quarta-feira, 7 de junho de 2017

Resenha: livro "O casal que mora ao lado", Shari Lapena

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "O casal que mora ao lado", escrito pela canadense Shari Lapena e publicado no Brasil em 2017 pela Editora Record.

Resenha, livro, O-casal-que-mora-ao-lado, Shari-Lapena, editora-record, foto, imagem, romance-policial, diagramação, trecho, opiniao, critica, capa, blog-literario

 Anne e Marco Conti são pais de Cora, uma bebê de seis meses. A casa deles é geminada, ou seja, lado a lado, dividindo uma parede e com a mesma disposição de cômodos, com a casa de Graham e Cynthia, um casal de vizinho sem filhos. Certa noite, Anne e Marco vão jantar na casa ao lado, pois era aniversário do Craham, mas deixam Cora em casa, já que Cynthia dizia não gostar de crianças. Não era para a bebê ficar sozinha, mas devido a um imprevisto, ela ficou. Que mal teria, se as casas eram coladas e se o casal iria verificá-la a cada meia hora? Acontece que, quando Anne e Marco voltam para casa, a menina desapareceu do berço!
"Ele vai descobrir tudo. A verdade está por aí. Sempre está. Basta encontrá-la." (página 155)
 Onde estaria a bebê Cora? Viva ou morta? Seu desaparecimento seria algo planejado ou foi por acaso? Isso é o que o detetive Rasbach e os leitores querem descobrir.
"Ele está estranhamente feliz hoje, parece quase forçado. Anne fica imaginando o porquê. Marco tem andado calado em casa. Distraído, até taciturno. Mas hoje, com Cynthia, está transbordando animação. Há algum tempo Anne sente que tem alguma coisa errada, mas ele não diz o que é. Não tem falado muito com ela ultimamente. É como se a ignorasse. Ou talvez esteja se afastando por causa da depressão pós-parto. Está decepcionado com ela. Quem não estaria? Hoje ele evidentemente prefere a bela e esfuziante Cynthia." (página 11)
 "O Casal que mora ao lado" foi enviado de surpresa pela Editora Record, num kit bem interessante que mostrei lá no Instagram @marijleite. Pertencente ao gênero do romance policial (ou thriller policial), é um livro pequeno em número de páginas e de leitura rápida, com capítulos curtos. A escrita da autora é bem direta, há bastante diálogos, sem se aprofundar em demasia em todos os conflitos.
"Os dois parecem ter criado um novo hábito: não abordar assuntos difíceis. Antes, dividiam tudo. Bem, quase tudo. Desde o nascimento de Cora, as coisas mudaram." (página 179)
 Como eu havia lido outro livro do gênero recentemente, que foi "Garota Exemplar" da Gillian Flynn, já estava habituada com o ritmo que a investigação do desaparecimento da bebê seguiria: a ida aos jornais, a cobertura da mídia, os depoimentos, os suspeitos. Mas confesso que não esperava que o detetive Rasbach fosse tão "cético" como parecia, ele sabia qual roteiro seguir, por assim dizer. A obra fala também sobre a depressão pós-parto e como ela afeta a vida de uma pessoa, no caso, Anne, além da maternidade real, as dificuldades em se cuidar de um bebê que ninguém te conta. O Marco me pareceu um personagem bastante ingênuo em alguns momentos.
"Anne sente necessidade de limpar algo, mas a casa já está impecável. Sente uma energia estranha bem no meio da tarde, uma ansiedade. Quando ainda tinha Cora, passava o dia todo se arrastando. A essa hora, estaria rezando para a filha dormir. Ela chora." (página 179)
 Até certo ponto, eu não fazia ideia do que havia acontecido com a bebê, qualquer um poderia ser o culpado, até a autora revelar parte do mistério. E o que eu achei interessante foi o fato de que a história do desaparecimento de Cora é mais complexa do que podemos imaginar num primeiro momento. E as reviravoltas são super interessantes, ainda que previsíveis, a capacidade de manipulação de determinado personagem é surpreendente. Agora, sobre aquele capítulo final, eu me senti a própria ararinha Blue do filme Rio: achei desnecessário, assustador e impactante, mas desnecessário (ainda que houvesse indícios de que algo do tipo podia acontecer). E quanto ao título, após a leitura, achei que ele mais atrapalha do que ajuda.

Resenha, livro, O-casal-que-mora-ao-lado, Shari-Lapena, editora-record, foto, imagem, romance-policial, diagramação, trecho, opiniao, critica, blog-literario, resenha-de-livros
Resenha, livro, O-casal-que-mora-ao-lado, Shari-Lapena, editora-record, foto, imagem, romance-policial, diagramação, trecho, opiniao, critica, sinopse
Resenha, livro, O-casal-que-mora-ao-lado, Shari-Lapena, editora-record, foto, imagem, romance-policial, diagramação, trecho, opiniao, critica

 Sobre a edição: a capa brasileira (me agradou mais que uma das estrangeiras mostrada aí ao lado) retrata bem o estilo de casa onde Anne e Marco moravam, e é interessante o efeito causado pela luz que passa pela porta e janelas. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão. As páginas são amareladas, a diagramação traz margens, letras e espaçamentos relativamente grandes.

 Detalhes: 294 páginas, ISBN-13: 9788501109545, Skoob, leia um trecho. Onde comprar online: Saraiva, Amazon.

 Por hoje é só, fica a minha recomendação para quem procura uma leitura rápida, com um bom suspense. Me contem: já conheciam o livro ou a autora? Quem ainda não leu, arrisca um palpite sobre o que está por trás do desaparecimento da bebê Cora? Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

21 comentários:

  1. Mari!
    Fui no Mochilão da Record aqui e quando fizeram a demonstração desse livro, fiquei com a maior vontade de ler.
    Gosto muito de livros com suspense e mistério policial a ser descendado.
    Deve ser a maior tensão.
    “A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade.” (T. S. Eliot)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Eu gosto muito de thrillers, então estava bem curiosa quanto a essa leitura e adorei quando o recebi de surpresa. Comecei a ler na hora e gostei do desenvolvimento, apesar de que da raiva dos personagens sobre suas atitudes. Concordo com você sobre as reviravoltas serem interessantes, apesar de ja esperado né.. enfim, é uma leitura que se destaca bastante por seus elementos de mistério e afins.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu estou com esse livro aqui e pretendo lê-lo em breve apesar de jé ter pego um spoiler gigantesco e até já saber tudo sobre o desfecho, bem como o responsável pelo sequestro do bebê, nem li ainda e também acho o capítulo final desnecessário, sei o que houve devido ao bendito spoiler. Mesmo assim quero muito ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?

    Desde que saiu o livro estou com muita vontade ler. Ano passado li dois livros nesse estilo e curte bastante, então quero me aprofundar mais nele, fora que a premissa desse livro é muito interessante. E realmente a capa brasileira é muito mais bonita que a capa original, ainda bem que mudaram.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Eu já ouvi falar do livro mas nunca li nada profundamente, AMEI!
    Amo mistérios, e quando uma criança é envolvida, tudo fica ainda mais sério e o leitor teme ainda mais pela vítima. Quero ler para ver o que aconteceu com a neném, mas por sua percepção, acredito que deve ter tragédia envolvida, né? Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Já li criticas boas e negativas para com este livro e ainda estou indecisa se devo ou não conhecer o enredo. Adorei as fotos que você postou na resenha e me deu uma baita vontade de ter o meu exemplar em mãos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Só por ser um suspense, e que tem investigação, isso já me atraiu bastante.
    Fiquei realmente curiosa para saber o que aconteceu com a bebê. E quanto ao seu comentário sobre o título, o título está mais para uma "pista" porém, me parece que não é bem assim, né!?
    Depressão pós parto é uma doença meio séria, só que as pessoas não levam muito isso em consideração...

    ResponderExcluir
  8. Acho bacana quando o autor consegue manter todo suspense e mistério na maior parte da trama, a leitura se torna mais instigante.
    Sabe que fiquei curiosa pra conferir essa parte desnecessária e impactante do final?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! É bom quando uma história apesenta ser mais complexa do que imaginamos e faz isso nos envolver com a trama. Melhor ainda quando tem super reviravoltas. Já conhecia o livro, mas sua resenha possibilitou conhecer melhor a obra e deixou super interessada em ler também. Dica anotada. Beijos'

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Que pena que o livro não te agradou tanto como imaginava que seria, confesso que fiquei um pouco desanimada pois estava morrendo de curiosidade em lê-lo, mas é complicado quando o autor joga um final desnecessário e apresenta alguns personagens céticos demais.
    Mas ainda assim está na minha lista de desejados, quem sabe um dia leio ;)

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Já ouvi falar bem e mal desse livro, mas infelizmente por mais que eu ame um bom suspense, esse não despertou meu interesse, falta algo na trama que realmente chame a minha atenção para a leitura por isso passo a dica por enquanto!

    bJSS

    ResponderExcluir
  12. Oi, preciso dizer que esse é um livro que eu já ouvi muitos comentários e que sempre me deixa instigada para saber o que aconteceu ao bebe... porque, que ideia genial de deixar um bebe em casa e totalmente sozinho, obvio que ia dar algo errado! Gostei de saber que os capítulos são curtos e que é surpreendente, mesmo que seja de uma forma desnecessária... Fiquei bem intrigada agora com o porque de você achar que o título mais atrapalha do que tudo, preciso ler para poder descobrir logo. Adorei a resenha.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Estou louca para ler esse livro desde o lançamento, desanimei um pouco com algumas resenhas negativas e voltei a ficar interessada com outras tantas positivas. A sua está extraordinária e me deu uma impressão que não tinha da obra de que ela é mais complexa do que imaginamos. Normalmente, sou boa em desvendar crimes, será que seria nessa trama que não parece nada previsível?
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie...
    Desde que a editora lançou essa obra fiquei louca pra ler. Adorei a sinopse e a ideia central do livro. Sua resenha me fez querer ainda mais ler O CASAL QUE MORA AO LADO, tenho certeza que irei gostar.
    Bjo

    COISAS DE DIANE

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Nunca havia visto esse livro antes, mas adorei o plot. Me remeteu um pouco a histórias do Harlan Cober, me corrija se estiver errada. Gostei demais das suas impressões também, me deixou bem curiosa sobre a leitura. O jogo de luzes da capa realmente é bem legal.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  16. Ooi,
    Essa capa me chamou à atenção nas livrarias mas o gênero não faz muito o meu estilo. Que legal que a história te surpreendeu e que os personagens são bem escritos!! E é uma pena que o final tenha te parecido desnecessário, fico meio chateada quando isso acontece.

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser muito bom! Daqueles que o leitor não consegue largar até finalizá-lo. Já vou adicioná-lo a minha lista porque fiquei muito curiosa para saber o que irá acontecer com a bebê e seus pais. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oooi
    Primeira vez que vejo este livro é leio uma resenha dele.gostri demasiado da premissa
    Fico imaginando o que leva alguém a deixar um bebê totalmente sozinho em casa.
    Quer muito ler este livro
    Amei tua resenhas e os pontos que vc destacou.
    Darei uma oportunidade em breve

    ResponderExcluir
  19. Recebi esse livro recentemente e ainda não consegui lê-lo!

    Como é suspense, não me aprofundei muito na sua resenha para não ter spoiler quero ler e ficar presa na trama, huahuah!

    Mas gostei mais da capa original o_o

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas assim como você também li Garota Exemplar, então sei mais ou menos o que esperar dessa obra já que você fez uma ligação entre as duas.
    Eu amei a leitura de Garota Exemplar, então é muito peovável que eu goste desse livro.
    Quanto ao desfecho, eu sei que é ruim quando não agrada, pois o final de um livro de suspense geralmente é o ponto alto da obra.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  21. Oi! Já tinha ouvido falar desse livro e confesso que fiquei bem interessada. Parece ser uma obra eletrizante, daquelas que gelam a espinha. Amo livros assim. Já tenho a dica anotada, mas com essa resenha sei que ela vai furar alguns pontos na fila, haha.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim.
Leio todos os comentários, mesmo que nos posts mais antigos. Responderei seu comentário aqui nesse mesmo post. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados