Resenha: livro "A Noiva do Barão", Simone O. Marques

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "A Noiva do Barão", escrito pela Simone O. Marques e publicado pela parceira Ler Editorial em 2018.

Resenha, livro, A-Noiva-do-Barao, Simone-O-Marques, Ler, romance-de-epoca, capa, sinopse, blog-literario, petalas-de-liberdade, trecho

 A história se passa na Inglaterra, em 1304. Por ordem do rei, o barão de Davon, William, deveria se casar com a filha mais velha de Joseph Phillips, o barão D'Tanis. Como William precisava fazer uma viagem, pediu que seu irmão mais novo, Robert, fosse à propriedade de Joseph para buscar sua noiva, uma mulher que nunca haviam visto e que sabiam apenas ser fruto do primeiro casamento do barão D'Tanis com uma escocesa.

 Lisbeth Phillips tinha 19 anos e estava acostumada a ser tratada como uma estranha pela própria família, o pai não lhe dava atenção e a madrasta e as irmãs mais novas eram cruéis com ela. Lise tentava ficar "fora do radar" deles, com a ajuda dos empregados; a jovem gostava de cavalgar e do tempo que passava com Mirza, uma senhora idosa que morava na região e dizia poder ler o futuro. Mas as previsões de Mirza nunca tinham dado certo para Lisbeth, até que o caminho da jovem se cruzou com o de Robert, num momento em que ele foi ao seu encontro para ajudá-la.
 "A cabana da velha Mirza ficava enfiada no meio da floresta, além dos limites da propriedade da família Phillips. Diziam que a mulher tinha mais de cem anos. Alguns arriscavam mais.
 Muitos boatos circulavam de que ela roubava crianças das vilas para suas poções ou que as servia de alimento para animais selvagens, que eram seus companheiros. Lise, entretanto, não acreditava em nada daquilo, pois conhecia a velha e sempre que podia ia vê-la, levava bolos, farinha e ovos frescos.
 Mirza ficava feliz e lia o futuro da jovem nas pedras coloridas que guardava dentro de um saco feito de pele de ovelha. Lise já sabia de cor tudo o que a velha dizia e nada do que ela falava realmente acontecia. Mesmo assim, gostava muito das horas tranquilas que passava no meio da floresta, longe de sua casa, onde era vista como um estorvo.
 - Um homem vai aparecer em sua vida. Mas, para que você viva, terá de morrer.
 Lisie suspirou e desfez sua longa trança ruiva mais uma vez, antes de começar a trançar os cabelos novamente. Já sabia daquilo. Não era a primeira vez que a velha lhe dizia."
(página 11)
 Robert era aquele tipo que sempre queria salvar uma donzela em perigo, e ao ver como Lisbeth era maltratada pela família, decidiu protegê-la enquanto pudesse. Seu irmão não tinha uma boa fama, e Robert temia que Lise não fosse feliz ao lado dele. Ela ficou arrasada ao ser praticamente vendida pelo pai para esse casamento, mas nada parecia pior do que continuar na casa onde era tão desprezada, e Robert se mostrava tão atencioso com ela, como ninguém tinha sido até então.

 No caminho entre a propriedade do barão D'Tanis até Davon, Robert e Lisbeth iriam se conhecer mais e descobrir um amor proibido que tentariam vivenciar enquanto pudessem. Mas como William, o temido Barão Davon, reagiria ao descobrir o que sua prometida e seu irmão estavam sentindo um pelo outro? Haveria uma chance de felicidade para o casal, contrariando uma ordem do rei?
 "Robert entrou no quarto onde estava hospedado e apertou as mãos com tanta força que chegou a ferir as palmas. Que família era aquela? Por que tratavam Lisbeth daquela maneira? Ela tentava se manter forte e ignorar os ataques, mas a tristeza era visível em seus olhos e ele não gostou nem um pouco de ver aquilo refletido em suas belas feições, assim como sua expressão assustada enquanto fugia do tal criado. Ele havia sentido a necessidade de protegê-la, mesmo sem saber quem ela era.
 Sentou-se na cama e colocou a cabeça entre as mãos. Noiva do meu irmão. William era brusco e se excedia na bebida. O que seria capaz de fazer com a frágil e bela Lisbeth? Quanto ela aguentaria? Por que seu coração batia freneticamente quando a olhava, se estava ali para escoltá-la a Davon para que se casasse com William?"
(página 35)
A-Noiva-do-Barao, Simone-O-Marques, Ler, romance-de-epoca, capa, sinopse, blog-literario, petalas-de-liberdade, trecho

 Esse romance de época medieval foi meu segundo contato com a escrita da Simone, o primeiro foi no maravilhoso "Dois Mundos" (livro de fantasia que continuou sendo meu favorito entre os dois). "A Noiva do Barão" é uma história curta, que pode ser lida rapidamente, tanto pelo pequeno número de páginas quanto pela fluidez da escrita da autora.

 A história me empolgou mesmo quando o barão William entrou em cena e a ameaça à felicidade do casal se tornou real. Foi nesse momento que o amor de Robert e de Lise se mostrou verdadeiro e me convenceu, e a trama se mostrou única e diferente dos inúmeros romances do tipo que já li. Foi aí que tive a real dimensão de como o mocinho estava encrencado ao ter se envolvido com uma mulher prometida a outro, e comecei a bolar mil teorias que justificassem a profecia de Mirza lá do início, onde, para que Lise pudesse viver, teria que morrer. Confesso que temi que a morte de Lise precisasse ser real e realmente não fazia ideia do desfecho da obra.

 Acho que William foi o personagem mais marcante da trama, com a dualidade entre sua verdadeira personalidade e a forma como ele se mostrava para os outros. Na capa consta que "A Noiva do Barão" faz parte da Série Família Davon, então acredito que teremos um próximo livro protagonizado pelo William, e já estou curiosíssima para conferir o que a autora reservará para ele.

Resenha, livro, A-Noiva-do-Barao, Simone-O-Marques, Ler, romance-de-epoca, capa, sinopse, blog-literario, petalas-de-liberdade, trecho
livro, A-Noiva-do-Barao, Simone-O-Marques, Ler, trecho

 Acho linda a capa desse livro, com a imagem de uma mulher ruiva que combina com a descrição da protagonista e esses detalhes nas bordas que lembram folhas de parreiras (Robert também tinha uma propriedade onde produzia uvas responsáveis por bebidas apreciadas até pelo rei). As páginas são amareladas, a revisão está boa, a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho, além de detalhes no início de cada capítulo.

 Fica a minha recomendação para quem procura um romance de época sem cenas detalhadas de sexo, com uma boa ambientação histórica, de leitura rápida e que nos fará torcer muito por um final feliz. Editora Ler, obrigada por colocarem a Simone no catálogo de vocês, e por favor, publiquem mais livros dela ♥.

 Detalhes: 204 páginas, ISBN-13: 9788568925591, Skoob, clique e compre na loja da editora (dica: fique de olho na fan page da Ler, lá eles sempre avisam quando fazem promoções sensacionais), clique para conferir todos os livros da Simone O. Marques disponíveis na Amazonclique e compre na Amazon (e-book e físico):

 E por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

14 comentários

  1. Oi Maria, me pareceu um bom romance de época, não é um gênero que eu leia muito, mas quando dizem que é diferente dos demais, eu coloco na lista. Fiquei curiosa quanto a profecia que tu citou e romances proibidos sempre rendem fortes emoções. Gostei muito da tua resenha, me despertou o interesse em ler.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Romances proibidos em histórias de época nos garantem ótimas leituras, páginas que nos tiram o fôlego! Amo o gênero, sou um fã assíduo e já vou garantir meu exemplar.
    Ótima sugestão!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro romance medieval e sem tem um bom conteúdo histórico é melhor ainda. Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas já curti e espero ter a oportunidade de ler em breve. Gostei bastante de poder ler um pouco sobre a trama através da sua resenha, dica anotada!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a autora e nem o livro. Romances de época não é o gênero que leio com frequência, sou um pouco seletiva quanto aos autores que leio, mas irei anotar sua dica. A capa me chamou bastante a atenção!

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  5. Oiii Maria

    Eu adorei saber o detalhe de que esse é um romance histórico sem cenas detalhadissimas de sexo como ocorre em tantos outros. Eu não gosto de excesso de erotismo e leio pouco do gênero justamente por isso. Adorei essa recomendação, além disso a capa realmente é linda e é um livro nacional, de uma autora que não conheço.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas ainda não sabia do que se tratava. No entanto, eu fiquei bastante curiosa para ler. Confesso que o William despertou mais minha curiosidade do que o enredo em si ou o casal principal, mas ainda assim fiquei interessada em ler.
    Adorei a resenha e fiquei curiosa para ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu já tinha visto ontem mesmo uma resenha sobre esse livro e confesso que até então não conhecia o livro ou sobre o que tratava. Eu achei essa capa linda e também achei bem legal ser um livro nacional. Gostei da sua resenha e fiquei curioso sobre a leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Adoro um bom romance de época e não li praticamente nenhum que seja medieval, então por aí já fiquei super curiosa! Outro ponto que chamou minha atenção foi esse amor proibido, que realmente sofre ameaça quando um personagem temido surge. Enfim! Anotei a sugestão e espero poder conferir em breve esse romance de época fluido, envolvente e bem escrito ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    não conhecia esse livro e que capa maravilhosa menina, muito linda a edição. Parece ser uma história simples e bem cativante. Gostei da premissa, e adoro quando não tem muita descrição rs' adoro romances de amores proibidos, me deixam aflita e louca rs' já quero conferir essa lindeza! ótima resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, não conhecia esse livro e ainda não li nada da autora, fiquei bem curiosa com os seus comentários *-* O enredo parece estar bem gostoso e o casal fofo, além da capa esta realmente linda *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  11. Eu me interesse pela leitura, justamente por conta da época e desse romance medieval. Amo histórias em Londres <3 E apesar de já imaginar o final, acredito mesmo que tenha sido uma leitura prazerosa =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  12. Ola!!

    Romances nesse estilo vem ganhando muito, mas muito espaço na nossa literatura mesmo. Amo esse tipo de leitura, mas confesso que atualmente venho me afastado um pouco do gênero. Anotei a sua dica para ler futuramente pois gosto de livros bem ambientados e com uma leitura fluida.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia o livor e fiquei interessada pela parte da ambientação história que você disse que o enredo traz. Não falo questões de cenas muito intensas de sexo, mas acho que o romance pode me ganhar também.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Amooooooooooooo romance de época e essa capa é show! Com certeza está na lista de leitura :D Obrigada pela dica! Bjs da Rê!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo