Resenha: livro "Babilônia Encantada" - Hugo Dalmon

Capa do livro Babilônia Encantada Hugo Dalmon, Editora Multifoco, resenha, livro sobre narcolepsia, personagem transexual
Capa bonita :)
 Olá pessoal! Tudo bem? O livro da resenha de hoje é "Babilônia Encantada" do autor Hugo Dalmon, pulicado pela Editora Multifoco em 2012.
 Sinopse: "Uma comédia com um 'Q' de ficção científica, em que um homem, o qual teve uma vida traumática por ser feio e esquizofrênico, decide fazer uma cirurgia plástica para ficar com o rosto igual ao do Elvis Presley, na tentativa de conquistar o seu grande amor. E com uma herança inesperada, o sósia do Elvis fica milionário. Mas, sabemos: tudo tem um preço! ..."
 "Babilônia Encantada" é narrada pelo personagem principal Abel. No início do livro, Abel é um rapaz que divide apartamento com três amigas que ele conhece desde a adolescência: Edilena, Basília e Érica, trabalha no sexy shopping da tia de Edilena, tem um irmão mais velho (Caim) que não é muito legal com ele, é feio, tem narcolepsia (doença caracterizada por episódios irresistíveis de sono e em geral distúrbio do sono) e ainda é virgem.
 Ele tem muitos problemas, mas um dos que mais o incomoda é o fato de não conseguir ter relacionamentos amorosos por causa da sua aparência e por causa da narcolepsia que o faz dormir nos momentos mais inoportunos.
 Mesmo com tantos problemas, Abel é um cara bacana, sempre tentando ajudar suas três amigas, seu irmão Caim e seu pai em vários momentos de crise. Nessa história tem também a Ofélia Coelho, uma socialite que é cliente do sexy shopping e que mexe com a cabeça do Abel, e o Doutor Último, o médico.
 As partes finais da história se passam num futuro próximo, onde a medicina já evoluiu bastante e é possível fazer cirurgias plásticas e ficar a cara de qualquer famoso. Abel decide mudar de rosto, consegue ficar parecido com o Elvis Presley, acaba recebendo uma herança e fica rico. Mas aí ele consegue enxergar as pessoas de outra forma e muita coisa muda.
 Eu gostei bastante do livro, é super divertido mas também faz refletir: várias das situações que acontecem nessa tal "Babilônia Encantada" do futuro também acontecem nos dias de hoje. A narrativa tem um ritmo bem ágil, acontece muita coisa nas 140 páginas do livro.
 Sabe aquela história de dizer para si mesmo que vai ler só mais uma página e de repente já ter ficado mais tempo lendo do que tinha previsto? Aconteceu comigo, a curiosidade de saber o que ia acontecer com o Abel nas próximas linhas era enorme, a história me prendeu.
 Preciso avisar que o livro tem cenas de sexo, fala sobre homossexualidade, transexualidade e fanatismo religioso, assuntos bem polêmicos para algumas pessoas.

   Trechos dos pensamentos do Abel:
 "Os seres humanos têm como maior defeito pensar que sua realidade é única, mesmo que às vezes uma realidade dependa da outra dentro dessa (realidade) comum em que vivemos. A maioria de nós prefere não ler as entrelinhas para não nos perdermos da utópica zona de conforto, quando na verdade as entrelinhas são a melhor zona de conforto..." (página 65)

 "É incrível como a gente encontra certa dose de paz interior no fundo de uma profunda caneca de café quente, uma paz que nos faz traçar um plano de vida perfeito, amar os amigos com gratidão, criar novos laços e rever conceitos velhos para renová-los, dar nova cara à nossa mente, mudar, passar por transformações interiores milagrosas, desses milagres cotidianos, como escolher atravessar a rua no instante exato e escapar do carro desgovernado por milésimos de segundos" (página 101)

 Fiquei bem feliz ao saber que o autor Hugo Dalmon é de uma cidade perto da minha: Volta Redonda (RJ). Vocês podem saber um pouco mais sobre ele no seu blog www.justinzero.blogspot.com.br, no perfil dele no Facebook www.facebook.com/hugo.dalmon ou no Twitter: @huggodalmon (Página do livro no Skoob, ISBN: 978-85-66226-46-1).
 Quem quiser comprar o livro, ele é vendido no site da Editora Multifoco e dá para encomendar nas livrarias. Quero agradecer o Hugo por ter confiado em mim e me enviado seu livro para resenha.
 Espero que vocês tenham gostado. Alguém já leu "Babilônia Encantada" e conhece o trabalho do Hugo Dalmon?

Twitter:@marijleite (sigo de volta)| facebook | Me adicione no G+Skoob (me adiciona)  

27 comentários

  1. Super legal a resenha! É tão bom quando os escritores confiam na gente!

    Beijinhos,
    Lia ♥
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamilly, fico contente que tenha gostado. Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  2. Livro bom é esse que a gente ler sem nem perceber, não cansa, apesar de não gostar do estilo me interessei.Beijos

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, livros assim são muito bons mesmo; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  3. OOi, eu vi um comentario seu no site melhor angulo, qual camera você usa? vi que voce comprou uma por 300, queria saber qual que é exatamente, voce pode responder isso lá no meu blog?
    deixe-selivre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia, é um Nikon Coolpix S3100; tem post sobre ela aqui:http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2012/11/realizando-um-sonho-antigo-e-como-foi.html ; mas vou lá no seu blog te contar mais.

      Excluir
  4. Fiquei com vontade de ler hein?
    Mil beijos!

    senhordoseculo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai gostar quando ler, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  5. Bem inusitada a história do livro! :D
    beijos
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história diferente, mas muito boa. Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  6. Bom Gostei muito da resenha.
    E bem concentrado com o minimo
    romance e gosto desses livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, fico contente que tenha gostado da resenha; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  7. Não conhecia o livro, mas gostei de conhecer pela sua ótima resenha.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iasmin, fico contente por você ter gostado da resenha, obrigada.

      Excluir
  8. Que legal, vou ver se acho no sebo :)

    Sorteio: O Teorema Katherine - John Green http://www.cegospelaverdade.com/2013/05/sorteio-do-livro-o-teorema-katherine.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Otacilio, obrigada pela visita e pelo comentário.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Oi Suzana, é um livro muito bom sim; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  10. Ainda não li, mas parece ser muito bom (:
    http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pérola, é um ótimo livro; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  11. Não conhecia o livro, mas parece ser bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kassya, é um livro realmente bom; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  12. Ele é meu seguidor e vice-versa.
    Legal!

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  13. aaaaaaaahh já tinha lido sobre esse livro, agora que li aqui também
    Deu mttta vontade ler, minha lista ta enorme para ler nas férias!

    http://blahoestraich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, se você ler depois me diz se gostou. Minha lista de livros que quero ler também está bem grandinha. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  14. Oi Ana, fico muito contente em saber que você gostou do blog, faço o que posso para torna-lo cada dia melhor. Vou ver o sorteio, obrigada por me convidar para participar; obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo