Resenha: livro "O mistério da estrela - Stardust", Neil Gaiman

 Olá, pessoal! Espero que estejam bem. Na resenha de hoje, venho conversar sobre minha experiência de leitura com o livro "O mistério da estrela - Stardust", escrito pelo Neil Gaiman e publicado em 2017 (no formato e-book) no Brasil pela Editora Rocco.

Resenha: livro "O mistério da estrela - Stardust", Neil Gaiman

 "– (...) Eu imaginava – admitiu ele – que uma estrela caída fosse provavelmente semelhante a um diamante ou a uma pedra. Sem dúvida, não estava esperando que fosse uma dama."
 A história é narrada em terceira pessoa e se passa na Inglaterra Vitoriana, mais especificamente em Muralha, um pequeno vilarejo ao lado de uma muralha de pedra que dava nome ao lugar. Havia guardas que ficavam de vigia na única passagem que havia nessa muralha, para evitar que as pessoas passassem para o lado de lá, um lugar misterioso habitado por seres mágicos. Apenas de nove em nove anos, durante a Festa da Primavera ocorrida no mês de abril, é que os guardas deixavam a passagem e os habitantes do lado de cá e do lado de lá da muralha se uniam para participar da Feira Encantada.

 Tristan Thorn era um rapaz de dezessete anos, apaixonado por Victoria Forester, a garota mais bonita do lugar. Certa noite, ele lhe prometeu trazer uma estrela cadente para que a moça se casasse com ele. E lá foi Tristan, atravessar a muralha e procurar por essa estrela. Mas ele seria surpreendido ao descobrir que a estrela não era apenas um pedaço de rocha, e sim uma pessoa, uma moça! Não importava, Tristan ia levá-la para o outro lado da muralha, mas não seria tão fácil assim, pois havia outras pessoas interessadas na estrela, por diferentes motivos. Por amor, Tristan embarcará numa grande aventura, onde descobrirá segredos sobre si mesmo.

"– Vejamos... – disse o homenzinho peludo, falando consigo mesmo tanto quanto com Tristran. – Você consegue encontrar os lugares na Terra Encantada, mas não em seu próprio mundo, com exceção de Muralha, que é uma fronteira. Você não sabe onde encontrar pessoas... mas... diga-me, garoto, você sabe onde está essa estrela que você está procurando?
 – É naquela direção – respondeu Tristran, apontando imediatamente.
 – Hummm. Isso é bom. Mas ainda não explica nada."
"– Àquele que recuperar a pedra, que é o Poder da Fortaleza da Tempestade, deixo minha bênção e o domínio da Fortaleza da Tempestade e de todos os seus territórios – disse o octogésimo primeiro senhor, com a voz perdendo a força à medida que falava, até que, mais uma vez, ela voltou a ser o som rachado de um homem velhíssimo, como o vento que sopra através de uma casa abandonada.
 Os irmãos, os mortos e os vivos, ficaram olhando para a pedra. Ela foi caindo para o alto no céu até que a perderam de vista."

 Eu havia visto o filme baseado no livro e gostado muito da história, então, por isso e por ser curiosa para ler mais livros do Neil Gaiman, um autor muito comentado e do qual eu só havia lido "Belas Malidções" (escrito em parceira com o Terry Pratchett), peguei "Stardust" para ler no Kindle Unlimited.

 Não lembrava de todas as cenas do filme, mas me surpreendi ao ver que acontece bastante coisa antes de o Tristan atravessar a muralha. Os capítulos iniciais são sobre o pai do protagonista e ajudam a entender como o Tristan pôde atravessar a muralha quando ninguém mais podia. Há um número grande de personagens, alguns que aparecem mais, outros que aparecem pouco, e nem sempre a narrativa acompanha o Tristan, e sim algum outro personagem. Por ser um lugar fantástico e diferente, o autor acaba precisando descrever mais o cenário.

 Por ter gostado tanto do filme, comecei a leitura cheia de expectativas, desejando que o livro me prendesse e se tornasse o meu favorito, o que acabou não acontecendo. Não sei se por ter lido em e-book a leitura se tornou menos empolgante (tenho certo bloqueio com livros de fantasia no formato e-book, já cheguei a abandonar vários), se foi essa mudança do foco da narrativa entre personagens, se foi a parte descritiva... O fato é que a leitura não me prendeu nem trouxe aquela empolgação que eu esperava. Porém, é sim uma boa história, com partes fantásticas encantadoras, cheias de seres mágicos, e que eu recomendo para quem curte fantasia.



 A edição do e-book está bem revisada, cheia de detalhes bonitos na diagramação e no início de capítulos.

 Detalhes: 280 páginas, Skoob, ISBN-13: 9788561384357, tradução: Waldéa Barcellos. Clique para comprar na Amazon ou pegar no Kindle Unlimited:

 

 Mais algumas citações:

"E, inexperiente demais para sentir medo, jovem demais para se deixar assombrar, Tristran Thorn transpôs os campos que conhecemos...
 ... e entrou na Terra Encantada."


"– É só um versinho de criança – disse Tristran.
 – Só um versinho...? Pois eu lhe garanto que, deste lado da muralha, há quem dê sete anos de trabalho duro por esse pequeno feitiço. E lá de onde você vem, as pessoas cantarolam essas palavras para os bebês junto com 'Dorme, neném' ou 'Bão, balalão', sem nem imaginar..."


"Foi quando se lembrou de que cada avanço que tinha conseguido em sua busca até então tinha se concretizado por meio da aceitação da ajuda que alguém lhe oferecia. Por isso, ele se sentou no chão do bosque e contou à faia vermelha tudo o que lhe ocorreu: falou de seu amor, puro e verdadeiro, por Victoria Forester, da promessa de lhe levar de volta uma estrela caída... não qualquer estrela caída, mas aquela que eles viram juntos do alto do Morro Dyties, e de sua viagem pela Terra Encantada. Contou à árvore suas peripécias, seu encontro com o homenzinho peludo e com o povo pequeno que roubou seu chapéu-coco. Falou da vela mágica e das léguas que percorreu para chegar ao lado da estrela na clareira, do leão e do unicórnio e de como tinha perdido a estrela.
 Terminou sua história, e só se ouvia o silêncio."


"Costuma-se ouvir o comentário de que é tão fácil deixar de perceber alguma coisa grande e óbvia quanto alguma coisa pequena e insignificante, e que as coisas grandes que as pessoas deixam de perceber podem muitas vezes causar problemas."

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já leram esse ou outro livro do autor?

 ♥ Assine o Amazon Prime e tenha frete grátis na Amazon: https://amzn.to/30SEQdA.
 ♥ Teste o Kindle Unlimited gratuitamente por 30 dias ou assine: https://amzn.to/2XuouGa .

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo