Resenha: livro "Formas reais de amar", Val Alves, Solaine Chioro, Lavínia Rocha e Olívia Pilar

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Formas reais de amar", escrito pelas autoras Val Alves, Solaine Chioro, Lavínia Rocha e Olívia Pilar, publicado pela Agência Página 7 em 2018.

Resenha, livro, princesas-negras, Formas-reais-de-amar, Val-Alves, Solaine-Chioro, Lavínia-Rocha, Olívia-Pilar, pagina-sete-agencia, blog-literario, petalas-de-liberdade

 Como devem lembrar, em maio a atriz Meghan Markle se casou com o príncipe Harry, um casamento que quebrou tradições da realeza britânica, como o fato de Meghan não ser de origem branca. E "Formas reais de amar" é uma coletânea que vem com a proposta de trazer princesas que fogem dos padrões. Em comum, todas as protagonistas tem o fato de serem de ascendência negra. Um pouquinho sobre cada história:

 "Catarina, do Reino Unificado" da Val Alves, é narrado pela Catarina, que queria aproveitar o lanche de um evento da ONU mas foi obrigada pela amiga Manu a ir pra frente da Abadia por causa do casamento do príncipe com uma plebeia. Lá, elas se envolveriam numa confusão com uma garotinha perdida, um membro da família real (um reptiliano, talvez?) e um crush da faculdade que é a cara do Chris Evans (amo!) com covinhas! Esse é o conto mais engraçado do livro! A escrita da Val é super bem humorada! A história tem muitas semelhanças com a da Meghan e do Harry, então quem acompanhou o casamento deles e conhece um pouco da realeza britânica, certamente vai entender as referências.
 "Como dizem por aí, nem toda heroína usa capa, não é mesmo?"
 O segundo conto é "Kayla, do Reino de Sídera", escrito pela Solaine Chioro. A princesa Kayla volta para o seu reino depois de concluir a faculdade, e novamente tem que aturar os pais jogando-a para cima do príncipe Thando. Mas será que se não houvesse essa pressão dos pais, Kayla resistiria tando à ideia de formar um casal apaixonado com Thando? Quais são os verdadeiros sentimentos dos dois? Achei super interessante nesse conto as referências às culturas africanas, especialmente a cultura zulu.
 "Ser princesa nunca mudou o fato de eu ser gorda e disso permitir que todos se sentissem livres para opinar sobre o meu corpo."
 "Eu estava cansada das pessoas tentando decidir a minha vida amorosa. Não aguentava mais a pressão, mesmo que indireta, que todos pareciam colocar sobre mim e Thando. Eu era dona da minha vida e encontraria o amor do jeito que eu queria, não como meus pais e todo o reino esperavam."
 "Às vezes eu me esqueço de que mulheres negras são chamadas de agressivas sempre que deixam de sorrir por dois segundos."
Formas-reais-de-amar, Val-Alves, Solaine-Chioro, Lavínia-Rocha, Olívia-Pilar, pagina-sete-agencia

 "Lorena, do Reino de Minas" da Lavínia Rocha foi o meu conto favorito! Na história, não existe Minas Gerais, e sim dois reinos: Minas e Gerais. A situação no reino de Minas não é das melhores. Uma aproximação política e econômica com o reino de Gerais poderia ser de grande ajuda. O problema é a inimizade entre os dois povos por causa de antigos conflitos. Para aumentar o índice de aprovação da reaproximação dos reinos, é sugerido um relacionamento entre a princesa Lavínia de Minas e o príncipe Raul de Gerais. Será que isso vai dar certo, ainda mais quando temos alguém tentando sabotar essa reaproximação?
"— Agora percebo que talvez não tenha nada contra Gerais. — Ah, sobre isso não posso concordar. — Ele parou o que estava fazendo e me encarou, sério. — Não cultivo muita simpatia pela princesa de Minas. Raul imediatamente deixou escapar um sorrisinho. Percebi que ele era péssimo para fazer brincadeiras teatrais: nunca conseguia se manter sério o bastante para causar um efeito."
 A premissa lembra um pouquinho "A Seleção": casamento real para mudar a opinião pública, mas a semelhança fica só aí. Amei a escrita da Lavínia. Ela conseguiu criar uma trama na medida certa para ficar crível, acreditável. Além de personagens bem construídos, pelos quais sentimos empatia logo de cara, especialmente pela princesa e pelo príncipe em sua determinação de fazer o melhor para o reino. Obviamente, amei também a ambientação no meu estado.
"Não me importava se no pacote de criação de meninas estava a lição 'ser sempre doce, não interessa o que façam com você', o que falei sobre príncipes inconvenientes era verdade."
 Mas o que mais gostei foi a atitude da mãe da Lorena, que disse para a filha que ela não precisava abrir mão de si mesma, embarcando num relacionamento que poderia não lhe fazer bem, só por ser uma princesa e ter deveres com o reino, afinal, estamos no século vinte e um e mulheres são bem mais do que "mercadoria" para ser usada em casamentos.
"— Lorena, eu sei por que você concordou com o casamento, sei dos motivos e imagino tudo o que passou pela sua cabeça. Também sei que te criei a vida inteira para pensar no povo antes de si mesma. Eu sei de tudo. — Ela apertou um pouco mais minhas mãos e assentiu. — Mas quero que saiba que sempre pode negar. Mesmo depois que oficializarem, se casarem, unirem os reinos… não importa! Você precisa saber que se esse relacionamento estiver te fazendo mal, você pode e deve sair dele."
 "Amara, do Reino das Marés" da escritora Olívia Pilar fecha a obra, nos apresentando Amara, que precisará se casar em pouquíssimo tempo para subir ao trono do Reino das Marés, um pequeno reino onde só mulheres podem governar. Antes de assumir suas obrigações, Amara consegue algumas semanas para viajar ao Brasil, onde conhece Izabela, que trabalha no hotel onde se hospeda. A relação das duas começa com uma amizade e se torna algo mais. Além da boa escrita da Olívia, da ambientação num resort brasileiro, o diferencial desse conto é trazer uma protagonista lésbica de um reino onde uniões de pessoas do mesmo sexo são aceitas. Acho que esse conto só não empatou com o conto da Lavínia como favorito pelo final, que eu queria que fosse diferente, embora tenha sido compreensível.

Resenha, livro, Formas-reais-de-amar, Val-Alves, Solaine-Chioro, Lavínia-Rocha, Olívia-Pilar, pagina-sete-agencia

 Falei pouquíssimo sobre cada conto, ainda que cada um merecesse uma resenha só para si. "Formas reais de amar" foi o meu primeiro contato com a escrita das quatro autoras, além de ter sido o primeiro e-book que li no Kindle Unlimited. E foi uma ótima experiência de leitura. Recomendo muito que vocês também o leiam, principalmente por ser uma obra que traz a diversidade e a representatividade tão necessárias na nossa literatura. Além disso, é fascinante como cada autora conseguiu criar o seu reino e inseri-lo nos dias de hoje, trazendo protagonistas que enfrentam os velhos dilemas do coração, mas com muito bom humor e força feminina.

 A capa é um encanto, condizente com nossas protagonistas. Por ser e-book, não há muito o que falar sobre a diagramação, quanto à revisão, encontrei pouquíssimos erros. Clique aqui para adicionar ao Skoob. Número de páginas: 262. Clique para comprar na Amazon:

 Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha. Me contem: já conhecia "Formas reais de amar" ou alguma das autoras? Qual história chamou mais a sua atenção?

 * Clique aqui e participe do sorteio valendo o livro "A verdade sobre amores e duques" no Instagram.

 * Clique aqui e participe do sorteio de 5 kits de livros no Instagram.

 * Clique aqui e participe dos demais sorteios de livros no blog.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

15 comentários

  1. Que fascinante o livro, mostrar princesas que são reais que são diferentes daquela mesmice de sempre.
    Achei curioso o conto usar Minas Gerais separadamente, acredito que a criatividade foi boa.
    Gostaria muito de ler o livro, afinal de contas a diversidade está sendo muito falada e nada mais justo abordar isso em livros

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu não conhecia o livro e normalmente não sou muito fã de histórias sobre a realeza, mas fiquei bem interessada com esses contos, por causa da diversidade que há neles.
    Foge do padrão (o que eu amo) e ainda tem toda essa força feminina. Realmente fiquei bem interessada e curiosa. Anotada a dica.
    Muito obrigada pela indicação e a resenha está ótima!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem as autoras. Achei o enredo dos quatro contos interessantes e acho muito importante leituras que tragam maior representatividade. No entanto, confesso que não sou muito de ler contos, pois quase sempre sinto falta de um maior desenvolvimento. Por esse motivo, não fiquei muito curiosa para ler.
    Porém, adorei sua resenha e fico feliz que tenha sido uma leitura proveitosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. AHHHHH MEU DEUS, PRECISO DESSE LIVRO! Não conhecia, mas ainda bem que li sua resenha. Estava a procura de livros onde os personagens são negros, porque não aguento mais essa coisa de "fitei meus longos cabelos loiros e meus grandes olhos azuis no espelho" haha. Amei teu post, socorro <3

    https://porvarioslugares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não sabia sobre esse livro, mas já fiquei louuuca para ler. Adoro contos, e principalmente com um tema tão lindo desse, e com tanta representatividade e diversidade. Gostei muito de saber um pouco sobre cada um deles.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Preciso desse livro para ontem!
    Amo histórias com essa pegada de princesas e ter um livro sobre isso, mas com uma imagem descontruída sobre princesas me encantou!
    Adorei a representatividade, acho que é algo realmente necessário na literatura, mas que ainda deixa a desejar.
    Já está na minha lista de leitura!
    Me encantei com a resenha e adorei os quotes que você trouxe!
    Obrigada pela super dica.

    Beijos - anne and cia.

    ResponderExcluir
  7. Que livro interessante, eu ainda não o conhecia e gostei bastante da proposta que ele apresenta. Achei bem bacana poder conhecer um pouquinho sobre as histórias e fiquei curiosa para realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Parece ser tão fofo este livro. Achei interessante a ideia de os contos serem nacionais e fantasiosos ao mesmo tempo, torna tudo mais diferente. Muito bom!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Princesas que dão vontade de conhecer <3
    Não conhecia o livro. Mesmo não sendo fã de contos, fiquei com vontade de ler e ver como as autoras desenvolveram as personagens. Ainda mais o último sobre Minas rs achei bem curioso

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria, como está?
    Não conhecia esses contos, mas achei as ideias deles FANTÁSTICAS! Até o título é MUITO relevante e diz muito sobre o que esperar dessa obra, que espero ser tão boa quanto tu descreves. Ainda mais quando pegam a velha ideia das princesas e a colocam em uma roupagem atual e melhorada.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari tudo bem? Achei muito interessante esses contos, não conhecia as autoras, mas o enredo de princesas realmente adorei, e ainda por ser vários contos diferentes, me deixou muito curiosa, obrigado pela dica, adorei seus comentários. Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? ADORO a quebra de esteriótipos das princesas, por isso com certeza dica anotada <3 Ainda mais sendo conto, o que é bem mais rápido de se ler, me interessei. A capa é bem maravilinda! Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Acho que fui uma das poucas pessoas que não acompanhou o casamento do Harry e da Meghan. Não fiquei interessada.rsrs

    Eu sinto falta de ler contos. Ano passado consegui ler muitos, mas em 2018 não está dando certo. Sempre que acredito que terei tempo acabo não tendo. Geralmente leio contos de autores nacionais e Formas Reais de Amar chamou minha atenção. Nunca tive nenhum contato com a escrita dessas autoras e se tiver a oportunidade lerei os contos!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia essa lindeza, muito bacana a ideia, princesas reais, simples e gente como a gente, não aquelas que a Disney gosta de criar rs' Não sou de ler contos, mas quero mudar isso, ando lendo muitas indicações de contos nos blogs e venho pensando em começar a conferir! Adorei essa ideia, e espero poder conferir!

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari, confesso que nunca ouvi nada sobre este livro e muito menos sobre as autoras. Vejo que a proposta é bem interessante e valiosa, pode ter certeza que procurarei ler no Kindle. E Espero gostar o tanto quanto você.

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo