Resenha: livro "O canto das sereias", Val McDermid

 Olá, pessoal, como estão? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "O canto das sereias", escrito pela Val McDermid e publicado em 2014 pela Bertrand Brasil (Editora Record).



 "Em algum lugar no padrão daqueles crimes existia um caminho labiríntico que ia direto ao coração do homicida. De alguma forma, Tony precisava seguir por aquele trajeto com cuidado, para evitar se perder na ardilosa vegetação rasteira."

 Na cidade inglesa de Bradfield, quatro homens foram encontrados mortos em datas diferentes, mas todos os corpos eram de jovens entre 25 e 30 anos, apresentavam sinais de tortura e foram deixados em lugares normalmente frequentados por gays. Com todas essas coincidências, a polícia local não tinha mais como negar que os casos estivessem ligados e que havia um serial killer à solta em Bradfield.

 A comunidade gay estava com medo, a imprensa pressionava, mas as investigações não estavam dando resultado. Com isso, John Brandon, o chefe de polícia assistente da Polícia Metropolitana de Bradfield, decidiu pedir a ajuda do psicólogo Tony Hill, que trabalhava no Ministério do Interior.

 Após anos trabalhando com criminosos detidos em hospitais psiquiátricos, Tony estava num projeto que visava traçar perfis criminais que apontassem, para a polícia, quais características deviam ser observadas para diminuir a lista de suspeitos de determinados crimes. Brandon queria que Tony Hill traçasse o perfil do serial killer de Bradfield.

 A detetive-inspetora Carol Jordan foi designada para auxiliar Tony e ser uma ponte entre o psicólogo e a polícia. Será que Tony poderá ajudar no caso? Quem está cometendo os crimes e por qual motivo?



 "O canto das sereias" é o primeiro de uma série onde acompanharemos Carol Jordan e Tony Hill em investigações. Em 2017, eu havia lido e amado o segundo livro, "Rastros de Sangue", então aproveitei que "O canto das sereias" está disponível no Kindle Unlimited para ler esse mês. E, mais uma vez, fui totalmente fisgada pelo enredo criado por Val McDermid!

 O que mais gosto nos livros da autora, é como ela nos coloca dentro da investigação. Acompanhamos passo a passo, tudo o que a polícia está fazendo, e é incrível como os investigadores se dedicam a todas as pistas possíveis na história.

 "Quando Carol abriu a porta, ela ficou surpresa ao encontrar Tony no meio da sala, suspendendo uma pedra na mão.
 — Sou eu — soltou um grito com a voz esganiçada.
 Os braços de Tony desceram para junto ao corpo.
 — Ai, merda — disse ele.
 Carol sorriu.
 — Quem você estava esperando? Assaltantes? Jornalistas? O bicho-papão?
Tony relaxou.
 — Desculpe — disse ele. — A gente passa o dia inteiro tentando entrar na cabeça de um sujeito pirado e acaba ficando tão paranoico quanto ele."

 E, mesmo com esse foco na investigação, a autora também consegue tornar os personagens interessantes aos nossos olhos. É possível gostar da Carol e do Tony (e também dos secundários), compreender seus dilemas e dificuldades.

 "O canto das sereias" foi publicado pela primeira vez nos anos noventa, mas nem por isso passa a impressão de ser um livro datado, ele continua sendo interessante nos dias de hoje, mesmo com tecnologias diferentes disponíveis na época.

 Dosando bem investigação e personagens, a autora conseguiu me envolver na leitura desde o início, e sempre que eu precisava parar a leitura por algum motivo, continuava pensando na história, curiosa, querendo saber o que aconteceria no próximo capítulo. O desfecho do caso, a revelação do culpado, foi algo que me surpreendeu muito.

 Foi um livro que eu amei e super recomendo, tanto esse primeiro quanto o segundo (onde a Carol e o Tony vão investigar o desaparecimento de garotas). Se você gosta de thrillers, de romances policiais, de histórias sobre serial killers, precisa ler "O canto das sereias"! Mas destaco que, como o criminoso usa técnicas de tortura inspiradas na Inquisição, há algumas cenas e descrições fortes.

 A edição do e-book conta com detalhes de sereias no início dos capítulos, fonte diferente em algumas partes, boa revisão e diagramação.

 Detalhes: 490 páginas, Skoob, tradução: Michel Marques, clique aqui e leia a resenha de Rastros de Sangue. Curiosidade: o livro inspirou a série Wire In The Blood. Clique para comprar na Amazon ou pegar no Kindle Unlimited:


 Por hoje é só, fico na torcida para que tenham gostado da resenha e deem uma chance ao livro, e que a editora traga mais livros da série, mesmo eles podendo ser lidos individualmente.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo