Resenha: livro "As brumas de ébano", Denise Flaibam

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "As brumas de ébano", escrito pela Denise Flaibam e publicado em 2018 pela Mundo Uno Editora. Ele é o terceiro da série de fantasia "Os mistérios de Warthia", mas podem ficar tranquilos que não darei spoilers que prejudiquem a leitura dos volumes anteriores.

Resenha, livro, As brumas de ébano, Denise Flaibam, blog literario, Mundo Uno Editora, Os misterios de Warthia

 "As Trevas estavam drenando a esperança das pessoas. E um mundo sem esperança era o lar da escuridão." (página 64)

 Fazendo um breve resumo, no primeiro livro, a vila onde Serafine morava com os pais adotivos foi atacada por lobisomens e ela precisou fugir com a ondina Ývela e o guerreiro Jarek, que depois ela descobriu serem seus guardiões. A jovem descobriu também que as marcas que tinha no corpo tinham sim um significado e que ela era a Escolhida, aquela que, segundo uma profecia, seria decisiva para impedir que as forças do mal tomassem conta do continente Warthia. Para isso, Serafine precisava desenvolver seus poderes, mas os seres das Trevas não esperariam até que ela estivesse pronta. No segundo livro, vemos como ela sai do Norte e vai até o desértico Reino do Oeste, governado pelo jovem Rei Jon, em busca de seu segundo mestre, e como o exército da escuridão da feiticeira Sharowfox causa destruição perseguindo a jovem.

 "Guarnecer Warthia seria a última cartada do exército da Luz. Enquanto o continente resistisse, haveria esperança para a Escolhida. Os Reinos lutariam por seu território, impedindo o avanço da escuridão. Serafine teria uma chance. Onde quer que estivesse, Ývela rezava para que se apressasse, que estivesse preparada para o golpe que Sharowfox lançaria sobre o mundo." (página 183)

 "As brumas de ébano" começa de onde o volume anterior parou. Jon Tytos e seus aliados rumam para o Norte em busca do rei desaparecido e de respostas para o caos que se instaurou no continente. Serafine e seus guardiões vão para o Sul, onde pretendem encontrar o terceiro mestre para que ela continue desenvolvendo seus poderes, mas a viagem para o Reino das Brumas será cheia de obstáculos inesperados, e Serafine acabará ficando cara a cara com as forças do mal.

 "O Sul era de fato coberto por brumas. Serafine espreitou a paisagem; a névoa perolada estava por toda parte. Rareada ou intensa, ao ponto de impossibilitar o vislumbre de um palmo à frente, ela rastejava por encostas e colinas, por estradas e pelo gigantesco bosque de árvores brancas. (...) O inverno nunca acabava ali no Sul, e a neblina jamais cessava." (página 70)

Resenha, livro, As-brumas-de-ebano, Denise-Flaibam, blog-literario, Mundo-Uno-Editora, Os-misterios-de-Warthia, fantasia, literatura-nacional, quote, capa, opiniao, trecho

 O início de "As brumas de ébano" é cheio de tensão para Serafine e seus guardiões, é bem visível como a escuridão começa a fazer efeito sobre a jovem, a afetá-la e deixá-la confusa; e ela e seu grupo passam por muitas situações complicadas até conseguirem alguns aliados. Eu já sabia que a ida para o Reino do Sul seria difícil, pois desde o primeiro livro é mostrado que o reino está sob o comando das forças das Trevas, mas eu não esperava que o grupo enfrentasse tantas dificuldades.

 "Cornélio a estava levando para uma armadilha, mas a avisara com seus olhares e menções às Trevas. Serafine era a única capaz de desbravar a escuridão sob as ondas, a esperança do amaldiçoado. Fazia aquilo pelas respostas, sim, mas lutar para salvar alguém dava um quê de satisfação. Cornélio era um aproveitador, mas também uma vítima das Trevas. Todos eram." (página 171)

 Nesse volume, muitas respostas são dadas, especialmente sobre os pais biológicos da protagonista, e é impressionante como algumas coisas ditas lá no primeiro livro passam a fazer sentido agora. Mas também temos revelações surpreendentes, que nos colocam em dúvida sobre o que já sabíamos até então sobre o destino de Serafine e de Warthia. A história mostra a dualidade que pode haver nos personagens, onde bem e mal se misturam. Como eu já vi que profecias podem ser interpretadas de diferentes maneiras, não fiquei tão desesperada com o que aconteceu com a protagonista no último capítulo, mas estou sim muito curiosa para saber o que acontecerá no volume final: "O império de fogo".

 "A escuridão vai tentá-la, querida. Não pode cair perante ela." (página 26)

 Como quem acompanhou as resenhas dos livros anteriores da série deve saber, eu gostei do primeiro e amei o segundo, li esse terceiro com o coração na mão, com medo do que poderia acontecer no capítulo seguinte, mas também foi um livro que gostei muito, embora o segundo ainda seja o meu preferido. Fiquei encantada com a devoção de Jarek e confiante na força dos sentimentos dele, mais apaixonada ainda por Jon Tytos, fascinada pela Ývela, surpresa e curiosa para saber mais sobre Luke, o príncipe do Sul, e sua irmã. Luke só não me surpreendeu tanto quanto Sharowfox, mas vocês precisa ler para entender o motivo.

 "Nem tudo que vem das sombras pertence ao mal, assim como nem tudo que serve à Luz estende bondade. (...) Você foi traído vezes demais para um coração tão jovem, majestade." (página 196)

As-brumas-de-ebano, Denise-Flaibam, Mundo-Uno-Editora, Os-misterios-de-Warthia, fantasia, literatura-nacional
As-brumas-de-ebano, Denise-Flaibam, Os-misterios-de-Warthia,
Livro, As-brumas-de-ebano, Denise-Flaibam, Mundo-Uno-Editora
Livro, As-brumas-de-ebano, Denise-Flaibam, Mundo-Uno-Editora

 O padrão da capa desse terceiro livro é um pouco diferente dos anteriores, mas eu gostei e reflete bem as diferenças entre os volumes. Há detalhes nos cantos de todas as páginas, que são amareladas, as margens, o espaçamento entre uma linha e outra e as letras tem um bom tamanho. Há um mapa de Warthia e do Reino do Sul. Encontrei alguns erros de revisão.

 "- Ainda há esperança, não é? Mesmo com a escuridão cobrindo Warthia, com o medo em nossos corações, a esperança... Ela ainda existe." (página 90)

 Enfim, "Os mistérios de Warthia" é uma forte concorrente a se tornar minha série de fantasia favorita. Recomendo que leiam "As brumas de ébano" (após ler "A profecia de Mídria" e "A Fortaleza do Dragão"), mesmo que não sejam muito fãs de fantasia, pois os livros são curtos, numa média de 300 páginas, podendo ser leituras rápidas mas muito envolventes. A escrita da Denise é fluida, ela tem um vocabulário ótimo, traz seres sobrenaturais (alguns mais conhecidos como lobisomens e feiticeiras, outros novos como os Atyubros) de forma original. Em "As brumas de ébano" vocês encontrarão um pouquinho de romance (que não é o foco da trama), magia, aventura e muitas surpresas! Que tal mergulhar nessa série também?

 "Há Luz e Trevas dentro de cada um de nós, Cornélio havia dito. Serafine não podia deixar de concordar." (página 122)


19 comentários

  1. Olá!
    O nome desse livro não me é estranho... Acho que já devo tê-lo visto em algum lugar, mas não me lembrava. Gostei muito de saber sobre ele, adoro livros de fantasia e saber sobre os diversos seres sobrenaturais que compõem a trama me animou para conhecer a série e as criações da autora. Também adorei o fato de ter um mapa. Ótima resenha! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas ainda bem que gostaste de fazer a leiutra!! Eu adoro fantasia e fiquei com mesmo muita vontade de ler!!

    Enfim, acho otimo que a ediçao tambem esteja a altura, e que a coleçao se esteja a tornar uma das tuas favoritas no genero!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Eu só li até o momento o primeiro livro da série e já concordo com você, a escrita da autora é muito fluida e é uma série cheia de ação e mistério. Estou louca pra ler o restante da série.

    ResponderExcluir
  4. Li um livro dela e adorei,mas está série eu não conhecia. Que bom que você gostou de todos os livros, e tão chato quando uma série cai de qualidade.
    BjsB

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem Mari?
    A Mundo Uno caprichou nos projetos gráficos, os livros estão lindos. Eu já conhecia a série, mas ainda não realizei essas leituras. Uma pena que a qualidade caiu no decorrer dos livros e isso é bem chato.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu não acho que a qualidade caiu no decorrer dos livros, o que aconteceu é que o segundo foi algo excepcional, e esse terceiro é tão bom quanto o primeiro.

      Excluir
  6. Que bacana, eu nao conhecia essa história mas já fiquei encantada pela sua resenha, venho procurando ler ais fantasias então certamente a sua dica será extremamente util, obrigada por isso e realmente as capas são muito bonitas.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia essa série e adorei as capas. Quase não leio fantasias, são poucas as que me chamam atenção, mas gostei dos elementos que a história traz, quem sabe não de uma oportunidade.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Caramba, eu não lembro de ter lido sobre os livros anteriores, mas saber que a série tem todas essas qualidades me fez querer muito ler. Gostei muito das suas impressões, fiquei mega curiosa em relação aos personagens e seu crescimento no decorrer da trama. Vai ser uma série que vou colocar na lista de desejados para ler logo.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria, tudo bem? eu não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro e, não tenho o costume de ler muitas fantasias com criaturas sobrenaturais! Mas, esse ano conheci e li vários lidos diferentes do meu habitual. Gostei muito da maneira como a trama é organizada e com várias criaturas imaginárias, adorei saber que o livro possui um mapa, sou apaixonada por eles.

    Quando li o nome pela primeira vez, pensei que tivesse alguma coisa a ver com a trilogia "As Brumas de Avalon" e já estava muito animada com isso mas, percebi que não tem nada ver uma série com a outra mas, espero gostar dela assim como você.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  10. Ola!!

    Não conheço essa série e também não me recordo de ter lido nada sobre ela até o momento, porém, adorei a sua resenha! Linda a edição desse livro. Confesso que não sou uma leitora assidua de fantasia e com isso só eu que perco, sei disso, mas gostei tanto da sua resenha que vou mostrá-la a um amigo que tenho certeza que irá amar essa série.

    beijos,
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Faz tempo que eu tenho vontade de ler os livros da autora, eu ainda não sabia sobre esse terceiro volume, mas já conhecia a série e já estava interessada nela. Adorei a sua resenha sobre esse volume e espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Acho que já li alguma resenha sobre o primeiro livro dessa série,mas não tenho muita certeza, pois não reconheci a capa.
    Primeiro que tenho que dizer que as capas dos três livros não remetem a uma história de fantasia e mais de uma de romance e isso pode ser um problema, pois pode atrair o público errado.
    Estou um pouco dividida se fiquei interessada ou não, rsrs. Adoro o gênero, mas estou um pouco cansada de ler muitas histórias parecidas.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Não conhecia a série e a autora. Gostei da premissa, mas não sei se é um livro que eu leria agora, sabe? Gosto de fantasia, mas tenho procurado outros tipos de livros. Não entendi direito o porquê ela e os guardiões estão andando por aí, qual o real objetivo disso, mas fiquei curiosa para saber o que aguarda o leitor. Não gostei das capas, mas acho que fazem o estilo do gênero. Que bom que gostou da leitura, é tão bom encontrar uma literatura nacional que nos agrade, né? Espero que goste do próximo volume :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os guardiões resgataram a protagonista da vila onde ela vivia como uma pessoa comum, e tendo crescido como uma pessoa comum, a Serafine precisava fazer aliados e aprender muita coisa para poder enfrentar as forças do mal que estavam se reorganizado e se levantando, por isso ela e os guardiões estão passando pelos reinos do continente.

      Excluir
  14. Olá, tudo bom?
    Não conhecia a série e a autora, vez que não sou muito de ler séries de fantasia. No entanto, mesmo não sendo um gênero que curto tanto, fiquei bem tentada a ler quando disse que essa série tem tudo para se tornar uma de suas favoritas do gênero. Saber o quanto já gostou dos três primeiros livros, que são leituras fluidas e envolventes, com um pouquinho de magia e romance, já me deixou super curiosa, então, dica mais que anotada! ♥
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Amei a sua resenha e amo fantasia, comprei dois livros da Denise em um evento aqui em São Paulo, mas ainda não li e a cada resenha que leio com comentários elogiosos à autora e sua escrita me convenço que devo passa-los na frente de outros livros que tenho para ler.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  16. Olá Maria, eu tenho bastante curiosidade de ler essa série, pelos seus comentários esse terceiro livro conseguiu já começar a fechar as pontas soltas do enredo como também preparar o leitor para o ultimo *-* Espero ter a chance de lê-los em breve *-*

    ResponderExcluir
  17. Acho a Denise uma fofa master, mas ainda não li nenhum livor dela. Não sou muito de ler fantasia, mas esses aqui eu leria e tenho quase certeza que seriam leituras bem interessantes.
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo