TOP COMENTARISTA DE ABRIL

TOP COMENTARISTA DE ABRIL
Seu comentário pode te dar o livro "Ninfeias Negras", clique na imagem para saber como participar! E quanto mais você comentar, mais chances tem de ganhar!

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Resenha: conto "Feliz Aniversário", Clarice Lispector #ProjetoClaricese

 Olá pessoal, tudo bem com vocês? Em fevereiro, no desafio literário "Projeto Clarice-se", deveríamos ler e comentar "Feliz Aniversário", um pequeno conto onde há uma senhora prestes a completar 89 anos. No dia do seu aniversário, a filha como quem ela mora fica responsável pela festa de aniversário, e a autora nos mostra um pouco do que a família dessa mulher sente nesse dia, em relação ao aniversário da matriarca, e a maioria dos sentimentos não está relacionado ao amor genuíno pela senhora, mas sim a um desconforto por estarem todos no mesmo ambiente.



 Pude ver no conto um conflito de gerações, onde cada pessoa sente um certo descontentamento ao ver como a outra é diferente de si, no jeito de se vestir e no jeito de viver, algo que muda ao longo do tempo. É um texto que traz também uma reflexão sobre a velhice e como vemos o envelhecimento; sabe aquela coisa de uma mãe cuidar de seis filhos, mas seis filhos terem dificuldade para cuidar de uma mãe? E fala sobre só se lembrar da família num dia de festa. Falando em festa, é bem complicado quando há muitas pessoas das mais diversas idades num mesmo ambiente.

 Achei o conto mais fácil de interpretar do que o primeiro que lemos, em janeiro, mas é igualmente uma boa leitura, onde as cenas podem ser imaginadas com clareza e, acredito eu, certamente os leitores se identificarão com a história.

 Para quem quiser conferir meus comentários sobre o conto de janeiro é só clicar em: Resenha: conto "Amor", Clarice Lispector. E para saber mais sobre o desafio ou para ler o conto, é só acessar o grupo: www.facebook.com/groups/1160372797372676/.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Alguém mais também está participando do #ProjetoClaricese ou já leu "Feliz Aniversário"?

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

4 comentários:

  1. Envelhecer, são poucos os que pensam nisso. Não li o conto, mas achei interessante, assim ele projeto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro esses projetos de leitura, principalmente quando o autor escolhido é alguém tão genial quanto Clarice.
    Sobre o conto, acredito que seja bastante interessante, pelo tema tratado. Fiquei curiosa para ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Acredita que nunca li nada da autora, embora seja louca para fazer a leitura de suas obras? Só pelo conto eu já me interessei mais ainda.
    Vou ficar acompanhando esse projeto <3

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nunca li nada da Clarice e queria ter visto esse projeto antes para participar. Agora com a volta da faculdade vou me apertar e sei que não irei conseguir cumprir 100%. Achei esse conto bem diferente, nunca tinha visto, e gostei dos seus pontos levantados, principalmente da parte em ser fácil de interpretar. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim.
Leio todos os comentários, mesmo que nos posts mais antigos. Responderei seu comentário aqui nesse mesmo post. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados