Dicas práticas para o ENEM

Dicas, práticas, ENEM, 2014, prova, conselhos, nota, melhorar, úteis, aprovado

     Olá pessoal, tudo bem? Nos dias 8 e 9 de novembro, milhões de pessoas estarão fazendo as provas do ENEM. Fiz as provas ano passado, tirei uma boa nota, com isso consegui uma bolsa integral no PROUNI e estou cursando o segundo semestre de Pedagogia. Nesse post, vou dar algumas dicas práticas, baseadas na minha experiência em 2013, que talvez possam ajudar quem vai fazer o ENEM a melhorar seu desempenho.

     1 - Faça simulados, pesquise na internet por provas dos anos anteriores para ir se habituando com o formato das questões, caso não esteja habituado. Um site que acessei várias vezes foi o Guia do Estudante.

     2 - Chegue com antecedência ao local. Eu fiz as provas em uma cidade longe da minha, mesmo olhando no Google Maps onde era a escola, tive que pedir informação na cidade para achar o local da prova. Para isso, cheguei na cidade umas duas horas antes.

     3 - Não deixe para entrar na sala em cima da hora. Como disse no item anterior, cheguei na cidade umas duas horas antes, até achar a escola foi mais uma meia hora, esperei no carro até ficar mais próximo da hora de entrar na escola. Demorei alguns minutos para achar a sala, e tinha uma pequena fila na porta. Então, se for uma escola que você não conhece, você vai precisar de tempo para achar a sala, se tiver fila, você pode perder tempo para a prova.

     4 - Leve água. Beber pequenos goles de água durante a prova pode te ajudar a relaxar caso "sua cabeça comece a ferver". Mas não exagere, ou você vai querer ir ao banheiro. Ano passado, no primeiro dia não pediram para que eu tirasse o rótulo da garrafa, já no segundo sim.

     5 - 4 horas e 30 minutos  para as provas de Ciências Humanas e da Natureza  e 5 horas e 30 minutos para as provas de Português, Matemática e Redação pode parecer muito, mas pelo número de questões não é! Eu tinha a ilusão de que me sobraria mais tempo. No primeiro dia, fui lendo e respondendo as questões que sabia até a última, depois voltei para responder as que tinham ficado. Consegui terminar a prova quando faltava meia hora. No segundo, fiz a mesma coisa: li questão por questão e fui marcando as que sabia, terminei a prova quando faltavam 15 minutos para o fim. Algumas pessoas tem o hábito de ler todas as questões primeiro para depois começar a responder, eu não aconselho. Saber dividir o tempo é um dos fatores mais importantes.

     6 - Redação: ao pegar a prova, leia o tema da redação e já faça um rascunho, enquanto você está com a cabeça mais “fresca”. Depois comece a responder as questões, lembre-se  que você precisará reservar um tempo para passar a redação a limpo.

     7 - As questões são de múltipla escolha. Mesmo que você não saiba qual a resposta certa, talvez você saiba qual (ou quais) não são as respostas certas. Se das 5 alternativas, eu sabia que uma não era a possível resposta, eu marcava um “N” nela, assim, se eu precisasse chutar a questão, eu teria que escolher entre as outras 4 e minhas chances de acertar ficavam maiores.


     Bom, isso me ajudou ano passado e talvez seja útil para vocês. Não é nenhum segredo, são coisas práticas, dicas que me deram e outras que descobri na prática. Repito: dividir o tempo é essencial, de que adianta você saber muita coisa e não ter tempo de ler todas as questões? Falando nisso, ler com atenção os enunciados e compreender o que as questões pedem é super importante.
     Recomendo a leitura atenta das dicas do site oficial do ENEM, para saber quais documentos devem ser levados, o que é permitido e o que não é. Por exemplo, só pode levar caneta de tinta preta e de material transparente; ano passado uma garota da minha sala levou azul, resultado: teve que pedir uma caneta emprestada para outro participante. É bom levar mais de uma, para o caso de falhar.
     Por fim, lembro que o ENEM tem todo ano; para quem quer usar a nota para entrar na faculdade, caso ela não seja o suficiente na prova de 2014, tente novamente em 2015!

     Espero que vocês tenham gostado do post. Quem aí tem mais dicas? E dúvidas? Compartilha aí nos comentários!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.  

10 comentários

  1. Que amoor esse post. Amei todas as dicas, bastante praticas e uteis. Gostei muito da sua iniciativa, assim da pra ajudar as leitoras que vao fazer a prova. Beijos ;*

    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    *Rumo 100 seguidores

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, gostei, vou fazer o ENEM pela primeira vez esse ano..
    lindo blog, tou seguindo

    hihi >< visita ?
    http://mid-nightt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem. Super valida as suas dicas. Principalmente a de chegar cedo. Todo ano vemos no noticiário de pessoas que não consegue entrar por chegar tipo um minuto atrasado. Se fizer como você, vai dar tudo certo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Mesmo que eu não possa fazer o enem este ano, essa dicas com certeza serão muito úteis para mim mais tarde. E com certeza, estão sendo muito úteis para outros agora. Beijo
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bem?
    Adorei suas dicas, todas muito úteis! O Enem é um passo muito importante para que pretende cursar uma universidade e é sempre bom estar atento a tudo para não esquecer de nenhum detalhe.
    Esse ano eu irei trabalhar novamente no Enem inclusive.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo