Resenha: livro Os 13 Porquês, Jay Asher

     Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "Os 13 Porquês", escrito por Jay Asher e publicado no Brasil pela Editora Ática em 2009. Fazia um bom tempo que queria lê-lo; a capa, o título e as indicações de outros leitores chamavam minha atenção.

Resenha, livro, Os 13 Porquês, Jay Asher, trechos, capa, suicídio, quotes, crítica
Resenha, livro, Os 13 Porquês, Jay Asher, trechos, capa, suicídio, quotes, crítica, Editora Ática, entrevista

     A história é narrada por Clay Jensen, um adolescente que, ao voltar da escola, se deparou com uma caixa de sapatos na porta de casa. Dentro da caixa estavam sete fitas cassete. Cada fita era numerada dos dois lados, a última tinha o número 13 em um dos lados e nada do outro.
     Por curiosidade, Clay colocou a primeira em um velho aparelho de som. Para seu espanto, a voz que ele ouviu era de Hannah Baker, sua colega de escola. Hannah, a garota por quem ele era apaixonado, a garota que se suicidou algumas semanas antes!
     Na gravação, Hannah diz que contaria os motivos que a levaram a se matar, os 13 porquês. E quem recebesse as fitas estava na lista de responsáveis pela sua decisão de tirar a própria vida. Clay ficou aturdido, sem entender como podia ter alguma culpa, o que poderia ter feito de mal para Hannah? Para descobrir, ele teria que ouvir todas as fitas.
     Assim como ele, fiquei extremamente curiosa para descobrir em que fita Clay apareceria e o que ele tinha a ver com a morte de Hannah. Clay é um daqueles personagens adoráveis, um bom garoto, fácil de gostar por suas palavras e por seu jeito.

Resenha, livro, Os 13 Porquês, Jay Asher, trechos, capa, suicídio, quotes, crítica, Editora Ática, entrevista

     "Os 13 Porquês" me conquistou já na primeira página, talvez tenha a melhor primeira página de todos os livros que já li. Ao chegar na última linha, eu tinha certeza que queria ler o livro todo! Ele é muito fácil de ler, tem uma linguagem extremamente compreensível, a história tem agilidade, os capítulos curtos vão passando e quando você vê, o final já está chegando.

     "Acontece uma coisa estranha quando todo mundo concorda a respeito de algo - algo a seu respeito -, que revira o estômago." (página 37)

     A faixa etária dos personagens é uma das fases mais delicadas da vida, a adolescência traz tantas mudanças e a necessidade de aceitação é muito grande. Até pouco tempo eu era adolescente, então me lembro bem como era. Nas outras fases a convivência pode ser difícil, mas na adolescência é ainda mais.
     Por que uma garota tão jovem como Hannah se suicidou? Isso não é spoiler e eu posso e preciso contar. Hannah tirou a própria vida porque os outros foram matando-a por dentro primeiro, aos poucos, com a incompreensão e com o egoísmo. Porque não conseguiram ajudá-la. Porque preferiram acreditar em boatos e nas aparências ao invés de tentarem conhecê-la realmente.

     "Porque eu posso contar nos dedos de uma só mão– sim, apenas uma– com quantos caras eu fiquei. Mas vocês provavelmente pensavam que eu precisaria das duas mãos e dos pés,só para começar,certo?" (página 182)

     Durante a leitura, refleti sobre meu passado: será que em algum momento eu não agi ou vi alguém agindo como os algozes de Hannah? Será que eu não poderia ter sido responsável por decisões extremas de outras pessoas que estivessem tão fragilizadas quanto Hannah? Quantas vezes eu levei em consideração atitudes ou palavras de pessoas que não era para levar? Quantas pessoas feriram meus sentimentos e quantas eu feri, será que esses ferimentos poderiam ter sido mortais? Para a personagem do livro foi!

     "Acho que você faz isso de propósito, Courtney. É por isso que está nestas fitas. Para você ficar sabendo que o que faz afeta os outros. Especificamente, afetou a mim." (página 83)

     Creio que todo mundo deveria ler "Os 13 Porquês", principalmente os adolescentes. Repito que é uma leitura fácil, apesar do tema. No final do livro tem uma entrevista com o autor, onde ele conta que uma garota lhe disse que ler "Os 13 Porquês" fez com que ela quisesse ser uma pessoa maravilhosa. E foi assim que eu me senti também, com vontade de ser uma pessoa melhor para os outros.
     As minhas expectativas eram altíssimas, mas a história (narrada por Clay e através das fitas de Hannah) é basicamente o que o título diz: 13 motivos, nada mais que isso. Adoraria que tivesse mais páginas para que eu pudesse conhecer melhor os outros personagens, o que aconteceu na vida deles antes e depois das fitas. O final deixou um gosto de quero mais e ao mesmo tempo uma sensação de satisfação, me identifiquei com muitas partes do livro e foi maravilhoso poder lê-lo. 

     Um conselho valioso e que deveríamos seguir:
     "a questão é que, quando você faz alguém se sentir ridículo, você tem de assumir a responsabilidade pela ação de outras pessoas que tomam isso como pretexto." (página 48)

     No final do livro, tem uma entrevista com o autor. Dá para lê-la completa no blog Capítulos dos Sonhos, eu sugiro que vocês leiam mesmo que ainda não tenham lido o livro: Entrevista com Jay Asher (vou colocá-la na fan page mais tarde). Deixo na resenha uma das respostas do autor que considerei bem importante.

Resenha, livro, Os 13 Porquês, Jay Asher, trechos, capa, suicídio, quotes, crítica, Editora Ática, entrevista

     "Depois de tudo que eu contei nestas fitas,de tudo o que ocorreu,fiquei pensando em suicídio. Na maioria das vezes, era apenas um pensamento passageiro.
     Eu queria morrer.
     Pensei nessas palavras muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério." (página 217)

Resenha, livro, Os 13 Porquês, Jay Asher, trechos, capa, suicídio, quotes, crítica, Editora Ática, entrevista
Resenha, livro, Os 13 Porquês, Jay Asher, trechos, capa, suicídio, quotes, crítica, Editora Ática, entrevista, sinopse
Resenha, livro, Os 13 Porquês, Jay Asher, trechos, capa, suicídio, quotes, crítica, Editora Ática, entrevista

     Gosto dessa capa, pelas cores e pela imagem da fita que tem a ver com a história. A diagramação é boa: folhas amareladas, tamanho bom de margens, espaçamento e letras. Pelo que eu saiba, o autor só tem mais um título publicado no Brasil: "O Futuro de Nós Dois", escrito em parceria com Carolyn Mackler, uma pena, já que a escrita dele é tão boa.

     Durante a leitura, me lembrei do livro "Quem é você, Alasca?" (John Green) algumas vezes, não que a história fosse parecida, mas ambos passam uma mensagem sobre a consequência que nossas ações tem. Falarei sobre isso em outro post.
     "Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não tem noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito." (página 135)

     Resumindo: "Os 13 porquês" é um livro de leitura rápida e fácil, o título é um resumo da história (cuidado com as expectativas!), aborda de forma clara um assunto que ainda é tabu para alguns, nos faz pensar sobre a consequência das nossas ações e olhar para as outras pessoas de forma diferente.

     Detalhes: 256 páginas, ISBN: 9788508126651, tradutor: José Augusto Lemos, Skoob.Onde comprar online: Cultura.

     Espero que vocês tenham gostado da resenha. Não foi fácil falar sobre "Os 13 porquês" de forma que as palavras transmitissem o espírito da obra. Alguém aí já leu o livro?



   Este post faz parte da Semana da Maratona de Resenhas, deixando um comentário nele e nos outros posts participantes, você concorre a um dos 7 livros da imagem ao lado.  Leia o regulamento e faça sua inscrição (é só deixar um e-mail para contato no formulário) clicando aqui.



Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

18 comentários

  1. Desde que ouvi falar desse livro, me interessei por ele. A capa então... é um show rs
    Estava ansiosa para ler sua resenha desse livro (tenho lido muitas para conhecer vários pontos de vista) e foi muito boa para que eu não criasse tantas expectativas. É que a premissa é muito boa, o livro deve nos proporcionar muitas reflexões e vontade de ser melhor com as outras pessoas mesmo. Também fico pensando em como pequenas ações nossas podem influenciar tão drasticamente a vida das pessoas. Adorei ler sua resenha, fiquei com mais vontade de ler esse livro ao mesmo tempo em que pude regular minhas expectativas em cima dele.

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro e no começo não achava que ia gostar tanto! Amei o livro e chorei muito no final <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Se um livro faz pensar, como você disse disse que esse te fez, então considero que a leitura valeu a pena! Cada vez mais eu escuto falar de livros como esse, e eu adoro, pretendo ler em breve!
    Beijo :D

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante! Achei a história até um certo ponto sinistra. 13 porquês Tem tudo pra ser agradável de se ler. Uma história diferente e que aborda questões que nos faz pensar... Isso é muito bom. Principalmente se for como você menciona. Gostei de verdade. E espero conseguir ler. Prometo segurar minhas expectativas, ok? Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está na minha lista faz tempo também. Gostei de saber sua opinião e que você achou a leitura fácil. Achei que por causa do tema, a leitura não fluísse bem. Realmente temas como esse nos leva a refletir sobre as nossas próprias atitudes e o que fazemos leva os outros a tomarem varias decisões. Precisamos pensar antes de agir, para que as nossas ações não levem a esse tipo de situação.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Maria!
    Ultimamente tenho visto tantas recomendações desse livro que, mais do que antes, preciso lê-lo. Já estou empolgada em nível máster, e essa página da foto só aumentou essa ansiedade! É a melhor primeira página de todas de que você falou? Se sim, realmente é isso mesmo, impactante e direta. Caramba, preciso ler esse livro, sério. Ótima resenha, inclusive! Adorei as fotos e os quotes selecionados, deu muito charme à resenha! <3
    Beijos...

    Sâmella Raissa
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sâmella, na foto está a primeira página da primeira fita, mas a primeira página da história é ainda melhor; fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  7. Adorei a resenha, eu quero muito ler esse livro! Os trechos do livro só me deixaram mais ansiosa! Procurei esse livro na Bienal, mas já tinha esgotado :(
    Beijos
    www.choqueliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Achei a resenha perfeita!Já conhecia o livro,mas ainda não o li,mas pretendo muito em breve,acho ele fantástico,e principalmente o suspense que gira em torno do suicídio da jovem,também gosto de livros que me fazem refletir e que me deixam alguma lição.Bjo

    ResponderExcluir
  9. Eu li o livro com tanta pressa, pois ele e ta bom, eu amei. Quando ele saiu em 2007, no ano seguinte eu comprei, pois eu surtei, eu o li rapido demais, eu acabei perdendo ele, eu emprestei para alguem, que nunca mais me devolveu. Eu queria saber se vc sabe e que parte ta essa citaçao ????

    "Eu quis ligar pra alguém. Contar o que tinha acontecido, e que doía. Mas não havia ninguém ali. Ninguém com que eu pudesse contar. Ninguém disposto a abrir mão do sono para ouvir minhas queixas. Ninguém que se importasse. Então eu virei pro lado e a dor veio. Rápida. Forte. Devastadora. Senti minha alma se rasgando ao lembrar daquelas palavras. E dói. Ainda dói.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, infelizmente não sei em que parte está essa citação. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo