RESENHA: O Problema do Para Sempre, de Jennifer L. Armentrout


Olá Leitores (as), como estão? Hoje trago a vocês a resenha do livro O Problema do Para Sempre, da autora Jennifer L. Armentrout. Esta obra me chamou a atenção tanto pelo nome quanto pela sinopse, e se trata de uma história tocante e profunda, mas nem tanto, apesar do seu desenvolvimento clichê. Por isso, venham conferir minha opinião completa sobre esta história.

Foto: Skoob
Título: O Problema do Para Sempre
Autora: Jennifer L. Armentrout
Editora: Galera Record
Ano: 2017
Páginas: 392
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Romance / Jovem Adulto

SINOPSE
Mallory viveu muito tempo em silêncio. Mas o destino lhe reserva um novo desafio. E ela percebe que está na hora de encontrar a própria voz Já na infância, Mallory Dodge percebeu que só poderia sobreviver se ficasse calada. Teve que aprender a ficar o mais quieta possível. Aprendeu a passar despercebida. A se esconder. Mas agora, após ter sido adotada por pais amorosos e dedicados, ela precisa enfrentar um novo desafio: sobreviver ao último ano do Ensino Médio numa escola de verdade. O que Mallory não imaginava é que logo no primeiro dia de aula daria de cara com um velho amigo que não via desde criança, quando viviam juntos no abrigo. E começa a notar que não é a única que guarda cicatrizes do passado, além de uma paixão adormecida e inevitável. (Skoob)


Eu tenho esse livro já fazia algum tempo, por isso resolvi incluí-lo na minha “Meta Literária Desencalhando 12 livros em 2019”, e após ler a obra “Se Não Houver Amanhã” da mesma autora e ter amado resolvi ler esse livro também. Porém uma história não se compara a outra e alguns pontos nesse livro não me cativaram tanto quanto no anterior.
“Rider...Jayden...tantas outras pessoas eram produto do seu meio. Algumas saíam. Outras não. Rider estava certo. Muito disso era sorte. Às vezes era determinação. Mas a maior parte era sorte, e eu era a mais sortuda de todas as pessoas.” (pag.243)

Este livro narra a história da personagem Mallory. Logo nas primeiras páginas acompanhamos essa personagem se preparando para o seu primeiro dia de aula do seu último ano do Ensino Médio. Além de ter de lidar com essa situação esta será a primeira vez em que estudará em uma instituição escolar de fato. Pois em todos os outros anos anteriores ela tem estudado em casa, com uma família que a adotou tardiamente, e que agora lhe proporciona uma vida feliz e segura. Contudo nem sempre sua vida foi dessa forma. Entretanto uma coisa Mallory não esperava encontrar na escola, que seria a pessoa que ela mais ama na vida. Ryden representa todo o passado conturbado do qual Mallory tem tentado superar com ajuda de tratamento psicológico. Já que ambos sofreram muito na infância, passando de lar em lar provisórios, onde tiveram de enfrentar violência emocional, verbal e física, mas sempre estavam juntos, tentando um proteger o outro. A partir dessas situações adversas que Mallory aprende que se ficar calada e quietinha poderia sair viva dessas “famílias”. Entretanto Ryden lhe prometeu para sempre protegê-la de tudo e de todos. Mas, uma tragédia inesperada vai fazer com essa promessa seja quebrada, e é onde os dois perdem o contato um com o outro, até que se reencontram neste primeiro dia de aula. Nesse meio tempo ambos seguiram sua vida, porém algo muito importante prevaleceu: os sentimentos que um sente pelo o outro.

“Eu havia aprendido cedo que o tipo bom de para sempre era, bem, uma mentira. Esse tipo de para sempre, literal e metaforicamente, acabava em chamas, porque não importava com quanta força você tentasse segurar, esse tipo de para sempre escorria pelos dedos.” (pag.276)


Sinceramente quando havia lido opiniões sobre este livro imaginei que a história seria muito mais emocionante e profunda do que foi retratado. Até porque trata sobre a questão da adoção, e como este sistema está cada vez mais precário, pois tanto as casas de acolhimento quanto os lares provisórios muita das vezes não tem estrutura para receber esses indivíduos e nada disso é fiscalizado. E acaba acontecendo o que é descrito com esses personagens nessa trama, são mal tratados e vêem seus futuros na mão de outras pessoas que pouco se importam com o bem estar deles. Mallory apesar de ter mais idade ainda assim conseguiu ser adotada por uma família bem estruturada, financeiramente e sentimentalmente, no entanto Ryden não teve a mesma sorte. E é a partir disso que vamos acompanhando eles se aproximarem e se reconhecerem novamente. No entanto eles levam vidas completamente diferentes agora, e isso acaba dificultando esta reaproximação.

“Nós todos acreditamos ter garantia de que as coisas que amamos vão durar para sempre. Mas o problema do para sempre é que ele realmente não existe.” (pag.351)

Preciso admitir que estou saturada de livros em que os personagens se amam desde a infância, e são capazes de fazer tudo um pelo outro, apesar de terem se distanciado e levarem vidas completamente diferentes daquele época em que viviam juntos. E o foco dessa história é exatamente isso, Malory e Ryden estavam dispostos a abrir mão de tudo um pelo outro, e sinceramente achei incabível por tudo que já haviam vivido anteriormente. Principalmente Mallory que tinha muito a perder. O livro é narrado em primeira pessoa, por Mallory e confesso que senti a falta da visão de Ryden, que poderia ter contribuído muito para que essa trama fosse ainda mais rica de conteúdo. Pois seu passado é ainda bem mais sofrido. Mallory quase não fala com ninguém, por causa do seu passado, por isso houve muitas descrições de seus pensamentos, e isso se arrastou até quase no final do livro. E este foi um ponto que me incomodou bastante.
“Meu passado era parte de mim e moldava quem eu era agora, mas não definia quem eu me tornaria. Não me controlava.” (pag387)

Bom, essa história é boa, mas poderia ser muito melhor, o que me prendeu durante a leitura foi a curiosidade em saber sobre o passado do Ryden, já que ele tinha muito mais segredos a serem revelados ao leitor do que  Mallory, que descreve sobre seu passado no decorrer da trama, e se eles conseguiriam ficar finalmente juntos e felizes. Portanto acredito que muitas pessoas vão gostar dessa trama até muito mais que eu, até pelos temas tratados, como família, adoção, amor de infância, contudo ao meu ver faltou um ápice, algo realmente surpreendente e instigante. A escrita da Jennifer aqui também foi envolvente, bem construída e conseguiu me prender mais uma vez. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este ou outro livro dessa autora? Se interessaram por esta obra? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda.
Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post

Me acompanhe nas redes sociais:

22 comentários

  1. Eu acho que vou deixar passar esse livro. Li apenas um livro da autora e te confesso que não gostei, esperava muito mais dele e me decepcionei pra caramba.
    Eu não gosto muito de histórias onde o casal faz tudo um pelo outro, acho isso tão chato sabe? Acredito que nesse ponto eu já iria me cansar do livro todo

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a autora, mas eu acho que vou gostar do livro, geralmente essas coisas de esconder cicatrizes, coisas do passado e traumas me agradam bastante.
    Quando li a sinopse eu fiquei bem incomodada com o lance do romance, eu acho que e bom desde que seja uma coisa mais natural sabe, tanto que eu tô lendo poucos romances porque eu tô bem saturada já. Achei muito boa sua resenha, bem sincera, não sei se leria, mas quem sabe kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo as histórias da autora, e sua escrita. Eu também adoro livros com bastante drama, mas realmente a questão do casal não me convenceu. Como você citou prefiro quando as coisas se desenvolve de maneira real. Beijos.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Eu já li uns dois livros com essa temática, e gostei bastante. Eu achei a premissa dessa obra bem interessante, fiquei curiosa para ler, apesar dos pontos negativos. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e acho que leria, porque a premissa me parece legal. Ainda assim, a sua resenha me fez ter um pezinho atrás hehe. Não vou colocar na wishlist, mas gostei de saber sobre essa dica. Uma pena que a questão da adoção não tem muita profundidade, eu ia adorar :(

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem? Espero que sim :)

    Então, eu li esse livro faz um tempinho, lembro de ter gostado na época, mas foi uma leitura que não ficou na minha memória. Acho que não é todo mundo que gosta de leituras como essa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oiii Lana

    Eu li esse livro ja ha algumtempo atrás e na época curti bastante, mas assim como vc tb já estou saturada dessa história de personagens que se amam mais que tudo desde a infância. Realmente se tornou clichê e repetitivo. Eu lembro que até fiquei bem sensibilizada com o drama que os dois enfrentam na infância e tals, mas realmente entendo essa sensação de que foi bom mas poeria ter sido melhor.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei sensibilizada pela história do passado deles, e acredito que se a autora tivesse focada mais nesse assunto em vez do romance a história poderia ter sido melhor. Uma pena, mas a escrita da autora fez com que fosse uma leitura gostosa. Beijos.

      Excluir
  7. Oi, Lana!
    Já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro e como ele realmente não convenceu muito alguns leitores. Não sei se é uma opção viável pra mim no momento, mas quem sabe um dia eu até arrisque a leitura.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bem?

    Eu te entendo quando diz sobre estar saturada de romances clichês, eu estou assim também e por isso ando me aventurando em outros gêneros.

    Amei suas fotos!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  9. Oi! Esse livro está na minha lista de desejos tem um tempão, que eu coloquei por ter lido uma resenha que focava justamente nessa questão das adoções e de como a vida dos garotos tinha sido sofrida em tão pouco tempo. Agora fico meio em dúvida, por você expor bem os fatos que te deixaram um pouco decepcionada com a história. Ainda assim, é um livro que eu quero ler. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava que ponto central da história fosse a questão da adoção, porém a autora desenvolveu a trama toda envolta do romance e paixão da infância dos personagens e isto tornou a leitura bem cansativa. Mas, ainda assim dá para ler e aproveitar bastante. Beijos.

      Excluir
  10. Oi, Lana.
    Confesso que eu tinha curiosidade em ler esse livro, mas depois de ler a sua resenha, me desanimei... Eu até curto histórias assim, mas os pontos negativos que você apontou me incomodam bastante!
    Tenho vários outros livros aqui para ler, então não vou investir nessa leitura já imaginando que vou me decepcionar!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se esses pontos também te incomodam pode ser uma leitura bastante cansativa, mas a escrita da autora e bem gostosa, fazendo com ora a trama nos envolva. Beijos.

      Excluir
  11. Foi muito legal vê-los juntos superando seus fantasmas e pra mim o livro foi sobre isso. Superação e aceitação, superar o trauma passado e aceitar que você merece ser feliz.
    Sobre o lado ruim eu posso dizer que algumas cenas são um pouco forçadas pra fazer drama, não são mal escritas, porém dá pra sentir a forçação.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De forma alguma são mal escrita, eu amo a escrita dessa autora, eu apenas achei irreal, não condiz com a realidade de fato. Fora os clichês de romance eterno. Talvez seja eu saturada com esse tipo de casal. Beijos.

      Excluir
  12. Olá!
    Quero ler esses dois livros da Jennifer e acredito que vou gostar do tema retratado e fiquei curiosa com os passados e os dramas que os personagens carregam.
    Mesmo com suas ressalvas fico com a impressão de uma boa leitura.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. ai, uma pena que a leitura desse titulo não foi tão empolgante como o outro da autora que vc gostou... às vezes acontece isso comigo, gosto de uns e outros nem tanto... já cheguei ao ponto de amar e odiar narrativas de um mesmo autor, mas enfim... hahahab

    confesso que nao conhecia esse livro, a premissa dele não me chamou a atenção... é que não curto o gênero, então raramente me proponho a ler... esse lance de amor de infância também acho que 'já deu o que tinha de dar' hahaha

    bjs...

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Não conhecia a autora nem o livro. Quando você começou a falar fiquei interessada por que a história tinha tudo para ser algo mais aprofundado e bem desenvolvido já que estamos falando de pessoas que passaram pela situação de adoção e lares que igual vocÊ falou é um sistema um tanto precário. Fiquei curiosa para saber o segredo do garoto. E assim como você acho que se eu fizer a leitura sentirei falta da narração masculina, pois parece que ele tem uma grande importância na trama e seria muito legal vê as coisas pelo ponto de vista dele também.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, o passado dele foi bem mais conturbado e ele guardava muitos segredos que me deixaram curiosa, se tivesse intercalado a visão não teria ficado tão cansativo a perspectiva de Malory. Uma pena! Beijos.

      Excluir
  15. Olá, tudo bem? O nome da autora não me é estranho, mas nunca li nada dela. Espero mudar isso em breve pois tem outra história dela que me chama muita atenção. Também estou saturada de clichês, e não sei se seria uma boa essa história pra mim no momento. Quem sabe futuramente? A sua resenha me atiçou mesmo falando das ressalvas. Adorei e super sincera!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Lana, ainda não li nenhum livro da autora, mas fiquei bem curiosa para ler esse, pelos seus comentários ele tem um enredo bacana, uma pena que a autora não tenha aprofundado mais nesse tema da adoção e de todo o descaso que os protagonista sofreram e que tenha algumas partes mais arrastadas, mesmo sem ter lido o livro eu também acho que a visão do Ryden seria bem bacana e acrescentaria mais drama para o livro. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo