Resenha: livro "Esmeralda", Cida dos Santos

     Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "Esmeralda", escrito por Cida dos Santos e publicado pela Editora Arwen.

Resenha, livro, Esmeralda, Cida dos Santos, Editora Arwen, box, poesia, romance
Resenha, livro, Esmeralda, Cida dos Santos, Editora Arwen, box, poesia, romance, poema

     Esmeralda é um livro com uma proposta diferente, ao misturar prosa e poesia. A história em si é relativamente simples, se passa em um acampamento de ciganos, onde tem rodas de música ao anoitecer. Um cigano de voz forte, chamado de imperador, toca sua viola e convida Esmeralda para contar suas histórias para o grupo. Esmeralda é uma bela cigana, que aceita o convite e vem dançar e declamar alguns versos para os ouvintes.

"Mulher! Agora nos conte:
Fale sobre seus mistérios,
Nos revele essa questão:
Porque deposita tanto ouro
Dentro deste caldeirão?"
(página 40)

     Em seus poemas, Esmeralda fala sobre as belezas do mundo, sobre a liberdade, sobre o amor, e principalmente sobre a vida. O imperador também a acompanha e faz algumas declamações.

     "Quando suas palavras são sinceras e possuem amor, minha bela, elas não somem pelo mundo. Os ventos as levam para os ouvidos daqueles que sabem ouvir e penetram direto em vossos corações." (página 52)

Resenha, livro, Esmeralda, Cida dos Santos, Editora Arwen, box, poesia, romance, capa bonita
Resenha, livro, Esmeralda, Cida dos Santos, Editora Arwen, box, poesia, romance, contracapa, sinopse

     Além da forma diferente de contar a história, o que me chamou a atenção inicialmente foi a capa do livro. E ela é ainda mais bonita pessoalmente. As fotos dessa resenha infelizmente não conseguem captar toda a beleza e a riqueza de detalhes da capa. Se eu tivesse escrito um livro, independente de sobre o que fosse ele, queria que a capa fosse essa! 
     A diagramação é ótima, com margens, espaçamento e letras de bom tamanho. As folhas são amareladas e tem uma textura grossinha.
     Em cada passagem de capítulo, na parte de cima da página, tem uma ilustração de flor (como a da foto abaixo) e um caldeirão; na parte de baixo de todas as páginas tem florzinhas, são detalhes que encantam os olhos e nos ajudam a nos imaginarmos ao lado da bela Esmeralda, do imperador no ambiente em que eles estão. Um belíssimo trabalho da Editora Arwen!

Resenha, livro, Esmeralda, Cida dos Santos, Editora Arwen,  poesia, romance, trechos

     O livro é pequeno, tem só 134 páginas, e pode ser lido rapidamente. Eu, que leio poucos livros de poesia e sou apaixonada por histórias, adoraria que tivesse mais páginas, para que a parte da prosa ocupasse um espaço maior.
     Quem me acompanha no Instagram, deve ter visto a foto que postei quando "Esmeralda" chegou (se não viu, clique aqui). Dentro de uma caixinha preta, bem embalado, estava o box (foto abaixo) com marcadores, penduradores de porta com a mensagem "Não Perturbe! Estou lendo. " (Super útil!) e as duas edições do livro. Pelo que entendi, a autora Cida dos Santos lançou em 2001 um livro de poesias com o nome de "Caldeirão de Bruxa"; e agora em 2014, juntou a história de Esmeralda aos poemas e lançou essa segunda edição pela Editora Arwen.
   
Resenha, livro, Esmeralda, Cida dos Santos, Editora Arwen, box, poesia, romance

     Para quem tiver se interessado pelo box, ele é vendido na loja da editora, vem com marcador e pendurador de porta e tem um precinho super em conta. Para comprar, é só clicar aqui.

     Detalhes: Skoob, gênero: Romance | Poemas. Editora Arwen: página no facebook, twitter: @EditoraArwen.

     Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Deixo meu agradecimento a Editora Arwen por ter disponibilizado o livro.

     Esta é a resenha número 4 do meu desafio, já passei da metade da minha meta; obrigada por estarem me acompanhando.



  Este post faz parte da Semana da Maratona de Resenhas, deixando um comentário nele e nos outros posts participantes, você concorre a um dos 7 livros da imagem ao lado.  Leia o regulamento e faça sua inscrição (é só deixar um e-mail para contato no formulário) clicando aqui.






Me acompanhem nas redes sociais:

23 comentários

  1. Li com medo de spoiler pq é meu proximo hauihaihahaha ufa
    http://saidaminhalente.com/

    ResponderExcluir
  2. Num primeiro momento desejei esse livro. A capa é espetacular e deve ser mesmo muito mais bonita pessoalmente. Mas depois vendo que o livro é em sua maior parte feito de poesias, mudei de ideia. Infelizmente é algo que não gosto muito de ler. Até leio, mas como tenho muitos outros livros na frente para ler, dou preferencia aos outros.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, a capa é belíssima. Não conhecia o livro, mas se mistura prosa e poesia, já é um bom começo rs
    Achei interessante você ter colocado a forma como recebeu o livro (inclusive babei com a caixinha, os marcadores e as duas edições).
    Faço uma sugestão para sua resenha: poderia ter colocado mais impressões suas do livro, uma carga maior de subjetividade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ashe, é que o livro é tão pequenininho que não dá pra falar mais, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  4. Olha tenho que confessar que além da sua resenha ter me surpreendido eu também gostei bastante desse livro Esmeralda. Achei a beleza desse livro MARAVILHOSA. Eu acho que vou garantir um pra mim viu? Fiquei interessada, até porque gostei muito dos quotes que você escolheu. Tem uma beleza incrivel e achei demais tudo que vem junto com o livro. Que bom que curtiu o livro e gostou da história, porque isso é o mais importante também né? Por isso que não podemos apenas julgar o conteúdo pela capa hehehehe....Mas parabens. adorei a sua resenha e colocarei nos meus desejados pode ter certeza disso.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O livro é lindo! Tem uma capa e páginas primorosas. Espero que a história seja tudo isso mesmo que você menciona, pois amei conhecer. Espero conseguir um pra ler logo. Assim poderei curtir esta história que me cativou. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari,
    Que livro bonito! E a proposta me interessou bastante. Amo poesia!
    Beijos
    Tão doce e tão amarga.



    ResponderExcluir
  7. Eu gostei da Esmeralda.
    Lembra a cigana do corcunda de notre dame.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Deus! Que livro lindo ! Que trabalho incrível ! :O To encantado !
    Adorei a resenha! Quero, quero e quero ler esse livro ! *-*
    http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Mari!Gostei muito da sua resenha,realmente,a capa do livro é linda,sinceramente,não gosto muito desse tipo de enredo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi rsrs to aqui de novo.
    O que dizer, NECESSITO URGENTE de um pendurador de porta kkk ;p
    adorei o livro, também acho que ele poderia ser maior, mas adorei a história e essa mistura de prosa e poesia me parece otima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiza, obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo