Resenha: livro "O encantador de livros", Lucas de Souza

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje, venho comentar minha experiência de leitura com o livro "O encantador de livros", escrito pelo Lucas de Souza e publicado pela Ler Editorial em 2016.

Resenha, livro, O-encantador-de-livros, Lucas-de-Souza, Ler-Editorial, opiniao, critica, fotos, trechos, capa, cidade-dos-livros, magico-de-oz, alice-no-pais-das-maravilhas, literatura-nacional, infanto-juvenil, fantasia, magia

 Vocês já imaginaram uma cidade movida a livros? Pois é num lugar assim que o garoto Benjamim mora: a Cidade dos Livros. Lá, toda a economia gira em torno dos livros, o que as pessoas mais fazem é ler, e inclusive há campeonatos sobre livros!

 “Chover ali era sempre uma terrível tragédia. Imagine tinta, papel e água. Misture tudo. Pronto! Lá se vai um amigo, Nesses dias nem se pode andar de livros abertos.” (página 10)

 E numa cidade tão letrada, Benjamim guarda um segredo: ele não sabe ler! Isso não o impede de sair todos os dias e ir de porta em porta, pedindo doações de livros. Ele é um apanhador de livros, e guarda as obras que consegue em seu porão, passando muito tempo admirando-as e imaginando as aventuras que aquelas páginas escondem. Quando não está no porão, ou com sua madrasta e nem recolhendo livros, o garoto está com sua turminha de amigos: Ariane, Clarice, André e Nicolas.

 Em certa ocasião, a cidade estava muito animada para receber a visita do famoso Encantador de Livros. Ele era uma espécie de mágico, que fazia coisas incríveis e que maravilhavam os olhos de quem o via. Porém, o prefeito da cidade (e grande vilão da história) parecia estar tramando alguma coisa para essa visita e deixou muitos habitantes irados com a proposta de banir os livros de fantasia, os livros bobos, como ele dizia, que impediam o progresso e a modernização da cidade.

 Agora, Benjamim e seus amigos precisavam encontrar uma forma de salvar a Cidade dos Livros, e para isso tinham de fugir da supervisão da madrasta do garoto, escapar do prefeito e de seus seguranças, além de descobrir qual o papel do Encantador de Livros nessa história toda.

 “No porão tinha mais de quatro mil livros. Há alguns dias Benjamim tinha apenas algumas centenas. Algo estranho acontecia ali. O que seria?” (página 100)

 “O encantador de livros” é uma leitura rápida, por seu pequeno número de páginas, seus capítulos curtos e sua linguagem simples. A trama remete a obras como O mágico de Oz e Alice no País das Maravilhas. Acredito ser um livro mais voltado para o público infanto-juvenil, acho que para os leitores mais novinhos pode ser uma leitura fantástica e encantadora, com toda a magia envolta na história, mas como eu já sou adulta e estava com expectativas enormes por causa dessa capa linda e por ser maluca por livros, acabei não sendo totalmente convencida pelo ritmo da narrativa e por alguns acontecimentos e explicações. Como diz o Antoine de Saint-Exupéry em “O pequeno príncipe”: os adultos “têm sempre necessidade de explicações”.

 Preciso mencionar que achei maravilhosa a forma como o autor justificou a existência da Cidade dos Livros, onde os habitantes poderiam trabalhar nas cidades próximas e com economias diferentes, havia escolas e professores, comércio, cafés e lanchonetes onde se podia desfrutar de comidas deliciosas enquanto se lia, uma “fábrica de livros” empregaria a população... uma cidade assim realmente poderia existir!

Resenha, livro, O-encantador-de-livros, Lucas-de-Souza, Ler-Editorial, capa,
Resenha, livro, O-encantador-de-livros, Lucas-de-Souza, Ler-Editorial, sinopse
Resenha, livro, O-encantador-de-livros, Lucas-de-Souza, Ler-Editorial, quote, fotos, trechos, diagramação

 A edição da Ler tem uma capa linda demais! Só por ela já vale a pena ter o livro! As páginas são amareladas e lisas. As margens, o espaçamento e a fonte tem um tamanho bom, e há detalhes no início e no final de cada capítulo. A revisão está bem feita.

 Detalhes: 148 páginas, ISBN-13: 9788568925331, Skoobfan page. Onde comprar online: loja da editora, Submarino.

 “A fantasia nos revela a verdade que muitos adoram esconder.” (página 29)

Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Fica a sugestão para quem procura um livro de leitura rápida, com uma história cheia de fantasia e magia, e para quem curte infanto-juvenis. Ah, acho que quem gostou de livros como "Lavínia e a Árvore dos Tempos", do Lucinei Campos, também vai gostar desse. Levanta a mão quem gostaria de morar na Cidade dos Livros \o/ !

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

12 comentários

  1. Olá!
    Não conhecia o livro nem o autor mas adorei a premissa!
    Beijos!
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Tudo bom?
    Que fotos lindas!
    Passei por esse livro lá no Skoob, mas acabei não procurando muito a respeito. Uma cidade movida a livros: seria o meu sonho.
    Excelente resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Opa, Mari, vamos correndo para à Cidade dos Livros, hahaha.
    A capa desse livro é encantadora e como eu sei que a Ler faz um trabalho incrível com seus livros, eu tenho vontade de ler ele; A história parece ser um tanto incrível, fiquei interessada em conhecer a Cidade dos Sonhos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Dessa vez o livro não chamou a minha atenção, então por esse motivo, vou passar a dica.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Nossa, já vou anotar aqui para adicionar na minha próxima compra. Amei a premissa, achei bem legal a história e fiquei curiosa para saber se ele vai aprender a ler. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Mesmo você dizendo que é mais para o publico infanto-juvenil, eu leria essa história. Primeiro porque nunca li uma obra onde a cidade fosse movida a livros e segundo, porque queria saber o que essas crianças vão aprontar - fora que a capa é linda!

    ResponderExcluir
  8. Ahh eu quero ler e quero o livro, achei tudo encantador desde do título, a cidade, tudo!!! Dependendo da proposta eu não me importo se é infanto juvenil ou mesmo infantil e senti algo quase terno neste! ( a louca) rs

    ResponderExcluir
  9. Oiiiiii que livro mais lindo.... eu achei perfeito gente... completamente apaixonada e quero meu exemplar e mais para dar de presente. Quer livro melhor para incentivar a leitura dos pequenos e dos não tão pequenos??? Adorei.... Xero!

    ResponderExcluir
  10. Também achei essa capa um amor! Imagina morar num castelinho desses? Mas olhando bem a edição, parece mesmo ser uma leitura infanto-juvenil, não que isso nos impeça de ler, claro, e concordo com você e com o eterno Antoine: queremos explicações... Parece mesmo ser uma leitura bem leve e agradável!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Desse livro desperta minha curiosidade pelo título e pela capa desde o lançamento, mas, até ler sua resenha, não havia lido nada dele antes.
    Adorei conhecer suas impressões e fiquei muito feliz por saber o que o protagonista faz nessa obra e me senti muito na pele dele fazendo o mesmo. Também gostei muito de saber que o livro é rápido de ler e que remete a essas duas obras maravilhosas.
    Beijos

    ResponderExcluir

  12. O livro está mesmo muito lindo, vi essa capa várias vezes, ma não imaginava dom que se tratava o enredo! E apesar de ser bem infanto eu daria um chance porque parece muito fofo.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo