Resenha premiada: livro "A linguagem das flores", Vanessa Diffenbaugh

     Olá pessoal, tudo bem? Hoje trago a resenha do livro "A linguagem das flores", escrito por Vanessa Diffenbaugh e publicado no Brasil pela Editora Arqueiro.
Capa, livro, A linguagem das flores, Vanessa Diffenbaugh, Editora Arqueiro, resenha, sorteio, livro sobre adoção, sinopse, trecho, livro sobre flores
Capa, livro, A linguagem das flores, Vanessa Diffenbaugh, Editora Arqueiro, resenha, sorteio, livro sobre adoção, sinopse, trecho, livro sobre flores

     Victoria Jones era órfã, passou por mais de 30 casas e abrigos para menores, conviveu com famílias e pessoas que a trataram mal e fizeram com que a garota passasse a odiar a humanidade.
     Aos 18 anos foi emancipada, não podia continuar morando no abrigo. Sem ter outra opção, Victoria foi morar na rua, um lugar nada seguro. Até conseguir um emprego numa floricultura. Graças ao seu grande talento com as flores, ela era capaz de criar arranjos que transmitissem exatamente os sentimentos que o comprador quisesse passar.
     Quando ela tinha 10 anos, idade em que estava na sua última chance de ser adotada, antes de ser considerada inapta para adoção, foi mandada para a casa de Elizabeth. Uma mulher que lhe ensinou, entre outras coisas, sobre a linguagem das flores (criada na era vitoriana, onde o envio de flores e arranjos florais era usado para enviar mensagens codificadas, expressando sentimentos que de outra forma não poderiam ser ditos).
     Com Elizabeth, Victoria pensou que finalmente poderia ter uma casa de verdade, uma família, uma mãe. Só que Elizabeth não era perfeita, como ninguém é, ela tinha problemas, e Victoria tentou resolve-los do seu jeito. Isso criou uma grande confusão e fez com que a garota perdesse de vez suas esperanças de ter uma vida normal. Só o que restou foi uma grande mágoa e o conhecimento da linguagem das flores, coisas que ela continuou carregando e usando ao longo dos anos seguintes.
   "- É um pouco irônico, não acha? - indagou ele, olhando para as rosas à nossa volta. Estavam todas abertas e nenhuma era amarela. - Você estar obcecada com uma linguagem romântica, inventada para que amantes pudessem se comunicar, e usá-la para espalhar a hostilidade." (página 102)
     Um dia, enquanto fazia compras no mercado das flores com sua patroa, Victoria encontrou um rapaz que mexeu com seus sentimentos. Ele também parecia conhecer sua linguagem secreta e ela tinha a sensação de já o ter visto no passado.
     Esse encontro trouxe mudanças para sua vida e fez com que ela enfrentasse seus antigos fantasmas.

     Gostei muito do livro e falar sobre ele é relativamente complicado. Sempre tive curiosidade de saber como era a vida das crianças em um orfanato e como era depois dele.
     Vi que alguns leitores discordam das atitudes de Victoria. Sinceramente, se eu estivesse no lugar dela, talvez agisse de maneira semelhante. Será que uma pessoa que passou por inúmeras dificuldades, nunca conheceu o amor e o afeto, que na única vez em que confiou em alguém saiu extremamente magoada, seria capaz de amar e dar afeto para alguém?
     Creio que, infelizmente, as pessoas tenham muita dificuldade de se colocar no lugar do outro; talvez por terem vivido experiência diferentes.
     "O fato de minha vida ter virado de cabeça para baixo não importava a ninguém e, ali fora, naquela calçada, longe da fonte do tumulto, meu pânico pareceu injustificável." (página 218)
     A grande lição que fica do livro é que qualquer pessoa pode se tornar algo belo e também pode contribuir para que outras pessoas se tornem. A história mostra o desabrochar de Victoria, a sua descoberta da vida.
     "Talvez os indiferentes, os rejeitados, os mal-amados pudessem aprender a dar amor com tanta abundância quanto qualquer outra pessoa." (página 282)

livro, A linguagem das flores, Vanessa Diffenbaugh, Editora Arqueiro, resenha, sorteio, livro sobre adoção, sinopse, trecho, livro sobre flores

     A narração é feita em primeira pessoa, o livro é dividido em 4 partes, no final tem um dicionário com os significado das flores de Victoria Jones.
     A capa é extremamente bonita, assim como todo o livro; as folhas são amareladas, o tamanho das letras e margens é bom.

     Recomento a leitura de "A linguagem das flores", um livro lindo e emocionante sobre a vida, o perdão, o amor e as flores.

     Detalhes: 282 páginas, ISBN: 9788580410174, Skoob, Onde comprar online: Americanas, Submarino.


     Sorteio: vou sortear um exemplar do livro para os leitores do blog.
     Para participar é preciso:
     - ter endereço de entrega no Brasil,
     - curtir a página do blog no Facebook (www.facebook.com/petalasdeliberdade),
     - compartilhar publicamente a imagem da promoção (link da imagem),
     - preencher o formulário abaixo.
     Inscrições até 12/06/2014; resultado: 13/06. Entrarei em contato com o vencedor por e-mail, ele terá uma semana para responder ao e-mail me passando seu endereço para entrega do prêmio ou o sorteio será refeito. O prêmio será enviado por mim em até 30 dias.
     Chances extras:
     - Comentar na resenha (só vale um comentário). Preencha o fomulário mais uma vez colocando o nome que usou para comentar no campo chance extra.
     - Ser seguidor do blog. Preencha o fomulário mais uma vez colocando o seu nome de seguidor no campo chance extra.
     - Me seguir no Twitter (twitter.com/marijleite) e twettar a frase: " #Sorteio Vou ganhar o #livro "A linguagem das flores" que a @marijleite está sorteando em seu blog http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2014/05/resenha-premiada-livro-linguagem-das.html . "  Preencha o fomulário mais uma vez colocando o link do seu twette no campo chance extra (pode twettar quantas vezes quiser, mas apenas uma vez por dia).
     - Adicionar o blog aos seus círculos no G+. Preencha o fomulário mais uma vez colocando o link do seu perfil no campo chance extra.
     - Me seguir no Instagram (instagram.com/marijleite).  Preencha o fomulário mais uma vez colocando o link do seu perfil  no campo chance extra.

     Alguma dúvida?

     Espero que vocês tenham gostado da resenha. Alguém aí já leu esse livro? Boa sorte!

     Atualizado em 13/06/2014.
     Resultado:
     E quem ganhou o livro foi:
     Parabéns Talita da Silva Vieira, enviei um e-mail para pegar seu endereço, caso você não responda em uma semana, o sorteio será refeito.
     Quem não ganhou, não precisa ficar triste: tem sorteio de 2 kits do livro "Intenso Demais" (clique aqui para participar) e nas próximas semanas devo trazer mais promoções para vocês!
     Muito obrigada pela participação de todos!


Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

47 comentários

  1. Oi Mari! Essa questão que tu levantou com a leitura do livro foi bem interessante. Talvez uma pessoa que apenas acumulou mágoas e ressentimentos tenha atitudes que venham a refletir apenas essa sua experiência de vida, ou bem ao contrário... a pessoa pode transformar a negatividade em algo que a faça crescer e ter um nível maior de percepção da vida do que a maioria das pessoas.
    Gostei da história, gostaria de participar do sorteio. Pretendo excluir o Facebook, se o fizer não vou poder participar, então vou ver ainda. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Já li resenhas desse livro umas duas vezes, e encontrei ele para vender umas 20... mas sempre me chama a atenção essa história, a capa também é tão bonita. Vou procurar em pdf e conferir o primeiro capítulo, se gostar compro ele.

    beijos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não vou participar do sorteio pois tenho esse livro. Eu não esperava nada dele e foi um livro que me conquistou e se tornou um dos melhores que já li. O livro é forte, talvez por isso algumas pessoas tenham um pé atras com ele, mas eu amei cada palavra.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, também não tinha grandes expectativas e me surpreendi positivamente com o livro; obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  4. Adorei a resenha. Adoro livros que são divididos em várias partes... Gosto de livros que nos dão algo para pensar ao fim da leitura. Com certeza vou participar da promoção.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thati, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário e boa sorte!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Claudia, obrigada pela visita e comentário e boa sorte!

      Excluir
  6. Eu gostei da tua resenha e, por isso, me interessei pelo livro.
    Deu muita vontade de conhecer um pouco mais da vida de Victoria e da linguagem das flores.
    Vou participar do sorteio
    http://www.viciodiario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriele, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário e boa sorte!

      Excluir
  7. Eu fiquei curiosa pelo livro, então depois venho participar do sorteio.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  8. Ameei.. participando :)

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha, ficou ótima. Fiquei curiosa a respeito do livro. E sobre a dificuldade que as pessoas tem em se pôr no lugar dos outros isso é um triste realidade, como tantos outros sentimentos, empatia também está em falta. Não que devamos usar traumas e sofrimentos passados como desculpa para certas atitudes, mas sabemos que às vezes é difícil superar algumas e que ao invés de julgar e criticar, tentar entender e até mesmo ajudar seria bem melhor.
    Beijos!
    www.lerimaginarviver.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayse, fico contente que tenha gostado, muito obrigada pela visita e excelente comentário!

      Excluir
  10. Olá!!
    Acho quase impossível a pessoa não ser um pouco revoltada depois de passar por este tipo de coisas. Tenho uma amiga que trabalha com órfãos e disse que o mais difícil de lidar é com a devolução e que isso acontece muito aqui no Brasil. A pessoa fica com a criança, se cansa e devolve e que isso é uma agressão absurda, pois ela se sente inadequada e sem valor. Muito triste, tb é um assunto que sempre mexe comigo.
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê; a Victoria passou por isso várias vezes, no livro ela conta algumas dessas devoluções; obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  11. Muito boa a resenha do livro, o perdão e o amor sempre estão lado a lado ,participando beijos!!!
    http://videosdasol.blogspot.com.br/p/divulgue-seu-sorteio-aqui.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sol, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário e boa sorte!

      Excluir
  12. Oi, eu já cheguei a pensar em comprar este livro, porém não dava nada por ele, na hora que vi não me interessei, mas depois que li sua resenha e vi do que realmente se trata, me despertou curiosidade ( até pq nunca li um livro sobre orfão que muda de casa constantemente ou coisa do tipo), achei bem legal sua resenha e esclarecedora, provavelmente vou dar uma chance ao livro e o lerei. Sucesso
    bjus

    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thatyane, também não tinha grandes expectativas com o livro e me surpreendi positivamente; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  13. Oi Maria, tudo bem?

    Nossa, sempre vi esse livro vendendo, mas nunca tive curiosidade de saber do que se tratava, e agora me deu muita curiosidade. Gosto muito de histórias assim, apesar de nunca ter lido nesse tema. Sobre crianças órfã que fica mudando de casa, e ao encontrar uma família, acaba não se adaptando. E esse negócio da linguagem das flores, achei bem legal. Transmitir o que a pessoa quer passar, através das flores. Parece ser bem interessante!

    Parabéns da resenha, está muito boa e despertou minha curiosidade. Ou seja, mais uma livro na lista de desejados ;)

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  14. Eu ainda não conhecia esse livro.
    Parece ser muito bom.
    xoxo' <3

    É de grau! | Instagram

    ResponderExcluir
  15. E gosto de narração na primeira pessoa. Uso esta técnica de vez em quando, mesmo quando o texto é ficção.
    A tua resenha, querida Maria, tem um ponto que eu achei muito especial que foi a frase: "A grande lição que fica do livro é que qualquer pessoa pode se tornar algo belo e também pode contribuir para que outras pessoas se tornem". Perfeita!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha do livro, nele mostra o significado das flores? o que cada uma dizia na era Victoriana???? muito interessante, já estou participando do sorteio :DD https://www.facebook.com/taycomarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tay, mostra sim, é bem interessante mesmo. Fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário e boa sorte!

      Excluir
  17. Adorei a capa, ainda não conhecia a história, mas parece ser emocionante mesmo!
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  18. Quem não conhece o amor como pode dar amor né.... adoraria ler para saber como ela deu a volta por cima após todas as dificuldades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te garantir que a leitura vale a pena. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  19. adorei a resenha, mto curiosa p. ler o fim do livro,esta historia de linguagem de flôres, amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final não decepciona :) ; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  20. achei a capa do livro tbm muito linda.

    ResponderExcluir
  21. Oie! Ainda não conhecia este livro e achei muito interessante, nunca li nada onde é mostrado a vida durante e depois de viver em um orfanato e fiquei curiosa para conhecer a estória dessa personagem, parece ser uma estória emocionante e cativante, fiquei interessada. Adorei a resenha. :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  22. Já tinha visto esse livro mas a capa não me chamou a atenção. Agora lendo a resenha gostei muito da história, parece ser uma história muito emocionante, que fala sobre amor, ressentimentos e perdão. Adorei!! Achei linda a imagem da parte um e fiquei muito curiosa pra ler mais sobre a linguagem das flores. Vou ficar aqui torcendo pra ter sorte.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Concorrendo e compartilhando o sorteio com amigos!

    ResponderExcluir
  24. Oi Maria, boa noite!
    Uau, não acredito que consegui chegar a tempo pro concurso! Estava com medo de perder a chance de participar.
    Já que estou aqui comentando, quero dizer que seu blog é incrível. De verdade, fico feliz com cada postagem nova. Você escreve muito bem e eu adorei a resenha! Já compartilhei e espero ganhar!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo