Resenha: livro "Roube como um artista", Austin Kleon

 Olá, pessoal, como estão? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Roube como um artista", escrito pelo Austin Kleon e publicado no Brasil em 2013 pela Editora Rocco.



 "É como o escritor francês André Gide assinalou: 'Tudo que precisa ser dito já foi dito. Mas, já que ninguém estava ouvindo, é preciso dizer outra vez'.”

 Em vários momentos da vida, já me senti uma pessoa pouco criativa, mas algo que o livro de Austin Kleon nos mostra e que eu venho descobrindo recentemente, é que a criatividade não é apenas um dom que nasce com algumas pessoas, pelo contrário, a criatividade pode ser treinada e aperfeiçoada através da observação do que já existe e através do conhecimento.

 A obra é dividida em dez partes. A primeira dá o título curioso ao livro: "Roube como um artista", mas o que significa isso? Roubar como um artista está ligado à ideia de que nada é totalmente original, nada surge do nada, sempre há uma inspiração, e o que torna uma criação incrível é a capacidade que seu criador tem de absorver de várias fontes e criar algo novo a partir disso.

 Nas demais partes, nas outras nove dicas, Austin Kleon nos fala, baseado em sua experiência, sobre como fazer a criatividade se tornar um trabalho, como treiná-la, como evitar os bloqueios criativos, como usar a internet a nosso favor para fazermos conexões, etc. Com exemplos reais de diversas áreas, o livro nos conta os segredos da criatividade que nem sempre são revelados pelas pessoas que admiramos ou que nos passam despercebidos, o ciclo onde: nos inspiramos, bebemos de várias fontes, estudamos, para depois criar algo nosso a partir das referências.
 "Você não precisa morar em qualquer outro lugar além de onde você está para começar a se conectar com o mundo em que deseja entrar. Se você se sente estagnado em algum lugar, se for jovem demais ou velho demais ou sem grana, ou se de alguma maneira está preso a um lugar, use o coração."
 Sempre via elogios ao livro e aproveitei que estava no Kindle Unlimited para ler, por aquela questão de não me sentir criativa que comentei no começo. Não foi um livro que mudasse radicalmente a minha vida, talvez se eu fizesse a leitura num momento em que estivéssemos sem a apreensão da pandemia, pudesse encontrar mais formas de colocar as dicas em prática no dia-a-dia. Mas é sim uma leitura inspiradora (e rápida!), que pode nos motivar e nos mostrar caminhos para sermos mais criativos, para encontrar formas de ficarmos mais satisfeitos com nossa criatividade. Vale a pena ler!

 A edição usa de gráficos/fluxogramas, imagens, fontes diferentes para tornar a leitura mais completa. O e-book tem uma boa revisão.

 Confira algumas citações:

 "O que um bom artista entende é que nada vem do nada. Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Nada é totalmente original."
 "A melhor coisa a respeito de mestres mortos ou distantes é que eles não podem recusá-lo como aprendiz. Você pode aprender o que quiser com eles. Eles deixaram seus planos de aula em suas obras"
 "Leia sempre. Vá à biblioteca. Há magia em estar rodeado de livros. Perca-se pelas estantes. Leia bibliografias. O negócio não é o livro com o qual você começa, mas o livro ao qual aquele livro te levará."
 "Estabelecer e manter uma rotina pode ser ainda mais importante do que ter muito tempo. A inércia é a morte da criatividade. Você tem que manter o ritmo. Quando sair do ritmo, começará a temer o trabalho, porque sabe que ficará uma droga por algum tempo – ficará assim até você voltar ao pique."
 "O trabalho é concluído no tempo disponível."
 "A maneira de superar bloqueios criativos é simplesmente se impor algumas restrições. Parece contraditório, mas quando o assunto é trabalho criativo, limitação é liberdade."

 Detalhes: 160 páginas, ISBN-13: 9788532528421, Skoob, tradução: Leonardo Villa-Forte. Clique para comprar na Amazon (ou pegar no Kindle Unlimited):

 

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já leram esse ou outro livro do autor?

♥ Teste o Kindle Unlimited gratuitamente por 30 dias ou assine: https://amzn.to/2XuouGa .


Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo