Resenha: livro Mario Prata entrevista uns brasileiros, Mario Prata

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é Mario Prata entrevista uns brasileiros, escrito por Mario Prata e publicado pela editora Record em 2015.

Resenha, livro, Mario Prata entrevista uns brasileiros, Mario Prata, Record, entrevista, humor

 O livro contém 22 entrevistas fictícias feitas pelo autor com pessoas que, de alguma forma, fazem parte da história do Brasil. Catorze das entrevistas haviam sido publicadas em 2013 na Revista Brasileiros, outras 8 são inéditas para o livro.

Dom João VI, Resenha, livro, Mario Prata entrevista uns brasileiros, Mario Prata, Record, entrevista, humor, trechos,Dom João VI: Mamãe tomou dois banhos na vida

Tiradentes, Resenha, livro, Mario Prata entrevista uns brasileiros, Mario Prata, Record, entrevista, r
Tiradentes: a corda (não) arrebentou do lado mais fraco. Arrebentou!

 O livro é dividido por entrevistas, cada uma começa com uma página preta, onde constam o nome do entrevistado, acompanhado de algum comentário referente ao que encontraremos na entrevista, o local e a data em que o entrevistado nasceu e morreu.

 No meio das entrevistas, há uma ilustração/caricatura do respectivo entrevistado, feita por Lézio Junior. Nas caricaturas, podemos encontrar elementos citados nas entrevistas, o que tornam as imagens ainda mais engraçadas. Abaixo, vocês podem ver Dom Pedro I tomando uma caipirinha e tocando um atabaque!

Dom Pedro I, Resenha, livro, Mario Prata entrevista uns brasileiros, Mario Prata, Record, entrevista, humor, trechos, caricatura, Lezio Junior
 Dom Pedro I 

 Alguém aí imagina que Dom Pedro I gostava de música? O que eu não sabia foi que ele teve 19 filhos! Estes 19 que estão listados no livro, são fruto de seus 2 casamentos e de algumas relações extraconjugais. E deve ter alguns nomes que ficaram de fora da lista.

 A entrevista que mais me tocou, foi a feita com Chico Rei, negro nascido no Congo em 1714 e trazido para o Brasil para ser escravo. Perdeu a mulher e a filha na travessia de navio. Ele conseguiu comprar sua carta de alforria e depois se dedicou a conseguir alforriar outros escravos, que haviam vindo junto com ele.

 "- E é que os campos de concentração não eram muito diferentes das senzalas." - Chico Rei (página 82)

 O livro inicialmente se propõe a divertir, ser engraçado, mas também faz críticas ao passado e ao presente do nosso país, nos permitindo refletir sobre diversas questões.

 "Os franceses sempre tiveram bom gosto e bom vinho. Vinho este que traziam aos barris para os caciques tamoios. 'Afaste de mim este cálice de vinho tinto de sangue', cantaria um garoto ali mesmo, na baía de Guanabara, séculos depois, quando os inimigos da pátria eram outros." - Trecho da entrevista com o índio Arariboia (página 56)

 "- (...) Aprenda a não levar a mídia muito a sério. Nem os livros didáticos. Principalmente os adotados durante regimes militares." Madame Lynch (página 180)

 Eu já conhecia a maioria dos entrevistados pelas aulas de história no colégio ou por alguma coisa que vi na TV, mas alguns nomes demoravam um pouquinho para serem identificados por mim. Foi assim com Maria Quitéria, que fugiu de casa e se disfarçou de homem para se alistar no Exército, foi a primeira mulher a entrar para as Forças Armadas Brasileiras.

Maria Quiteria, Resenha, livro, Mario Prata entrevista uns brasileiros, Mario Prata, Record, entrevista, humor, trechos, caricatura, Lezio Junior
Maria Quitéria

 Quando vemos um nome no livro de História, talvez não nos demos conta de que se trata de uma pessoa exatamente como nós, mas que fez alguma coisa que mereceu ser contada através dos séculos. Os fatos podem ser aumentados ou distorcidos, tornando aquela pessoa um mito, mas não deixa de ser alguém que era tão humano quanto nós. Dona Maria I (a mãe de Dom João VI, avô de Dom Pedro I) leva a alcunha de "a louca" em nosso país, mas vocês sabiam que ela teve que suportar a perda de vários de seus filhos? O livro acaba humanizando um pouco os personagens entrevistados.

 " - (...) O segundo filho, o João, nasceu morto. Olha a dor. Tive um segundo João, que nasceu em setembro de 63 e morreu 24 dias depois. Eu, firme. (...)
- E o tio Pedro, meu marido, a fornicar. Em 74 nasceu Maria Clementina, que morreu com 2 anos. E, para fechar esta parte da minha vida, em 76 nasceu Maria Isabel, que morreu com 6 meses. É pra enlouquecer ou não? E eu no governo! Despachando! E não tinha esse negócio de primeiro-ministro como a rainha Elizabeth II, não. Era eu. Tudo eu!" (página 112) Dona Maria I, a louca

Charles Miller, futebol, Resenha, livro, Mario Prata entrevista uns brasileiros, Mario Prata

 Charles Miller é o último entrevistado do livro (e a caricatura mais fofinha!). Eu me pergunto, se ele não tivesse trazido o futebol para o Brasil, como estaríamos hoje?

 Nem só pessoas reis estão na obra, há uma entrevista com Dom Casmurro, personagem famoso, criado por Machado de Assis. Antes de cada entrevista, o autor faz alguns comentários sobre o entrevistado, vejam o que ele diz sobre Dom Casmurro:

 "Existe uma discussão mais que centenária, desnecessária e quase idiota na literatura brasileira: Capitu traiu Bentinho?
(...) Depois cheguei a ler mais umas duas ou três vezes e comecei a desconfiar de que faiscava alguma fumaça entre Bentinho e o Escobar, desde o tempo do internato, do seminário." (página 201) Dom Casmurro

 É o Mario Prata que está dizendo! Li o livro de Machado de Assis na adolescência, na escola, mas por vontade própria. Quero reler para ter um entendimento melhor sobre a obra.

Resenha, livro, Mario Prata entrevista uns brasileiros, Mario Prata
contracapa, Resenha, livro, Mario Prata entrevista uns brasileiros, Mario Prata
Mario Prata, caricatura

 Além da boa revisão, o livro tem uma capa bem bonita, as páginas são brancas e de um material mais grosso. A diagramação está ótima, com margens, espaçamento e fonte de bom tamanho.

 Num geral, eu gostei bastante do livro. Uma leitura que mostra nossa história de uma forma divertida.

 Detalhes: 248 páginas, ISBN-13: 9788501104274, Skoob (média de notas: 4,3/5, minha nota: 4/5). Onde comprar online: CulturaSaraiva.

 Por hoje é só, foi difícil escolher apenas alguns entrevistados para citar e não colocar fotos de todas caricaturas, e espero que vocês tenham gostado da resenha. Alguém aí já conhecia o livro ou o autor?


Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

24 comentários

  1. Confesso que não é um livro que me atrai muito para leitura. Não sou muito de ler livros do genero, prefiro leituras mais leves, como chick-lits e comédias romanticas.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é diferente mas me pareceu legal, um livro para ser apreciado aos poucos. Gostaria de ler mais sobre essas entrevistar realmente tem um q de curiosidade que me atrai bastante, falou em guerra, em conhecer biografias de pessoas que foram e são influentes em nossas vidas sempre me chama atenção!Dica anotada, obrigada!
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mari. Se não me engano já conhecia o autor, porém não o livro, e tenho que admitir que o mesmo não me chamou muito a atenção, mas que bom que você gostou!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    ainda não vi nenhuma resenha sobre esse livro, mas eu não fui muito com a cara dese livro, a capa é bem caprichada,
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tenho o livro aqui e pretendo fazer a leitura e resenha bem mais pra frente, não é uma leitura que farei por agora, apesar de estar bem curiosa. Gostei de saber mais dele por sua resenha e espero curtir quando o ler também.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. eu adorei a premissa desse livro, achei legal trazer figuras importantes em um bate-papo sem muita expectativa, o autor arrasou nesse livro, to louca pra ler.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adoro a ideia desse livro! Acho mega interessante mostrar a história sobre essa ótica!
    Sua resenha me convenceu a lê-lo! Parabéns!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    O livro não faz muito meu estilo de leitura então eu provavelmente não compraria ele! Que bom que gostou do livro e que tenha sido uma leitura divertida mesmo tendo um conteúdo mais sério.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Que legal! Parece um livro muito interessante! Gostei das ilustrações! Queria ter um desses na minha estante :D

    ResponderExcluir
  10. Hauhauhauahu. Sensacional a tirada de Bentinho e Escobar. Quero muito esse livro, as caricaturas estão incríveis, e Mário Prata é sensacional. Ai, que inveja. Huahahahua

    ResponderExcluir
  11. Oiiiie
    Genteee, eu achei tão legal a proposta do livro. Fiquei muito interessada em ler, mas as folhas brancas em desanimam kkkk detesto folhas brancas, mas ainda bem que elas são grossinhas né

    ResponderExcluir
  12. Eu esperava outra coisa desse livro quando ouvi falar dele a primeira vez, mas depois que comecei a ver resenhas achei ele bem interessante e até divertido.
    Adorei as gravuras e fiquei bem curiosa para lê-lo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. eu gostei bastante do livro, a escrita de Prata é excelente ^^
    que bom que tu tbm curtiu a leitura :D

    ResponderExcluir
  14. Adoro a perspectiva desse livro. Tenho lido resenha que trazem boas críticas. Prata tem um toque de humor inteligente. Esse é um livro que tenho vontade de ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oieee
    Estou vendo várias resenhas desse livro e a cada uma que passa, fico mais encantada com o livro. Deve ser muuto divertido ler uma entrevista com o Tiradentes, mesmo que fictícia! Estou desejando muito esse livro!
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. É a segunda resenha do livro e confesso que estou super ansiosa por essa leitura. Sua resenha ficou ótima, adorei que você mostrou as caricaturas pois não tinha visto ainda. Já coloquei nos desejados :)

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Recebi o livro em parceria com o Grupo Editorial Record juntamente com Ariana. Adorei as caricaturas e a escrita de Mário Prata, nunca, até então, pude ler algo tão gostoso quanto esse livro.

    Beijos
    http://www.livrologias.com/2015/07/resenha-para-onde-vai-o-amor.html?m=1

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Achei interessante o foco do livro, mas talvez não seja para mim nesse momento. Estou curtindo livros mais de terror e dark hahaha

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  19. Ahh, eu ja tinha visto resenha desse livro, e fiquei super curiosa, pois é uma maneira de conhecer a história de uma maneira bem descontraída ^^
    Adorei a resenha :)
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Tudo bom?
    Eu acho que é a primeira resenha que leio desse livro, mas infelizmente não faz meu tipo de leitura, mas tenho uma amiga que é capaz de gostar e vou dar a indicação para ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu já li uma resenha sobre esse livro em outro blog e gostei muito, por isso fiquei animada ao ver que seu post era uma resenha sobre esse livro, pois assim dá para saber um pouco mais. Bom, eu imagino que deve ser um livro bem bacana mesmo e por isso já marquei na lista o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Não sei se é um livro que eu leria, mas também não posso afirmar que não leria. Quem sabe futuramente, mas não agora.

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Apesar de achar um tanto quanto original a premissa do livro, creio que me perderia um pouco com os nomes das pessoas tentando lembrar quem fez o que.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá! Gostei da sua resenha, mas não o tipo de livro que geralmente leio :/
    Mas adorei as ilustrações de dentro!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo