Resenha: livro "Provocante", Madeline Hunter

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Provocante", escrito pela Madeline Hunter e publicado em 2014 pela Editora Leya. Quando vi o e-book disponível no Kindle Unlimited (por R$19,90 por mês, você pode ler quantos e-books do catálogo conseguir), corri para baixar e ler, pois amo romances de época.

Resenha, livro, Provocante, Madeline-Hunter, leya, romance-de-epoca, blog-literario, petalas-de-liberdade, kindle-unlimited

 A história nos apresenta Verity Thompson, filha de um homem rico e dono de uma fábrica. Após a morte do pai, o primo de Verity lhe chantageou para que se casasse com um conde, na intenção de se aproximar da sociedade aristocrática e de afastar Verity e o futuro marido do negócio, assim o primo poderia tomar conta de tudo, já que um aristocrata provavelmente só se interessaria pelo dinheiro e não interferiria nos negócios.

 O nobre em questão era Grayson, o conde de Hawkeswell, dono de um gênio forte e com dívidas o suficiente para o dote da noiva superasse a falta de uma origem nobre.

 Vendo que o primo não parecia estar respeitando as mínimas exigências que fez para se casar (não prejudicar uma senhora e o filho, que eram muito queridos para Verity), ela decidiu fugir no dia do casamento, dando a entender que teria morrido no rio. Seu plano era voltar quando atingisse a maioridade, quando o primo não poderia mais mandar nela, conseguir a anulação do casamento e administrar a fábrica, como era o desejo do pai.

 Verity encontrou refúgio na casa de uma viúva, onde passou a trabalhar com outras mulheres num negócio chamado As Flores Mais Raras, que fornecia flores para a decoração de festas, e lá ficou escondida por dois anos.

 Mas, certo dia, Lorde Hawkeswell foi com um amigo à propriedade As Flores Mais Raras, já que o amigo havia se casado com uma das sócias do negócio, e encontrou Verity. Ao contrário do que a jovem imaginava, ela não foi considerada morta, apenas desaparecida, e com isso o conde não recebeu o dote e continuava numa situação financeira complicada, não estando interessado em anular o casamento, além de furioso por ter sido enganado.

 A história se desenrolará com Verity descobrindo tudo o que aconteceu enquanto esteve escondida e tentando convencer Lorde Hawkeswell a anular o casamento em troca de uma compensação financeira, mas vendo seus planos irem por água abaixo quando o conde se mostra interessado em consumar o casamento.
 "Ela não tinha se dado conta que o amor, assim que ganhava raízes, podia crescer e se propagar, mesmo depois de a pessoa achar que ele já a preenchia. Mas era isso que estava acontecendo, enquanto estavam sentados à frente da lareira. Sentia o seu amor se aprofundar e ramificar-se e isso a comoveu profundamente." (trecho do último capitulo)
 O que mais gosto em romances de época é ver o amor florescendo e sendo demonstrado em palavras e gestos, numa época em que havia uma série de regras para se aproximar do sexo oposto. Porém, "Provocante" não me agradou totalmente. O principal motivo foi o fato de os personagens terem demorado tanto para se acertarem, o amor entre eles só apareceu, só floresceu no último capítulo, e o livro tem 400 páginas!

 A história ficou cansativa, com Verity usando o corpo como moeda de troca para que Grayson lhe ajudasse a descobrir o que tinha acontecido com as pessoas que ela amava e lhe permitisse voltar à fábrica e à casa em que viveu boa parte da vida. O casal é de classes sociais diferentes, e demora para Grayson entender que ser uma condessa não importa nem um pouco para Verity. Ele, pelo seu modo de agir, não é um mocinho pelo qual torcemos ou amamos.
 "– Presumo que vá fazer uma visita ao administrador dos meus bens, Sr. Thornapple.
 – Sim. Existem papéis para assinar.
 – Devo acompanhá-lo?
 – Não será necessário.
 É claro que não. Ela já não tinha qualquer voto no uso que seria dado a sua herança. Aos olhos da lei, ela deixara de existir. A carta do Sr. Thornapple praticamente dissera o mesmo de modo inequívoco.  A partir de agora, seu marido receberia o rendimento proveniente do negócio, juntamente ao que tivesse acumulado no fundo fiduciário onde esse dinheiro havia sido colocado desde a morte do pai. Aquele fundo fiduciário se extinguira com o casamento e iria tudo diretamente para o marido, sem qualquer desvio."
 Há alguns mistérios na história relacionados ao desaparecimento de funcionários das fábricas da região, conflitos entre nobreza e burguesia, e apesar de eu não ter gostado da condução do romance por achar que os personagens poderiam ter lidado de outra forma com seus problemas, decidi resenhar o livro por ele retratar bem esse período histórico, onde o casamento tornava uma mulher submissa ao marido perante a lei.

 Esse foi o meu 2° contato com a escrita da autora (o outro foi em "Jogos de prazer") e reforçou a minha impressão de que os romances de época da Madeline Hunter não são muito românticos, fica a dica para quem prefere romances assim. Esse é o 2° volume da série "As Flores Mais Raras", sendo que cada livro conta a história de uma das amigas que a Verity fez na casa onde se refugiou, os 2 primeiros livros estão disponíveis no Kindle Unlimited, a Leya não publicou os demais, mas acredito ser possível encontrá-los em edições de Portugal. Sobre a edição: o título original, "Provocative in Pearls", em tradução, seria algo como "Provocante em pérolas", que tem a ver com a história. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão no e-book, e achei a capa bonita. Me contem: já conheciam "Provocante" ou já leram algo da Madeline Hunter?

 Detalhes: 400 páginas, ISBN-13: 9788544100400, Skoob. Clique para assinar o Kindle Unlimited. Clique para comprar na Amazon:


Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:


13 comentários

  1. Oi, Mari.
    Nem acredito que esse ebook está no Kindle Unlimited! Que boa notícia!!!
    Eu li o primeiro dessa série (Deslumbrante) em ebook logo que ele foi lançado, na época pelo selo QuintaEssência da Leya, e gostei bastante. Depois disso não soube mais dos outros livros.
    Agora vou atrás desse segundo!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não conhecia nem autora nem a obra e faz tempo que estou fugindo de romance, mesmo com a parte cansativa, gostei de saber que há mistério e não parece ser água com açúcar
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Outro dia vi essa capa de e-book e pensei se Valéria a pena ler, mas acabei deixando passar. Os romances de época que eu costumava ler eram da Judith McNaught, onde mesmo tendo que cumprir as regras da época, as mocinhas sempre são mais revoltadas. Hahaha
    Gostei da sinceridade da sua resenha, e acho que não é uma leitura que iria me agradar. Livros grande e com um desfecho muito no fim acho que só se for um suspense.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, é uma pena que nao tenhas gostado assim tanto de fazer a leitura...

    Realmente, nem todos os romances historicos sao literalmente "romances", mas +e chato quando a narrativa se torna cansativa!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Sempre soube que ela era um tipo "diferente" de romance, mas confesso que não me encantou, é uma autora que ate não fez muito sucesso aqui no Brasil, e sinceramente não me vejo dando mais uma chance para ela, porem que bom que você teve a chance para tal. Ótima resenha, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Também adoro o Kindle Unlimited! Já conheci títulos ótimos por causa dele =)
    Não sou muito fã de romances de época, mas achei a premissa desse mais interessante justamente pela falta de "romance". Acho que, apesar dos problemas citados, esse eu leria.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Apesar de amar romances de época, eu nunca li nada da autora e ainda não conhecia esse livro. Confesso que não sei se é uma leitura que eu faria, pois o enredo não me atraiu muito e nem o mocinho (que parece ser bem arrogante e interesseiro). Achei legal o livro retratar bem o período histórico e os problemas sociais da época, mas não sei se é o suficiente para que eu me interesse pela leitura.
    De qualquer forma, adorei a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ahh quero muito assinar o Kindle Unlimited <3
    Mas não consegui me interessar pelo enredo desse livro. Vi que algumas partes te incomodaram e deixou a leitura cansativa... o que eu gostei é que tem mistério e isso desperta a curiosidade rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Oi Marijleite, sua linda, tudo bem?
    Eu não sabia que os livros dessa autora eram diferentes do demais. E pensando bem, acho que é muito difícil encontrar uma resenha dos livros dela. Uma pena, pois eu faço parte do time que gosta dos livros de época mais românticos e aqueles divertidos. Mas no geral, pareceu uma boa leitura. Gostei muito da sua resenha sincera, ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  10. Oiiii,

    Eu entendo bem o sentimento que acompanha uma história cansativa. Eu gosto da autora é de alguns livros dela, mas pra ser bem honesta tem vez que me da muita preguiça porque ela enrola a história demais e aí depois corre com as coisas. Achei a premissa da história interessante e até me interessei, mas conhecendo a autora como conheço e sabendo q as coisas realmente só acontecem no último capítulo me deu preguiça.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  11. No começo me interessei pela premissa, mas conforme fui lendo a resenha, tive a impressão de ter "muita informação" no livro. Parece cansativo mesmo, como você disse, fiquei com preguiça de ler kkk.

    ResponderExcluir
  12. Olá Maria, pelos seus comentários esse livro parece ter um enredo bacana, porem o romance demorar demais para se desenvolver me deixou um pouco receosa de lê-lo =/ Mesmo assim vou anotar sua dica e quem sabe lê-lo mais pra frente *-*

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu amo romance de época e estou bastante curiosa para ler esse livro e conhecer essa personagem que se fingiu de morta dica anotada e espero não me decepcionar

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo