Resenha: livro "Entrelace: Caminhos que se cruzam ao acaso", Diana Scarpine

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Entrelace: Caminhos que se cruzam ao acaso", escrito pela Diana Scarpine. Eu li o e-book no Kinde Unlimited, edição de 2017, mas o livro físico deve ser lançado por uma editora esse ano.

Resenha, livro, Entrelace-Caminhos-que-se-cruzam-ao-acaso, Diana-Scarpine, kindle-unlimited, opiniao, capa, blog-literario, romance, cadeirante, personagem-com-deficiencia, blog-literario, petalas-de-liberdade



 O romance é narrado em primeira pessoa pelos dois protagonistas: Carol e Henri. Eles se conheceram pela internet e começaram um namoro virtual. Depois de um bom tempo de conversa, marcaram de se encontrar pessoalmente. Henri saiu de São Paulo e foi até Jequié na Bahia para conhecê-la. Porém, por causa de um mal entendido, Carol não sabia que ele era tetraplégico. Se sentindo enganada, falou coisas horríveis para Henri, e o primeiro encontro dos dois não terminou nada bem.

 Mal sabiam eles que seus caminhos já estavam entrelaçados e que Henri e Carol se veriam novamente no trabalho. E todos aqueles sentimentos que nasceram nas conversas virtuais não desapareceriam após a primeira briga. Porém, o maior empecilho para que os dois se acertassem não era o fato de Henri ser cadeirante, mas o grande preconceito que Carol sentia com pessoas que tivessem alguma deficiência.

 Sim, temos uma mocinha difícil nesse livro, que pode irritar alguns leitores! Mas infelizmente sabemos que na vida real há muitas pessoas que pensam como a Carol, algumas por falta de informação e conhecimento. E é aí que está o grande mérito desse livro e um dos pontos que mais me motivou a falar sobre ele aqui no blog: a autora insere muitas informações sobre a vida de uma pessoa cadeirante no romance, é um livro que nos ensina muita coisa de forma compreensível, desconstruindo ideias erradas como a de que cadeirantes não tenham vida sexual ou não possam ser bem sucedidos no trabalho, eu por exemplo não sabia que uma pessoa tetraplégica poderia movimentar os braços (depende da lesão).

 Além das informações sobre a deficiência, também achei interessante a ambientação numa cidade baiana. Temos como personagens secundários a família de Henri que mora em Jequié, a família de Carol que guarda alguns segredos, alguns amigos e outras pessoas que eles conhecem no trabalho, personagens que são importantes para o desenrolar do enredo.

 Esse foi o primeiro livro publicado pela Diana, não sei se haverá alguma alteração para a edição física que deve ser lançada pela Constelação Editorial (com uma capa linda). Acho que os diálogos poderiam ser mais fluidos, mas sei que há leitores que gostam mais deles assim. Sobre a edição do e-book, não me lembro de ter encontrado erros de revisão, e acho essa capa bem bonita também.

 Enfim, não vou me estender muito na resenha por já fazer algum tempo que li o livro, foi uma leitura que fui fazendo aos poucos, sempre que sobrava um tempinho eu pegava o celular e lia alguns trechos (e mesmo depois de terminar a leitura, volta e meia eu abria o e-book novamente para reler algumas partes, sinal de que gostei da história, né?!). Fica a minha recomendação de leitura para quem procura um romance conturbado e intenso, com uma mocinha que precisará desconstruir seus preconceitos e trilhar um longo caminho até sua redenção.

 Além de "Entrelace", a Diana Scarpine também é autora de "Uma chance para recomeçar" (que traz um personagem com deficiência visual como protagonista), livro que estou sorteando (para participar do sorteio, clique aqui, as inscrições terminam dia 26/04). Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam esse ou o outro livro da Diana? Me recomendam outros romances protagonizados por personagens com alguma deficiência (até comecei a ler "Além do Olhar" da Nana Pauvolih onde o mocinho também é cadeirante, mas desisti do livro por não estar curtindo a rivalidade feminina e algumas coisas que me levaram a crer que uma transformação irreal aconteceria)?

Detalhes: 485 páginas (segundo o Skoob). Clique para comprar ou pegar no Kindle Unlimited da Amazon:


♥ Clique e participe dos sorteios que estão rolando no blog:
- Sorteio de desapego de 11 livros.
- Sorteio de aniversário do blog, valendo 27 livros.
- Sorteio do livro "Em algum lugar nas estrelas" da Darkside



Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

20 comentários

  1. Olá, Maria José! Muito obrigada pela linda resenha! Amei!

    Abraço,
    Diana Scarpine.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha, com certeza é um livro que irei amar fazer a leitura! Não conhecia a obra, mas já está indo para a minha listinha.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas já fiquei louca para ler. Confesso que já fiquei com raiva da Carol só de ler tua resenha, hahaha. Parece ser um romance muito bom mesmo, amei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?

    Nossa, parece ser um livro bem interessante. Fiquei com um pouco de antipatia da Carol, mas gostei de saber que a autora dá tantas informações sobre a vida de pessoas cadeirantes, acho bem relevante. Vou colocar o livro na lista de desejados.
    Obrigada por compartilhar!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Maria

    Achei a ambientação bem legal, a autora optou por um lugar diferente do "mesmo de sempre" que vemos em livros e isso é um ponto mega positivo.
    O tema é super atual e com certeza importante, a gente tem dificuldade em entender toda a questão dificil pra pessoa que é cadeirante, muito coisa é tão mais complicada, e tocar nesse ponto é fundamental, legal a autora ter feito isso.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Acho importante tratar sobre as pessoas portadores de algum tipo de deficiência, pois não é um tema tão recorrente, ao menos, não para mim. Adorei a resenha, aprece ser um livro realmente muito bom!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  7. Olá, Mari.

    Adorei essa capa do livro físico, ela é maravilhosa.
    Já li Uma Chance para Recomeçar da autora e gostei bastante, pelo visto o forte da autora é escrever sobre personagens com alguma deficiência, que acabam por encontrar o seu amor.
    Eu sinceramente acho que ele deveria ter contado a Carol sobre sua deficiência, mas só lendo o livro para saber o motivo dele ter ocultado isso.
    Espero futuramente ter a oportunidade de ler o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele contou, mas por causa de um mal entendido ela não "ouviu", só lendo para entender.

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem a autora, porém, acho que é uma leitura que eu iria gostar. Apesar de já estar com ranço da protagonista mesmo sem ter lido o livro, acho super importante a autora trazer informações sobre a vida de um cadeirante, pois é uma boa forma de fazer as pessoas refletirem sobre o assunto e terem mais empatia.
    Adorei a sua resenha e já anotei a dica. Fiquei feliz de saber que vai ter a edição física também e ficarei de olho para comprar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nem conheço a Carol, mas já a odeio tanto.
    Infelizmente o que vc disse é verdade, existem MUITAS pessoas com esse preconceito e fico completamente chateada. Mas enfim, gostei da premissa e fiquei com vontade de conhecer melhor os dois personagens e saber o final rs. Adorei sua resenha e espero conseguir dar uma chance para esse livro futuramente

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Eitaaa que esse livro é bem difícil em? Filha de mãe deficiente e que sofre preconceitos diversos desde quando sofreu um acidente e ficou tetraplégica[hoje depois de muita fisio e oração, ela anda de muletas] , tenho certeza que essa mocinha aí não me desceria!! Ela me faria dar piruetas de raiva, se já fiquei incomodada lendo sua resenha, imagina lendo o livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas confesso que fiquei curiosa pra saber se ela mudou e se a autora conseguirá me convencer disso.

      Excluir
  11. Eu achei essa capa muiitooo fofa, adorei as cores! ♥
    Já estou sentindo raiva da mocinha, hahahahah Mas realmente, existem pessoas assim. :/
    Fiquei louca para conferir a leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia essa história mas adorei suas considerações, o enredo é de revirar o estômago e as atitudes da personagem causa perplexidade. A capa para a publicação do físico está muito fofa e espero conhecer em algum momento.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. MEO DEUSO, UM LIVRO QUE FALA DA CIDADE ONDE NASCI!!! JEQUIÉ, e já notei que vou me irritar com a Carol e seu preconceito absurdo. Vou amar ler este livro já que trabalho com pessoas especiais contribuindo para a inserção delas no mercado de trabalho.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  14. Eu li Uma chance para recomeçar e gostei bastante da leitura! Adorei ver a sua opinião sobre esse livro, eu ainda não o li, mas acho a premissa bem interessante e tenho curiosidade.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Li "Uma chance para recomeçar" há algum tempo e simplesmente amei a escrita da Diana e a forma como ela usa de seus livros para ajudar a quebrar preconceitos tão incutidos na sociedade. Adorei saber um pouco mais da trama deste livro e achei super interessante termos uma mocinha preconceituosa que vai aprender muito com a vida, através desse enlace amoroso. Já coloquei na lista de futuras leituras e espero poder ler em breve. A capa da nova edição está apaixonante! ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro e gostei da proposta, gosto quando autores trazem a realidade de pessoas com deficiência, além da representatividade, pode, talvez, ser um auxílio, sem contar o próprio teor literário.

    ResponderExcluir
  17. LI um livor da autora e amei demais por isso tenho quase certeza que este livro pode funcionar muito bem pra mim. Acho que essa representatividade com pessoas deficientes precisa ganhar cada vez mais espaço na literatura e eu quero poder ser uma leitora assídua deste gênero.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Gostei demais do que escreveu, não conhecia a obra, mas confesso que sua resenha me convenceu em ler a obra, pois parece ter um enredo incrível, sem falar nessa capa maravilhosa que o livro possui. Excelente dica.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo