional ou internacional é preciso educação, você não precisa faltar com respeito, xingar e fazer motins como muitas pessoas fazem apenas no intuito de denegrir o trabalho e a imagem do autor.
    Esses temas sempre serão polêmicos, assim como o PDF e sua distribuição gratuita, entre tantos outros que vemos nas redes sociais.
    É uma pena, porque nós temos autores nacionais maravilhosos, mas também temos blogueiros sérios. E todos os lados merecem respeito.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Eu vi esse bafafá todo e fiquei bastante assustada pela maneira que a moça foi exposta, era o trabalho dele, ele não gostou e se sentiu no direito de fazer isso? É maldade. No entanto, o mercado editorial para autores nacionais é tão mais dificil né? Infelizmente é uma relação delicada, mas que ambos os lados merecem respeito.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Achei bem bacana o seu post. Eu vi esse bafafá, e achei que o autor foi bem infeliz em suas colocações. Acho também que sempre existe espaço para negociação e diálogo. Blogueiro faz resenha porque gosta de ler, mas isso não significa que não dá trabalho, né?Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Post super pertinente, ainda mais depois da exposição desnecessária de uma colega nossa, que teve seu trabalho apontado desvalorizado. Nesses 5 anos de blog eu já tive contato com muitos e diferentes autores, e mesmo tendo conhecido MUITA gente bacana, também tive minha parcela de autores que não gostaram das críticas e me ofenderam pessoalmente. Blogar dá muuuito trabalho, como você mesma disse. Não é mais sentar, escrever e postar. É preciso divulgação, é preciso foto, edição, montagens, revisão... é um trabalho, e merece reconhecimento e respeito sim.

    Parabéns pelo texto!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria,
    Onde aperta para curtir MIL vezes? Acho que falta um pouco de bom senso dessas pessoas (autores e blogueiros) para entenderem o lado do outro, sabe? Eu meio que já me revoltei e prometi, pra mim mesma, que não faria mais parceria com autores nacionais, mas não me canso de ler nacionais, eu os amo, aliás.
    A verdade é que ninguém é obrigado a nada. Cada um faz aquilo que quer e dentro do que pode para o próximo.
    Vou compartilhar seu post.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  11. Que postagem mais completa!!! Você conseguiu colocar as vantagens e desvantagens para todos os envolvidos neste trâmite e eu me senti muito representada como blogueira e com autora. Como blogueira eu tento ao máximo divulgar e promover a literatura nacional. Não fecho parceria oficiais, mas se um autor nacional procura o meu blog pe quer a minah opinião sobre o seu trabalho publicada como resenha, eu tento ao máximo encaixar na minha agenda, claro que se estiver dentro do meu perfil de leitora, até para que possa passar uma opinião transparente sobre o que de fato o livro acrescentou para mim. Como autora, eu sei que nem todo blogueiro e leitor está disponível par ale rum livro de um profissional amador. São tantos títulos e lançamentos e parcerias com editoras grandes que realmente fica complicado abrir mão de um best seller para se dedicar 5 ou 6 dias em ler um livro que muitas vezes teve uma revisão deficiente mais por falta de investimento do que cuidado com a obra. Enfim, adorei seu texto!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela postagem, com respeito pelo outro podemos sempre trabalhar juntos, eu como blogueira tento sempre trabalhar com autores nacionais, pois tenho maior orgulho deles, acho que é a essência de ser um blogueiro, e respeito as opiniões adversas pois ninguém é igual. Quando assumo o trabalho tenho o comprometimento de ler, resenhar e divulgar, e espero uma cumplicidade do autor também, e não me decepciono. Adorei seu post pois você me lembrou a essência do meu trabalho, obrigado, bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu amei a postagem! Você abordou todos os pontos principais do assunto. Já vi muita confusão por causa dessa história de parceria que muitas vezes nem se pode chamar de parceria. O problema é que as pessoas se acostumaram a ver os blogueiros como aqueles que divulgam por amor sem ter a noção que blogar é um trabalho e bastante custoso. Eu estou bem decepcionada com atitudes que tenho visto de autores nacionais e estou preferido evitar esse tipo de parceria.

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  14. Hey!
    Acho a abordagem desse assunto um pouco complexa, existem em 'N's autores e cada um se comporta de um jeito e trata blogs literários de outro.
    No Manuscrito Literário graças a Deus todos os os autores com quem trabalhamos foram excepcionais e nunca deixar a desejar.
    Porém, já vi casos de autores que só querem receber e nunca compartilhar ou doar.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo