Resenha: livro "Querido John" - Nicholas Sparks


Capa livro Querido John Nicholas Sparks
   Oi pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "Querido John"  escrito por Nicholas Sparks em 2006 e publicado no Brasil pela editora Novo Conceito em 2010.
   O livro é composto por um prólogo (texto que precede ou apresenta uma obra), três partes (poderíamos chamá-las de início, meio e fim), e um epílogo (parte de um texto, no final de uma obra literária, conclusão ou remate, usada para dar a conhecer o desfecho dos acontecimentos relatados, o destino final das personagens da história).
Contra capa do livro "Querido John" Nicholas Sparks com sinopse
   O livro, narrado sob o ponto de vista de John Tyree, começa em Wilmington, cidade portuária localizada na Carolina do Norte, no ano de 2000. John é um jovem de 23 anos, criado pelo pai (funcionário dos correios, colecionava moedas e era um senhor de hábitos simples). Se tornou um jovem rebelde e sem rumo na vida, acabou se alistando no exército. Foi mandado para a Alemanha e amadureceu bastante nos três anos que passou lá.
   Na sua terceira licença (férias), de volta à casa de seu pai, conheceu Savannah Lynn Curtis (achei o nome da mocinha bem diferente), uma jovem da cidade de Lenoir, que fazia trabalho voluntário em Wilmington durante o verão. E eles foram se aproximando, se conhecendo mais e se apaixonaram.
   John voltou para o exército e ele e Savannah foram se comunicando por cartas, telefone e e-mails. John sairia do exército em pouco tempo e eles poderiam finalmente ficar juntos. Mas aí vieram os atentados de 11 de setembro de 2001 e a guerra no Iraque. A decisão que John tomou acabou mudando os planos do casal.
   A guerra no Iraque, o surfe, os cavalos, as pessoas com necessidades especias, o relacionamento à distância, a busca pelo significado do verdadeiro amor são alguns dos temas abordados no decorrer do livro. Mas para mim, o que mais marcou foi a relação entre John e seu pai.
   Comecei a ler o livro e parei antes do final da primeira parte, meio revoltada com a forma como John enxergava seu pai, se eu pudesse entrava na história e dava uma bronca no John. Dias depois continuei a leitura (por que não sou do tipo que abandona um livro antes do fim) e achei que a história foi se tornando mais ágil e cativante. Com a ajuda de Savannah, John finalmente conseguiu entender a personalidade de seu pai e qual a melhor forma de lidar com o problema que ele tinha.
   Antes do final da história, cheguei a pensar que o amor de John por Savannah (e vice-versa) não era realmente verdadeiro, mas no fim, acho que ele aprendeu o que esse "amor verdadeiro" é. Achei as atitudes dos dois bem precipitadas, o livro termina no ano de 2006 e eles eram muito jovens ainda,não tinham nem 30 anos. Imaginando que fosse possível ver como estaria a vida dos dois hoje, acho que eles teriam se arrependido de algumas escolhas feitas, mas teriam continuado levando suas vidas, por que não dá pra mudar o passado, só é possível seguir em frente.
   No começo estava com um pouco de receio de ler "Querido John" por que me disseram que a história era triste, mas não acho que seja realmente triste. Gostei da forma como o autor conseguiu falar de tanta coisa, reunir tantos elementos sem pesar a história ou tirar o foco dos personagens principais. 
   "Querido John" virou filme, com Channing Tatum e Amanda Seyfried interpretando o casal principal, o vídeo abaixo é o trailer legendado para que vocês conheçam um pouco mais da história.

   Comprei esse livro junto com minha irmã, no folheto Avon Moda & Casa, num box com mais dois outros títulos do mesmo autor. Pagamos R$52,99, ou seja, cada livro saiu por pouco mais de R$17,00 e cada uma pagou metade do valor total. Compare preços clicando aqui. Página do livro no Skoob. Site do autor: www.nicholassparks.com .
   Hoje mais cedo postei a capa do livro "camuflada" lá no meu twitter e na página do blog no facebook para ver se alguém descobria qual era o livro, três pessoas acertaram: Camila Neves do Dela Mila, Maíra Beatriz e Larissa Rosa doModa Teens World, garotas espertas!
   Alguém aí já leu esse livro ou viu o filme? Conhecem outras obras do Nicholas Sparks? Espero que vocês tenham gostado da resenha.
   Me adicionem no Skoob!

16 comentários

  1. Oi! Não tinha como não acertar o livro preferido né?! Só passei pra dizer que adorei o blog! E se quiser dar uma olhadinha no meu... http://sorrisoinconstante.blogspot.com.br (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maíra, garota esperta! Fico feliz que você tenha gostado do blog, vou conhecer o seu :) .

      Excluir
  2. Eu adorei esse livro! É super lindo! <3
    Vale muito a pensa lê-lo! *-*

    beijos!
    http://doiss2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada por comentar. É mesmo um livro lindo!

      Excluir
  3. Eu assisti o filme, mas não curti muito naun!
    Beijos!

    Senhor do Século | Beleza para Homens | Divulgue seu Sorteio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê, quem sabe o livro é mais bacana que o filme? Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Cada vez que leio ou escuto falarem sobre esse livro, fico morrendo de vontade de ler, que chegue logo esse momento,rs
    ah, te adicionei no skoob

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tá aceita entre meus amigos no skoob, espero que você consiga matar sua vontade de ler esse livro logo. Muito obrigada por comentar!

      Excluir
  5. nao é o tipo de literatura a qual normalmente me dedico. mas gostei da sua resenha. ler é sempre uma boa pedida, independente do autor ou genero. vida longa aos best sellers!
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano, muito obrigada por comentar, fico contente por você ter gostado da minha resenha.

      Excluir
  6. Gostei deste livro! Achei meio triste mas né, é uma história impressionante.
    http://sweetsolution.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, muito obrigada por comentar. É triste, mas é a vida né?! Uma ótima história com certeza!

      Excluir
  7. O livro é muito bom! O filme eu não gostei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia Guerra, muito obrigada por comentar. Ainda não vi o filme, mas pretendo ver para poder comparar.

      Excluir
    2. gostei muito da sua resenha, q continue assim!

      Excluir
    3. Oi, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário!

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo