Resenha: livro "O tempo desconjuntado", Philip K. Dick

 Olá pessoal, tudo bem? A resenha de hoje é sobre "O tempo desconjuntado", livro escrito pelo norte-americano Philip K. Dick (1928 - 1982) e publicado no Brasil em 2018 pela Editora Suma.

Resenha, livro, O-tempo-desconjuntado, Philip-K-Dick, Suma, blog-literario, petalas-de-liberdade, critica, opiniao, trecho, foto, capa, ficcao-cientifica

 Em 1959, numa pequena cidade dos Estados Unidos, vive Ragle Gumm, um homem de 46 anos que mora com a irmã Margo, o cunhado Vic e o sobrinho. Há anos, ele ganha dinheiro participando de um concurso de jornal, onde, através de algumas dicas, precisa descobrir em qual dos 1208 quadradinhos do gráfico o "homenzinho verde" vai aparecer, e Ragle sempre acerta (ele é quase uma celebridade local).

 Mas Ragle anda refletindo sobre sua vida, questionando se não está desperdiçando seu tempo sem ter um "emprego de verdade", "encostado" na casa da irmã, não sendo tão bem sucedido quanto o vizinho, Bill Black, que trabalha no Departamento de Águas da cidade e é casado com Junnie, uma mulher que tem dificuldade de se desapegar dos tempos de adolescência.

 "Uma desolação estonteante se abateu sobre ele. Que desperdício tinha sido sua vida inteira. Ali estava ele, quarenta e seis anos, brincando em uma sala com um concurso de jornal. Sem um emprego sério, com salário de verdade. Sem filhos. Sem esposa. Sem casa própria. Dando em cima da mulher do vizinho." (página 55)

 Ragle tem uma quedinha por Junnie, mas esse não é seu maior problema, coisas estranhas têm acontecido: quando foi comprar algo em uma barraca de refrigerantes, a barraca simplesmente sumiu diante dos seus olhos, restando apenas um pedaço de papel onde estava escrito BARRACA DE REFRIGERANTES, e não era a primeira vez que isso acontecia! Em outra ocasião, ele se deparou com uma lista telefônica com números que não funcionavam, era impossível falar com qualquer dos número listados. E uma revista falava sobre uma famosa atriz chamada Marilyn Monroe sobre a qual ele e a família nunca tinham ouvido falar!

 "- Preste atenção - disse Vic. - Você consegue coisa muito melhor do que a Junie. E de qualquer modo, ela já tem alguém.
 - Um palerma.
 - Não importa. É a instituição que conta, não o indivíduo.
 Ragle disse:
 - É difícil pensar em Bill e June Black como uma instituição. De qualquer modo, não estou no clima para questionar instituições agora.
 - Me conte o que aconteceu - disse Vic.
 - Nada.
 - Vamos, diga.
 Ragle disse:
 - Alucinações. Só isso. Recorrentes.
 - Pode entrar em detalhes?
 - Não quero.
 - É algo parecido com a experiência que eu tibe ontem à noite? Não quero ser indiscreto. Aquilo me perturbou. Acho que tem alguma coisa errada.
 - Tem alguma coisa errada - disse Ragle.
 - Não quero dizer como você ou comigo ou com qualquer pessoa. Quero dizer em geral.
 - O tempo - disse Ragle - está desconjuntado." (página 64)

 Estaria Ragle ficando louco? Ou haveria algo de errado em sua vida? Isso é o que o personagem, e nós, leitores, descobriremos no decorrer da leitura. Ao longo dos capítulos, imaginei mil e uma teorias sobre a realidade de Ragle, desde a possibilidade de ele estar mesmo alucinando até a hipótese de estar vivendo como o protagonista do filme O Show de Truman.

 O final até que foi plausível, embora eu ache que essa parte da ficção científica poderia ter sido um pouco mais aprofundada na obra. A questão das coisas que sumiam (como a barraca) ficou sem explicação para mim. Os diálogos me incomodaram um pouco, pois encontrei muitos "Fulano disse", e essa repetição do verbo dizer me parecia algo mecânico. Mas gostei muito da relação de Ragle com a irmã e o cunhado, parecia mesmo uma família. Mais próximo do final, houve um daqueles momento que amo em livros: quando algo de grande importância fica nas entrelinhas, não precisa ser dito, mas é perceptível para o leitor (já tinha encontrado momentos assim em "O Sol é para todos" e "Todas as constelações do amor"); para não dar spoiler, só digo que se refere a uma importante decisão do protagonista.

 "Será que conseguirão encontrá-lo?, pensou. Espero que sim. Porque se não conseguirem, alguns de nós estaremos mortos amanhã a esta hora. Deus sabe quantos milhares de pessoas morrerão. Nossas vidas dependem de Ragle Gumm. Dele e do seu concurso." (página 158)

sinopse, livro, O-tempo-desconjuntado, Philip-K-Dick,
Trecho, livro, O-tempo-desconjuntado, Philip-K-Dick, Suma,

 A edição da Suma tem capa dura e, quando terminei a leitura, percebi que a imagem de um rádio na capa tem a ver com a trama. As páginas são amareladas, a revisão é boa, a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 "- Numa guerra civil - disse Ragle -, todos os lados estão errados. É inútil tentar separar uns dos outros. Todos são vítimas." (página 263)

 É um livro não muito longo, com pouco mais de 250 páginas, podendo ser lido rapidamente. Apesar de uma ou outra questão que ficou em aberto para mim (outros leitores podem ter entendido algo que deixei passar), foi uma leitura que gostei e recomendo, tanto para quem já está habituado a ler ficção científica, quanto para quem, assim como eu, leu poucos livros do tipo. É muito interessante tentar desvendar a verdade sobre Ragle Gumm (e eu, particularmente, gosto de ler histórias escritas há algumas décadas para notar as diferenças entre as épocas e como os autores imaginavam o futuro).

 Detalhes: 272 páginas, ISBN-13: 9788556510662, Skoob, leia um trecho no site da editora. Curiosidade: Philip K. Dick também é autor de "Androides sonham com ovelhas elétricas", "O homem do castelo alto", entre outros. Clique para comprar na Amazon:

 E essa foi minha experiência de leitura com "O tempo desconjuntado", espero que tenham gostado do post. Me contem: já leram ou querem ler algo do autor?



 Ps.: meu perfil no Instagram chegou em dez mil seguidores, e tem sorteios para comemorar: até dia 30/09 tem sorteio valendo um kit de marcadores e até 10/10 tem sorteio de dois livros da Carol Dias, participem.
Sorteio-livros
Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

22 comentários

  1. Olá! :D
    Morro de vontade de ler algo do Philip K. Dick, mas ainda não consegui. Lendo a sua resenha, fiquei chocada, pois conforme você ia contando as coisas estranhas que acontecem com Ragle, eu ia lembrando do filme "O Show de Truman". E então você disse que tinha pensado nisso também! Me senti totalmente compreendida! hahaha "Androides sonham com ovelhas elétricas?" já está na minha lista, mas agora esse também vai estar porque não estou sabendo lidar ficar sem saber a resposta desse mistério da vida de Ragle. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mari.

    Que loucura que acontece com o personagem, eu certamente pensaria que estaria louca. Fiquei curiosa para saber o desfecho e saber o pq desses acontecimentos com ele, mas já que tem uma explicação cientifica, então certamente ele não está louco. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro recentemente e também adorei a leitura dele, da mesma maneira que você eu também fiz mil teorias enquanto lia hahaha e passei o livro todo com o filme O Show de Truman na cabeça. Quando terminei de ler eu fui pesquisar mais sobre o livro e descobri que o filme foi inspirado no livro, aí entendi o porquê eu pensei tanto nele. Achei bem legal poder conferir quais foram as suas impressões com o livro e descobrir que você gostou da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que o filme foi mesmo inspirado no livro, pesquisei mas não achei informações sobre.

      Excluir
  4. Olá, tudo bom?
    Eu não curto muito ler ficção científica, então não acho que seja uma leitura para mim, no entanto, parece ser uma ótima dica para quem curte o gênero, mesmo que alguns pontos tenham ficado em aberto. Confesso que fiquei bem curiosa para saber o que de fato estava acontecendo, se esses fenômenos estranhos são fruto da imaginação ou não enfim, fiquei bem curiosa mesmo. rs
    Ótima resenha! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bem? Lá no blog uma colaborada leu e não curtiu muito, mas gostei bastante da sua perspectiva e apesar das ressalvas eu quero ler. O autor é bem famoso e acho que preciso conferir pra tirar minhas conclusões. De qualquer forma já gostei da capa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Philip K. Dick é um autor que vem tendo cada vez mais reconhecimento por parte dos leitores brasileiros e acho isso muito bacana, apesar de não ser o tipo de leitura que eu faria, reconheço a importancia do autor para o cenário da literatura e acho que seria uma experiencia bastante bacana pra começar a lê-lo, vou anotar a dica e quem sabe futuramente eu dê uma chance!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!

    Eu infelizmente não curti a obra. Meus gêneros são romances de época e NAs, não ouso me aventurar em outros pq sei que posso acabar largando a leitura logo nas primeiras páginas. Eu gostei da resenha porque serviu para eu entender sobre o que se trata a obra, e como é bem escrito/descrito os cenários e personagens. Vou anotar a dica, porque mesmo eu não curtindo o gênero, tem o meu namorado que ama livros assim.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mari!

    Desde que eu soube do lançamento desse livro que estou interessada. Achei a proposta muito boa e mesmo não sendo fã de ficção científica (leio poucos livros do gênero) tenho muita curiosidade em relação a O Tempo Desconjuntado. Quero entender o que se passa com o protagonista e o motivo das coisas sumirem, das quais estarem "esquisitas". Acho que eu apreciaria a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Esse livro chamou bastante atenção pela capa megalomaníaca (eu achei um pouco exagerada), mas confesso que não sabia do que se tratava. Achei bacana a premissa, mas não sei se o leria no momento, já que minha vibe é outra. Mas vou deixar como dica de leitura, quem sabe não consiga ler em breve?
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    A trama parece ser bem interessante e mesmo seguindo uma linha que não me atrai de cara para leitura, achei bem bacana conhecer mais sobre o livro que deu origem ao filme. A capa é linda e gosto muito desse tipo de ilustração que trazem sobre a composição da trama.
    Beijos!


    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi! Muito criativa a forma que o autor encontrou para explorar e testar aquele momento no qual o personagem estava sendo submetido a viver. Ou seja, esse lado da realidade versus o imaginário. É uma ótima sacada! Não sou fã do gênero, mas gostei da proposta desse livro! Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não gostei muito desse livro, achei meio nada a ver a partir de dado momento e algumas coisas deixaram de fazer sentido. Não sou muito fã do autor também não, acho que acaba colaborando de uma vez né? Adorei a resenha, falou exatamente o que penso, com um pouco mais de jeitinho! Beijos
    FALANDO DEMAIS

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Até o momento, eu só li um livro do K. Dick e gostei muito que foi o Androides sonham com ovelhas elétricas? Eu tenho muita vontade de ler outros e esse está na minha lista. ACho que NEM tudo precisa de uma explicação, às vezes a graça está nisso, então como não o li o livro, não posso refutar o seu argumento sobre algumas explicações.

    No entanto, adoro a maneira como ele é simplista em sua abordagem sobre algo tão difícil, que é ficção científica. Acho que ele aproxima o leitor. De qualquer forma, esse livro já estava na minha meta, espero ler e gostar como você! haha

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari tudo bem? Achei a capa bem interessante no começo não consegui distinguir o que era, pois é bem colorido, só lendo sua resenha que percebi kkk, para mim parecia uma viagem no tempo, e achei o personagem folgado vivendo as custas de sua irmã, gostei do enredo e as surpresas que tem, parabéns pela resenha, você foi sincera e direta, bjs!

    ResponderExcluir
  15. Tenho curiosidade para ler algo do autora, ams acho que não começaria por este livor em função deste final que você disse que coisas não se explicam ou não fazem sentido. Achei as fotos do seu blog maravilhosas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ahhh! Eu também pensei na teoria do O Show de Truman rsrsrs o começo passa bastante essa impressão, né?! Não curti muito o final, mas o livro no geral é bem legal, e assim como vc senti falta de algumas explicações
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi, não conhecia o livro e nem o autor, mas confesso que não me senti muito atraída pela obra, e o fato de ter coisas que não se explicam ao longo da obra, fiquei ainda menos atraída... Enfim, sei que posso estar perdendo uma super obra, mas não colocarei a dica na minha lista de próximas leitura...

    ResponderExcluir
  18. Oie! Tudo bem?
    Realmente, eu raramente leio livros de ficção científica, então essa dica foi bem pra mim hahaha. Achei a capa meio desconfortável de ficar olhando, mas talvez depois da leitura eu consiga ver mais sentido nela 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu terminei o livro e olhei novamente pra capa, foi um choque, pois ela tem tudo a ver com a história.

      Excluir
  19. Olá,

    Vi esse livro em vários blogs e Instagrams, apesar de muitos elogios, não foi uma obra que cativou meu interesse, pode ser que eu mude de opinião no futuro, mas por agora não tenho pretensão de fazer essa leitura.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo