RESENHA: Minha Vida Fora de Série (1º Temporada), de Paula Pimenta

Olá Leitores (as), como estão? Espero que estejam todos bem. Sei que ando sumida do Blog, no entanto hoje trago a vocês a resenha do livro Minha Vida Fora de Série “Primeira Temporada", da autora Paula Pimenta. Essa obra foi me conquistando e me cativando aos poucos de uma forma bastante positiva e surpreendente. Por isso os convido a conferir minha opinião completa sobre esta obra e motivo pelo qual gostei tanto dessa leitura.


Foto: Skoob
Título: Minha Vida Fora de Série “Primeira Temporada”
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Ano: 2011
Páginas: 408
Gênero: Infanto Juvenil / Literatura Brasileira / Romance

SINOPSE

Mudar de cidade sempre é difícil, mas fazer isso na adolescência é algo que deveria ser proibido. Como começar de novo em um lugar onde todos já se conhecem, onde os grupos já estão formados, onde ninguém sabe quem você é? A princípio, Priscila não gosta da ideia, mas aos poucos percebe que pode usar isso a seu favor, tendo a chance de ser alguém diferente. Mas será que o papel escolhido é aquele que ela realmente quer representar? (Skoob)

Tenho uma colega que havia lido essa série e gostado tanto que acabou me recomendando a leitura. No entanto foi após ler o conto da autora Paula Pimenta no livro Um  Ano Inesquecível e ter amado que tomei coragem de adquiri-los. Contudo fui deixando os livros em escanteio até que este ano resolvi incluí-los na Meta Literária Desencalhando Livros, e acabei me surpreendo com essa história que me cativou do começo ao fim da leitura. Dessa forma venha conferir minha opinião sobre essa leitura.


(...) Eu disse a ela que queria ficar em casa, ajudando a arrumar as coisas, mas ela recusou minha oferta, alegando que preferia que eu saísse e arrumasse alguns amigos. Minha mãe é tão iludida… Como se “amigos” fosse uma coisa que se comprasse em qualquer esquina! (pag.21)



Este livro retrata a história da Priscila, ou Pri como todos seus amigos a chamam. Ela acabou de se mudar para outra cidade, para ser mais exata deixou a cidade de São Paulo onde morava com seus pais e seu irmão mais velho e foi para Belo Horizonte- Minas Gerais morar com sua mãe, pois seus pais tinham acabado de se separar. Além de ter de lidar com essa questão da separação, ela se depara longe das amigas, e de alguns dos seus animais de estimação, em uma nova cidade que não possui nenhum vínculo de amizade, apenas com sua prima. E é através dessa sua prima que a Priscila vai conhecer novos amigos, e algumas paqueras que vão lhe deixar balançada e que irá mexer com seus sentimentos. Este livro retrata de maneira muito real e palpável a fase da adolescência, as incertezas, as mudanças de humor e de personalidade. O livro é narrado em primeira pessoa pela perspectiva da Priscila, uma personagem divertida, madura e carismática.

No final, ao me olhar no espelho, fiquei feliz com que vi. Eu realmente queria ficar bonita para mim, mas, se outras pessoas também achassem isso, não seria ruim...  (pag.158)


Admito que quando comecei a ler este livro tive a leve impressão de que não iria gostar. Até porque a leitura demorou um pouco para engrenar, pelo fato de que a personagem tinha apenas 13 anos e se mostrava bastante imatura, principalmente em relação a meninos. Contudo no decorrer da trama ela foi amadurecendo, tendo atitudes empoderadas e lidando da melhor maneira possível com aqueles garotos que só querem ficar sem compromisso com toda garota bonita da turma.  Enfim, até que a Priscila se apaixona por um garoto da nova turma, e aí que eu me peguei suspirando por eles e torcendo para que ambos ficassem juntos. Entretanto a autora conseguiu desenvolver isso muito bem, pois teve primeiro toda uma conquista, uma paquera e uma amizade. Transformando algo clichê, em uma história cativante e deliciosa de se acompanhar. Outro ponto que gostei bastante foi a relação mãe e filha apresentada na história, onde tinha momentos em que eram amigas, mas soube pontuar as situações em que ela devia puxar a orelha da filha. Dei muitas risadas com as atrapalhadas que a Priscila e suas amigas se meteram, em vários momentos consegui me identificar vivendo os mesmos problemas e questões durante a minha adolescência, e amei reviver esses momentos.

Ele ficou um tempo sem falar nada, só olhando para as pessoas que estavam cantando na nossa frente, e então perguntou: Está faltando alguém especial aqui né? Que te faça ter vontade de ficar para sempre...” (pag.160)


A escrita da autora e muito bem construída, e muito natural, ou seja e de fácil compreensão e a leitura flui de forma rápida, envolvendo o leitor. Então isso justifica o fato de muitos adolescentes se interessar por suas obras. Mesmo o livro sendo voltado para esse público ainda sim não vemos aquela enxurrada de gírias ou coisas do gênero.  Gostaria de mencionar que indico essa leitura para todas as idades, adolescentes, pais, irmãos, adultos, enfim todos que estão passando ou já passaram por essa fase da vida.

Uma coisa que me chamou a atenção durante a leitura, e me agradou muito foi a forma como a autora tratou sobre o amor os animais. Eu que já sou apaixonada e adoro ajudar e salva-los, senti interesse  em procurar uma ong e me voluntariar. Nunca tinha lido algum livro que se tratasse sobre o assunto, por essa razão fiquei extremamente feliz. Por fim dá para concluir que gostei muito desse livro, muito mais do que imaginei, desse modo virei fã da Paula Pimenta, e já quero todas as suas obras.

Eu li os poemas uma última vez e novamente tive vontade de chorar, gritar, de… ser o amor daquele menino. Agora eu sabia que não tinha mais saída.   (pag.204)



A impressão que eu tive ao finalizar essa leitura, era de que eu estava lendo uma série, e ao chegar no final estava louca para saber o que iria acontecer na próxima temporada. Inclusive a personagem ama filmes e principalmente série, por isso cada capítulo começa com uma frase tirada de alguma série. Aliás comecei a assistir ao seriado Gilmore Girls por causa dessa obra e estou apaixonada. Então por hoje é só pessoal! E fiquem ligados, que logo irei trazer a resenha do livro Minha Vida Fora de Série (2º Temporada), que é a continuação desta obra maravilhosa. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este livro, ou se interessaram por esta leitura? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda.

Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post


Me acompanhe nas redes sociais:

10 comentários

  1. Olá! Eu sempre ouvi muito falar dessa série de livros e ainda não tive o interesse de ler. Apesar de não fazer muito meu estilo de leituras, eu achei bem legal a premissa adolescente da história, gostei dessa mudança para outra cidade e todas as coisas novas que a protagonista vive a partir daí. Me agradou muito também a importância que a autora deu para os animais, eu também gosto demais, e achei super legal. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que esse não seja um gênero que você não costuma ler, porém quem sabe futuramente você muda de ideia e resolve dar uma chance. E realmente muito interessante os pontos abordados pela autora, principalmente a importância de cuidar dos animais. Beijos.

      Excluir
  2. Oi Lana, da autora só li o primeiro de Fazendo meu filme, por enquanto, e gostei bastante da escrita dela. Imagino como deve ter sido difícil pra protagonista essa mudança pra uma turma onde ela não conhecia ninguém, mas é bom saber que é uma leitura que pode agradar todas as idades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Admito que depois de ler Minha Vida Fora de Série fiquei ainda mais interessada em ler Fazendo Meu Filme, espero ter a oportunidade. Beijos.

      Excluir
  3. Oi Lana, tudo bem?

    Sempre li muitos elogios em relação a escrita da Paula e inclusive acabei comprando um livro dela por causa disso, mas ainda não li. Neste momento não estou na vibe de ler algo mais "adolescente", mas como amo essa pegada, sei que em breve irei ler e gostar. O fato da obra parecer uma série é muito bom, pois mostra que é bem movimentada. Os assuntos tratados também me interessam nesse universo, principalmente por ter uma preocupação com os animais. Adorei sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bom ler esse tipo de livro quando estamos vamos nessa vibe de adolescente se não acaba que a leitura não flui. Espero que você goste das histórias da autora tanto quanto eu, se curti lhe recomendo a dar uma chance a essa série, não vai se arrepender. Beijos.

      Excluir
  4. Oi Lana, sua linda, tudo bem?
    A Paula Pimenta é muito querida, você precisa ver a fila de autógrafos dela. Sempre quis ler essa série, gosto muito de tramas adolescentes. Ainda mais com uma protagonista com o meu nome, risos..Também nunca li nenhum livro que retrate amor aos animais. Não vejo a hora de ficar suspirando também por esse casal que parece ser muito fofo. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que a Paula seja realmente muito querida, e suas filas de autografo sejam enormes, espero um dia conhece-la. Eu também amo histórias com essa pegada adolescente. Que legal que a protagonista tenha o mesmo nome que você, mais um ponto para você ler essa série. Muito obrigada, fico feliz que tenha curtido a resenha. Beijos.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem Lana?

    Gostei muito da sua resenha, ficou bem caprichada e a Paula Pimenta é tudo de bom. As fotos ficaram lindas. Vou indicar "Minha vida fora de série" para as amigas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente feliz que tenha gostado da resenha, tanto quanto das fotos. Recomenda sim, a leitura e ótima. Beijos.

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo