Resenha: livro "A Gerra dos Tronos", George R. R. Martin

   Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "A Gerra dos Tronos", escrito por George R. R. Martin e publicado no Brasil pela editora LeYa.
A Gerra dos Tronos, George R. R. Martin, editora LeYa, As crônicas de gelo e fogo, resenha, trechos, resumo, livro, crítica, sinopse
   "A Guerra dos tronos" é o primeiro livro da série "As Crônicas de Gelo e Fogo", que já tem cinco volumes publicados até o momento e foi adaptada como seriado para a tv.
   Depois de ver inúmeros comentários sobre a série, decidi ler para ver se era mesmo tudo isso que diziam.
   A história se passa numa época em que o verão e o inverno podem durar anos ao invés de meses. E um desses verões parece estar chegando ao fim, quando o rei Robert Baratheon e toda sua comitiva partem do Sul rumo ao gelado Norte.
  No Norte, o rei convida (ou intima) seu amigo de juventude, Eddard Stark, para ser a "Mão do Rei", um dos cargos mais importantes do reino.
   Eddard acaba aceitando a proposta, já que suspeita que o antigo ocupante do cargo não morreu de causa natural, mas foi assassinado. A culpada por isso pode ser a rainha, uma descendente da terrível família Lannister. A vida do rei parece correr enorme perigo; pela grande amizade que Eddard tem por Robert, ele parte para o Sul com parte de sua família e aliados.
   Inúmeras tragédias ocorrem depois disso. Os Starks se veem em situações difíceis, sem saber em quem podem confiar.
   É uma história cheia de intrigas, maldades, tragédias e mortes. George R. R. Martin definitivamente não tem pena de matar seus personagens; talvez seja por isso que ele tenha criado tantos, para que sobrasse alguém vivo no final da série.
  Uma coisa que me desagradou foi ver personagens muito jovens, crianças na verdade, agindo como se fossem muito mais velhos; não me convenceu.
   A linguagem utilizada no livro tem um tom de antiquada, creio que foi a história em que vi a palavra abóbada ser repetida mais vezes em toda minha vida.
   A edição que li tem 592 páginas. As folhas são amareladas, o tamanho das margens é bom e as letras são pequenas mas isso não atrapalha a leitura. É um livro grande, dividido em capítulos, cada um leva o nome de um personagem e conta o que aconteceu com ele, o que certamente ajudou a dar um ritmo mais ágil à leitura.
   "A Guerra dos tronos" ficou longe de conseguir um lugar na lista dos meus livros favoritos, ao terminar a maioria dos capítulos eu tinha uma sensação ruim, me sentia triste por ver tanta coisa dando errado para meus personagens preferidos. Felizmente os capítulos finais compensaram um pouco.
   Como o primeiro de uma série, "A Guerra dos tronos" cumpriu seu papel ao me deixar curiosa para saber o que acontecerá nos próximos volumes; não ao ponto de comprá-los, talvez eu os pegue emprestados.

Capa, A Gerra dos Tronos, George R. R. Martin, editora LeYa, As crônicas de gelo e fogo, resenha, trechos, resumo, livro, crítica, sinopse

A Gerra dos Tronos, George R. R. Martin, editora LeYa, As crônicas de gelo e fogo, resenha, trechos, resumo, livro, crítica, sinopse, contracapa

   "A Guerra dos tronos" tem personagens interessantes e com características físicas e psicológicas bem definidas (na maioria dos casos). Dentre eles, o que mais gostei foi Jon Snow, o filho bastardo de Eddard Stark. Porém, ao copiar os meus trechos preferidos para colocar na resenha, percebi que todos eles, de alguma forma, tem a participação de Tyrion Lannister. O anão que foi uma grande incógnita para mim durante parte do livro e que também rendeu boas cenas durante a leitura, acabou conquistando um lugar entre meus personagens favoritos.
   "- Mesmo que o rapaz sobreviva, será um aleijado. Pior que um aleijado. Uma coisa grotesca. Eu preferiria uma morte boa e limpa.
   Tyrion respondeu com um encolher de ombros que acentuou o modo como eram torcidos.
   - Falando em nome das coisas grotescas - disse -, permito-me discordar. A morte é terrivelmente final, ao passo que a vida está cheia de possibilidades." (página 69)

   "- Por que lê tanto?
   Tyrion ergueu os olhos ao ouvir aquela voz. Jon Snow estava a alguns pés de distância, olhando-o com curiosidade. Fechou o livro sobre um dedo e disse:
   - Olhe-me e diga o que vê.
   O rapaz olhou-o com suspeita.
   - Isto é algum truque? Vejo você. Tyrion Lannister.
   Tyrion suspirou.
   - Você é notavelmente gentil para um bastardo, Snow. O que vê é um anão. Você tem o quê? Doze anos?
   - Catorze - disse o rapaz.
   - Catorze, e é mais alto do que alguma vez serei. Minhas pernas são curtas e tortas, e caminho com dificuldade. Necessito de uma sela especial para não cair do cavalo. Uma sela de minha própria concepção, talvez te interesse saber. Era isso ou montar um pônei. Meus braços são suficientemente fortes, mas, uma vez mais, demasiado curtos. Nunca serei um espadachim. Se tivesse nascido camponês, provavelmente me teriam expulsado para que morresse, ou vendido para a coleção de aberrações de algum negociante de escravos. Mas, ai de mim! Nasci um Lannister de Rochedo Casterly, e as coleções de aberrações são das mais pobres. Esperam-se coisas de mim. Meu pai foi Mão do Rei durante vinte anos. Aconteceu que, mais tarde, meu irmão matou esse mesmo rei, mas minha vida está cheia dessas pequenas ironias. Minha irmã casou-se com o novo rei e o meu repugnante sobrinho será rei depois dele. Devo cumprir minha parte pela honra da minha Casa, não concorda? Mas como? Bem, poderei ter as pernas pequenas demais para o corpo, mas minha cabeça é grande demais, embora eu prefira pensar que tem o tamanho certo para minha mente. Possuo um entendimento realista das minhas forças e fraquezas. A mente é a minha arma. Meu irmão tem a sua espada, o Rei Robert, o seu martelo de guerra, e eu tenho a mente... e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada - Tyrion deu uma palmada na capa de couro do livro. - É por isso que leio tanto, Jon Snow." (página 92)

   "A maioria dos homens mais depressa nega uma verdade dura do que a enfrenta, dissera-lhe o anão com um sorriso. O mundo estava cheio de covardes que fingiam ser heróis; era preciso uma singular forma de coragem para se admitir covarde,como fizera Samwell Tarly." (página 190)

   Meu trecho favorito:
    "- Deixe-me lhe dar um conselho, bastardo - disse Lannister. - Nunca se esqueça de quem é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo." (página 45)

   ISBN: 9788562936524, ano: 2010, 592 páginas, página no Skoob. Onde comprar onlineAmericanas (box com os 5 livros aqui) ; Saraiva.
   E vocês, já leram o livro? O que acharam?

Me acompanhem nas redes sociais:  twitter: @marijleitefacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

33 comentários

  1. Oie minha querida, tudo bem?
    Passando aqui para ver as novidades e dizer que sua resenha me chamou bastante atenção, porque eu tenho os dois primeiros da série, mas ainda não tive a tal coragem de parar para ler eles (risos) Mas tenho bastante interesse, principalmente porque eu amo a série GOT. Amo a minha querida Khaleesi. Enfim...
    Mas eu ainda o pegarei para ler, porque achei que sua resenha me chamou bastante atenção e despertou ainda mais o meu interesse.
    Espero poder gostar tanto como você. =]
    Se cuida linda e parabens viu?
    Estou te seguindo aqui. bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse livro e estou louca para ler a continuação, mas ao invés de comprar estou para pegar emprestado com um amigo (que me emprestou o 1º, hehehe). Também reparei que muitos dos meus trechos favoritos provinham de frases do Tyrion, ele certamente foi um dos personagens que mais gostei, junto com Jon Snow :-)

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha!
    Confesso que já tive muita vontade de ler esse livro, mas quando vi o tamanho e descobri que se tratava de uma série, me deu uma preguicinha sabe...rsrs
    Acho que vou optar por assistir a série mesmo..

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A resenha ficou muito boa.
    Concordo com vc, os personagem que são crianças não podem ser adultas. Mas como ele que está escrevendo rs. Outra coisa que achei legal as paginas ou capitulos são separados por cada personagens, E outra e que eu amei demais a resenha.

    Beijos
    rodrigobandasoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, amei seu comentário rs; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  5. A série é fantástica, estou no quarto livro e a sede de devorá-lo é cada vez maior.
    Adorei a resenha. Com certeza esse livro entrará para a história.
    Adorei seu blog, visite o nosso, será uma satisfação. Se gostar e tiver interesse em seguir, só nos avisar que iremos retribuir com muito carinho.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  6. Se você não gostou do destino dos personagens nesse primeiro livro, nem leia os outros então, que é dai para pior. Eu gostei muito da serie, mas tenho ódio do autor não se dignar a escrever o resto.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, já li uns spoilers por aí e vi mesmo que esse é só o começo. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  7. Olha, se o livro for tão - ou mais - genial que a série... nossa!
    Eu tenho um pouquinho de medo de começar a ler, porque vai estragar as surpresas na série, que eu acompanho, haha. Como você disse, tá aí um autor que não tem pena de matar seus personagens, adorei seu comentário sobre o porquê dele criar tantos personagens HAUAHUAHUS E o Tyrion é meu personagem preferido de toda a série, ele sempre tem umas respostas inteligentes, personagens assim sempre me cativam.
    Adorei sua resenha, só me deu vontade de começar a ler logo essa série - mas eu me contenho, vou só assistir mesmo, haha.

    Beijos
    http://boombacereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sophie; sempre dizem que os livros são melhores que suas adaptações, né? É só você ler os livros até onde já assistiu a série, se a curiosidade permitir. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  8. Meu irmão tem esse livro mas eu confesso que não sou muito fã do gênero >_<
    Não sabia que esse ultimo quote era desse livro! Já o vi na internet rs

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li a série =(
    Pelos comentários, o livro deve ser muito bom !
    Acho que é a primeira vez que vejo alguém falar que este livro não está na sua lista de favoritos rsrs , o enredo me chamou bastante atenção e pretendo lê-lo.
    Ótima resenha, muito sucesso ao seu blog <3
    Beijos, fica com Deus.
    Resenha no Blog: http://lendoeaprendendoblog.blogspot.com.br/2014/03/resenha-golfinhos-e-tubaroes-o-outro.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, já vi outras pessoas que também não amaram esse livro; muito obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  10. Apesar de não fazer o meu tipo, deve ser interessante...

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Menina, essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro em menos de, sei lá, duas horas. Acho que pode ser um sinal :p O livro parece muito rico em detalhes e a história deve ser fantástica, mas não é o tipo de livro que me interessa. Uma vez pensei em começar a ler a série, mas dei uma desanimada porque são muitos livros, todos tamanho extra-tijolo, existem muitas referências a personagens dos volumes anteriores da série, muita gente morre e cada capítulo é um ponto de vista diferente. Mas tenho certeza absoluta que é uma leitura muito, muuuito válida para quem é fã do gênero.

    Beijinhos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  12. ADORO os livros, parei na metade do terceiro (muita coisa e não leio td de uma vez rs)
    tente acompanhar a série é ÓTIMA

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  13. Este livro me agrada.
    É bem comentado entre os blogues de resenha.

    ResponderExcluir
  14. Olá Mari, boa noite! Passando para ver as novidades é que novidades heim. Minha querida ainda não li nenhum livro da série, mas a sua resenha é tão bem feita e detalhada que me põe a curiosidade em ler. Parabéns pelo belo trabalho.Ah! Estive no Boteco, bela inauguração. Parabéns também por mais essa linda parceria.
    Beijos com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
  15. Eu sou viciada na série de TV, mas não me animo a ler os livros. Gente demais, nomes estranhos demais, livros demais...rs
    Acho a trama muito intrigante, cheia de personagens interessantes e que não medem esforços para atingir seus objetivos. No contexto de história antiga, o comportamento das crianças é totalmente compreensível, já que, nessas épocas, a vida era mais dura e todo mundo morria cedo. Desde a infância as pessoas já tinham responsabilidades, amadurecendo precocemente. O Jon Snow é um dos que mais me irritam...hahaha. Não sei como é nos livros, mas na TV ele é totalmente sem atitude!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que o Jon é tão diferente assim na série? É que também esse é só o primeiro livro, depois deve acontecer muita coisa com ele ainda. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  16. Meu primo tem a coleção, mas nunca me interessei.
    Não faz meu estilo.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  17. Eu simplesmente amo essa série, é até hoje a série de fantasia que mais me impressionou!Não sei porque você não quer comprar os outros; vale muito a pena.O melhor mesmo é comprar a série toda de vez, porque todos são muito bons, George é um autor maravilhoso e a cada livro melhora!
    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo