Resenha: livro "Proibido pra mim", Halice FRS

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Proibido pra mim", escrito pela Halice FRS e, tenho quase certeza, publicado em 2014.

Resenha, livro, Proibido-pra-mim, Halice-FRS, kindle-unlimited, romance, literatura-nacional, kindle-unlimited, blog-literario
A tela do Kindle é preto e branca, fiz essa montagem com a capa colorida, ficou torto mas não reparem :) .

 A história, narrada em terceira pessoa, se passa no Rio de Janeiro. Norah é uma fotógrafa de 42 anos, viúva há quase 7. Desde que perdeu o marido, vive para o trabalho e para seus filhos: Eliza, de 22 anos, e Cássio, de 25. Sua melhor amiga e assistente, Anita, preocupada com a possibilidade de a chefe se tornar depressiva, vivia tentado fazer com que Norah saísse mais, se relacionasse com outras pessoas. Com tanta insistência, Norah acabou se dando por vencida e decidiu fazer um curso de violão.

 Caio, amigo de seu filho, dava aulas de violão e convenceu Norah a ser sua aluna. O que ela não esperava era se sentir atraída por um rapaz tão mais jovem. E nem imaginava que ele pudesse guardar um segredo por anos: a paixão pela mãe do melhor amigo. Será que Norah e Caio poderiam viver um romance, mesmo com a diferença de idade? E como a família de Norah, mais especificamente o super protetor Cássio, reagiria ao descobrir sobre o caso? Uma citação para refletir:

 "― Eu não me importo. ― assegurou. ― Sabe disso. Nunca, ninguém, agrada todo mundo Norah. Sempre o cara é velho demais, ou a mulher é velha demais. Ou ele é feio demais para ela, ou vice e versa. Ou o negão destoa da loirinha ou a gordinha não combina com o bombado. Se todos fossem se importar com as críticas, quase não existiriam casais. Não dá pra ser perfeito sempre."

 Eu tinha o e-book de "Proibido para mim" há muito tempo. E num desses dias onde estava sem concentração nenhuma ou vontade de fazer nada (dias assim estão acontecendo bastante comigo), resolvi lê-lo. Já havia visto comentários positivos sobre o livro e tinha lido e gostado muito de outro da autora. Resultado: comecei a ler e só parei quando cheguei no final, de tão cativada que fui pela história.

 A escrita da Halice é muito boa. A forma como ela conduz a história é muito acertada, algo que eu já tinha visto no outro livro que li dela e que novamente aconteceu em "Proibido pra mim", a Halice consegue construir a trama de uma forma real e sem cair nos clichês. Os personagens tem noção da realidade, dos seus atos. A ambientação no Rio também ficou muito bem feita. A gente se sente dentro do apartamento da Norah, local de encontro favorito de Cássio, Caio e os outros rapazes do grupo de amigos. É muito fácil visualizar também a dedicação de Norah ao trabalho, as cenas na praia...

 Agora, vamos ao romance! Infelizmente, há sim preconceito com casais onde a mulher é mais velha do que o homem. No caso do livro, Caio é 17 anos mais novo que Norah. Mas ele já é adulto, com 25 anos, teve tempo para viver outros relacionamentos e perceber que seus sentimentos por Norah, nascidos ainda na adolescência, eram verdadeiros e duradouros. As aulas de violão foram a oportunidade que ele encontrou de mostrar para Norah que não era só um garoto que ia brincar com o filho dela. Era o momento de usar todas as suas cartas para descobrir se haveria alguma chance de ter seus sentimentos correspondidos.

 Além da diferença de idade, outro empecilho para o casal seria Cássio, o filho de Norah. Ele era daqueles filhos com dificuldade de aceitar que a mãe pudesse querer ter uma vida além da maternidade, com vontade de viver um novo amor. Durante parte da leitura, a gente fica bem em dúvida sobre o comportamento aparentemente obsessivo de Cássio em relação a mãe, parece que ele seria capaz de qualquer coisa para impedi-la de ficar com Caio. Temos também um toque de suspense, a autora nos faz questionar até onde o amor de Caio poderia levá-lo. Temi que o final não fosse como eu esperava, mas felizmente foi ainda melhor do que eu poderia imaginar.

 Enfim, "Proibido pra mim" foi uma leitura rápida (pelo número de páginas e fluidez da narrativa) que eu amei e recomendo. Deixem de lado qualquer preconceito e embarquem nessa história também. Venham se sentir no Rio de Janeiro, ao som de um bom violão, admirando a personalidade de Norah e a intensidade dos sentimentos de Caio. Li o e-book que tem boa revisão e uma capa condizente com a trama, disponível no Kindle Unlimited. Há outro livro que traz os mesmos personagens: "Perfeita pra mim", onde a história será contada pelo ponto de vista do Caio; comecei a ler mas ainda não terminei, acredito que não traga muitas novidades (o final de "Proibido pra mim" é fechado) mas seja bom para quem gostou do primeiro livro matar a saudade.

Detalhes: 152 páginas, Skoob. Clique para comprar na Amazon:

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam o livro ou a autora?


Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

10 comentários

  1. Oie Mari =)

    Eu adoro ler livros em que os autores conseguem nos transportar para o lugar em que a narrativa se passa. Só por esse detalhe a história já meu deixou curiosa.

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas gosto de romances clichezinhos, do tipo que a gente lê em uma tarde preguiçosa.

    Dica anotada =)

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda, mas também não sou fa do tipo de romance. Enfim, que bom que gosatste!

    Acho ótimo que a escrita da autora tenha sido um ponto positivo, para alem de que a condução da historia acertada!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari, tudo bem?

    Adorei o enredo deste livro. Estava conversando com uma amiga escritora dia desses sobre a falta de relacionamentos na literatura onde a mulher seja mais velha. como você falou, existe preconceito por causa disso, então ver que o assunto está sendo abordado me deixa feliz.
    Não conhecia a autora, mas já quero ler esta obra, tenho certeza que serei fisgada pelo enredo. Ótima resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria! Ainda que esse tipo de romance não seja o meu tipo favorito, eu gostei da premissa da história, e de como ela aborda esse fato do casal onde a mulher é mais velha que o cara. E gostei muito da citação que você mencionou, muito bem escrita pela autora. Gostei da dica! Obrigada por compartilhar!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro na Amazon, mas não me lembrava de ter lido a sinopse. Apesar da leitura aparentar ser bem interessante, tenho lido poucos romances e mergulhado mais em outros gêneros, mas quem sabe eu não leia esse futuramente? Só de ser uma leitura rápida, com uma trama real já me animou bastante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Assim que terminei a resenha fui em busca da ficha técnica para saber a quantidade de páginas desse livro. Isso porque sua resenha está tão completinha que achei q levaria umas 300 paginas pelo menos para contar tanta coisa. Achei o tema intereasente o romance entre uma mulher mais velha e homem mais jovem ainda é motivo de muito preconceito e por isso é preciso se ter cuidado com a forma que vai se abordar. Pela sua resenha pude ver que a autora acertou em cheio na receita e criou uma historia no minimo interessante. Confesso que fiquei curiosa e vou tentar sim ler por mim mesma a história de Norah e do Caio.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora aproveitou bem cada página, viu?! Vale a pena ler.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia esse livro e muito menos a autora, gostei da sua resenha e impressões, mas infelizmente o livro não me despertou muito interesse, vou indicar para as meninas do blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Li esta Duologia no ano passado e adorei. Realmente a autora construiu muito bem o romance entre o casal e mostrou o preconceito existente por conta da diferença de idade, sendo ela a mais velha do casal. Uma coisa que gostei muito e que provavelmente você vai perceber, é que mesmo sendo a mesma história contada por pontos de vista diferentes, os livros acabam se completando.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo