Resenha: livro "Uma mulher na escuridão", Charlie Donlea

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Uma mulher na escuridão", escrito pelo Charlie Donlea e publicado no Brasil em 2019 pela Faro Editorial.

Resenha, livro, Uma-mulher-na-escuridao, Charlie-Donlea, Faro-Editorial, suspense, romance-policial, trecho, opiniao, critica, blog-literario, blog-literario-petalas-de-liberdade, capa, foto

 "Era possível, ela se perguntava, que ele tivesse passado quarenta anos na cadeia por um crime que não cometera? O dilema mais enigmático era se ele passara décadas na cadeia por um crime que nunca acontecera." (página 201)

 A história é narrada em terceira pessoa e se passa nos Estados Unidos em duas épocas: em 1979, conhecemos Angela Mitchell, ela era autista e, além do marido, tinha uma única amiga. Angela ficou obcecada pelos casos de mulheres que estavam desaparecendo naquele verão. Ela passou a juntar e organizar todas as informações que encontrava sobre os casos, todas as notícias que saíam na TV ou nos jornais, e acabou descobrindo pistas que a levaram a desvendar a identidade do "Ladrão", como o responsável pelo desaparecimento das mulheres estava sendo chamado.

 O Ladrão acabou sendo preso pela morte de Angela Mitchell, embora o corpo dela e das outras mulheres nunca tenha sido encontrado.

 Quarenta anos depois, em 2019, o Ladrão está para ganhar liberdade condicional, e é aí que conheceremos Rory. Ela era filha de Frank Moore, o advogado que representava o Ladrão há décadas. Frank havia falecido justamente na época da audiência de liberdade condicional. Rory era formada em advocacia, mas trabalhava como perita forense reconstituindo casos e, nas horas vagas, como restauradora de bonecas de porcelana. Embora não atuasse como advogada, ela não conseguiu passar o caso do Ladrão para outro escritório e teria que ser a advogada que atuaria em sua soltura.

 "- O que esse homem fez que tornou tão complicada a concessão de um simples livramento condicional?
 - Ele matou muita gente em 1979. E agora alguns idiotas de uma comissão de livramento condicional acham que é um boa ideia deixá-lo sair da prisão." (página 83)

 Com isso, Rory acabou tendo contato com o caso, e passou a tentar entender o motivo de seu pai trabalhar para aquele homem, ficando mais intrigada ao descobrir que o pai fez mais do que apenas solicitar a liberdade condicional do Ladrão ao longo do anos, além do fato de o Ladrão negar constantemente que tenha matado Angela. Outra coisa que fará Rory ficar mais obcecada pelo caso de 1979 é o fato de ela também ser autista como Angela. O que Rory descobrirá ao tentar reconstituir os acontecimentos de quarenta anos atrás? O Ladrão seria mesmo culpado pela morte de Angela ou ela ainda estaria viva? Qual o envolvimento de seu pai com tudo isso?

Resenha, livro, Uma-mulher-na-escuridao, Charlie-Donlea, Faro-Editorial, capa, foto, marcador, serial-killer

 "Uma mulher na escuridão" é o quarto suspense do Charlie Donlea, autor que já entrou para a lista dos mais vendidos no país com "A garota do lago". Foi o primeiro livro que li dele e logo no começo já entendi o motivo de o Charlie Donlea ser tão elogiado pelos leitores. Sua escrita é ótima, ele construiu a história de forma que suspeitamos de tudo e de todos; eu criei inúmeras hipóteses e ainda assim fui surpreendida.

 "Ele despreza as revistas de histórias em quadrinho e as novelas gráficas, mas mesmo assim fazia questão de lê-las. Dotavam-no de uma persona mais suave e o ajudavam a esconder os anseios que ainda assomavam em sua alma." (página 36)

 A obra é dividida em quatro partes: O Ladrão, A Reconstituição, A casa da fazenda e A escolha. A primeira parte foi minha favorita, pois é onde descobrimos a identidade do Ladrão, algo que me deixou chocada, pois detalhes dados ao longo dos capítulos me fizeram suspeitar de outros personagens e não do verdadeiro culpado.

 Descobrir o nome do criminoso não é o único ponto interessante da trama, há também a curiosidade sobre o que realmente aconteceu com Ângela e sobre a ligação do pai de Rory com tudo isso. Eu deduzi parte do envolvimento de Frank Moore e, por já ter visto um personagem que agiu de modo semelhante em um livro que li recentemente, acabou não me surpreendesse, mas certamente será algo outros leitores nem imaginariam.

livro, Uma-mulher-na-escuridao, Charlie-Donlea, Faro-Editorial, capa, foto
Sinopse, livro, Uma-mulher-na-escuridao, Charlie-Donlea, Faro-Editorial,
quote, livro, Uma-mulher-na-escuridao, Charlie-Donlea, Faro-Editorial,

 Sobre a edição: acho linda a capa do livro, com o rosto de uma mulher e um verde que se confunde com o preto. O título está em alto relevo. As páginas são amareladas, há poucos erros de revisão, a diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho, além de detalhes no início das partes.

 "Uma mulher na escuridão" é uma leitura fluida, que pode ser feita rapidamente por ter cerca de 300 páginas e manter o leitor preso na ânsia de descobrir como será o final, que é fechado, mas me deixou curiosa para conferir o desfecho de outra investigação em que Rory estava trabalhando e que serviu como pano de fundo ao longo da trama.

Os personagens são super interessantes, tanto os principais quanto os secundários. Destaco o Lane Phillip, namorado da Rory, que desenvolveu um algoritmo para detectar serial killers no Projeto de Controle de Homicídios (querido Charlie, Rory e Lane teriam potencial para protagonizar uma série de romances policiais, hein?!). Destaco também a Angela, confesso que desejava saber mais sobre o relacionamento dela com o marido. Foi interessante perceber como o fato dos pais de Angela e Rory lidarem de formas diferentes com o autismo influenciou na vida delas: Rory se tornou uma profissional brilhante e respeitada em seu trabalho, enquanto Angela tinha poucas pessoas que lhe entendiam e uma dificuldade maior de controlar seus impulsos.

 "Dentro do mundo minúsculo da reconstituição criminal, ninguém poderia fazer o que Rory Moore realizava rotineiramente. Ela dava fôlego novo a casos mais frios do que um inverno de Chicago. Simplesmente estava em seus genes. Seu DNA era programado tanto para enxergar aquilo que os outros deixavam escapar como para ligar pontos que pareciam dispersos e incongruentes para todo mundo. (...) Ela reconstituía homicídios de casos arquivados ou não esclarecidos, casos que os outros haviam abandonado e dos quais haviam desistido. Contudo, realizava isso desenvolvendo uma ligação pessoal e profunda com as vítimas, tomando conhecimento da história delas, descobrindo primeiro quem eram. Por que tinham sido mortas sempre vinha em seguida. Era uma técnica que exigia demais, que a exauria emocionalmente e muitas vezes a aproximava da vítima para quem ela buscava justiça mais do que de qualquer outra pessoa da sua vida. Mas essa era a única maneira que Rory conhecia de fazer o seu trabalho." (página 52)

 "- Eu jamais diria algo para Thomas, mas que diabos há de errado com ela? Angela é um pouco... estúpida? Ela é retardada?
 Catherine virou a cabeça e encarou o marido.
 - Ela é tudo, menos estúpida, seu idiota. Angela é inteligente de um jeito que você e eu nunca poderemos entender.
 - Então por que ela age assim?
 - Porque Angela é um gênio, Bill. E as pessoas a tratam como se ela fosse uma leprosa." (página 78)

 Enfim, o livro é rico em detalhes e eu poderia falar sobre ele por muitos parágrafos mais, mas é melhor que vocês descubram tudo ao lerem a história. Já fica o aviso de que na trama (e até na sinopse), há algumas coisas para enganar o leitor e  que o "barato", nome pelo qual o Ladrão chamava a meio pelo qual matava suas vítimas é bem bizarro. "Uma mulher na escuridão" foi um livro do qual gostei e que recomendo, especialmente para quem procura um bom suspense

 Detalhes: 304 páginas, leias os primeiros capítulos, Skoob. Observação: Os livros do autor podem ser lidos em qualquer ordem, tem personagens diferentes e não há ligações entre eles. Clique e compre na Amazon:


 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já eram ou querem ler algum livro do autor?

 Ps.: tenho tentado fazer parágrafos mais curtos nas resenhas, o que resulta em mais parágrafos, vocês preferem dessa forma ou um número menor de parágrafos mais longos?

Gincana-Literaria-Junina
 CONVITE: quero convidar vocês para participar da Gincana Literária Junina que está rolando lá no meu perfil no Instagram. São 6 tarefas relacionando livros a itens de festas juninas e, no final, quem responder mais tarefas e acumular mais pontos, pode escolher qual livro quer dos prêmios. Temos: Uma mulher na escuridão, Love is in the air Madrid + marcadores, A profecia de Mídria, A garota que lia as estrelas e O verão em que tudo mudou. Algumas tarefas já foram lançadas, e o prazo para responder todas é até dia 28/06. Clique no link e participe: https://www.instagram.com/marijleite_books/.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

24 comentários

  1. Oi Maria, eu estou louca para ler este livro, tenho os 2 primeiros livros do autor, mas ainda não li, mas ele escreve um gênero que adoro, então acho que vou gostar. Ótima resenha, só me deixou com ainda mais vontade de ler.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro do autor e não foi por falta de indicação ou elogio porque sempre vejo as pessoas indicando seus livros. Gostei dessa premissa e acho que começarei a ler sua obra por este livro aqui.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu amo a escrita desse autor.
    Gostei de todos livros que saíram por aqui até agora (com exceção de a garota do lago que não curti tanto o desfecho). AInda não li este e já está na listinha enorme de desejados hauhauhauhauhauha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Eu terminei esse livro esses dias, mas não acho que ele seja rico em detalhes. A única coisa que é detalhada pra mim são as visões de cena de crime da Rory que me lembra o que o Sherlock faz. Achei a história boa, mas bem rápida e as reviravoltas foram previsíveis pra mim.
    www.aquelemqueana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não ficou muito claro, os detalhes a que me refiro são, por exemplo, a questão da restauração de bonecas, a relação da Rory com a tia, a cerveja, a relação dela com o "chefe" que passava os casos, o trabalho do Lane, o autismo, são vários detalhes que compõem a trama, não são sobre cenas detalhadas.

      Excluir
  5. Oi, Maria! Ainda não li nada do autor, mas já me falaram que A garota do Lago é meio fraquinho. Tenho medo de ler esse e acabar tendo a mesma impressão. Mas gostei muito da sua resenha e da trama, acho legal quando tratam de personagens como a Rory.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Estou doida para ler esse livro. O único contato que tive com o autor foi justamente com o primeiro livro dele. Mas como era estreia, não foi tudo aquilo que parecia na sinopse e me decepcionou. Mas dizem que do segundo em diante o autor teria melhorado a escrita. Cheguei a comprar os outros, menos esse, só que ainda não os li... srs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Eu adorei a dica :D não conhecia o trabalho do autor, gostei bastante da temática do livro. Já quero ler ;)

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem? Eu recebi a prova desse livro pela editora e fiquei louca para ler quando chegou, eu simplesmente DEVOREI ♥ Eu sou muito suspeita quando se trata dos livros do Charlie, e esse em especial foi uma leitura maravilhosa! Que evolução esse autor teve em sua escrita e que enredo mais f***.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Olá! É surreal o sucesso que esse autor vem fazendo e a frequencia com quem ele vem publicando obras. Apesar de ser um gênero que não costumo ler, acho que seria facilmente fisgada por essa narrativa onde todo mundo é visto como suspeito, é curioso demais!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adoro quando começo a ler uma resenha de um livro de suspense e já sinto aquela apreensão e curiosidade gostosa, normalmente significa que quando eu ler o livro vou ser uma dessas que não consegue largar e fica pirando com ele. Dica super anotada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Antes de mais nada gostei de saber que os livros dele são independentes e podem ser lidos fora da ordem de lançamento, valeu por essa notícia.
    Eu estou a cada dia com mais vontade de conhecer a escrita do autor, só leio elogios. Apesar de ser parceira da editora, ainda não solicitei nada dele pq não ando lendo suspenses nos últimos meses, mas quem sabe!? Amei seu texto e sua empolgação me deixou mais curiosa. Parabéns pela leitura, texto e fotos.
    Ótimo mês de julho para vc querida!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Esse livro é muito bom e também curto muito o autor, por isso sou suspeito para falar. Espero que a Faro continue trazendo obras do Charlie para cá. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu nunca li nada do autor, mas sempre que há um lançamento novo dele por aqui eu coloco na lista. Acho que é porque eu gosto de suspense e só vejo críticas positivas sobre suas histórias. É claro que com esse não foi diferente, mas sua resenha me fez querer colocá-lo no topo da lista. Acho que irei começar por esse!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii tudo bem ?
    Eu preciso desse livro hahaaaaaa nunca li nada desse autor mais sempre tive curiosidade , fiquei bem intrigada com esse livro é curiosa. Vou adquirir esse livro logo e fazer a leitura E matar minha vontade kkkkk obrigado pela dica .

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Maria.

    Estou louca de vontade de conhecer a escrita deste autor. Cada resenha que leio de um livro dele eu fico cada vez mais curiosa e as capas consegue me conquistar. Sua resenha contribuiu para despertar mais interesse. Vou dar prioridade pelo menos o primeiro ainda este mês. Parabéns pela resenha, adorei.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    eu não li nada desse autor ainda, mas todas as suas obras lançadas aqui no Brasil me interessaram bastante, e esta não foi diferente. Estou lendo alguns livros do gênero que já tenho aqui e assim que der uma desafogada pretendo investir nessa série. Estou mega curiosa para saber mais sobre os mistérios de "Uma mulher na escuridão" e descobrir como o autor trabalhou com não uma, mas duas personagens autistas envolvidas em um suspense.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Estou com três livros do autor aqui para ler e não vejo a hora, esse ano me joguei nos livros investigativos e suspenses e estou com a lista enooorme. E o Charlie é um dos autores que quero muito conhecer, estou louca para me envolver em seus mistérios, só leio elogios sobre suas obras, e acredito que irei começar pela " A Garota do Lago". Estou amando a Faro Editorial, com tantos livros bons. Lerei ainda esse mês e espero gostar da narrativa!

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi tudo bem? Eu gosto bastante dos livros do autor, e geralmente descubro uma parte do que aconteceu, mas não tudo rs
    Apesar dos livros poderem ser lidos separadamente, tem dois livros que os personagens aparecem, só não lembro quais agora
    bjo

    ResponderExcluir
  19. Nunca consegue ler nenhum livro dele, não me mate mas é porque ele é um autor super procurado no blog então eu acabo passando para meninas, porem esse fique curiosa amo livro com personagem que sai fora do comum e da a gente uma visão diferente dos acontecimentos.

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  20. Fala ai, tudo bem?

    Eu gosto muito da Faro Editorial, o catálogo é incrível e as edições são lindas. Tenho como autores favoritos o Rodrigo e o Charlie, gosto muito da escrita deles. Parabéns pela resenha, ficou bem legal e fico contente que gostou da leitura!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    Confesso que nunca li nada desse autor, e que são poucos os livros policias que li até o momento, no entanto, sua resenha aguçou minha curiosidade. Quero saber qual foi o desfecho, se Ângela morreu ou não, enfim, vai pra lista de desejados!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Que história louca não? Lendo sua resenha já fiquei bem curiosa, gosto de um bom thriller ainda mais destes que são realmente bem escritos. Nunca li nada do autor, mas espero ler em breve!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  23. Oi Maria,
    Estou louca para ler esse livro, amo um bom suspense e só vejo resenhas positivas sobre a obra e o autor, sinto que vem mais um queridinho para a estante por aí. Uma pena que ainda não consegui incluir ele na lista de leituras, mas já já consigo. Ótima resenha.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo