RESENHA: Amor Amargo, de Jennifer Brown


Olá Leitores (as), como estão? Hoje trago a vocês a resenha de mais um livro. Dessa vez da obra Amor Amargo, da autora Jennifer Brown que possui uma história que me tirou da minha zona de conforto. Além de abordar mais uma vez a questão do relacionamento abusivo, e que este pode acontecer com qualquer mulher, independente de idade, raça, ou classe social. Desse modo os convido a conferir minha opinião completa sobre esta obra.

Foto: Skoob
Título: Amor Amargo
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Ano: 2015
Páginas: 256
Gênero: Jovem Adulto

SINOPSE

Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado.

Até Cole aparecer.

Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade…

Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.


Eu sou o tipo de leitora que antes de decidir se irei ler ou não algum livro, primeiramente leio muitas resenhas, e li opiniões bastante positivas a respeito dessa obra. O que fez com que eu tivesse interesse em lê-lo, além do fato de saber que se tratava de uma história que retrata a questão do relacionamento abusivo. Um assunto que me interesso bastante por aprofundar. E a autora mais uma vez conseguiu apresentar de maneira real e palpável um assunto muito importante.

(...)A princípio, a ideia tinha sido minha: ir até o lugar para o qual a mamãe estava indo quando morreu e tentar descobrir o que tinha lá de tão importante, que a levou a abandonar sua família. (Pag.11)

Este livro narra a história da personagem Alex. Ela está cursando o último ano do ensino médio e tem muitos planos para o futuro. Desde a ir para faculdade, até viajar com seus melhores amigos de infância: Bethany, e Zach. Desde que eles decidiram fazer esta viagem juntos, planejam cada detalhe de forma que se encontram uma vez por semana para que tudo isto seja discutido. Contudo, todos os seus planos, círculo de amizade, e seu relacionamento familiar se vê sendo desestruturado após conhecer Cole. O garoto misterioso, e novato da sua escola que em um primeiro momento demonstra ser amoroso, atencioso, carinhoso. Mas, que na verdade se trata de um adolescente manipulador, abusivo, agressivo, além de controlador. Que transforma a vida de Alex em um pesadelo que parece sem fim, fazendo com que ela questione sua própria integridade, valores e crenças. Será que os relacionamentos abusivos acontecem por culpa da vítima que insiste em continuar com a pessoa, ou do próprio agressor?
É isso pensei. Essa é parte dos relacionamentos que eu sempre soube que existia. A parte romântica. A parte romântica. A parte da alma gêmea . É isso que vi naquelas fotos dos meus pais - felicidade, amor, sacrifício. Coisas verdadeiras. Aqui está. Bem nas minhas mãos. (Pag.76)



Durante a leitura é notório que a personagem Alex é uma menina muito carente, tanto de amor e carinho familiar, quanto de uma presença masculina que a ampare. Digo isso pelo fato de que sua mãe abandonou a família. E apesar de ela possuir duas irmãs, ela e seu pai foram os que mais sofreram pela sua morte e abandono. Tanto que no decorrer da trama Alex busca uma resposta para o motivo que a levou a abandoná-la e de chamar a atenção do pai, para que o mesmo passe a se importar com sua família e filhas. Ela possui ótimos amigos, tanto Bethany quanto Zach sempre tiveram ao seu lado nos momentos bons e ruins. Quando Alex conhece Cole, parece só amizade, mas ela logo se apaixona por ele, de modo que quando ela percebe está abrindo mão de sua vida para viver a vida que ele deseja. Se afasta de seus amigos, pois ele é super, hiper mega ciumento, ou porque ele acha que ela deveria passar seu tempo livre sempre ao seu lado. E quando se dá conta todos os motivos, por mais bobo e infantil que seja, já é desculpa para ele sentir tanta raiva, ao ponto de perder a cabeça e agredi-la. Depois pede perdão a ela, diz que este foi um momento incomum, e promete que isso nunca mais vai acontecer e que a ama. De modo que ela o perdoa e lhe dá mais uma chance. Contudo isso passa a ser cada vez mais comum, e frequente. Tanto que todos ao seu redor começam a perceber o que está acontecendo e passam a questioná-la. Mas, ela nega, diz que não está acontecendo nada, pois se sente totalmente culpada, e com medo de as pessoas a julgarem.


(...) Eles tinham famílias felizes. Famílias completas. Eles nunca ansiavam por amor - sempre que queriam uma pitada, estava logo ali, ao alcance das mãos. (Pag.123)


Percebem pela descrição acima, como esta história poderia ser de qualquer garota, ou mulher que passa ou já passou pela mesma situação? E como é recorrente que isso se ocorra do mesmo modo. Outro fato muito importante e que na maioria das vezes (pelo menos eu) associava relacionamento abusivo a casamento, no entanto isso tem se ocorrido cada vez mais frequente também em namoro entre os adolescentes, da mesma forma que a autora descreve. Para mim foi tão real essa leitura, que durante a descrição de algumas cenas era como se eu estivesse vivenciando aquele momento. Por isso demorei um pouco para ler a obra, digerindo aos poucos cada página. A história, os personagens foram muito bem descritos, e desenvolvidos. Dando a trama uma descrição muito realista. O livro é narrado em primeira pessoa pela perspectiva da Alex.


Era disso que eram feitas as grandes amizades: perdão e amor incondicional. E massa de biscoitos, claro. (Pag.131)

Este foi o segundo livro que li da Jennifer, sendo o primeiro o título A Lista Negra (super recomendo), que já possui a resenha aqui no blog. Sendo que ambas as leituras foram angustiantes e muito extraordinárias. Portanto não vejo a hora de ler seu novo título Mil Palavras que já está na minha lista de leituras a serem realizada. Acredito que seus livros deveriam ser lido por todos, mas especialmente por adolescentes, pois ao meu ver poderiam ser bastante informativos. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este ou outro livro dessa autora? Se interessaram por esta obra? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda.

Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post

Me acompanhe nas redes sociais:

19 comentários

  1. Oi!
    Eu não conhecia o livro, a história trata de um tema bem atual. Já coloquei na lista de leitura...

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o nome da autora já pensei na lista negra, foi um livro que eu gostei muito!

    Gostei da premissa desse livro, parece muito bom mesmo, fiquei curiosa pra saber quem realmente é o garoto, já quero ler! Sem contar que essa capa tá maravilhosa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou do livro A lista Negra vale a pena dar uma chance a essa obra, pois a escrita continua a mesma. Porém retrata um outro tema. Beijos.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Eu li "A lista negra" há pouco tempo e, sim, eu gostei da obra, mas acho que fui com expectativas de mim e acabou não sendo uma história tão "uau!", mas não vou dizer que achei ruim. Estou louca para ler "Amor amargo" e o novo dela, e espero gostar deles. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por se tratar de temas reais, a autora sempre foca naquela situação abordada. Alguns livros dela me impactaram mais que outros. Por exemplo Amor Amargo, e A Lista Negra eu gostei mais do Mil Palavras. No entanto gostei de todos os três. Beijos.

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Tenho vontade de ler esse livro por causa da temática, mas confesso que ainda não é uma prioridade. O fato de ele ser um YA é importantíssima e acaba por me convencer bastante. Acho que o universo YA tem trazido ótimas surpresas sobre assuntos atuais. Falar de relacionamento abusivo é bem difícil, até porque a gente ainda não tem ainda muito noção do que é abusivo ou não.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade a questão do relacionamento abusivo acaba se tornando algo muito subjetivo, e vai depender da visão de cada pessoa que vivencia ou já vivenciou a situação. Ou até mesmo dos estudiosos que abordam a questão de formas distintas. Porém e muito importante debater e aborda o assunto. Beijos.

      Excluir
  5. Gostei muito do tema principal do livro! Nós tempos como os de hoje, se torna muito interessante falar sobre isso. Gostei da sua resenha. ♥️

    ResponderExcluir
  6. 'Eu sou o tipo de leitora que antes de decidir se irei ler ou não algum livro, primeiramente leio muitas resenhas, e li opiniões bastante positivas a respeito dessa obra.' eu também sou assim, mas geralmente a temática e a editora são um forte para mim. Esse livro em especial, conheci pelas resenhas e fiquei muito empolgada para ler.

    ResponderExcluir
  7. Livros com essa temática sempre mexem comigo, fico pensando quem nunca conheceu um Cole na vida e nem mesmo percebeu onde estava entrando?! Eu vivi com um por dois anos! Ainda não conheço a escrita da Jennifer, mas tenho tenho dois deles na minha lista de desejos e Amor amargo é um deles, então saber sua opinião sobre ele reforçou minha vontade de ler e espero fazer em breve.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que leio algum livro que trata de temas reais como esse eu sempre fico pensando nas pessoas que passam por essa situação. Infelizmente não e fácil, até porque muitas das vezes como você mesma sitou não imaginamos que pode acontecer conosco. Beijos.

      Excluir
  8. Já vi diversas vezes esse livro por aí, mas esse tipo de história não é mesmo pra mim. Gosto das capas que trouxeram para os livros da autora... Ah, recentemente li Romance Tóxico, que acho que preencheu meu limite para o assunto relacionamento abusivo. hehehehee
    Bom, sua resenha ficou ótima, seu ponto de vista bem explicadinho, e quem tem interesse nesse tipo de obra vai ficar louco pra começar logo.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Eu me pergunto como até hoje não li esse livro?! Sempre vi elogios da obra por ai, mas ainda não conseguir lê-lo. Sua resenha entra para o hall dos que me fizeram criar grandes expectativas sobre. Espero também gostar e que você também ame a última obra da autora. Adorei a resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que minha resenha fez com que você se interessasse novamente pela leitura. Acredito que você irá gostar desse livro, mesmo se tratando de um tema pesado e real. Depois me conta o que achou. Beijos.

      Excluir
  10. Oi!

    Eu gostei muito da leitura desse livro. A escrita da autora é maravilhosa! Os assuntos abordados nos livros dela são super necessários ♥️♥️

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Uma escritora que sabe muito bem desenvolve a história que aborda vários assuntos delicados com cuidado e sensibilidade assim como Lugares Incríveis que tive o prazer de ler e de emocionar.
    Ótima resenha que me deixou com vontade de ler mais uma obra da Jennifer!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie, infelizmente essa história não funcionou comigo, o que é uma pena porque todo mundo que conheço ama demais, acontece que achei a narrativa da autora super arrastada e acabei desistindo, o que é uma pena. Mas fico feliz que você tenha gostado tanto da autora e de sua obra, de qualquer forma, pretendo dar mais uma chance para ela, quero ler Mil Palavras, seu livro mais recente.

    ResponderExcluir
  14. oi, Lana. já tinha visto várias opinioes positivas sobre o livro e isso me despertou certo interesse em ler, ainda mais pelo tema que aborda... mas fico meio com um pé atrás pelo fato de ser YA, que já ando saturada, confesso...

    mas quem sabe quando ele pintar por ai no meu caminho, eu dê uma chance pra ele, ne?
    bjs ^^

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo